sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Na Lupa 🔍 Sexta 27/01/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


ÁLVARO SERÁ CANDIDATO ÚNICO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA E ANTÔNIO MORAES VAI PARA O TCE/PE

O deputado Álvaro Porto será eleito para o seu primeiro mandato de presidente do Poder Legislativo Estadual. Essa não é primeira vez que ele se movimenta para assumir o posto, na outra Legislatura, ele teve a coragem de bater-chapa contra Eriberto Medeiros que tentava a reeleição. Mesmo não vencendo, saiu com 14 sufrágios da votação e marcou o passo pra 2023. Já está sacramentado e a sua eleição se consolidou com o apoio que recebeu do Palácio do Campo das Princesas. Com o aval de Raquel Lyra terá os votos pacificados a seu favor.  A essa altura não há mais adversários consistentes pra bater o deputado do Agreste na eleição da Assembleia Legislativa de Pernambuco. 
TRIBUNAL DE CONTAS- Numa jogada calculada é muito bem articulada o PP como sempre enxerga as entrelinhas e não sai do pleito sem uma grande e valiosa compensação. A retirada do nome do deputado estadual Antônio Moraes do páreo veio recheada com um acordo importante para a sua biografia. Uma fonte garantiu ao Blog do Edney, que a indicação por unanimidade do nome de Moraes, para uma vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado são favas contadas. 
TEREZA DUERE- Com isso o deputado no sétimo mandato de deputado estadual sai vencedor, pois encerra sua participação na ALEPE e torna-se Conselheiro Vitalício. O PP de quebra manda para à Assembleia Legislativa a deputada Roberta Arraes, de Araripina que herda o mandato, mas que teve uma mega votação e ficou na primeira suplência. É o jogo jogado em que todos saem ganhando. Em tempo, a vaga que será aberta em meados de Maio será a hoje ocupada pela conselheira Tereza Duere, que também é ex-deputada estadual. Ela se aposenta e Moraes será indicado a essa vaga. 
ÁLVARO/GUSTAVO- Nesse pacote a chapa de Álvaro vem colada com Gustavo Gouveia a tiracolo como candidato a 1º Secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Gustavo conseguiu, se firmar, numa articulação grande e sentará na cadeira que hoje é ocupada pelo deputado federal diplomado Clodoaldo Magalhães. Gustavo vai administrar os milhões de recursos financeiros da Casa de Joaquim Nabuco. Some-se que uma fonte também revelou que ele é o seu irmão Marcelo Gouveia, que não ficam no sereno, serão incorporados ao time de apoio da governadora Raquel Lyra. 
MESA DIRETORA - Na Assembleia Legislativa de Pernambuco a mesa possuo sete titulares e sete suplentes. Um dos nomes que também já é certo na mesa será o do deputado Joel da Harpa, tudo indica que ele deverá ser o quarto secretário da Casa. Por fora ainda comenta-se elegeu Simone Santana para a terceira secretaria e de Doriel Barros para a 1ª vice-presidência. Já a segunda vice-presidência poderá ser ocupada pelo União Brasil, nesse caso o nome deverá ser escolhido entre os aliados no segundo turno de Raquel Lyra, podendo caber também ao deputado Antônio Coelho, de Petrolina. 
LÍDER DO GOVERNO- Há uma tendência de que o deputado estadual, que vai para o seu quarto mandato, Izaías Régis(PSDB) seja anunciado como o líder do governo Raquel Lyra na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O deputado é guerreiro, articulado é bom orador e está apto para os embates eventuais na tribuna e na imprensa a cerca de temas que envolvam o governo estadual. Essa é a expectativa que se comenta nos corredores da ALEPE. É isso aí.

PASSANDO A LUPA 🔎


AMUPE - 
 O fato novo na disputa pela direção da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) tende a ser a candidatura da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado. Embora filiada ao PT, tendo apoiado no primeiro turno na disputa pelo Governo do Estado o socialista Danilo Cabral, Conrado mantém boa relação com a governadora Raquel Lyra, a quem se alinhou no segundo turno. Por ser mulher e gestora bem avaliada no Sertão, tem a simpatia da governadora, que quer derrotar o grupo do atual presidente José Patriota (PSB).

LUCAS RAMOS -O deputado federal eleito Lucas Ramos vai apresentar à governadora Raquel Lyra a importância de manter na lista de obras prioritárias do Estado os importantes investimentos de infraestrutura viária que estão em curso no Estado. O parlamentar destacou a conclusão da pavimentação da PE-380, a Estrada de Ibitiranga, em Carnaíba. A restauração das rodovias dos perímetros irrigados de Petrolina, a PE-633, a PE-639 e a PE-638, a Estrada do Burrinho. E a PE-499, a tão sonhada Estrada da Cebola, ligando Terra Nova a Cabrobó.
INTERVENÇÃO - O ministro da Justiça negou que haverá uma prorrogação da intervenção na segurança pública do Distrito Federal, instaurada após os atos golpistas do dia 8 de janeiro. Flávio Dino disse à GloboNews que não há mais razão constitucional para que ela prossiga além do que já estava estipulado. “A intervenção cumpriu o seu papel ao avançar, elucidar e esclarecer os fatos tais como ocorreram no dia 8 de janeiro”, disse Flávio Dino. Segundo o ministro, haverá uma transição iniciada amanhã, com a expectativa do anúncio do novo secretário de Segurança Pública do DF.

FECHOU A TAMPA - O deputado estadual Gustavo Gouveia conquistou mais um importante apoio na disputa pela primeira-secretaria. O PL do deputado federal André Ferreira, que tem cinco deputados estaduais e o Patriota do deputado Joãozinho Tenório, oficializaram apoio ao parlamentar do Solidariedade, que chega fortalecido nesta reta final da disputa pelo cargo.
DO CAIXOTE - Deputado estadual reeleito, Romero Sales Filho (UB) formalizou, nesta quinta-feira (25), seu apoio ao colega parlamentar Álvaro Porto (PSDB) na eleição para a presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco, no biênio 2023-2025. “Desde as primeiras reuniões já confirmávamos esse entendimento de apoiá-lo, sendo um dos primeiros aliados do deputado Álvaro Porto desde que ele se colocou com candidato para a Mesa Diretora da ALEPE”, disse Romero Sales Filho.

Nenhum comentário: