segunda-feira, 25 de agosto de 2025

FERRAMENTA DESENVOLVIDA PELO GOVERNO DE PERNAMBUCO PARA COMBATER A REPROVAÇÃO E O ABANDONO ESCOLAR SERÁ APRESENTADA EM CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

O Governo de Pernambuco apresentará uma ferramenta que mapeia estudantes da rede pública estadual com maior tendência à reprovação e permite intervenções pedagógicas mais assertivas e apropriadas para evitar a reprovação e o abandono escolar na Conferência Regional de Avaliação (ReLAC) 2025, promovida de forma virtual, entre os dias 3 e 5 de setembro, pela Rede de Monitoramento, Avaliação e Sistematização da América Latina e Caribe. 

Desenvolvida pelo Núcleo de Gestão para Resultados na Educação, da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag-PE), em parceria com a Secretaria de Educação, a ferramenta denominada Relatório dos Estudantes com Tendência à Reprovação (Power Retre) já foi premiada no 28º Concurso Inovação no Setor Público, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), realizado em outubro de 2024, no voto popular e pelo júri técnico.

Além de indicadores de desempenho escolar, a solução incorpora outras informações, como etnia, sexo, nível socioeconômico e localização, o que possibilita estratégias mais personalizadas e contribui para a redução das desigualdades educacionais. Na conferência, o Power Retre será exposto para especialistas, gestores, acadêmicos e representantes de diferentes setores para a troca de conhecimento. O evento está alinhado à “Visão ReLAC 2040”, uma perspectiva de futuro da América Latina da rede.

“Com o Power Retre, o gestor tem a informação em tempo real de como está o desempenho de cada aluno e pode, por exemplo, acionar uma busca ativa para que os estudantes retornem às unidades de ensino. Todas as escolas usam, o nível estratégico de governo utiliza, seja a Secretaria de Educação, as Gerências Regionais de Educação (GREs), a Seplag. E a gente se orgulha muito de ter construído essa ferramenta. Ela é pioneira no Brasil. Na conferência, mais do que mostrar o que fazemos bem, queremos ouvir, aprender e aperfeiçoar. Esse espaço internacional é essencial para conectarmos nossas práticas a outras experiências inovadoras e fortalecermos a nossa capacidade de gerar resultados para os estudantes pernambucanos”, disse o gerente-geral de Gestão para Resultados na Educação, Eduardo Nascimento.

Para o gestor governamental Roberto de Oliveira, também integrante do Núcleo da Seplag e responsável pela inscrição da proposta e apresentação na conferência, o reconhecimento internacional reforça a relevância do trabalho já validado no Brasil.

“Estar na ReLAC 2025 mostra que a Power Retre pode ser replicável além das fronteiras de Pernambuco. É uma oportunidade de partilha e aquisição de conhecimentos com outros países da América Latina e Caribe”, afirmou o gestor governamental.

Nenhum comentário: