sábado, 28 de janeiro de 2023

Na Lupa 🔍 Sábado 28/01/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


PAULO CÂMARA DEIXA O PSB

Já se sabia e havia uma luz amarela acesa indicando que o núcleo do PSB ligado a João Campos, que na verdade, por ser o único a ocupar função relevante no executivo em uma prefeitura do porte do Recife, assumiriam o controle do PSB estadual. O que ninguém imaginava é que fariam isso descartando um ex-governador que saiu da cadeira após oito anos e que serviu a todos eles. Paulo Câmara amarga agora o ostracismo e a traição comum quando se deixa o “poder”, sobretudo dos cargos no executivo. Não é novidade em
lugar nenhum. A questão é que o ex-governador é muito jovem ainda para se aposentar da política. 
GRUPO DE PAULO - O grupo original ligado de fato a Paulo Câmara está arredio com essa situação e não irão aceitar passivamente o que consideram uma traição, sobretudo a um homem que foi fiel e leal e correto com todos no PSB. Uma pessoa de coração largo e que fez todos os gestos políticos que o grupo pediu. Se errou na condução política e na gestão nesse segundo mandato, foi muito mais pelas condições adversas que o cercaram do que por falta de aptidão técnica. Uma coisa é certa, Paulo merece respeito por sua trajetória e lealdade. Poucos governaram o estado por duas vezes e Paulo Câmara de um jeito ou de outro está entre eles. 
ESTADÃO 1- O ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara entregou, ontem, quinta-feira, 26, uma carta de desfiliação do PSB. O fato se deu após ter sido vetado pelo partido em indicações a ministérios no governo de Luiz Inácio Lula da Silva(PT). Sua saída deve acentuar a divisão no diretório estadual da legenda, que passa por enfraquecimento nos últimos anos.
ESTADÃO 2- O grupo de Câmara acusa que o agora ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, de se unirem para minar suas possibilidades de indicação a uma pasta no governo. Afirmam que o prefeito do Recife, João Campos quer, tomar para si todo o protagonismo da legenda no Estado e que França temia a concorrência na disputa por ministérios. Essas Informaçoes foram do Jornal Estadão e caíram como uma bomba no meio político. 
DESCARTE- A ideia do grupo de João Campos, que agora passa a dominar o PSB estadual é simplesmente descolar-se da imagem de Paulo Câmara, o rotulando como um dos piores governadores do estado de Pernambuco. Caso, me permitam caros leitores, afirmo que não é totalmente verdade a referida assertiva. O governador teve altos e baixos, é bem verdade, porém teve êxitos em muitas questões, enfrentando crises terríveis do ponto de vista financeiro, mas que foram superadas com determinação e cuidado fiscal. 
PAULO É DECENTE- Se tem uma coisa que é recorrente, no meio dos que tiveram a oportunidade de conviver com o ex-governador de Pernambuco nos últimos oito anos, é sobre a sua decência. Paulo Câmara é uma pessoa correta e pacato. Seu jeito de ser, que privilegia a discrição é uma característica natural da sua personalidade. Mas isso não se confunde com a sua capacidade técnica e com a sua determinação em tudo que abraça. Na função de secretário estadual de Eduardo Campos, foi crucial para o sucesso da gestão. Agora o núcleo PSB de João Campos que é majoritário na sigla, fez um movimento ensaiado para tirar da cena política uma pessoa que geriu por 8 longos anos o estado. Não é brincadeira. 
JOÃO E PAULO- A bem da verdade o que se ver é uma tentativa de João Campos de se isolar de Paulo Câmara para que possa se apresentar como alternativa de oposição em 2026. Ocorre que para isso há ainda uma enorme barreira a ser ultrapassada por Campos que é a sua reeleição na prefeitura do Recife. Sua tática de colar no PT e seguir como renovado para mais 4 anos vai enfrentar muita resistência sobretudo por parte do PL de Jair Messias Bolsonaro e do PSDB que deverá lançar ou a vice-governadora Priscila Krause ou o Secretário de Turismo. Daniel Coelho.
RESPEITO- Uma coisa que Eduardo Campos ensinou é que não se deve criar rachaduras  no campo político e que as ovelhas não podem ficar desgarradas do grupo para não se perderem. Essa aula parece ter sido perdida por João Campos, seu filho. Em que pese toda a dificuldade que Paulo Câmara passou nos seus dois mandatos ele foi um guerreiro que lutou até a última hora e que governou até o último minuto do seu mandato. É isso aí.

Confira a carta na íntegra a Carta que selou a saída de Paulo Câmara do PSB. Veja abaixo:

Ao presidente do Partido Socialista Brasileiro, Sr. Carlos Siqueira.
Ingressei no PSB, a convite do governador Eduardo Campos, em 2014, para ser candidato ao Governo de Pernambuco. Naquele ano, em 13 de agosto, sofremos todos a perda de nossa maior liderança num trágico acidente aéreo. Eduardo foi um político e gestor público que fez história no Brasil transformando nosso estado para melhor.
Nos oito anos seguintes, tive a difícil tarefa de suceder o melhor governador da história. O que já não seria fácil se tornou ainda mais desafiador, com as sucessivas crises enfrentadas pelo país e pelo mundo, a mais grave de todas a pandemia da Covid-19.
Minha dedicação a Pernambuco foi integral em meus dois mandatos. Avançamos em todas as áreas da gestão, sobretudo na educação, ao atingir a marca de melhor ensino médio do país.
Ao tempo que finalizei a honrosa tarefa de ser governador de Pernambuco também avaliei concluída minha história partidária junto ao PSB. Quero agradecer a todos os companheiros e companheiras de partido que sempre estiveram ao meu lado nesse período, nas pessoas do nosso presidente nacional, Carlos Siqueira e estadual, Sileno Guedes.
Não estaremos mais ombro a ombro, mas permaneceremos no mesmo front, defendendo políticas públicas que priorizem os mais vulneráveis e lutando por um Brasil mais justo.
Muito obrigado e que Deus nos abençoe!

Paulo Câmara – ex-governador de Pernambuco

Um comentário:

Anônimo disse...

Poxa! Que coisa chata! Boa sorte Paulo Câmara, Deus o abençoe.