sexta-feira, 4 de julho de 2025

MINISTROS SILVIO COSTA FILHO E ALEXANDRE PADILHA LIDERAM MUTIRÃO DA SAÚDE DO GOVERNO FEDERAL EM PERNAMBUCO

Ministros Silvio Costa Filho e Alexandre Padilha lideram  mutirão da saúde do Governo Federal em Pernambuco
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lideram, neste sábado (05), o mutirão da saúde, em Pernambuco, com  atendimento de cirurgias gerais e urológicas. Serão realizadas ainda consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, em um esforço coordenado de todos os 45 Hospitais Universitários federais da Rede Ebserh.  

A ação, coordenada pelo Ministério da Saúde, integra o Dia E do Programa Ebserh em Ação, que tem como objetivo reduzir o tempo de espera nas filas do SUS. A iniciativa quer levar mais saúde para a população brasileira, ampliando o acesso a cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Ao mesmo tempo, promove a aprendizagem dos estudantes de medicina, que testam seus conhecimentos supervisionados pelos professores e demais profissionais da Rede Ebserh.

_"O Programa Ebserch em Ação é fundamental para levar mais saúde e qualidade de vida aos pernambucanos que usam diariamente o sistema único de saúde. É mais um esforço e ação estratégica do governo do presidente Lula para reduzir o tempo de espera dos pernambucanos em filas para cirurgias eletivas", avaliou Costa Filho._ 

Trinta e quatro pacientes serão beneficiados nos dois mutirões a serem realizados em dois sábados de julho no Hospital das Clínicas da UFPE. No Brasil, são esperados mais de 7 mil atendimentos, 1 mil cirurgias eletivas, 5.600 exames e 1.200 consultas neste mutirão nas 45 unidades hospitalares federais que integram a rede Ebserh no país. O atendimento serão para especialidades como Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia e Saúde da mulher. A Ebserh já promoveu 166 mutirões em todo o país. 
   
HC-UFPE
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.  

COMO PARTICIPAR DO MUTIRÃO?
O mutirão vai atender pacientes que já estão aguardando cirurgias e procedimentos na Rede Ebserh. Os atendimentos deste sábado seguem ordem de prioridade e já estão agendados. Para participar de outros mutirões, é necessário já estar em atendimento nos hospitais universitários e atender aos critérios de prioridade ou ser encaminhado pela central de regulação municipal ou estadual.

SERVIÇO
Evento: Mutirão Edserh em Ação
Quando: 05/07 (Sábado) Horário: 9h
Obs: Ministros atenderão à imprensa

Nenhum comentário: