sábado, 20 de agosto de 2022

Na Lupa🔍 Sabado 20/08/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


CHUVA DE ADESÕES DE TODAS AS MANEIRAS PARA O PALANQUE DE MARILIA ARRAES

Prezado leitor hoje é sábado e nós aqui já estamos NA LUPA observando o espantoso número de ex-gestores de varias regiões de norte a sul em Pernambuco que estão aderindo ao palanque na neta de Miguel Arraes de Alencar. Também atracam no palanque de Marília Arraes as forças políticas que ficaram em segundo lugar nas eleições 2020 e uma gama de vereadores e ex-vereadores cujo número é sem precedente para uma candidatura de oposição ao Palácio do Campo das Princesas. Da maneira como vai Marília, caso a maré continue remando nessa direção, pode até “comer o cartão” geral e se eleger já no primeiro turno, o que daria a estas eleições um ineditismo nunca imaginado e visto em nosso estado. Vamos lá:
CHUVA DE ADESÕES 1- Nessa semana que se encerra o volume de adesões  à candidatura de Marília Arraes a governadora tomou uma proporção inimaginável para a Frente Popular de Pernambuco. Num momento em que os socialistas reuniram em Recife os prefeitos que o apoiam, começou uma verdadeira debandada em direção à candidatura de Marília Arraes que poderá surpreender o meio político em geral, tudo isso pode acontecer pela soma numérica que representa, podendo ainda alavancar preciosos números nas pesquisas de opinião, o que evidenciaria a possibilidade de Marília Arraes liquidar a fatura de cara no primeiro turno para desespero dos demais postulantes. 

CHUVA DE ADESÕES 2 - Não se trata de um movimento meramente isolado. As adesões em massa à candidatura de Marília Arraes tem sido intenso e frequente ao ponto de já possuir em vários municípios palanques conflitantes entre si, a nível local, porém unidos pelo desejo de despejar o PSB do Palácio do Campo das Princesas. Uma certeza absoluta começa a se formar: a gordura tá indo embora. Sem ter pra onde crescer uma coisa já começa a ficar evidente que são os demais palanques que irão se desidratar pois também está havendo migração dessas forças nos municípios para o eixo de Marília Arraes. 

FENÔMENO 1-O deslocamento de forças dentro do eixo que segura os lugares anteriores a Marilia Arraes nas pesquisas pode provocar efeitos devastadores e um afunilamento do voto. Mas a questão central e que aparentemente está havendo uma mudança nas lideranças que já haviam declarado apoio a outras postulações. Quando isso acontece o quadro tende a se afunilar para polarizar. Explico a você caro leitor que o eleitorado faz a seleção dos nomes aptos e declaram o voto útil, que é dado por diversos fatores e alguns são até subjetivos. Porém, nesse fenômeno haverá vítimas, porque para um palanque crescer alguém tem que perder votos. É isso aí. 

EXEMPLO OPORTUNISTA - As lideranças de Itaquitinga, Iran Martins e Levi da Silva Cavalcanti também são um exemplo de apoios oportunistas e sem valor ético. Anunciados como reforços da Zona da Mata Norte à pré-candidata ao governo, Raquel Lyra. No encontro com a tucana, eles tiraram inúmeras fotos sorridentes e felizes, porém sem nem dar um passo em prol de Raquel Lyra, esperaram até a última hora para procurar quem “tá na frente”. Depois de ensaiarem apoio a Danilo Cabral, recuaram e agora se deixam fotografar ao lado de Marília Arraes. Haja incoerência e oportunismo. Porém Marília não pode descartar apoios não se recusam. Mas Marília Arraes sabe muito bem diferenciar um apoio de uma adesão. Em tempo os ex-vereadores são ligados ao deputado federal Silvio Costa Filho. São uns fofos. Coerência passa longe dessa dupla.

APOIOS REAIS- Se por um lado os oportunistas não param de chegar ao palanque da neta de Miguel Arraes de Alencar, por outro lado existe também apoios éticos e sérios de modo que merecem atenção, deferência e acima de tudo são louvados pela capacidade de ruptura que possuem e pelo significado que representa. Do sertão ao cais Marília Arraes vai ampliando e ganhando “gordura eleitoral” para queimar na hora certa. Apoios como o da família Baleia em Barreiros, apoios em Araripina do prefeito Raimundo Pimentel, apoios como do Zé Teixeira em Paranatama, de Bartolomeu Quidute em Garanhuns e de outras centenas que estão agendadas diariamente no escritório da deputada federal Marília Arraes são de grande valor. O importante é que para o Solidariedade 77, a campanha de Marília Arraes segue cada dia mais forte e consistente. E os apoios não param. Que comecem os jogos.

PASSANDO A LUPA 🔎

DUQUE – O candidato a deputado estadual, Luciano Duque, realizou ontem, ao lado da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, vereadores, lideranças, uma carreata pelas principais ruas da cidade. “Obrigado Márcia Conrado e vereadores pela organização do evento e parceria de sempre”, disse Luciano.

MANUCA – O deputado federal e candidato a vice-governador na chapa de Marília Arraes, Sebastião Oliveira (Avante), participou ontem de uma reunião em Belo Horizonte, com a cúpula do seu partido e o ex-presidente Lula. Sebá, levou para participar do evento, o prefeito da cidade de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca).
BARREIROS - O prefeito de Barreiros, Carlinhos da Pedreira, realizou um evento, na tarde desta sexta-feira (19) para apresentar seus candidatos. O prefeito lotou o Centenário Clube Caiadores para receber seus apoiadores. Carlinhos apresentou Eriberto Filho como seu candidato a deputado estadual: “O pai do nosso candidato já conseguiu muito investimento para nossa cidade. Levou a pavimentação para diversos bairros, como a Massa Falida”. Em seguida, apresentou Lula da Fonte como seu candidato a deputado federal: “Lula é filho de Dudu da Fonte e já mandou mais de R$ 20 milhões para Barreiros”.

DesUNIÃO BRASIL - O comitê do deputado Luciano Bivar (UB), localizado no Recife, não faz nenhuma referência à candidatura de Miguel Coelho (UB) ao Governo do Estado. Nas últimas horas antes da convenção do ex-prefeito de Petrolina, existia um clima nada amistoso entre os dois e ao que tudo indica, segue instalado na sigla.

MULTIDÃO- A prefeita de Santa Cruz, Eliane Soares, preparou um grande evento na Praça Claudemiro Alves Guimarães para apresentar seus candidatos na noite desta sexta-feira (19). Aliada fiel de Sebastião Oliveira, a prefeita pedirá voto para seu irmão, Waldemar Oliveira, candidato a deputado federal, e apresentou a chapa completa do Pernambuco na Veia: Marília, Sebá e André de Paula. Com a praça completamente lotada, Eliane registou que fará uma forte campanha para a candidata a governadora: “Marília, seja bem-vinda a nossa terra. Esse é o meu povo e será o seu povo”.

IZA E JARBAS - A candidata a deputada federal, Iza Arruda (MDB) que vem a cada dia se consolidando em alguns municípios, se encontrou com o senador Jarbas Vasconcelos para parabeniza-lo pelo seu aniversário de 80 anos. Muito querida por Jarbas, a candidata tem muitos votos em comum com seu filho, Jarbas Filho que sairá como deputado estadual. Além dos dois, prefeito de Vitória, Paulo Roberto, esteve também no encontro que ocorreu no escritório de Jarbas, na capital pernambucana.

SILENO - O candidato Sileno Guedes (PSB) inaugura, neste sábado (20), às 11h, o comitê de sua campanha a deputado estadual. O espaço, no bairro de Casa Amarela, no Recife, vai funcionar como grande ponto de apoio da caminhada de Sileno rumo à Assembleia Legislativa, servindo à realização de rodas de diálogo, adesivaços e distribuição de materiais de divulgação. Esse candidato não pode falar que foi zero seu fundo partidario, com toda certeza .

DESGASTADOS - O candidato ao governo de Pernambuco pela Frente Popular, Danilo Cabral (PSB), conta com apoio da maquina do estado e dos municípios para ganhar musculatura na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas. Em desfavor de Danilo conta o tempo da maquina em ação, a exemplo do estado que está a 16 anos ininterruptos. Por outro lado ainda vem uma serie de prefeitos, que não anda nada bem das pernas em seu município. Parnamirim por exemplo, é um dos municípios administrados pelo PSB. O atual prefeito já está no poder a 18 anos, sendo um mandato como vice e está no terceiro de prefeito, com intervalo para administração do sobrinho entre 2017 e 2020. Sete vereadores dos onze integrantes do Parlamento Municipal, faz parte da base de apoio ao governo de Nininho Carvalho (PSB), apenas dois dos sete declaram apoio ao candidato Danilo Cabral.

SERRITA - O aniversario do ex-prefeito de Serrita, Carlos Cecilio, deve atrair uma expectativa de publico de mais de 4 mil pessoas neste sábado (20), em Serrita/PE. As atrações que começam às 17hs, vão contar com Arreio de Ouro, Anderson cantor e Veio da Pisadinha, Victor Meira e varias outras atrações.
O evento vai acontecer no pátio do Posto RD às 17h deste Sábado (20).

FRASE DO DIA- “Se em 1792 um homem desse estado foi enforcado porque queria a independência desse país. Se em 1792 eles esquartejaram, cortaram a carne, salgaram e penduraram no poste para que ninguém mais falasse de independência, eu quero que os esquartejadores saibam: nós estamos de volta para fazer uma nova independência nesse país, que garanta a dignidade, o respeito e a harmonia do nosso povo” (Lula, ex-presidente e líder das pesquisas, em seu primeiro ato público na eleição de 2022. Em Minas Gerais, colégio eleitoral chave para o pleito no país, o petista lembrou a Inconfidência Mineira e o assassinato de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes)

Nenhum comentário: