O câncer de próstata é o segundo tipo mais presente no homem, perdendo apenas para o de pele. Além de ser o segundo que mais mata homens, perdendo para o câncer de pulmão. Esse ano o Instituto Nacional do Câncer tem expectativa de 71 mil novos casos de câncer no país. Um a cada oito homens vai ter esse diagnóstico ao longo da vida.
“A realização dos exames de rotina ajudam com o diagnóstico precoce e consequentemente oferecer um tratamento com caráter curativo. Em casos de diagnóstico em estágios iniciais, sem sintomas, a chance de cura ultrapassa os 90%. Por isso multiplicar essas informações para que ano a ano os homens façam seus exames e que essa conscientização não se restrinja apenas ao mês de novembro, mas sim, de novembro a novembro,” explicou o médico do HRRBC, Sharlles Góis.
Outras ações realizadas no HRRBC
Como ações do Novembro Azul no HRRBC, foi realizado o mutirão especial para colaboradores da unidade com exames de ultrassonografia, de sangue, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C) além de aferição de pressão arterial e glicemia. A ação contou com o apoio do Serviço de Assistência Especializada (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município, dos estagiários da Faculdade Integrada Cete – FIC Arcoverde e do Laboratório Colabora.Ao longo do mês, os colaboradores também tiveram acesso a consultas especializadas para avaliação dos resultados dos exames, fortalecendo a prevenção, a promoção da saúde e o cuidado integral.
Novembro Azul
O Novembro Azul é uma campanha global que busca conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Iniciada na Austrália em 2003, essa iniciativa rapidamente ganhou força em todo o mundo. No Brasil, Novembro Azul desempenha um papel vital ao divulgar informações essenciais sobre a saúde masculina.
Assessoria de Comunicação do HRRBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário