A programação contará com a participação do superintendente da Sudene, Francisco Alexandre; o presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto; o professor e especialista em transporte Maurício Pina; e um representante da sociedade civil, que será o professor da UPE e consultor de Logística, Guilherme Magalhães. “A Transnordestina é mais do que uma obra de infraestrutura - é uma rota de oportunidades para o interior e o litoral se encontrarem em um novo ciclo de desenvolvimento. A cada etapa, ouvimos os atores locais e construímos uma visão conjunta de futuro para Pernambuco e para o Nordeste”, afirma Patrícia Raposo, CEO do Movimento Econômico.
O seminário Conexões Transnordestina foi iniciado em julho e passou por Salgueiro, Araripina, Petrolina, Belo Jardim e Caruaru, mostrando o impacto que a ferrovia trará a cada uma das cidades e suas respectivas regiões.Em Suape, a discussão aponta para o futuro: como o porto receberá a ferrovia e como isso pode torná-lo mais competitivo e transformar Pernambuco num hub logístico, fortalecendo cadeias produtivas e atraindo novos investimentos.Nos eventos anteriores, foram coletadas contribuições de representantes dos principais setores produtivos do estado - do gesso e da fruticultura, à indústria e à avicultura - que resultaram numa ampla agenda de propostas e expectativas sobre o papel da ferrovia no desenvolvimento regional. Essa escuta gerou uma carta de intenções, que será entregue às autoridades durante o seminário em Suape. “Reunir essas vozes e traduzir suas propostas em uma carta de intenções é a contribuição que o Movimento Econômico entrega para esse novo momento de Pernambuco”, afirma Patrícia Raposo.
Trecho Salgueiro-Suape
As obras do trecho Salgueiro-Suape estão paralisadas desde 2016. O ramal da ferrovia em Pernambuco tem 544 km, mas só estão finalizados 179 km. Estatal do governo federal, a Infra S.A. lançou um edital de licitação, no último dia 31 de outubro para contratar a empresa que fará a retomada do empreendimento.A licitação que marca a retomada visa construir 73 quilômetros, entre Custódia e Arcoverde. no trecho Salgueiro-Suape, e conta com um orçamento estimado em R$ 415 milhões, bancados com recursos federais. A abertura das propostas está prevista para janeiro e a expectativa é que as obras recomecem ainda no primeiro trimestre de 2026.
Histórico
As obras da Transnordestina começaram em 2006, quando a ferrovia tinha um traçado que começava em Eliseu Martins, no Sul do Piauí, seguia até Salgueiro, onde se dividia em dois ramais: Salgueiro-Porto de Pecém e Salgueiro-Porto de Suape. Em 2022, a TLSA - concessionária que estava à frente das obras - devolveu o trecho Salgueiro-Suape alegando inviabilidade econômica.
Com 1.206 km de extensão, o trecho que liga Eliseu Martins-Salgueiro-Pecém teve as obras retomadas pela TLSA em 2023 e deve ser concluído em 2027. Cerca de 500 km do trecho cearense entrarão em breve em fase de testes, após a concessionária cumprir exigências do licenciamento ambiental.
Já o trecho Salgueiro-Suape deverá ser concluído em 2029, quando terá início sua operação, por meio de uma concessão ou Parceria Público-Privada (PPP).
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SERVIÇO: Seminário Conexões Transnordestina – Etapa Suape
Data: 18 de novembro de 2025
Local: Auditório do Porto de Suape – PE
Horário: 16h
Inscrições pelo Sympla
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