terça-feira, 30 de maio de 2023

Na Lupa 🔎 Terça 30/05/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


OS SENADORES PERNAMBUCANOS E O PERFIL NO MANDATO

Vamos dar uma analisada rápida no perfil de cada Senador da República, que representam o estado de Pernambuco no Senado Federal. Vamos lá: 
HUMBERTO COSTA 1 - Humberto Sérgio Costa Lima nasceu em Campinas, 7 de julho de 1957,  é um médico, jornalista e filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Senador por Pernambuco, é o líder do PT no Senado. Foi Ministro da Saúde durante o governo Lula, bem como deputado federal e estadual. Pós-graduado em medicina geral comunitária, clínica médica e psiquiatria, também formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).
Foi Secretário das Cidades de Pernambuco de 2007 a 2010, na gestão do governador Eduardo Campos (PSB), foi Ministro da Saúde no primeiro governo Luiz Inácio Lula da Silva, de 1 de janeiro de 2003 a 8 de julho de 2005. Também foi secretário da saúde do Recife, Deputado Federal, Estadual e Vereador por Recife, onde obteve a maior votação em 2000.
HUMBERTO COSTA 2- atualmente Senador da República, eleito em 2010 com mais de três milhões de votos, assumindo o cargo em 2011. Foi o primeiro senador eleito pelo PT de Pernambuco. Já no primeiro ano de mandato, foi escolhido líder do partido no Senado e do Bloco de Apoio ao Governo - ganhando destaque em sua atuação e sendo eleito o parlamentar mais influente de Pernambuco e um dos mais transparente e importante do País em 2011. Foi reeleito Senador de Pernambuco nas eleições de 2018 recebendo 25,66% dos votos. 
ATUAÇÃO- Humberto Costa é sem sombras de dúvidas a maior liderança petista em nosso estado. Controla de fato o Partido dos Trabalhadores, onde pinta e borda. Não dar ponto sem nó. Está no segundo mandato de senador e já está de olho no terceiro mandato que tentará em 2026 nas urnas. Porém desde já traçou o mapa que o levará a marca de 24 anos no Senado Federal. Uma mudança de planos só será possível se o PSB, resolver apoiá-lo no futuro, o que hoje parece ser impossível. Mas, política o que não é hoje pode ser amanhã. Humberto atua no Senado muito mais mas questões nacionais do que nas questões locais. Sua atuação é voltada para o macro e eventualmente, entra em cena quando é para garantir algo significativo para Pernambuco. Porém não possui uma atuação local. No mandato passado usou suas emanadas para distribuir carros aos conselhos tutelares junto com um kit para a atuação dos mesmos. 
TEREZA LEITÃO 1 - Maria Teresa Leitão de Melo nasceu em Recife em 7 de outubro de 1951, é professora, pedagoga, sindicalista e política brasileira. Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), foi deputada estadual e atualmente é senadora da República pelo estado de Pernambuco. Formada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, em 1975, iniciou sua carreira profissional na rede estadual de ensino. Ingressou no movimento sindical em 1984 como diretora da Associação dos Orientadores Educacionais de Pernambuco (AOEPE). Em 1993, foi eleita presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).
TEREZA LEITÃO 2- Filiada ao PT desde 2000, foi eleita em 2002 à Assembleia Legislativa de Pernambuco com 23 mil votos. Sendo reeleita em 2006 com 37 mil votos, 2010 com 39 mil, 2014 com 38 mil e em 2018 com 31 mil votos. Na Assembleia, presidiu a Comissão de Educação e Cultura da casa.
Nas eleições de 2022, foi eleita senadora por Pernambuco, tornando-se a primeira mulher da história a representar o estado no Senado Federal.
ATUAÇÃO - Sempre se destacou pela defesa dos professores em pautas de aumentos salariais e direitos da categoria, porém nos dias atuais essas pautas estão estranguladas é só se fala em fazer prefeitos pagarem o piso nacional do magistério e ainda na divisão dos recursos do chamado precatório do Fundef (com F no final). Além desses dois temas praticamente não existe mais bandeiras exclusivas que se possa levantar que traga impacto individual e ao mesmo tempo oferte discurso aos parlamentares e senadores ligados à educação. Porém existe temas de grande relevância a exemplo do novo ensino médio, alvo de disputas e polêmicas. Porém a senadora tá no início do mandato longo de 8 anos, sendo ainda muito cedo para análises. 
FERNANDO DUERE- Suplente de Jarbas Vasconcelos, ícone nacional em suas atuações no congresso, que está enfrentando uma doença grave, de acordo com o divulgado na imprensa, o Senador em exercício Fernando Duere(MDB) tem dado um show em seu mandato, pois está familiarizado e bastante a vontade na função. O senador Fernando Duere tem acompanhado tudo aquilo em que Pernambuco está no centro das atenções. Sua atuação parlamentar e digna de aplausos e reconhecimento. Amigo e aliado fiel de Jarbas Vasconcelos, recebeu a incumbência de representar na Câmara Alta, a história de Jarbas,  e ao mesmo tempo de construir os seus próprios caminhos. O senador tem liberado emendas e trabalhado intensamente por vários municípios pernambucanos. O seu gabinete está sempre aberto a todos os que o procuram. É sem dúvidas uma grande revelação na política prática, pois tecnicamente já era bastante conhecido por ter sido secretário estadual no governo Jarbas em que teve atuação destacada. É isso aí.

Nenhum comentário: