sexta-feira, 16 de maio de 2025

NEM A CHUVA ESPANTOU A MULTIDÃO EM CAMARAGIBE NOS SEUS 43 ANOS, PABLO E XANDY AVIÃO FIZERAM A FESTA

Pablo e Xand Avião reúnem multidão na Praça de Eventos e destilam romantismo em ritmos de arrocha e forró na quarta noite de festa pelos 43 anos de Camaragibe
Rei da Sofrência e Comandante, fenômenos da música popular brasileira e das plataformas digitais, fizeram apresentações repletas de hits que marcam mais de 20 anos de carreira de ambos os artistas

Após o cancelamento do seu show da noite de ontem (14/05), devido às chuvas intensas que atingiram Camaragibe, finalmente o cantor Pablo pisou no palco da Praça de Eventos. De quebra, a quarta noite de comemorações pelos 43 anos de emancipação da Terra dos Camarás, nesta quinta-feira (15/05), trouxe um dos maiores artistas do forró contemporâneo, Xand Avião. Em duas apresentações inéditas na cidade, o Rei da Sofrência e o Comandante marcaram seus nomes no aniversário e na história da cidade e confirmaram de vez o município na rota dos grandes shows.

A espera e ansiedade de quase 24 horas pela entrada do baiano Pablo no palco deixou uma dúvida: qual a música mais cantada pelo público que compareceu em peso ao show do baiano, que antecedeu Xand Avião? Isso por que todas as canções do precursor do arrocha foram entoadas a plenos pulmões e seguidas de uma carga emocional (romântica, diga-se) que somente artistas como Pablo conseguem extrair da plateia com tamanha verdade.

Foi assim, com um coro de milhares de pessoas emocionadas, que o Rei da Sofrência pisou no palco às 22h para o deleite dos fãs ou dos que apenas foram conferir de perto a performance de um dos maiores fenômenos da música popular brasileira e das plataformas digitais, e que por onde passa arrasta multidões com corações apaixonados ou despedaçados após 13 discos gravados entre 2012 e 2024.

“Pablo é isso aí, é emoção à flor da pele com essa voz marcante que alegra e maltrata os corações. É o cantor do povo, o artista popular que canta o amor. Xand Avião dispensa comentários com sua trajetória no Aviões do Forró e na carreira solo, cantando para multidões também. Acertamos em cheio ao trazer para o aniversário de Camaragibe dois artistas nordestinos consagrados na música brasileira. Esses shows estão marcados na história da cidade e estamos muito felizes”, declarou o prefeito da cidade, Diego Cabral.

Durante quase duas horas de show, Pablo, nascido em Candeias (BA), destilou sucessos da sua carreira e do mais recente DVD “Bodega do Pablo”, gravado em Salvador, em janeiro deste ano. O projeto audiovisual tem um setlist de respeito e o Rei da Sofrência não economizou nos hits: “Bem debaixo do seu nariz”, “Dona de mim”, “Voa livre”, “Intriga da oposição”, “Quem ama não machuca”, “Me liga, beijo e tchau”, “Pena de morte”, “Pra não chorar um dia” e, claro, “Por que um homem não chora”, “Fui fiel” e “Bilu Bilu” deixaram o público de todas as idades em êxtase.

Nem mesmo chuva fina que voltou a cair foi suficiente para espantar os fãs. “Eu estou amando essa festa, o povo extrovertido, as atrações, principalmente Pablo, minha mãe é doida por ele, e eu também. É uma coisa de geração em geração, de mãe pra filha, tanto é que ela queria chegar aqui às 15h. Mas eu disse ‘não, tenha calma que a gente vai de noite, vamos chegar bem pertinho da grade só pra ver ele’. Eu, como fã fiel, sou louca pelo arrocha de Pablo, sou louca demais”, relatou Kamylla Moreira, 34 anos, moradora da Vila da Fábrica.

A euforia pela apresentação de Pablo foi intensa e não parou, pois à meia-noite o Comandante Xand Avião aterrissou no palco e botou todo mundo para dançar. No repertório do artista potiguar, um setlist com clássicos da carreira do Comandante na banda Aviões do Forró e também músicas do seu mais recente projeto, o DVD “Xand’s Bar”, com milhões de downloads nas plataformas digitais. Não faltaram hits como “Coração”, “Se não valorizar”, “Se mordendo de raiva”, “Casal raiz”, “Algo mais”, “Cidade inteira”, “Matadinha de saudade”, “Brincar de amar” e “Sábado à noite”.

“Acompanho Xand desde os tempos do Aviões do Forró e ele continua com a mesma animação. Foi uma excelente escolha da organização trazê-lo para esse primeiro show. Que seja o primeiro de muitos, Camaragibe merece esses grandes shows”, disse Luciana Silva, 35 anos e moradora do Timbi.

“Deu tudo certo e essas apresentações já estão marcadas na história de Camaragibe, que sem dúvida alguma entra de vez na rota dos grandes shows musicais”, destacou a presidente da Fundação de Cultura de Camaragibe, Rosa Santana.

Demais apresentações – Os shows na Praça de Eventos de Camaragibe seguem nesta sexta-feira (16/05) com as apresentações de Forró de Nós da Terra (20h), Maciel Melo (21h), Limão com Mel (23h) e Raí Saia Rodada (0h). No sábado (17/05), é a vez dos artistas Alan Salvador (20h30), Voadores do Forró (22h) e do fenômeno do brega pernambucano, a favorita Raphaela Santos (0h), que volta à Terra dos Camarás pouco mais de dois meses após fazer o encerramento do Carnaval 2025. Já no domingo (18/05), a programação é dedicada ao público infantil, com shows da Banda Pegada Kids (16h) e Tio Bruninho (18h). 

Crédito da imagem: Carol Bezerra/PMCg

Nenhum comentário: