sábado, 1 de abril de 2023

PREFEITO REELEITO, FORROZEIRO AMAZAN NUNCA ATRASOU SALÁRIO DE SERVIDOR

A Prefeitura de Jardim do Seridó, por meio da Secretaria de Administração e da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, enviou nesta quinta-feira (30), à instituição financeira o pagamento do funcionalismo público municipal, referente ao mês de Março/2023. Os valores deverão ser creditados nas contas dos servidores até a próxima segunda-feira, 03 de abril.
 
Com isto, o prefeito Amazan Silva, segue sem atrasar a folha salarial desde o início do seu primeiro mandato, valorizando assim o funcionalismo público municipal, e mostrando zelo pelo dinheiro do povo.

O CANTOR
Amazan nasceu em Campina Grande, no dia 05 de Outubro de 1963 e foi criado em Jardim do Seridó, interior do Rio Grande do Norte, onde desde criança já apreciava a poesia e a boa música nordestina, começando a tocar com uma velha sanfona emprestada de seu primo Hamilton. O que parecia brincadeira de criança se tornou a parte mais importante da vida profissional de Amazan e o cantor já percorreu todo o Brasil cantando o ritmo mais nordestino de todos: o forró.

Em Jardim do Seridó viveu até os 19 anos, quando voltou para Campina Grande. Na Rainha da Borborema, por volta de 1984, conheceu o grupo de cultura nativa Tropeiros da Borborema, e a convite de Gerson Brito, seu Diretor, passou a ser “tocadô oficiá dos tropêro”. Como membro dos Tropeiros, Amazan teve oportunidade de mostrar a sua arte para vários estados brasileiros e até para a Europa, sendo o grupo uma vitrine para o seu trabalho e para uma mudança profunda na sua visão do mundo. O seu fascínio pela música determinou definitivamente os caminhos pelos quais iria percorrer, e junto com dois outros integrantes formou “Os Três do Forró” e gravou o seu primeiro compacto. Algum tempo depois este grupo se desfez e um novo trio foi criado, o “Festejo Nordestino”, e mais um compacto gravado. Era o início de uma definição profissional.
Em 1989, em carreira solo, Amazan grava o primeiro LP, “Naturalmente” e começa assim uma carreira de sucesso crescente. A poesia chegou primeiro na vida de Amazan. “Palavra de Nordestino” e “Nordeste em Carne e Osso” foram as suas primeiras empreitadas no mundo literário – mas já aos doze anos escrevia versos de cordel. No ano de 2009 ele lançou o seu terceiro livro, HumoRimado.

As suas composições atestam a sua maturidade e a autenticidade de quem cresceu em contato com a típica condição nordestina, ouvindo cantigas que carregavam em suas letras a realidade do sertão e o retrato genuíno da saga de pessoas que conhecia e eram personagens dessas histórias.
Além de sua rica jornada no mundo da música e poesia, Amazan desponta como empresário, fabricando seu próprio instrumento ao criar a fábrica de acordeons Leticce, comercializada para todo o Brasil.

Também ator, o poeta é o garoto propaganda da rede de lojas Armazém Paraíba e, nos anos 2011 e 2012, foi o artista que comandou a campanha junina da Nova Schin veiculada em todo o país, onde toca sanfona e narra os contos engraçados.

Amazan é amante do forró, enriquecido pelas raízes culturais que lhe deram suporte para buscar estabilidade e autenticidade, mas também pela responsabilidade de levar ao seu público uma cultura enraizada nos pilares nordestinos, com amor e respeito ao gênero musical sem recorrer a apelos agressivos. E nesse caminho, canta e conta as paixões, o pensamento e a cultura de um povo, sendo a música e a poesia um veículo mágico para transformar dificuldades e tristezas, e exaltar a alegria do canto e da dança.

POLÍTICA 
Em 2012, foi candidato a prefeito de Jardim do Seridó/RN pelo PSD, obtendo 4 506 votos (48,44% dos votos válidos) e ficado em 2º lugar, quando foi eleito Padre Jocimar, do PMDB, que obteve 4.796 votos (51,56% dos votos válidos).

Em 2014, foi candidato a deputado estadual do Rio Grande do Norte pelo PSD, obtendo 22 243 votos (1,34% dos votos válidos). Sendo o 28º mais votado, ficou na segunda suplência de sua coligação. 

Nas eleições de 2016, foi eleito prefeito da cidade de Jardim do Seridó, no estado do Rio Grande do Norte pelo PSD, obtendo 4 600 votos (51,13% dos votos válidos).

Em 2020 foi reeleito prefeito do município de Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte. Amazan e a vice Aninha foram eleitos com 4.012 votos válidos (50,70%).

O candidato derrotou Iron Junior, que ficou em segundo lugar com 49,30% (3.901 votos).

Nenhum comentário: