quinta-feira, 22 de maio de 2025

COLUNA POLÍTICA | NA LUPA 🔎 | POR EDNEY SOUTO

IZAÍAS RÉGIS E A HISTÓRIA DO DEPUTADO DE GARANHUNS COM QUATRO MANDATOS NA ALEPE
UM NOME MARCANTE NA POLÍTICA DO AGRESTE
Izaías Régis é, sem dúvida, um dos nomes mais emblemáticos da política pernambucana nas últimas décadas. Com quatro mandatos como deputado estadual e dois como prefeito de Garanhuns, ele construiu uma trajetória marcada por persistência, habilidade estratégica e serviços prestados que ressoam ainda hoje no Agreste Meridional e em Garanhuns, onde reside. Vamos dar uma analisada NA LUPA desta quinta-feira


O LEGADO DE SERVIÇOS EM GARANHUNS
Durante suas gestões, Izaías deixou uma marca concreta. Investimentos em infraestrutura urbana, saúde e educação são lembrados por aliados e adversários. A requalificação de vias, os eventos culturais impulsionados pelo poder público e o fortalecimento da atenção básica à saúde formam um legado de ações duradouras. Também deu impacto significativo no Natal de Garanhuns e diversos eventos que ganharam continuidade e que geram até hoje empregos temporários e renda. 

DA ALIANÇA COM ARMANDO MONTEIRO À SOLIDÃO POLÍTICA
Nos tempos áureos, sua parceria com o então senador Armando Monteiro era um pilar de sustentação. Centros de saúde, convênios robustos e articulações políticas eficazes fluíam dessa conexão. Com o rompimento dessa parceria, Izaías ficou órfão de um suporte político de grande peso, e isso teve impacto direto na fluidez de suas ações mais recentes. Ações permanentes e marcantes eram realizadas em parceria com o deputado federal Armando Monteiro, que depois foi eleito senador e ainda exerceu a função de Ministro de Estado. Armando saiu do mandato e as ações pararam de acontecer, deixando uma vasta lacuna. 

ENTRADA NO PSDB E A BUSCA POR NOVOS APOIOS
Hoje filiado ao PSDB, Izaías caminha em uma legenda que tenta se reinventar. No entanto, a ausência de uma parceria forte com um deputado federal deixa uma lacuna estratégica. Sem articulações mais amplas em Brasília, seu raio de ação sofre restrições que ecoam nas bases. Porém ele tem a governadora Raquel Lyra como uma força que pode ecoar por novas ações não só  em Garanhuns mas na região por inteiro. Basta querer e escalar o time certo para executar. 

A REALIDADE DE UM MANDATO DIFÍCIL
O atual mandato de Izaías na Assembleia Legislativa de Pernambuco não tem sido fácil. A posição que mudou de  oposição estadual pra situação o coloca em rota de colisão com alguns temas que são comuns no advento da máquina governamental, o que limita seu alcance. Mesmo assim, tem cumprido seu papel com firmeza: sugerir, denunciar quando plausível, e sobretudo propor ações como no caso da Maternidade do Hospital Dom Moura e Hospital Mestre Dominguinhos, entre outras coisas. 

A CAMPANHA DE 2024 COMO ATO DE RESISTÊNCIA

Na eleição municipal de 2024, ele sabia que Sivaldo Albino caminhava para uma reeleição praticamente irreversível. Ainda assim, entrou no jogo. Não por ingenuidade, mas por missão. Foi marcar posição. E cumpriu. Mostrou à população que continua vivo no tabuleiro político.


A DIFERENÇA ENTRE SER GOVERNO E SER OPOSIÇÃO
Observadores políticos em Garanhuns – inclusive nos bastidores do Colunata – comentam que há uma diferença abissal entre o Izaías governante e o Izaías opositor. Ele é um executor por vocação, e a limitação de recursos e alianças que dependem de terceiros compromete seu desempenho pleno. Mas ele sabe o caminho das pedras e conhece os fatos. Izaías Régis é experiente. 

A URGÊNCIA DE RENOVAÇÃO INTERNA
Eleitores fiéis têm apontado que o deputado precisa renovar o seu staff. O discurso político e as ferramentas de comunicação mudaram. A velha fórmula da fidelização de lideranças locais já não tem o mesmo efeito em tempos digitais. É preciso oxigenação. Não se fala sobre os atuais assessores do deputado, afinal são aliados históricos. O que o deputado estadual Izaías Régis precisa é de mais pessoas na sua equipe antenados com a nova era da política atual. 

DO ANALÓGICO AO DIGITAL – A POLÍTICA SE
TRANSFORMOU
Estamos na era da inteligência artificial, das redes sociais e da comunicação em tempo real. Izaías, com toda sua bagagem, precisa adaptar sua atuação. O político eficaz hoje é aquele que dialoga no WhatsApp, responde no Instagram e compreende o algoritmo tanto quanto o eleitorado.

EMENDAS E A CHAVE DO PRESENTE
Apesar das dificuldades, Izaías tem um trunfo: as emendas parlamentares. Com elas, pode irrigar municípios com ações concretas e conquistar apoios. Mas para isso, precisa circular, expandir-se, ir além de Garanhuns. 2026 não será como 2022.  A eleição de 2022 foi definida majoritariamente em Garanhuns. Em 2026, o mapa será mais amplo. O deputado precisa construir pontes com novos prefeitos, vereadores e lideranças regionais. É hora de rodar, andar, aparecer e se posicionar.


O PASSADO ENSINA, MAS NÃO GARANTE O FUTURO
Seu histórico é uma bússola, mas não uma âncora. O eleitor de hoje olha para o presente e o amanhã. A memória política ajuda, mas não reelege sozinha. É preciso nova entrega, novas bandeiras, novas narrativas. O quinto mandato é possível na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ninguém duvida da capacidade política de Izaías Régis. Ele tem inteligência tática, conhecimento de máquina pública e coragem. Tem ainda capital político – mesmo que ameaçado – que pode ser reenergizado.

FAZER O “DEVER DE CASA” É INADIÁVEL
Se quiser o quinto mandato, o deputado precisa reposicionar-se. Fazer política de forma conectada, rejuvenescer sua imagem e, sobretudo, mostrar serviço nos próximos meses. A régua está mais alta, o eleitor mais exigente. Não subestimem o deputado estadual Izaías Régis. Ninguém chega nos quatro mandatos na ALEPE de forma aleatória. Ele já provou ser resiliente, estrategista e incansável. Mas a nova política exige mais que experiência: exige adaptação. Se fizer esse movimento com inteligência, pode, sim, escrever um novo capítulo em 2028. É isso aí.

Nenhum comentário: