terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Na Lupa 🔍 Terça 31/01/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


VEJA OS NOVOS DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS QUE TOMAM POSSE PARA NOVA LEGISLATURA 2023/2027


Por Edney Souto.

Estamos no final do primeiro mês de 2023. Alguns se dão conta que o mês de Janeiro passou a jato. Amanhã teremos a cerimônia de posse dos 49 deputados estaduais e 25 deputados federais. No Senado a posse da ex-deputada estadual Tereza Leitão que agora recebe o passaporte para oito longos anos no Salão Azul do centro do poder. O Brasil conhecera na prática o novo Congresso Nacional. Nesta terça-feira lembrei de Ulisses Guimarães que sempre dizia: “se tá achando ruim a qualidade e o nível da Câmara Federal e do Senado, espere o próximo, que será pior que esse.” Por mais incrível que pareça tem sido dessa maneira e a premonição de Dr Ulisses Guimarães, nunca deixou de se tornar realidade em cada mudança de legislatura. Que Deus nos mostre um novo caminho e inspire o novos que chegam aos mandatos. 
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA- A lista com os 49 nomes que assumem mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, em ordem alfabética: Abimael Santos (PL); Adalto Santos (PP); Aglailson Victor (PSB); Alvaro Porto (PSDB); Antonio Coelho (União Brasil); Antonio Moraes (PP); Chaparral (União Brasil); Claudiano Filho (PP); Coronel Alberto Feitosa (PL); Dani Portela (Psol); Dannilo Godoy (PSB); Debora Almeida (PSDB); Delegada Gleide Angelo (PSB); Diogo Moraes (PSB); Doriel (PT); Eriberto Filho (PSB); Fabrizio Ferraz (SD); France Hacker (PSB); Francismar (PSB); Gilmar Junior (PV); Gustavo Gouveia (SD); Henrique Queiroz Filho (PP); Izaias Regis (PSDB); Jarbas Filho (PSB); Jeferson Timóteo (PP); João De Nadegi (PV); João Paulo (PT); João Paulo Costa (PC do B); Joãozinho Tenório (Patriota); Joaquim Lira (PV); Joel Da Harpa (PL); José Patriota (PSB); Kaio Maniçoba (PP); Luciano Duque (SD); Mario Ricardo (Republicanos); Nino De Enoque (PL); Pastor Cleiton Collins (PP); Pastor Júnior Tércio (PP); Renato Antunes (PL); Rodrigo Farias (PSB); Rodrigo Novaes (PSB); Romero (União Brasil); Romero Sales Filho (União Brasil); Rosa Amorim (PT); Sileno (PSB); Simone Santana (PSB); Socorro Pimentel (União Brasil); Waldemar Borges (PSB); William Brigido (Republicanos). 
CÂMARA FEDERAL- Para a Câmara dos Deputados em Brasília foram eleitos e tomam posse os seguintes nomes. Em tempo relembre a votação de cada um deles:  André Ferreira (PL): 273.267 (5,48%); Clarissa Tercio (PP): 240.511 (4,82%); Pedro Campos (PSB): 172.526 (3,46%); Silvio Costa Filho (Republicanos): 162.056 (3,25%); Fernando Filho (União Brasil): 155.305 (3,11%); Waldemar Oliveira (Avante): 141.386 (2,83%); Túlio Gadelha (Rede): 134.391 (2,69%); Carlos Veras (PT): 127.482 (2,56%); Eduardo da Fonte (PP): 124.850 (2,50%); Clodoaldo Magalhães (PV): 110.620 (2,22%); Maria Arraes (Solidariedade): 104.571 (2,10%); Iza Arruda (MDB): 103.950 (2,08%); Augusto Coutinho (Republicanos): 101.142 (2,03%); Pastor Eurico (PL): 100.811 (2,02%); Fernando Monteiro (PP): 99.751 (2%); Eriberto Medeiros (PSB): 99.226 (1,99%); Lula da Fonte (PP): 94.122 (1,89%); Lucas Ramos (PSB): 85.571 (1,72%); Guilherme Uchoa Junior (PSB): 84.592 (1,70%); Coronel Meira (PL): 78.941 (1,58%); Felipe Carreras (PSB): 76.528 (1,53%); Mendonça Filho (União Brasil): 76.022 (1,52%); Luciano Bivar (União Brasil): 74.425 (1,49%); Fernando Rodolfo (PL): 60.088 (1,20%); Renildo Calheiros (PCdoB): 59.686 (1,20%)
SENADORA- Havendo uma única vaga no Senado Federal foi eleita e toma posse a professora Tereza Leitão, que cumpriu 5 mandatos consecutivos de deputada estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco. 
MENSAGEM - Desejamos sorte a cada um dos deputados federais e estaduais que assumem os seus mandatos e que possamos ter uma representação que traga benefícios ao Brasil e a Pernambuco. Que o Criador mostre os caminhos de um excelente mandato a todos e todas que agora passam a ser titulares nessa nova legislatura. É isso aí. 

PASSANDO A LUPA 🔎

LIRA - As vésperas do pleito, o cenário final põe Câmara dos Deputados e Senado Federal em lados opostos. Isso porque, até o momento, tudo indica que o atual comandante dos deputados, Arthur Lira (PP-AL), deve ser reeleito. O concorrente até o momento é Chico Alencar (RJ), que tem o apoio isolado do PSol e é o único a se opor ao alagoano.
PACHECO - Por sua vez, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apesar de favorito, enfrenta resistência entre os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que inclusive lançaram candidatura própria para concorrer com o mineiro. Rogério Marinho é o nome do Partido Liberal para a presidência da Casa Alta. Na última semana, o PL cravou o apoio do PP e do Republicanos. Há, ainda, o candidato do Podemos, Eduardo Girão (CE), que promete tirar votos dos demais concorrentes.
RAQUEL E PREFEITOS  - Concluindo a sequência das reuniões com os prefeitos do interior do Estado, a governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause receberam, hoje, 70 gestores municipais do Agreste e 54 do Sertão do Estado. A reunião que ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, teve o objetivo de alinhar as prioridades de cada localidade, reforçar a integração e o diálogo com foco no desenvolvimento regional e encerrou uma série de quatro encontros com prefeitos de todas as regiões do estado.
ATACADO - Neste último domingo (29), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi atacado por um homem que o ofendeu em um prédio residencial, em Brasília. De acordo com informações do Metrópoles, um morador xingou Dino de “ladrão” e ofendeu os seguranças que o acompanhavam. Todos foram chamados de “cachorros do Dino”. O homem, descontrolado, também afirmou que o ministro não tinha o direito de circular pelo prédio.
MENDONÇA X BIVAR - O deputado federal eleito Mendonça Filho (União Brasil) decidiu entrar no páreo de forma avulsa para enfrentar Luciano Bivar, presidente nacional do seu partido, na disputa pela primeira-secretaria da Câmara dos Deputados. Bivar e Mendonça são desafetos declarados e deverão protagonizar uma disputa fratricida pela primeira-secretaria. Bivar tenta a reeleição e é a indicação formal do União Brasil com o apoio de Arthur Lira e do Palácio do Planalto.
VISTO - Jair Bolsonaro solicitou um visto de turista com duração de seis meses para continuar nos Estados Unidos, à medida que o cerco aos idealizadores do 8/1 se fecha, informa o jornal inglês Financial Times nesta segunda-feira (30). Segundo o advogado do ex-chefe do Executivo, Felipe Alexandre, as autoridades estadunidenses recebaram a documentação relevante na última sexta-feira (27). Ele aconselhou Bolsonaro a não deixar os EUA durante o processo de análise de concessão do visto, que pode durar meses.
DIOGO MORAES - Embora não tenha se manifestado, o deputado estadual Diogo Moraes deve ter guardado em sete chaves, uma enorme tristeza do Partido Socialista Brasileiro – PSB. Leal a legenda, Moraes apoiou a candidatura de Danilo Cabral em Santa Cruz do Capibaribe e seguiu a orientação da legenda ao votar em Marília Arraes (SD) no segundo turno. Foi fiel o quanto pode e no final faltou reciprocidade… O que Diogo não contava é que apenas uma baixa no Sertão, o deixaria de fora da próxima legislatura. Foi descente ao PSB.


UNIFICOU
- Sem acordo nem nomeação política no primeiro escalão, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) elegerá aliados nos cargos mais importantes da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco – Alepe. Álvaro Porto (PSDB) e Gustavo Gouveia (SD) serão eleitos presidente da Casa e 1º Secretário respectivamente. Até a futura bancada do PSB, composta por France Hacker, Francismar Pontes, Gleide Ângelo, Jarbas Filho, José Patriota, Rodrigo Farias, Rodrigo Novaes, Sileno Guedes, Simone Santana e Waldemar Borges manifestou apoio às candidaturas de Álvaro e Gustavo.
DECEPCIONADO - O anuncio da paralisação das obras de pavimentação da PE-380 que liga a cidade de Afogados da Ingazeira ao distrito de Ibitiranga foi um baque para o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB). A ação integrava o Programa Caminhos de Pernambuco, implementado pelo ex-governador Paulo Câmara (PSB), mas NÃO deu tempo de concretizar o projeto dentro da gestão que terminou em dezembro de 2022. Os recursos será em torno de R$ 19 milhões, o que proporcionará mais mobilidade para 37 mil moradores da região. Anchieta afirmou que junto com o prefeito Sandrinho irá sentar com governadora na próxima semana, levando a obra como principal prioridade de Carnaíba.
ESPAÇO - presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao que parece, ainda não encontrou espaço em postos do segundo escalão do governo para a deputada federal, Marília Arraes (SD) que deixa o congresso nacional nesta quarta. O rol dos fiéis ao presidente contou com nomeações de personagens diversos, até de linhagem centro, como é o caso de José Múcio que foi contemplado em um dos ministérios. Marília que esteve filiada ao PT, fez palanque pra Lula em Pernambuco. De tanto mostrar o ‘L’ e criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro, Marília ficou sem o apoio de evangélicos e de eleitores da direita. Perdeu a eleição para Raquel no segundo turno, no estado em que Lula é tido como um fenômeno político. Falam em Sudene mais até agora nada confirmado.
CONFIRMADO - O ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara será nomeado presidente do Banco do Nordeste (BNB), apurou o portal Valor Econômico. Câmara será uma indicação da cota pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma vez que a família Campos, que comanda o PSB no Estado, antigo partido do ex-governador, queria indicar outro nome da legenda para a função.
FAMILIA UNIDA - Filhos de Bolsonaro prometem sabotar possível candidatura de Michelle à presidência em 2026. Segundo informações, já existe um dossiê montado contra a ex-primeira-dama.





Nenhum comentário: