Chuva intensa alaga o Recife e causa transtornos em Pernambuco
Recife amanheceu alagado, aulas foram suspensas em parte do estado e os rios que cortam as cidades de Ipojuca e Itambé atingiram cota máxima de inundação
A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) de chuva intensa para a maior parte do estado se confirmou nesta quarta-feira (21). Recife amanheceu alagado e os rios que cortam as cidades de Ipojuca e Itambé atingiram cota máxima de inundação.
A chuva moderada que se perdura desde a noite de ontem deixou prejuízos em cidades do Litoral e do Agreste do estado. O acumulado das últimas 24h mostra uma maior incidência de pancadas fora da capital.
Conforme o balanço da Apac, a chuva registrou maior volume nos seguintes municípios:
– Cabo de Santo Agostinho, no bairro da Charneca – 184 mm;
– Triunfo – 177,86 mm;
– Barreiros – 168 mm;
– Escada – 159,29 mm.
Risco de enchente
O Rio Ipojuca, na altura das cidades de Ipojuca e Escada, ainda no Grande Recife, e o Rio Capibaribe Mirim, em Itambé, na Mata Norte, atingiram o nível máximo de inundação. A situação é de extravasamento, no entanto, caso a intensidade das chuvas persista, a tendência é que os rios transbordem e afetem ainda mais a rotina da população nessas cidades.
Alagamentos no Recife
No Recife, pelo menos 10 pontos de alagamento foram identificados pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). A prefeitura já suspendeu as aulas na rede municipal de ensino e as universidades também anunciaram o adiamento das aulas nesta manhã.
Devido ao cenário de mobilidade limitada, a orientação da CTTU é que os condutores redobrem a atenção no trânsito e evitem se deslocar nas seguintes localidades:
Av. Eng. Abdias de Carvalho x Av. do Forte , Sentido centro – Praça da CHESF;
Av. Recife x Av. João Cabral de Melo Neto – Sentido Aeroporto;
Av. Mal Marcarenhas de Moraes – em frente a Tambaí veículos, nos dois sentidos;
Av. Mal Marcarenhas de Moraes, próximo a Imbiribeira Diesel;
Av. Domingos Ferreira x Rua Bruno Veloso – Boa Viagem;
Av. Dois Rios / SESI – Ibura;
Rua Pereira da Costa x Av. Eng. Domingos Ferreira- Pina;
Rua Visconde de Pelotas, sob o pontilhão – Afogados;
Estrada dos Remédios, próximo a Estrada do Bongi – Afogados;
Av. Mal. Mascarenhas de Moraes , em frente a loja Magazine Luiza / sentido subúrbio;
Túnel Felipe Camarão, no Jordão.
Situação pode piorar com alta da maré
Os pontos de alagamento do Recife podem ficar mais extensos no fim da manhã. Com a alta da maré é esperada às 10h53, quando o nível do mar deve atingir 1,97m. A junção da chuva intensa com o pico da maré certamente aumenta a gravidade dos transtornos já causados na capital.
A previsão da Marinha do Brasil é que a maré baixe e chegue ao nível mínimo – de 0,59m – por volta das 17h25. A nova subida só deve ocorrer no fim da noite, por volta das 23h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário