CPRH realiza reunião técnica em Noronha para discutir projeto de energia solar
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizará, no próximo dia 28 de maio, reunião técnica pública para discutir a implantação do projeto de geração de energia renovável na Ilha de Fernando de Noronha. A iniciativa faz parte do processo de licenciamento ambiental da Agência.
Durante a reunião, que será realizada às 18h, na sede do Projeto Tamar, haverá a apresentação do Relatório Ambiental Simplificado (RAS) do empreendimento denominado Noronha Verde, proposto pela Neoenergia Pernambuco. A iniciativa pretende reduzir a dependência de combustíveis fósseis como matriz energética do Arquipélago, contribuindo para a transição energética sustentável e a diminuição dos impactos ambientais.
O diretor-presidente da CPRH, José de Anchieta dos Santos, destaca a importância da participação dos ilhéus na reunião técnica. “A Neoenergia vai apresentar o projeto e como está projetada a operacionalização do mesmo. Já a CPRH irá informar todo o processo de licenciamento que está ocorrendo. É importante a participação dos moradores da Ilha para que possam conhecer o projeto e tirar as dúvidas sobre o que está sendo proposto. Os interessados podem, inclusive, externar as suas contribuições ao processo”, comentou.
De acordo com informações do RAS, o Projeto Noronha Verde vai integrar a matriz energética local, operando em conjunto com a Usina Termelétrica Tubarão (UTE Tubarão), para maior estabilidade no fornecimento de energia da Ilha. O novo sistema híbrido vai permitir a otimização do uso da energia solar e o armazenamento da geração excedente, garantindo maior segurança energética e contribuindo para a descarbonização da matriz elétrica da região. Se aprovado, a previsão é que o projeto comece a operar em junho de 2027.
O RAS do Projeto Noronha Verde está disponível para consulta no portal da CPRH (www.cprh.pe.gov.br): basta acessar a área Publicações e clicar em Publicações de Avaliação de Impacto Ambiental.
Gerência de Comunicação Social e Educação Ambiental
Nenhum comentário:
Postar um comentário