ENCANTOS DO SERTÃO - ARCOVERDE

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

JUNTOS PELA SEGURANÇA: GOVERNADORA RAQUEL LYRA COMANDA SOLENIDADE DE FORMATURA DOS NOVOS OFICIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta segunda-feira (1º), a solenidade de formatura do Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2024 do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Os 33 novos aspirantes a oficial reforçam a corporação e passam a integrar o programa Juntos Pela Segurança, que amplia a presença do Estado e fortalece a política de segurança pública. Com essa entrega, o Governo de Pernambuco reafirma seu compromisso de modernizar e reestruturar a área, com mais investimentos, qualificação contínua e ampliação do quadro de profissionais.
“Esses profissionais que se formam hoje começam um novo capítulo na história de Pernambuco. Estamos fazendo o maior investimento da história de Pernambuco tanto no Corpo de Bombeiros quanto em segurança pública. Esse é um trabalho feito de maneira permanente para garantir que as ações realizadas nesta área sejam sustentáveis e duradouras. Tudo que temos feito é para garantir ao nosso povo o direito de poder viver com mais tranquilidade”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Os novos aspirantes iniciarão um estágio supervisionado de seis meses, passando por rodízios nos principais Grupamentos Operacionais do CBMPE. Nesse período, irão aplicar, em situações reais de gestão de ocorrências, todo o conteúdo aprendido durante a formação. Ao final, após a aprovação e a declaração ao primeiro posto — o de Segundo Tenente, serão distribuídos de forma definitiva para as unidades da corporação, com parte deles destinada ao interior do Estado.
O secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou a relevância do papel que os novos oficiais passam a desempenhar. “Esses profissionais terão a função de liderar e coordenar as ações da corporação, e a reposição desse quadro é fundamental”, declarou o titular da pasta.
Somente para o CBMPE, o Governo de Pernambuco investiu R$ 259 milhões na aquisição de equipamentos de proteção individual, viaturas e na execução de obras essenciais, garantindo que os profissionais possam cumprir suas missões com segurança e eficiência. “Em 138 anos, nunca vimos um volume de investimento como o de 2025. Tudo isso visa oferecer melhores condições e possibilitar que desempenhem esta tarefa árdua, mas profundamente gratificante”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Cantarelli.
Outros dois cursos estão em andamento, com uma nova turma do CFO, composta por 36 alunos, e o Curso de Habilitação e Formação de Praças (CFHP), que prepara 322 futuros soldados. Ambos têm conclusão prevista para junho de 2026. O certame que integra a reestruturação da segurança pública estadual prevê a entrada de mais de sete mil novos servidores até 2026, mais de 2,5 mil já estão nas ruas, cerca de três mil permanecem em formação e o restante encontra-se em processo de matrícula.
A corporação recebe 33 novos oficiais, sendo 30 homens e três mulheres. O aspirante BM Felipe Távora Rocha ficou em 1º lugar e destacou que essa etapa representa a realização de um sonho. “Desde 2018 faço parte da corporação e, desde então, me encantei pela profissão a cada ocorrência e a cada pessoa que pude ajudar. Isso me deixava cada vez mais feliz e certo do caminho que queria seguir pelo resto da vida”, celebrou.
“Falei com a governadora sobre a dificuldade de completar o quadro de bombeiros, policiais penais e policiais militares, mas a gestão tem mostrado que, com determinação e investimento, é possível alcançar esse objetivo, e eu sou testemunha disso”, enalteceu o deputado estadual Joel da Harpa.

Também acompanharam a agenda os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (chefe da Casa Militar) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); o comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, ⁠coronel Ivanildo Torres; o delegado geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro; os deputados estaduais Antônio Moraes e Socorro Pimentel; além do vereador do Recife, Davi Muniz.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Nenhum comentário: