quarta-feira, 5 de novembro de 2025

PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE OS RECURSOS DA SALA AZUL

Os professores da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns participaram, nesta terça-feira (4), de uma formação voltada para o uso e as possibilidades pedagógicas da Sala Azul, espaço criado para acolher e apoiar estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências.

Durante o encontro, os professores puderam conhecer de perto os recursos disponíveis no ambiente, que já foi implantado em duas escolas municipais e, na próxima segunda-feira (10), será inaugurado na EFITI José Ferreira Sobrinho, localizada no Distrito de São Pedro. “Os recursos são os mais diversos possíveis, são recursos riquíssimos, que vem agregar com o trabalho de intervenção educacional, emocional e social. Estamos felizes com essa nova ambientação”, afirmou a professora Amanda Ricardo.
A Sala Azul é um ambiente cuidadosamente planejado, com iluminação suave, sons reduzidos e recursos interativos, que ajudam a reduzir a sobrecarga sensorial e a promover o bem-estar dos estudantes. Mais do que um espaço físico, representa um avanço na construção de uma educação inclusiva, humanizada e acolhedora, onde cada estudante é respeitado em sua individualidade.

A Supervisora Educacional Magda Letícia ressaltou o papel das formações continuadas na consolidação dessa proposta: “Os momentos formativos são muito importantes para que possamos refletir sobre o uso dos recursos da Sala, bem como pensar estratégias coletivas para que todos os estudantes que passarem por este espaço possam ser beneficiados”. 
“Nossa escola também receberá uma Sala Azul em breve. Estamos aqui em formação com os profissionais que estão direcionando e mostrando todo material e como deve ser utilizado com os nossos estudantes. É uma sala dos sonhos”, disse a professora Eliane Alves, da Escola Letácio Brito, uma das próximas unidades de ensino a receber a Sala Azul.

Fotos: Vinicius Vilela

Nenhum comentário: