sábado, 23 de agosto de 2025

EM GRAVATÁ, GOVERNADORA RAQUEL LYRA ACOMPANHA O FESTIVAL PERNAMBUCO MEU PAÍS E DESTACA FORÇA DA CULTURA PERNAMBUCANA


O município de Gravatá, no Agreste Central, se tornou o grande centro das atenções da cultura pernambucana com a edição do Festival Pernambuco Meu País. Nesta sexta-feira (22), a festividade contou com a presença da governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, que participaram da primeira noite de shows no palco principal, instalado no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. O evento segue na cidade até este domingo (24), com apresentações musicais, de dança, teatro e diversas linguagens artísticas.
A gestora cumprimentou o público em sua chegada e reforçou o compromisso com a valorização da cultura pernambucana. “Ver de perto essa festa acontecendo no meio da rua, com as pessoas podendo brincar com tranquilidade, é maravilhoso. O Festival Pernambuco Meu País é uma demonstração da força da nossa arte, nossa cultura, nossas tradições e movimentos culturais. E o melhor de tudo é que a Polícia Militar e a Polícia Civil estão presentes, garantindo que todos possam aproveitar com muita segurança. Esse é um evento que reforça o quanto nós somos, de fato, um país, e o quanto a nossa cultura fala sobre quem somos”, destacou Raquel Lyra.  
A vice-governadora Priscila Krause considera que o festival está consolidado no calendário pernambucano. “É uma iniciativa 
maravilhosa e que chegou para ficar. O Festival Pernambuco Meu País nasceu grande e está ficando cada vez maior. Hoje vemos toda a nossa pernambucanidade nos shows e nas atividades culturais que seguem até domingo”, declarou. 
Durante todo o final de semana, a cidade serrana vai receber mais de 130 atividades e mais de 10 polos de vivência cultural gratuitos espalhados em vários pontos da cidade. 

“Gravatá é um lugar com uma programação cultural e turística bastante intensa ao longo do ano, com muitos eventos, e o Festival Pernambuco Meu País se soma a esse calendário. São três dias de evento e a expectativa é de hotelaria cheia, restaurantes e bares movimentados, com todo mundo vivendo essa grande festa”, contou a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula.
Na noite de abertura, passaram pelo palco Tarcísio do Acordeon, Dorgival Dantas, Fagner Chaves, Mara Pavanelly, entre outros artistas. O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, avalia que o Festival fortalece o turismo no interior. “O festival está trazendo muitas pessoas nesse momento oportuno, entre agosto e setembro, um período que já está um pouco fora da alta temporada turística do município. Isso demonstra que o Governo do Estado vem investindo em eventos e apresentando uma proposta alternativa dentro da cena cultural, movimentando a cadeia econômica do turismo no interior”, comentou.
Para o deputado federal Eduardo da Fonte, a iniciativa do Governo do Estado permite que toda a população tenha acesso à cultura. "É fundamental para o desenvolvimento de Pernambuco que possamos levar a cultura, divulgar o nosso Estado e valorizar as particularidades de cada uma  das suas regiões", disse. Já o deputado estadual Joãozinho Tenório pontuou que o festival contribui para a economia do Estado. “Além do festival cultural, que resgata a nossa cultura e a autoestima do nosso povo, há também o aquecimento da economia. A gente vê o povo feliz nas ruas, a rede hoteleira lotada, restaurantes cheios, gerando muitos empregos”, frisou.
Além do pátio de eventos, a programação ocupa espaços como o Mercado Municipal, a Praça Joaquim Didier e o Memorial de Gravatá, com audiovisual, economia criativa, teatro, literatura e artes visuais. O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, agradeceu pelo município ter sido contemplado com a festa. “O município fica bastante agradecido ao Governo do Estado. Gravatá é uma referência, as pessoas gostam do clima da cidade, especialmente neste período, e nada melhor do que um festival que vem divulgar a cultura pernambucana e fortalecer todas as expressões culturais", pontuou. Na próxima semana, de 29 a 31 de agosto, o Pernambuco Meu País estará em Arcoverde; e também de 28 a 31 de agosto, em Riacho das Almas, durante o Festival do Frio do Vitorino. 
Acompanharam a agenda o deputado federal Lula da Fonte; os deputados estaduais Adalto Santos, Júnior Tércio, Claudiano Martins Filho, France Hacker, Jefferson Timóteo, Wanderson Florêncio; os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Hercílio Mamede (Casa Militar), Fabrício Marques (Planejamento,  Gestão e Desenvolvimento Regional), Yanne Teles (Criança e Juventude), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca); além de Renata Borba, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). 
Também estiveram presentes os prefeitos Silvestre (Passira), Lucielle Laurentino (Bezerros), Dió Filho (Riacho das Almas), Edmilson Cupertino (Moreno), Diego Cabral (Camaragibe), Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Professora Elcione (Igarassu), Rorró Maniçoba (Floresta), Araújo (Amaraji), Duguinha Lins (São Joaquim do Monte), entre outras lideranças políticas.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Nenhum comentário: