terça-feira, 27 de setembro de 2022

Na Lupa🔍 Terça 27/09/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.

QUEM VAI AO SEGUNDO TURNO CONTRA MARÍLIA ARRAES 

RAQUEL LYRA- Raquel é resiliência e coragem pois segurou a campanha toda a segunda colocação, mamão dispondo de um nanico tempo de guia eleitoral de rádio e televisão. Raquel Lyra montou uma chapa mínima para a Câmara Federal e para à Assembleia Legislativa de Pernambuco conseguiu uma chapa atrativa e importante. Mas o grande feito de Raquel foi atrair para o seu palanque os dois nomes conhecidos na capital do estado, a saber o deputado federal Daniel Coelho e a deputada estadual Priscila Krause que colocou na sua vice. Chapa muito bem montada, ainda trouxe Guilherme Coelho para o Senado. É franca favorita ao segundo turno na nossa modesta opinião. 
MIGUEL COELHO- Detentor de uma mega estrutura e dono do segundo maior tempo de guia eleitoral de rádio e televisão, Miguel que é ex-prefeito de Petrolina traz para sua campanha muito profissionalismo e acima de tudo dispõe de elementos suficientes para chegar ao segundo escrutínio frente a deputada federal Marília Arraes do Solidariedade 77. Miguel tem amplas chances de ser a pessoa que estará no segundo turno, pois sua campanha cresceu muito nos últimos dias e há uma ligeira tendência de crescimento verificada em algumas pesquisas de intenção de voto registadas no TSE. 
ANDERSON- Anderson Ferreira não pode ser subestimado pois representa o presidente Jair Messias Bolsonaro(PL) que deverá ir ao segundo turno contra Luiz Inácio Lula da Silva(PT) uma vez que há uma polarização nacional entre ambos. Anderson possui muita aderência também no meio evangélico o que é uma grande credencial para chegar ao segundo turno da eleição e bater de frente com o projeto de Marília Arraes que também representa Lula(PT). Essa posição firme se Anderson em defesa de Bolsonaro é um fator positivo para sua candidatura. Os analistas ouvidos pelo blog atestam que FBC e Miguel Coelho agiram errado ao se isolarem do palanque de Jair Bolsonaro(PL). Caso Miguel Coelho tivesse tido a coragem de Anderson Ferreira, poderia já está carimbado ao segundo turno. Porém Anderson foi firme na defesa do presidente e ocupou o espaço desde o início com coragem. Possui ampla chance de chegar ao segundo turno. 
DANILO CABRAL- o deputado federal Danilo Cabral, é um quadro preparado para governar Pernambuco, porém encontra-se mergulhado numa fase esquisita causada por vários fatores entre eles o mais importante: “a fadiga de material” da Frente Popular de Pernambuco. E ainda o desgaste da gestão Paulo Câmara que ostenta um dos IPVA mais caro do Brasil, sem falar em outras dificuldades que cercam o atual governo. Mas, Danilo Cabral está no jogo sim!! Ele pode ser o o adversário da neta de Miguel Arraes de Alencar no segundo turno. O PSB está dando a carga de uma forma descomunal pra levar Danilo a segunda etapa. Vamos aguardar as próximas pesquisas que sairão até dia 29 para saber como está se saindo o resultado da força tarefa montada pela combalida, porém viva “máquina de moer campanha do PSB”. Mas não se espantem se Danilo Cabral chegar ao segundo turno, pois sua campanha e rica e possui muita margem de manobra eleitoral. É isso aí. 
COMPETIÇÃO- Como vimos há uma carga dessas quatro candidaturas no intuito de superar um ao outro, porque na prática quem vai ao segundo turno deve impor uma diferença em relação ao outro em torno de 300 mil votos ou pouco mais de 4%. Parece brincadeira mas não é. Esse volume de candidaturas congestionou o meio de campo e foi isso que travou a margem de manobra dia postulantes fazendo uma “embolada” em que cada um está colado no outro por uma margem dentro de um “empate técnico”.  O cientista político Antônio Lavareda previu que essas eleições pernambucanas diferentes e inedita trazendo pra o embate muitas surpresas. Já o cientista Marcos Coimbra do Vox Populi também acertou ao dizer que o guia eleitoral não teria mais tanta influência como no passado, acertou em cheio, pois Marília Arraes com um tempo pequeno de guia eleitoral está isolada na primeira colocação em toda as pesquisas, apesar de ter tempo mínimo para aparecer na televisão e no rádio. É isso ai. Excelente dia!

Nenhum comentário: