ENCANTOS DO SERTÃO - ARCOVERDE

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

GOIANA SEDIA O FÓRUM PARA O PLANEJAMENTO INTEGRADO DO TERRITÓRIO ESTRATÉGICO DO LITORAL NORTE

A Prefeitura de Goiana sediou, nesta terça-feira (25), no auditório da FADIMAB, a última etapa dos Seminários Municipais do Fórum para o Desenvolvimento integrado do Território Estratégico do Litoral Norte. O encontro, promovido pela Agência CONDEPE/FIDEM em parceria com os municípios da região, reuniu lideranças, gestores públicos, instituições e representantes de diversos segmentos para mais uma rodada de construção coletiva do Plano integrado do território Estratégico do Litoral Norte.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da CONDEPE/FIDEM, Diogo Bezerra; pelo representante do prefeito de Goiana e secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Cultural, Ítalo Coco; pela secretária de Planejamento Estratégico de Goiana, Adriana Mola; e pelo secretário executivo estadual de Defesa Civil, Igor Cadena.

Em sua fala, Diogo Bezerra destacou o papel de Goiana no cenário estadual. “O município é um polo de desenvolvimento para Pernambuco. Pensar o Litoral Norte não de forma isolada, mas integrada, é fundamental para avançarmos em temas como deslocamento, moradias, turismo, prevenção de riscos e fortalecimento das vocações regionais”, afirmou. Ele também ressaltou que a etapa em Goiana encerra um ciclo de escutas realizado em outros municípios da região. “Hoje estamos dialogando com pessoas que têm capacidade real de construir esse plano junto com o Estado”, completou.

Representando o prefeito, Ítalo Coco enfatizou a importância estratégica do município. “Goiana é um grande celeiro econômico, importante para Pernambuco e para o Brasil. Mesmo diante de adversidades, a gestão tem um olhar diferenciado. O turismo é o maior investimento que podemos fazer para alavancar a economia e melhorar a qualidade de vida da população”, destacou.

A secretária de Planejamento Estratégico, Adriana Mola, agradeceu a presença das instituições e participantes. “Quem está aqui é porque tem papel fundamental no território. São representações legítimas dos segmentos que precisamos ouvir. Que possamos sair deste encontro com um olhar positivo e alinhado ao que desejamos para o Litoral Norte”, afirmou.

Já o secretário executivo estadual da Casa Civil, Igor Cadena, reforçou o compromisso com o desenvolvimento regional. “Pensar o Litoral Norte é fortalecer políticas de turismo, habitação, prevenção e infraestrutura. Isso inclui novas ações estruturantes. Goiana tem potencial enorme, especialmente na cultura e no turismo”, disse.

Ao longo do seminário, os grupos temáticos discutiram diagnóstico territorial, desafios atuais, vocações econômicas, iniciativas já existentes e propostas de políticas públicas integradas. As contribuições serão incorporadas à versão final do plano.

O objetivo central do trabalho é transformar o Litoral Norte em um modelo de desenvolvimento integrado, sustentável e capaz de ampliar oportunidades em toda a região.

Também presente no encontro, o gerente de Destinos e Produtos Turísticos da Empetur, Gil Marinho, destacou a importância da participação do setor produtivo no processo. “A união do trade turístico é imprescindível para fortalecer toda a cadeia”, afirmou. Ele reforçou ainda que os empreendedores têm papel fundamental nessa construção. “O poder público precisa avançar, mas o trade também deve instigar, provocar e caminhar junto, para que o desenvolvimento aconteça de forma equilibrada e contínua”, completou.

Até o momento, o Fórum para o Desenvolvimento do Território Estratégico do Litoral Norte já percorreu os municípios de Igarassu, Itapissuma, Paulista, Olinda e Ilha de Itamaracá, reunindo contribuições locais antes de finalizar esta etapa em Goiana.

Nenhum comentário: