ENCANTOS DO SERTÃO - ARCOVERDE

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

PODCAST SAGAS PERNAMBUCANAS LEVA PERNAMBUCO AO PÓDIO NACIONAL E CONSOLIDA ALEPE COMO REFERÊNCIA EM COMUNICAÇÃO PÚBLICA

O reconhecimento nacional ao podcast Sagas Pernambucanas, produzido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), reafirmou o papel pioneiro da Casa na inovação da comunicação pública. A produção conquistou o 3º lugar na categoria “Cultura e Literatura” do Prêmio Melhores Podcasts do Brasil (MPB) 2025, revelado em cerimônia realizada no último dia 17 de novembro, na ESPM, em São Paulo. O resultado colocou o projeto entre os melhores do país em um ano marcado por 527 inscrições na premiação, demonstrando a força do conteúdo histórico produzido em solo pernambucano.

Para o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), o resultado simboliza mais do que uma conquista técnica: “É o reconhecimento do compromisso do Legislativo em modernizar suas formas de diálogo com a sociedade e fortalecer a democracia. É a prova viva da união de vários setores pela preservação da história e da memória institucional”, afirmou. O Sagas se destaca por ser o primeiro podcast histórico e narrativo criado por uma assembleia legislativa no Brasil, lançado em 2024 para celebrar os 200 anos da Confederação do Equador.

A produção, atualmente em sua segunda temporada, segue o formato narrativo que mergulha o ouvinte nos episódios marcantes do passado pernambucano. Após revisitar personagens emblemáticos como Frei Caneca, a nova edição — intitulada “Voz e Força do Povo” — coloca em evidência os 190 anos da Alepe, trazendo relatos sobre a instalação da Assembleia Provincial, o movimento abolicionista, o enfrentamento das tensões da República Velha, o protagonismo feminino na política e os impactos da ditadura militar.

Realizado pela Superintendência de Comunicação (Scom), o podcast recebe apoio estruturado da Mesa Diretora e de setores estratégicos, como a Superintendência de Preservação do Patrimônio Histórico, a Escola do Legislativo e a Biblioteca da Alepe. Coordenador do projeto, o jornalista André Zahar destacou que a posição entre os finalistas representa o esforço coletivo de uma equipe dedicada a reconstruir a memória do povo pernambucano. “Tentamos fazer justiça a pessoas que lutaram pelos direitos que temos hoje”, reforçou. Zahar divide a apresentação com a jornalista Clarissa Falbo. O programa está disponível no YouTube da Alepe e em plataformas como Spotify, Deezer e Amazon Music.

Nenhum comentário: