sábado, 6 de setembro de 2025

LULA DIZ QUE BOLSONARO ESTÁ SE "AUTOCONDENANDO", MAS DEFENDE QUE EX-PRESIDENTE PROVE SUA INOCÊNCIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está se auto-condenando ao pedir que seja anistiado pelo Congresso Nacional. Ainda na declaração do petista, feita na sexta-feira (5) ao SBT, ele ainda defendeu que o principal objetivo do ex-chefe do executivo é provar sua inocência. 

“O cidadão cometeu essas barbáries todas, e ele agora começa um processo de pedir anistia antes de ser julgado. Ora, o fato de ele estar pedindo anistia antes de ser julgado significa que ele sabe que é culpado. Ele está se autocondenando, porque o papel dele agora está provando a inocência dele”, disse. 

Bolsonaro é réu no processo de trama golpista, onde é acusado como sendo o principal beneficiário da tentativa de golpe. O ex-presidente, junto a outros sete aliados, são acusados de serem membros do “núcleo crucial” da trama, que buscava impedir que o presidente Lula tomasse posse após vencer as eleições de 2022. 

O julgamento está entrando em sua segunda semana e, até a próxima sexta-feira (12), os ministros da primeira turma da Suprema Corte deverão proferir os votos para absolvição ou condenação do político e de seus aliados. Em paralelo, o Partido Liberal tem articulado a votação do projeto de anistia no Congresso Nacional antes do fim do julgamento.

A proposta prevê que o ex-presidente e os envolvidos nos atos de 8 de janeiro ganhem a anistia de forma geral e irrestrita. Para Bolsonaro, a proposta prevê perdão de todas as condenações, prevendo ainda que ele reverta a inelegibilidade. 

“Todo mundo sabe o que aconteceu neste país, todo mundo sabe o que aconteceu em 8 de janeiro [de 2023], todo mundo sabe a ocupação dos quartéis, todo mundo sabe da bomba do aeroporto. Por que esse cidadão está vendendo ilusão de que ele é inocente? Não, ele tem que assumir a responsabilidade dele”, concluiu Lula

Nenhum comentário: