terça-feira, 16 de agosto de 2022

Na Lupa🔍 Terça 16/08/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


PESQUISA DO IPEC NA REDE GLOBO MOSTRA MARÍLIA ARRAES NO SEGUNDO TURNO A ESPERA DE UM ADVERSÁRIO 

Marília Arraes se equipara a um
jogador de Futebol que estava no banco de reservas e entrou no hino no finalzinho do segundo tempo e fez o gol que levou à vitória do time que até então estava sem rumo e sem prumo. Após liderar todas as pesquisas numéricas (quantitativas) desde que começou a sua caminhada na pré-candidatura que liderou todos os cenários em todos os institutos dos menores aos grandes. Mostrou também a estabilidade e a seriedade dos levantamentos realizados no período e principalmente os institutos transmitiram muita confiança e credibilidade para com o eleitor e o público em geral de leitores não só da nossa coluna NA LUPA, mas sobretudo de todos os veículos e meios de comunicação pernambucanos. Vamos apresentar uma leitura que não possui o “condão científico” mas que é meramente opinativo deste colunista sempre em conversas e debates com outros analistas do meio político. 
PESQUISA NA GLOBO 1 - As informação sobre o IPEC Inteligência em Pesquisa e Consultoria, mais conhecido sob o acrônimo IPEC: É uma empresa brasileira de pesquisas de mercado, opinião e política com sede em São Paulo. A empresa foi fundada em fevereiro de 2021 por executivos oriundos do antigo Ibope logo após o encerramento das atividades deste. Dentre seus sócios-fundadores está Carlos Augusto Montenegro, antigo presidente do Ibope.Em março de 2021, divulgou sua primeira pesquisa na área política sobre a eleição presidencial brasileira de 2022.
REDE GLOBO - Pesquisa Ipec em Pernambuco: Marília, 33%, Raquel, 11%, Anderson, 10%, Miguel, 9%, Danilo, 6%. A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 50 cidades pernambucanas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.  A Pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira (15) pela TV Globo revela os índices de intenção de voto para o cargo de governador de Pernambuco. A candidata do Solidariedade, Marília Arraes, lidera a disputa com 33% das intenções de voto.  A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09411_2022.
NA VEIA- A tradição familiar de Marília Arraes conta muito na política. Embora os filhos de Miguel Arraes não tenham se aventurado na política, com excessão de Ana Arraes que foi deputada federal pelo PSB, a política ficou mesmo para os netos e bisnetos. Em tese pulou uma geração levando João Campos a Câmara Federal, no mesmo ano que Marília Arraes deixou a câmara de vereadores do Recife e chegou como a segunda deputada mais vem votada do estado, numa campanha feita por amigos e pela criatividade, após ser expurgada da disputa pelo governo do estado em 2018. Em 2020 veio o “embate dos primos” a ferrenha disputa que chegou ao segundo turno no embate entre João Campos e Marília. Nesta eleição as fake news e contrapropaganda em cima de Marília Arraes funcionou e João Campos levou a melhor na campanha mais baixa dos últimos tempos no estado. 
NA VEIA 2- Agora novamente um novo embate se avizinha pela disputa também do mandato de deputado federal. Maria Arraes, irmã de Marília e Pedro Campos, irmão de João estão, por frentes diferentes disputando a vaga que já foi ocupada por Arraes, Eduardo, Ana Arraes, João e Marília. Em que pese serem adversários ferrenhos, vão mantendo e construindo páginas na história. Marília chegou primeiro na disputa pós-Eduardo Campos porque João não tem idade para a disputa, se tivesse, seria o candidato do PSB. Portanto Marília Arraes conseguiu “aplicar” o sangue da pernambucanidade na veia do eleitor e disputa como favorita a primeira vaga que levará o segundo turno das eleições. 
PESQUISA IMPRESSÕES 1 - a principal observação da pesquisa recai logicamente no candidato da Frente Popular de Pernambuco, deputado federal Danilo Cabral(PSB) literalmente estagnado em todos os institutos e todos os levantamentos sejam quais forem. Apesar do segundo lugar está embolado, Marília Arraes possui um capital eleitoral três vezes mais do que o segundo colocado, trata-se de um feito em tanto para quem entrou no jogo já nos pênaltis. 
PESQUISA IMPRESSÕES 2- Raquel Lyra mantém a ferro e fogo ligeiramente na frente o seu passaporte para o segundo turno, porém não pode respirar com Anderson Ferreira e Miguel Coelho plantados logo atrás e numericamente empatados dentro da “margem de erro”. Bem que o Professor Antônio Lavareda previu em um dos seus brilhantes artigos colocado que teríamos a eleição mais atípica de todos os tempos na história Pernambucana. 
PESQUISA IMPRESSÕES 3 - Ontem mesmo Danilo Cabral pediu para todos os que o apoiam se dirigirem ao Recife para uma mega reunião de ajustamento de campanha na tentativa caro leitor de “estancar a sangria” (nada a ver com a fala atribuída aquele senador na lava jato). O que estamos falando e estancar a saída de prefeitos, ex-prefeitos e vereadores e ex-candidatos que estão em “alta agonia” para desembarcar do barco governista. Olhe que a lista e grande viu. O que te de gente agoniada e cansada desse quinto lugar de Danilo Cabral em todas as pesquisas. Coisa até 5 meses atrás impensável de acontecer. A máquina de moer do PSB , imaginava chegar aqui já liderando as pesquisas, achou engraçado? Pode ter certeza que a meta era essa daí. 
RESUMO- Diante dos fatos resta agora saber quem vai ao segundo turno contra a neta de Miguel Arraes de Alencar. Uns apostam em Anderson Ferreira pela polarização nacional. Os socialistas apostam velados que quem vai será Danilo. Miguel Coelho quer ser a zebra e comer o “cartão” dos demais. Começou os Jogos ! Apertem os cintos que a turbulência está no ar. É isso aí.

PASSANDO A LUPA🔍

BIVAR - Presidente do União Brasil e candidato à reeleição para deputado federal, Luciano Bivar fará a inauguração do seu comitê e da candidata à Presidência da República, Soraya Thronicke, hoje terça-feira (16), às 18h. O espaço fica localizado na Av. Domingos Ferreira, 2084, bairro de Boa Viagem, Recife. O comitê está situado exatamente ao lado da Imobiliária Paulo Miranda e em frente ao restaurante Macunaíma, principais pontos de referência. No local, haverá brinquedos para crianças, música, foodpark, adesivação e material em geral para a campanha de Luciano Bivar à Câmara Federal.
ALIADO INGRATO - Ao anunciar, ontem, que em um eventual governo sob a sua tutela Pernambuco terá o IPVA mais barato do Estado, o candidato chapa branca Danilo Cabral assumiu de fato que não há nada na gestão Paulo Câmara que possa dar continuidade em benefício da maioria da população. A cada ação, a cada gesto e iniciativa, ele joga uma pá de terra no padrinho da sua candidatura, só porque tem a impressionante marca de 73% de reprovação.

COLETIVA - Anderson Ferreira, postulante do PL ao Governo do Estado, apresenta à Imprensa, hoje, a partir das 14h30, às diretrizes do seu programa de governo no auditório do Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem. Também estarão lá o candidato ao Senado, Gilson Machado Neto, e a candidata à vice-governadora, Izabel Urquiza (PL), além de representantes da equipe responsável pela elaboração do plano.
NAS RUAS - Todos os candidatos iniciam hoje a campanha eleitoral com algum ato político. Anderson Ferreira participa de duas caminhadas: Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes. Raquel Lyra realiza ato político em Caruaru e Miguel Coelho em Petrolina. Danilo Cabral e Marília Arraes iniciam a campanha no Recife.


ANDRÉ LIDER -  A novidade que a pesquisa IPEC encomendada pela TV Globo trouxe foi a liderança do deputado André de Paula na corrida pelo Senado. Fica evidenciado que a imagem do parlamentar está sendo colada à da sua candidata ao Governo, Marília Arraes. Em Pernambuco, por diversas vezes o governador eleito puxou o senador. Então, o empate técnico hoje posto entre ele e Tereza será resolvido com a proximidade do pleito, mediante à posição dos seus governadores.
LULA CABRAL - O Tribunal de Justiça de Pernambuco anulou a votação da Câmara de Vereadores que rejeitou as contas do ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, no exercício 2017. O parecer do Tribunal de Contas era pela aprovação.

FOGO AMIGO - Diante das notícias que Bivar está mirando suas lideranças, o ex-ministro Mendonça Filho disse a aliados que isso não procedia. Uma coisa é Bivar e seu time tentar desidratar o aliado outra coisa é consegui. O tempo dirá que levou a melhor!
CLAUDIANO - O deputado estadual Claudiano Martins Filho vem desenvolvendo forte suas alianças no estado de Pernambuco. Sendo o majoritário no Agreste Meridional, Claudiano fechou aliança nesta segunda-feira com o prefeito do município de Maraial, Everaldo do Queijo. Além de Maraial, já são 12 prefeituras apoiando o deputado: Cedro, Manari, Iati, Paranatama, Terezinha, Lagoa do Ouro, Correntes, Angelim, Pedra, Caetés e Calçado.
O cenário mostra que Claudiano Filho deve ser, novamente, o deputado mais votado do Agreste Meridional.
PREFEITOS REVOANDO - Depois de receber ontem (15) a adesão do prefeito Manuca (Custódia) ao seu palanque, a candidata a governadora Marília Arraes (SD) deve anunciar nesta terça (16) o ingresso de mais outro gestor ao seu time, fazendo com que ela totalize o número de 24 prefeitos e prefeitas na sua base.

FRASE DO DIA“Conversamos sobre o risco de perseguição, que pode culminar no fechamento de igrejas. Tenho que alertar meu rebanho de que há um lobo nos rondando, que quer tragar nossas ovelhas através da enganação e da sutileza. A esmagadora maioria das igrejas está anunciando a seus fiéis: ‘tomemos cuidado’” (Marco Feliciano, deputado federal,  admitindo, à CBN, que divulga fake news nessas eleições. O parlamentar dava entrevista sobre a possibilidade de templos evangélicos serem fechados caso a esquerda volte a governar o país – um boato mentiroso que tem se espalhado nas igrejas pentecostais paulistas, segundo reportagem da rádio. Nem o PT, nem nenhum partido esquerdista, fará isso se vencer Jair Bolsonaro)

Nenhum comentário: