terça-feira, 28 de julho de 2015

Aqui em Pernambuco, o custo com um preso é oito vezes maior que um aluno de escola pública

Reprodução/TV Jornal

Para atender um preso, Pernambuco gasta em média R$ 3,5 mil ao mês. Um valor oito vezes maior do que é demandado para um aluno da rede pública. E caso a proposta de redução da maioridade penal vire lei, este custo para manter os detentos deve ter um aumento considerável, pois os adolescentes acima de 16 anos que cometerem crimes graves serão encaminhados a presídios. Baseados nesses números, especialistas defendem que a redução não resolve o problema da violência, e vai provocar um aumento da população carcerária e impacto nos cofres públicos.

De acordo com o vice-governador, Raul Henry, os presídios do Estado já estão superlotados, contando atualmente com 31 mil presos, três vezes mais do que a capacidade que é de 11 mil. “O custo de uma criança na escola no Brasil é, em média, R$ 5 mil por ano; o presidiário é de R$ 3, 5 mil por mês. É evidente que investir em educação e investir em políticas preventivas é muito mais eficaz e mais barato”, alega. 

“A gente acredita que o que está faltando é efetivar as políticas voltadas à saúde e educação. Uma escola de tempo integral com qualidade, então, esses adolescentes vão ser ressocializados efetivamente", argumenta a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco, Jacira Arruda.

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Policiais da operação Lei Seca atuarão com câmeras acopladas para flagrar condutores

Folha-PE

A partir desta segunda-feira (27), os policiais militares que atuarão em blitz da operação Lei Seca em Pernambuco terão pequenas câmeras acopladas aos uniformes para registrar as ocorrências. As imagens poderão ser utilizadas como prova para identificar um condutor alcoolizado. Também serão distribuídos o cordel “Veja Bem Motociclista, Salve Sua Vida” e o jornal “Saúde no Trânsito”, com o objetivo de conscientizar condutores de motocicleta sobre o alto número de acidentes.

Em 2013, 741 pessoas que pilotavam ou eram caronas em motocicletas morreram em acidentes de trânsito. No ano de 2014, foram atendidos quase 46 mil pacientes vítimas de acidente de trânsito, dos quais mais de 34 mil eram motociclistas, o que corresponde a 74,6% dos acidentados.

As duas publicações que serão entregues à população, cada uma com oito páginas, foram impressas pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Ao todo, serão 28 mil exemplares, que também serão distribuídos no Interior do Estado para os 12 Comitês Regionais de Prevenção aos Acidentes de Motos e para as 12 Gerências Regionais de Saúde.

Ilustradas, as páginas dos poemas de cordel contém informações, ao final de cada verso, de porcentagem sobre vítimas de acidentes de motocicleta que foram atendidas em unidades sentinelas de saúde e sobre os fatores envolvidos no acidente como excesso de velocidade, uso de álcool antes de conduzir a motocicleta e a não utilização do capacete Tais fatores chegam a ser responsáveis por 50% dos acidentes.

Já o jornal Saúde no Trânsito traz as seções Fique Sabendo, com números de óbitos, internações e atendimentos; Se Ligue nas Dicas de Prevenção, com os doze mandamentos para a segurança do motociclista; Rede de Urgência, com a relação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Para Distrair, com uma cruzadinha que traz afirmações educativas sobre a melhor conduta no trânsito.

Jarbas atrai governo e oposição

Diário de Pernambuco – Cláudia Ferreira

O deputado federal Jarbas Vanconcelos (PMDB/PE) mostrou, ontem, que representa uma figura estratégica no processo de configuração do cenário eleitoral do Recife em 2016. Em horários diferentes, o peemedebista recebeu em seu escritório político o ex-governador de Pernambuco João Lyra Neto e o senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho, ambos do PSB.

Na pauta oficial do encontro, estava o retorno dos parlamentares aos trabalhos do Congresso Nacional na próxima semana, a situação política do país e seus desdobramentos para o estado. No entanto, foi uma chance oportuna para os socialistas procurarem manter uma relação cordial com o deputado. Constantemente assediado pelos oposicionistas de Geraldo Julio (PSB), Jarbas tem visto seu nome ser ventilado como candidato à Prefeitura do Recife. Ele, inclusive, tem recebido pesquisasinternas da oposição que apontam os problemas na gestão de Geraldo Julio e lhe dão motivações para voltar a concorrer ao cargo.

Apesar de se esquivar das especulações, nos bastidores, Jarbas demonstra estar descontente com a atual gestão municipal, algo que tem recebido panos mornos do vice-governador Raul Henry (PMDB). Sobre as reuniões com João Lyra e Fernando Bezerra, contudo, Jarbas se limitou a falar da crise na relação entre o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), e o Planalto. “Nós não podemos, como representantes eleitos da população, sermos pautados por quem não tem condições éticas de conduzir sua função”, opinou o deputado, que já solicitou ao plenário o afastamento de seu correligionário da presidência da Casa, por constar na lista de investigados da Operação Lava-Jato, sob a suspeita de ter cobrado propina por contratos de empresas com a Petrobras.

Oposição vai fiscalizar obras em municípios governistas prioritários para o PSB em 2016

BR-232 vai ser o eixo da oposição para as inspeções do programa Pernambuco de Verdade nesta quarta-feira (29). Oposicionistas vão a Vitória de Santo Antão, Gravatá, Bezerros e Caruaru

Hélio Scheppa/JC Imagem

Ayrton Maciel

JC Online

Depois vistoriar obras e serviços públicos do Estado nas Zonas da Mata Sul e Norte, a oposição estadual realiza, nesta quarta-feira (29), a agenda mais política de seu programa de fiscalização do governo, o Pernambuco de Verdade, no interior. A bancada, na Assembleia Legislativa, parte para tentar flagrar obras paralisadas e serviços ineficientes em Gravatá, Bezerros e Caruaru, no Agreste, municípios governistas e de interesse eleitoral prioritário do PSB em 2016.

O líder oposicionista Sílvio Costa Filho (PTB) nega que o roteiro, agora, tenha também um componente eleitoral, para subsidiar a bancada nas eleições municipais. “É mera coincidência. A bancada tem tratado com responsabilidade seu papel de oposição. Observa (problemas) com o olhar técnico e cobra do governo (soluções), independentemente de postulações para 2016”, afirmou o petebista.

A agenda de inspeção deve incluir, ainda, Vitória de Santo Antão, município industrial na Mata Norte, também governista, e que está no eixo da BR-232 até Caruaru. É a quinta rodada do Pernambuco de Verdade, a estratégia criada pelo oposição para fiscalizar obras e ações do programa do governo Todos por Pernambuco. O roteiro vai passar por cidades com amplo domínio do PSB e da Frente Popular. 

Em Gravatá, o nome para a disputa é o atual líder do governo na Alepe, Waldemar Borges (PSB), e em Bezerros, o socialista Severino Otávio (Branquinho) vai apontar o sucessor. Em Caruaru, maior peso econômico da região, quatro lideranças governistas estão na disputa: o prefeito, José Queiroz (PDT), que quer indicar o sucessor, os deputados Raquel Lyra (PSB) e Tony Gel (PMDB) e a ex-deputada Laura Gomes (PSB).

O líder do governo, Waldemar Borges, acusa o projeto da oposição de eleitoreiro e a bancada de “não reconhecer” os avanços do Estado nos governos socialistas. “É um movimento eleitoreiro, exclusivamente. É de quem não desceu ainda do palanque de 2014, nem se conformou com a derrota. Há um conjunto de obras que melhorou a vida dos pernambucanos”, rebateu Borges. "Para cada dificuldade que identificam, há obras melhorando o dia a dia da população. A oposição não está falando para a maioria dos pernambucanos", minimizou o líder do governo a estratégia da minoria. 

A quinta etapa de inspeções da oposição estava agendada para esta terça (28), tendo sido adiada em um dia, para que a bancada de 13 oposicionistas compareça à posse do novo superintendente da Sudene, o ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT).

Estado quer repassar obra de triplicação da BR-232 para o governo federal

(Foto: Marcio Souza / A Voz da Vitória).

Folha PE

A responsabilidade pelo fim de um dos gargalos de acesso à Itaipava Arena Pernambuco deve ser repassada para o Governo Federal. O antigo projeto de triplicação da BR-232 no trecho Km 4,7, no viaduto da Abdias de Carvalho até o Km 11,50, na bifurcação com a BR-408 pode ser incluído no pacote de rodovias previsto no Programa de Investimentos em Logística (PIL). A sugestão de acrescentar o segmento no programa de concessão será levada pelo governador Paulo Câmara ao ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues.

Em 2011, a Secretaria de Transportes, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), deu início ao processo de licitação para contratar os projetos básico e executivo da triplicação do trecho de 6,8 quilômetros da BR-232. A obra faria parte das ações programadas pelo Governo de Pernambuco para melhoria da mobilidade até a Copa do Mundo em 2014. Entre as intervenções, estavam previstas a implantação de novas faixas de tráfego e de vias locais, além da restauração de pavimentos e drenagem.

“Já está no programa de concessões do Governo Federal o arco metropolitano, a BR-101 e a duplicação da BR-232, vamos propor que a empresa que ganhar a licitação também possa triplicar esse trecho crítico da 232. Achamos mais racional, já que a gestão da rodovia só estará delegada ao Estado por mais 12 anos”, justificou o vice-governador, Raul Henry.

As obras rodoviárias para Pernambuco previstas no PIL estão orçadas em R$ 4,2 bilhões. A cifra será maior se o Planalto aceitar incluir a triplicação do trecho da BR-232. No entanto, esse valor é desconhecido. “Nós do governo chegamos a iniciar os estudos, mas com o lançamento do programa entendemos que seria melhor pedir a inclusão para que a empresa ou consórcio que vencer a licitação possa tocar o projeto”, afirmou Henry.

O professor de engenharia civil das universidades Católica de Pernambuco (Unicap) e Federal de Pernambuco (UFPE), Maurício Pina considera a triplicação da BR-232 indispensável. “É um trecho onda há um intenso tráfego urbano diariamente, além de ser um acesso importante não só a arena, mas ao interior. Essa intervenção é essencial para a mobilidade daquela região”, reforçou o docente.

Concorrência

Este mês, o Ministério dos Transportes divulgou que 24 empresas atenderam o chamamento público e já manifestaram interesse nas concessões das rodovias pernambucanas. As coporações, que não tiveram os nomes revelados – aguardam a autorização do ministério para começarem a fazer seus estudos de viabilidade das estradas. O modelo prevê que as vias sejam pedagiadas para garantir o retorno do investimento privado.

Ressarcimento

Caso os estudos selecionados sejam utilizados nas licitações, as empresas serão reembolsadas. O valor não poderá ultrapassar 2,5% do valor do investimento estimado ou R$ 7,7 milhões, o que for menor.

Pernambucano morre atropelado por trem nos Estados Unidos


Jonnas Carvalho estava nos EUA há três meses. Foto: Blog Edenevaldo Alves/ReproduçãoUm pernambucano morreu atropelado por um trem na cidade de Brockton, em Massachusetts, nos Estados Unidos, na tarde do último sábado. Jonnas Nunes Carvalho, de 21 anos, natural de Petrolina, no Sertão, estava com mais dois amigos tentando atravessar a linha férrea perto da estação por trás da sede da polícia da cidade, por volta das 14h, quando foi atropelado. 

Jonnas estava nos Estados Unidos há três meses visitando amigos. O condutor do trem já foi interrogado pelos investigadores e, em depoimento, informou que o rapaz entrou na frente do modal. Ele ainda teria buzinado e acionado os freios de emergência, mas não houve tempo. 

O corpo do pernambucano deverá ser cremado e, posteriormente, encaminhado para o Brasil. O jovem era estudante de psicologia na Universidade do Vale do São Francisco.

Confira a nota divulgada pela polícia na íntegra

21-YEAR OLD MAN KILLED BY MBTA TRAIN IN BROCKTON IDENTIFIED

BROCKTON – A 21-year-old man who was struck and killed by an MBTA train Saturday afternoon has been identified, Plymouth County District Attorney Timothy J. Cruz has announced. 

Jonnas Nunes Carvalho (DOB: 06-17-94) was struck and killed by an MBTA train just after 2:00 pm Saturday. 

Carvalho was one of three men crossing the tracks near the train station behind Brockton Police headquarters on Commercial Street in Brockton Saturday afternoon when he was struck. Brockton Police, State Police assigned to the District Attorney’s Office and MBTA Police interviewed witnesses who said Carvalho was from Brazil and was in Brockton visiting friends. Investigators interviewed the MBTA conductor who said he saw the men attempting to cross in front of the train and activated the train’s bell and whistle and applied the emergency brakes but Carvalho was struck and killed.

Novo aviso meteorológico alerta sobre chuvas fortes nas próximas 24 horas

também um aviso da Marinha do Brasil sobre a ocorrência de ondas fortes no litoral pernambucano

Diario de Pernambuco

O alerta de ondas de até 2,5 metros, é válido da 9h da quarta-feira à 0h da sexta-feira. Foto: Rafael Martins/Esp DP/D.A Press

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu, no início da manhã desta terça-feira, um novo aviso meteorológico alertando sobre chuvas fortes na Região  Metropolitana do Recife (RMR) e Zonas da Mata Norte e Sul do estado nas próximas 24 horas. Segundo a nota, áreas de instabilidades estão causando o aumento da nebulosidade e ocasionando as precipitações. Ainda de acordo com a agência, a situação dos rios do estado se encontra nos níveis normais.

A Defesa Civil do Recife informa que as equipes estão de prontidão e podem ser acionadas pelo telefone, de ligação gratuita, 0800 081 3400. A Central de Atendimento funciona 24h.

Proprietários de veículos com placas finalizadas em 1, 2, 3 ou 4 têm até sexta-feira para estar com CRLV 2015


Os proprietários de veículos com placas finalizadas em 1, 2, 3 ou 4 têm até a próxima sexta-feira, 31 de julho, para estar com o seu Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) 2015 em mãos. Quem não recebeu o documento pelos Correios deve procurar a Ciretran mais próxima. A partir do próximo sábado, 1º de agosto, o documento 2014 não será mais aceito nas abordagens realizadas pelas autoridades de trânsito.

O CRLV só pode ser emitido após o pagamento do IPVA, taxas, multas de trânsito e seguro obrigatório (DPVAT). Também devem ser apresentadas cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço atualizado.

Quem for pego com o documento fora de validade estará cometendo infração gravíssima penalizada com multa de R$ 191,54 e sete pontos registrados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de ter o carro retido até a apresentação do documento de 2015.

Já para os carros com placas terminando em 5, 6 e 7, o prazo é o fim de agosto, e para os terminados em 8, 9 e 0 o dia 30 de setembro é o limite de tolerância.