quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Na Lupa🔍 Quinta 29/09/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY

NA LUPA 🔎 

O BOLSONARISTA ANDERSON FERREIRA CONSEGUIRÁ A FAÇANHA DE CHEGAR AO SEGUNDO TURNO
Em cima da risca do gol não se pode brincar. Aqui caro leitor da LUPA que durante os últimos dias tivemos que nos desdobrar em vários, uma vez que este colunista também está envolvido nas eleições deste ano, onde assumiu a coordenação geral da campanha de deputado estadual, do ex-prefeito de Lajedo, Delegado Rossine. Mesmo assim mantemos uma linha independente aqui na coluna e no nosso Blog, com acesso a todas as informações de vários candidatos, de uma maneira verdadeiramente imparcial como sempre foi o projeto desse veículo de comunicação. Estamos sempre abertos a todos os candidatos sem excessão e nossos canais de comunicação sempre estiveram à disposição de todos os leitores independente de suas posições político-partidárias. Na análise de hoje colocamos a grande possibilidade de Anderson Ferreira chegar ao segundo turno, vamos lá: 
ANDERSON CRESCEU- O alerta foi dado pela Pesquisa da Potencial Inteligência divulgada ontem, quarta-feira (28) que apontou uma tendência de segundo turno para as eleições ao Governo do Estado entre Marília Arraes (SD) e Anderson Ferreira (PL). A deputada federal pontuou nesse estudo com 30,5% das intenções de voto enquanto o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes assume isolado o segundo lugar com 16,3%. Os dados da pesquisa mostra que o Instituto entrevistou 1.000 eleitores entre os dias 22 e 27 de setembro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 3,1 pontos percentuais. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-00897/2022.
Nesse levantamento que está totalmente diferente do divulgado pelo IPEC da Rede Globo, a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, do PSDB, ficou na terceira colocação, com 12,9%. Empatados nas últimas posições estão o candidato do PSB, Danilo Cabral, e do União Brasil, Miguel Coelho, com 10,2% e 10,1%, respectivamente.
INDECISOS/BRANCOS - Os indecisos brancos e nulos também apontam para uma margem mínima comparado com outros levantamentos. Neste da Potencial, Não soube responder - 11,9% e Não quis responder - 1,8%, trazendo como votos Brancos - 3% e Nulos - 2,5%.  A ser considerado este cenário o número de indecisos apesar de estar acima de 10 pontos percentuais, pode ser considerado baixo diante da alta concorrência entre os quatro candidatos a governador que estão na segunda colocação numericamente empatados na margem de erros de todos os levantamentos de diversos institutos e todos registrados no TSE. 
BOLSONARO - No cenário nacional a Potencial aponta que Lula tem 51,6% da preferência em Pernambuco. Bolsonaro, que apoia Anderson, aparece com 27,6% e pela análise que fazemos é exatamente o onde reside uma ida de Anderson Ferreira ao segundo turno. É inconcebível imaginar que o voto em Jair Messias Bolsonaro(22) possa vir dissolvido da associação com o atual Presidente da República. Tudo leva por uma analogia lógica para que ao final dessa corrida e de forma surpreendente o desfecho seja de fato um eventual segundo turno contra o Bolsonarismo, já que Marília Arraes(SD) representa também o lulismo. 
MIGRAÇÃO/VOTO ÚTIL- Para o cientista político da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Túlio Velho Barreto, em entrevista ao Marco Zero, a busca do voto útil começa a acontecer e essa movimentação inclusive de pula pula de palanques é esperada. “Ela reflete a dificuldade da candidatura de Danilo Cabral em decolar. Independentemente de ele ter o apoio formal do ex-presidente Lula, ele enfrenta muita dificuldade para se tornar um candidato competitivo, desde fatores internos do partido e externos, como o fato do PSB estar há tanto tempo no governo e ter se afastado de um posicionamento de centro esquerda, e que não é de agora, mas desde que Eduardo Campos lançou a candidatura contra Dilma Rousseff (PT) e o PSB depois escolheu apoiar Aécio Neves (PSDB) no segundo turno. Neste tempo em que o PSB se afasta, Marília se aproximava. Então ela também tem um recall muito forte ao lado de Lula, para o eleitorado”, avalia. Com o campo demarcado, Anderson Ferreira pode ser o fiel depositário dos eleitores que não querem votar em Marília Arraes. Estamos na reta final e tudo pode ocorrer. 
FIM DO CICLO- Esse fim de ciclo, se realmente ocorrer, fazendo com que Anderson Ferreira chegue ao segundo turno (ou até mesmo outro candidato que não seja Danilo Cabral) pode prejudicar a linha sucessória do PSB em Pernambuco, mas nem de longe significa uma ameaça ao poder da família Campos/Arraes no estado. “O que podemos ver é um novo ciclo ligado mais aos descendentes de Miguel Arraes e de Eduardo Campos. Marília carrega o sobrenome. João Campos está na prefeitura da capital. E nesta eleição vem Pedro Campos e Maria Arraes. São todos políticos jovens e que podem participar de muitas e muitas eleições”, analisa o cientista político Túlio Velho Barreto. Vamos as emoções faltam só 3 dias para as eleições .

Nenhum comentário: