sexta-feira, 10 de outubro de 2025

ASSISÃO RECEBERÁ PRIMEIRO TÍTULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA CONCEDIDO PELA UFRPE-UAST EM SERRA TALHADA

A cultura nordestina ganhará um novo marco em novembro, quando a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), concederá pela primeira vez em sua história o título de Doutor Honoris Causa. E o homenageado não poderia ser outro senão o Rei do Forró, Assisão, ícone maior da música popular do Sertão.

O título, de origem latina e que significa “por causa de honra”, é uma das distinções mais nobres do meio acadêmico, entregue a personalidades que contribuíram de maneira excepcional para a sociedade, mesmo fora do ambiente universitário. A concessão depende da aprovação em sessão solene ou conselho universitário, o que reforça o peso simbólico da homenagem ao artista serra-talhadense.

Francisco de Assis Nogueira, o Assisão, nasceu na Fazenda São Miguel, em Serra Talhada, e há mais de seis décadas dedica sua vida a exaltar o forró e as raízes do povo nordestino. Com 50 discos gravados e mais de 700 composições, o cantor e compositor teve suas músicas interpretadas por nomes como Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Fagner, Maciel Melo, Marinês e o Trio Nordestino.

Aos 84 anos, o mestre do forró acumula também o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, concedido em 2023, além de diversas homenagens recebidas na Assembleia Legislativa do Estado. Na última sexta-feira (3), Assisão recebeu a notícia oficial de que seria o primeiro agraciado com o título pela UFRPE-UAST, em uma cerimônia marcada para o dia 14 de novembro, nas dependências da própria universidade.

Mesmo com décadas de estrada, Assisão segue em plena atividade. Nos últimos anos, tem mantido uma intensa agenda de shows durante o ciclo junino, reacendendo o brilho das festas de São João em diversas cidades do Nordeste. O artista, que se tornou sinônimo de autenticidade e resistência cultural, foi surpreendido com a honraria após contato da professora Suely Câmara, responsável por informá-lo sobre a aprovação da outorga.

Emocionado, o cantor descreveu o momento como indescritível, um reconhecimento que transcende a música e enaltece o legado de um sertanejo que transformou o forró em instrumento de identidade e orgulho nordestino.

Nenhum comentário: