sexta-feira, 24 de março de 2023

JORNALISTA MARCELO JORGE VOZ DO AGRESTE EM BRASÍLIA

Há 10 anos cobrindo a ‘Marcha dos Prefeitos’ em Brasília, jornalista de Garanhuns confirma participação na 24ª edição  
Segundo matéria publicada nesta sexta-feira (24) no blog do jornalista Magno Martins, ‘Mais de 11 mil participantes se cadastraram para o evento’, que terá início nesta segunda dia 27 de Março e se estenderá até a quinta-feira, dia 30. 
Evidenciado como a maior das edições municipalistas já realizadas, celebrando os 25 anos da primeira manifestação de gestores na capital federal, a versão 2023 já bate diversos recordes de atividades ofertadas e de público participante. E certamente estar em Brasília no período, sem reserva antecipada de hospedagem, deve provocar no mínimo muitos constrangimentos a quem se aventurar.
Integrando a cobertura jornalística do evento nas 10 últimas edições - interrompida apenas em 2020 e 2021, durante a pandemia do Covid-19 – o jornalista e Consultor Político Marcelo Jorge, criador e apresentador de memoráveis programas jornalísticos no Rádio, como o ‘Falando com o Agreste’ exibido pela Marano FM de Garanhuns e o  programa BrasilNordeste, veiculado em âmbito nacional pela TVCom Brasil, estará mais uma vez no Planalto Central como testemunha ocular da mais aguardada marcha de toda a história. 
O profissional desta vez realizará a cobertura do evento com entrevistas de prefeitos pernambucanos, parlamentares estaduais e represenetnates do Governo Federal através do seu blog www.marcelojorge.com e pelas suas mídias sociais, especificamente o @leituraampla no Instagram e YouTube. 
Para isso, Jorge estará circulando pelo Congresso nacional, palácio do Planalto e também na Esplanada dos Ministérios. 
Marcelo Jorge, que também é Mestre de Cerimônias e sendo recordista como apresentador oficial do Festival de Inverno de Garanhuns, participando de 26 edições do tradicional evento, será também o único jornalista da região a completar 10 coberturas em ‘Marchas de Prefeitos à Brasília’, além de ter participado presencialmente de dezenas de coberturas de outros momentos relevantes na história política nacional recente, naquela Capital Federal.          
Em Brasília, segundo a Confederação Nacional dos Municípios – CNM -,  criadora e organizadora da Marcha, algo em torno de 3.500 prefeitos confirmaram a participação no evento. De Pernambuco, de acordo com a AMUPE - Associação Municipalista de Pernambuco, 110 prefeitos estarão presentes no ato que tem como palco de palestras stands, rodas de conversas, debates e demais ações, o Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB. Do agreste pernambucano, dezenas de prefeitos também estão confirmados na Marcha, liderados pelo Prefeito de Calçado, Expedito Nogueira (PP), que também ocupa o cargo de presidente da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam).   
Com a recente notícia do adiamento da viagem do Presidente Lula à China, em razão de recomendação médica, também não se sabe se o petista deve prestigiar o ato dos prefeitos, já que tradicionalmente todos os presidentes da República anteriores, tem comparecido ao evento municipalista. Porém, já existe a confirmação da presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo e atual ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além dos presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD)  e da Câmara, Deputado Arthur Lyra (PP). 
Uma das pautas a serem tratadas na Marcha, ainda segundo o Blog do Magno, será “A discussão da problemática gerada pelo último censo nos municípios. Só em Pernambuco, 64 municípios tiveram suas populações reduzidas e isso implica em redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).”  

Nenhum comentário: