O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou, nesta segunda-feira, da 14ª edição do Fórum Nordeste, em Pernambuco. Durante o evento, que reuniu representantes do setor sucroenergético e ministros de Estado, Costa Filho apresentou as principais diretrizes do plano de sustentabilidade que vem sendo desenvolvido pela pasta.
A proposta está alinhada aos compromissos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de avançar na agenda ambiental, ao mesmo tempo em que impulsiona o crescimento econômico do país. Entre os pontos destacados, o ministro de Lula abordou a produção do SAF (Sustainable Aviation Fuel), combustível sustentável que vem sendo adotado pela aviação civil em diversos países e que será fundamental para reduzir a emissão de gases de efeito estufa no setor aéreo brasileiro.
No Brasil, o governo trabalha para introduzir 10% do combustível da aviação oriundo do SAF até 2050.
"É uma prioridade do governo do presidente Lula colocar na ordem do dia projetos que dialoguem com a sustentabilidade, descarbonização e a transição energética. A necessidade de avançarmos na transição energética com combustíveis do futuro através da aviação. Podem escrever: nos próximos 20 anos, o Brasil será o maior exportador de SAF do mundo", avaliou Costa Filho reforçando que o setor sucroenergético será fundamental para esse avanço.
"O setor sucroenergético nordestino é um forte aliado na construção de um desenvolvimento sustentável. Ele representa não apenas energia renovável, mas também geração de emprego, renda e valorização da produção regional. O setor é muito importante para o Nordeste e a economia brasileira, setor que representa 2% do PIB brasileiro e emprega mais de 700 mil pessoas”, afirmou Silvio Costa Filho enfatizando a relevância do etanol, em especial, o produzido no Nordeste, como combustível limpo e estratégico para o futuro.
Após o evento, Silvio Costa Filho ressaltou que o desenvolvimento precisa caminhar lado a lado com a preservação ambiental.
“É fundamental que o Brasil continue crescendo, mas de forma sustentável. O Ministério de Portos e Aeroportos está comprometido com a pauta verde, seja na aviação, no setor naval ou na hidrovia. Esse é um compromisso do governo do presidente Lula e um legado que queremos deixar para as futuras gerações”, destacou o ministro.
Foto: Wesley D'Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário