domingo, 28 de junho de 2026
OPINIÃO - QUEM FALA POR LULA É O PRÓPRIO LULA
EM BELO JARDIM, JOÃO CAMPOS DESTACA CAPACIDADE DE ENTREGA
No discurso, João Campos elogiou a conexão de Zé Guri Júnior com as causas populares e se comprometeu a ser um parceiro de Belo Jardim em pautas como o acesso à água e a duplicação da BR-232. “A gente precisa sonhar, ter esperança, mas o que difere um governante que sabe fazer e o que não sabe fazer é o compromisso e a capacidade de entrega. Prometeram fazer a duplicação da BR-232, passaram quatro anos e não colocaram uma pá de cal. Sabe por que eu quero ser governador? Para, no primeiro semestre do meu governo, a gente ter a obra começando. Vamos com esse time e com esse propósito, Belo Jardim”, disse.
No mesmo sentido, Zé Guri Júnior lembrou que os únicos avanços recentes registrados em Belo Jardim se devem ao olhar do Governo do Brasil para a região e delimitou o time da Frente Popular como o palanque de Lula na cidade e no estado, em contraponto ao grupo político que hoje comanda o município, representado por um deputado federal do partido de Flávio Bolsonaro. “As entregas que acontecem hoje aqui são projetos do presidente Lula, como o Minha Casa Minha Vida. A mudança verdadeira é João Campos. Vocês conhecem meu coração. Eu trabalho demais e vou trabalhar muito mais. Não tenho dúvida que esse grupo vai mudar a história de Belo Jardim e de Pernambuco”, declarou.
Também participaram do ato o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), os prefeitos de São Caetano, Josafá Almeida, e de Sanharó, César Freitas, o pré-candidato a deputado estadual Jobson Almeida (Republicanos), o ex-prefeito de Belo Jardim João Mendonça, vereadores da cidade e outras lideranças da região
GUSTTAVO LIMA CANCELA SHOW MILIONÁRIO EM SURUBIM, DIZ QUE ESTAVA COM "CAGANEIRA" E É CHAMADO DE "LADRÃO" PELO PREFEITO
A explicação, porém, não convenceu boa parte do público nem o prefeito Cléber Chaparral. Diante de milhares de pessoas que aguardavam o espetáculo, o gestor subiu ao palco e fez um duro desabafo. Visivelmente indignado, afirmou que o cantor terá de devolver o dinheiro recebido pela contratação e chegou a chamá-lo de "ladrão", sendo aplaudido por grande parte da plateia.
A indignação aumentou porque esta foi a segunda vez, em apenas oito dias, que Gusttavo Lima deixou Surubim sem a apresentação prometida. Para muitos moradores, a repetição do episódio extrapolou o limite do imprevisto e passou a representar um enorme desrespeito com a cidade, com os fãs e com o dinheiro público investido para levar uma grande atração ao São João.
Outro fator que ampliou a repercussão foi o fato de o cantor ter sido visto em Caruaru, cidade localizada a poucos quilômetros de Surubim, pouco antes do anúncio oficial do cancelamento. A sequência dos acontecimentos fez crescer os questionamentos sobre a situação e alimentou críticas nas redes sociais, onde milhares de internautas manifestaram frustração e cobraram explicações mais detalhadas.
Agora, o foco da discussão passa a ser a devolução dos R$ 1,4 milhão pagos pela contratação. O prefeito garantiu que adotará todas as medidas necessárias para assegurar que o município não arque com o prejuízo, caso haja previsão contratual para o ressarcimento.
O episódio deixa uma marca negativa na passagem de Gusttavo Lima por Pernambuco e reforça um debate que sempre ressurge quando contratos milionários não são cumpridos: o artista tem o direito de cancelar uma apresentação por motivo de saúde, mas também tem a responsabilidade de prestar contas aos milhares de fãs e aos cofres públicos quando um compromisso dessa dimensão é desfeito em cima da hora.
PL GANHA FORÇA COM ADESÃO DE GEORGE DUARTE A ANDRÉ FERREIRA E MOVIMENTO SINALIZA APROXIMAÇÃO COM O PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS
A movimentação vai além da simples escolha de um candidato. Nos bastidores, o gesto é interpretado como uma sinalização política relevante dentro da atual conjuntura estadual. André Ferreira é irmão do presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, uma das principais lideranças da legenda em Pernambuco. Ao mesmo tempo, Yuri Duarte deverá assumir o cargo de assessor especial na Casa Civil do Governo de Pernambuco, criando um contexto político que reforça a leitura de aproximação entre setores do PL e o Palácio do Campo das Princesas.
Embora cada movimento tenha sua dinâmica própria, a coincidência entre a desistência da candidatura de Yuri, o anúncio do apoio a André Ferreira e a futura participação do empresário na estrutura do Governo do Estado forma um conjunto de fatos que chama atenção dos observadores da política pernambucana. O cenário é visto como um indicativo de diálogo institucional e de construção de pontes entre importantes lideranças políticas, em um momento de intensa reorganização das bases eleitorais para 2026.
Com a adesão de George Duarte, André Ferreira amplia sua presença no interior do Estado e passa a reunir o apoio declarado de cinco prefeitos pernambucanos. Além do gestor de Santa Maria da Boa Vista, o pré-candidato conta com o respaldo dos prefeitos de Pombos, Jucati, Escada e Lagoa do Ouro. O crescimento da sua base demonstra um trabalho de articulação que vem alcançando diferentes regiões de Pernambuco, fortalecendo sua pré-campanha para uma cadeira na Alepe.
A decisão de George Duarte também representa uma mudança estratégica para o grupo político do município. Ao abrir mão de lançar uma candidatura própria à Assembleia Legislativa, a gestão municipal concentra esforços em uma aliança considerada mais ampla, buscando ampliar sua interlocução política tanto no Legislativo estadual quanto junto às principais forças políticas que se articulam para o próximo pleito.
Para André Ferreira, o novo apoio representa mais um passo na consolidação de sua pré-candidatura. A chegada de lideranças municipais amplia sua capilaridade eleitoral e fortalece o projeto do PL de aumentar sua representação na Assembleia Legislativa. Ao mesmo tempo, o conjunto das movimentações envolvendo Santa Maria da Boa Vista passa a ser acompanhado com atenção por analistas políticos, que enxergam no episódio um movimento de aproximação institucional entre lideranças ligadas ao PL e o Governo de Pernambuco, em um ambiente marcado pela construção de alianças e pela redefinição das forças que disputarão as eleições de 2026.
FILHO DO PREFEITO DE SANTA MARIA ADIA SONHO PARA ASSUMIR ASSESSORIA ESPECIAL NO GOVERNO DE PE
ZECA RECEBE RAQUEL LYRA NA 15ª NOITE DO SÃO JOÃO DE ARCOVERDE E REFORÇA PARCERIA POR NOVOS INVESTIMENTOS
ANDERSON LUIZ GANHA FORÇA NAS RUAS E NO SÃO JOÃO DE CARUARU E CONSOLIDA PRÉ-CANDIDATURA À ALEPE
Durante todos os dias da programação junina, Anderson marcou presença nos polos de animação, acompanhando apresentações culturais, conversando com moradores, turistas, comerciantes e trabalhadores que movimentam a economia do município. A estratégia tem reforçado sua proximidade com diferentes segmentos da sociedade em um dos períodos de maior circulação de pessoas na Capital do Forró.
Paralelamente à agenda festiva, o pré-candidato intensificou as visitas aos bairros, feiras livres, mercados públicos e ao comércio local. Em cada encontro, Anderson tem apresentado um balanço das principais ações realizadas pela gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD), destacando investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana, saúde, educação e desenvolvimento econômico, além de compartilhar os projetos planejados para os próximos anos de Caruaru.
O trabalho de aproximação com a população, no entanto, não começou durante o ciclo junino. Antes mesmo da abertura oficial do São João, Anderson já mantinha uma rotina de visitas permanentes às comunidades urbanas e rurais, ouvindo demandas, dialogando com lideranças comunitárias e fortalecendo sua relação com comerciantes, agricultores, empreendedores e representantes de diversos setores da cidade.
Nos bastidores da política local, aliados avaliam que a combinação entre a intensa presença nas ruas e a participação constante na maior festa popular do município tem contribuído para ampliar a visibilidade de Anderson Luiz. A avaliação é de que sua agenda permanente fortalece sua imagem como um dos principais nomes ligados ao projeto político liderado pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, que busca ampliar sua representatividade na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Com um calendário de atividades que une participação em eventos populares, diálogo direto com a população e apresentação de propostas voltadas ao desenvolvimento de Caruaru, Anderson Luiz segue ampliando sua atuação política e consolidando espaço na disputa eleitoral de 2026. A expectativa de seus apoiadores é de que essa presença constante junto aos caruaruenses continue impulsionando sua pré-candidatura nos próximos meses, fortalecendo sua base e ampliando seu alcance em todas as regiões do município.