Evento em Caruaru reforçou a participação coletiva para criação do novo Plano Estadual Decenal de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco
Mais de 200 profissionais, gestores públicos e representantes de instituições parceiras participaram, nesta sexta-feira (31), do Encontro Regional do Sistema Socioeducativo, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ-PE). O evento, realizado no Centro Universitário UNIFAVIP, em Caruaru, marcou mais um passo no processo de elaboração do novo Plano Estadual Decenal de Atendimento Socioeducativo (2025–2035).
A iniciativa, conduzida pela equipe de Gerência Geral do Sistema Socioeducativo da SCJ-PE, promoveu um espaço de diálogo e construção conjunta entre profissionais que atuam no sistema de medidas socioeducativas, representantes do Judiciário, do Ministério Público, dos Conselhos de Direitos, das secretarias municipais e de políticas intersetoriais, além de representantes de adolescentes atendidos.
Durante sua fala de abertura no evento, a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles, destacou a importância do caráter participativo e integrado no processo de construção do novo plano: “O Encontro é mais do que uma agenda técnica, é um espaço de escuta, de troca e de corresponsabilidade. Ao reunir todo esse contingente de profissionais para debater a questão socioeducativa no estado, o Governo de Pernambuco, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, reafirma seu compromisso com uma gestão sensível, técnica e orientada por resultados”, afirmou.
Também compuseram o dispositivo de abertura o promotor de Justiça de Caruaru e representante do Ministério Público, Oscar Nóbrega, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Caruaru (Comdica), Dr. Paulo Augusto, a gestora do Casem Caruaru representando a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), Bárbara Samara, o coordenador de média complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, Júlio César, e a secretária de Saúde de Caruaru, Nadja Kelly, além do socioeducando M. A. C, que também teve seu momento de fala e representou os jovens e adolescentes em cumprimento de medida.
A programação do Encontro contou com palestras sobre a evolução do atendimento socioeducativo em Pernambuco entre 2015 e 2024, apresentação do novo Plano Decenal Nacional e exposição de experiências exitosas em municípios que já estruturaram seus planos locais. Também foram apresentadas metodologias para auxiliar na formulação dos novos Planos Municipais Decenais de Atendimento Socioeducativo, fortalecendo a articulação entre Estado e municípios.
Ao todo, cerca de 40 municípios estiveram representados na ação, entre eles Caruaru, Garanhuns, Bezerros, Gravatá, Bonito, São Bento do Una, Limoeiro, Jataúba, Altinho, Surubim, São Joaquim do Monte, Águas Belas, Cupira, Tacaimbó e Frei Miguelinho. A ampla participação reflete o compromisso das gestões municipais em contribuir com a formulação do novo Plano Estadual e com o fortalecimento da rede socioeducativa em todo o território pernambucano.
O Encontro integra uma série de mobilizações regionais promovidas pela SCJ-PE com o objetivo de reunir contribuições dos territórios para o novo Plano Estadual Decenal. A partir das escutas realizadas, o documento final deverá consolidar estratégias para fortalecer o sistema socioeducativo pernambucano, promovendo um atendimento mais integrado e humano aos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas.
Fotos: Surama Negromonte/SCJ-PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário