A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizou, na última quinta-feira (14), a segunda etapa da operação de combate ao desmatamento ilegal na área da Mata do Frio, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. No momento da fiscalização, os fiscais constataram a supressão de vegetação sem autorização, além da continuidade de construções irregulares. Para evitar o prosseguimento dos crimes ambientais, cinco estruturas em alvenaria foram demolidas com o apoio de retroescavadeiras. O material de construção foi recolhido e encaminhado a um aterro sanitário.
Foi a segunda ação da Agência no local em um período de 30 dias. No último dia 29 de outubro fiscais da Agência estiveram na região e interromperam construção irregulares que estavam em andamento. Na visita desta quinta-feira (14) foi constatado que as obras foram retomadas. A Mata do Frio é uma Unidade de Conservação Municipal com uma área de 42,7 hectares do bioma Mata Atlântica de relevante interesse ecológico, por esta razão, qualquer atividade no local precisa de autorização e licenciamento ambiental.
De acordo com o diretor de fiscalização ambiental da Agência CPRH, Maviael Torchia, as ações de combate ao desmatamento estão acontecendo de forma integrada com o município. “A Mata do Frio é uma Unidade de Conservação que possui riqueza de fauna e flora. Estamos monitorando a região e vamos continuar fiscalizando, em parceria com a Prefeitura, para coibir os desmatamentos e as ocupações irregulares. A mata precisa ser preservada.”, explicou Maviael.
A operação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Paulista, e com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e o 17º Batalhão da Polícia Militar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário