Cidade Forte Novamente

Cidade Forte Novamente


sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

BNB LANÇA PROGRAMA PARA INCENTIVAR O EMPREENDEDORISMO FEMININO NO GRANDE RECIFE

O Banco do Nordeste (BNB) lançou o primeiro Plano de Ação Territorial (PAT) do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), em Pernambuco, direcionado ao empreendedorismo feminino. O lançamento, nesta quarta-feira (17), na Superintendência do BNB, no Recife, reuniu lideranças e organizações que atuam junto às mulheres da Região Metropolitana do Recife (RMR), área onde o PAT começa a operar.  Até o final do prazo de execução, em novembro de 2028, o PAT  poderá agregar prefeituras e instituições de outras áreas geográficas, ampliando o seu alcance.  
O Prodeter é baseado nos pilares da sustentabilidade social, econômica e ambiental, e incentiva o associativismo e ações coletivas. “A versão direcionada ao empreendedorismo feminino tem como objetivo capacitar mulheres empreendedoras, impulsionar a autonomia financeira delas e fortalecer suas atividades, contribuindo para um desenvolvimento local sustentável”, explica o gerente do Prodeter em Pernambuco, Josué Lucena.

Mulheres que atuam em diversas frentes de empreendedorismo participaram do lançamento, onde começaram a alinhar ideias para a construção do plano de ação, em conjunto com empresas e instituições parceiras e agentes econômicos. Como gestor do Prodeter, o BNB tem o papel de mobilizar os integrantes do PAT para ampliar cadeias produtivas, incorporar práticas inovadoras e oferecer financiamento orientado e integrado. “Uma das nossas metas é aumentar a competitividade das atividades econômicas e articular políticas públicas voltadas ao desenvolvimento territorial. Todas essas ações estão alinhadas à promoção do empreendedorismo feminino, que valoriza a iniciativa das mulheres na criação, gestão e expansão de seus próprios negócios”, explica Elizabeth Bastos, agente de desenvolvimento do BNB responsável pela mobilização do Prodeter Empreendedorismo Feminino na RMR. 
Além dela, o banco foi representado pela coordenadora do Prodeter em Pernambuco, Angélica Brasileiro e a gerente da agência Camaragibe, Karina Alencar. Também estiveram presentes representante da Organização das Cooperativas do Brasil/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (OCB-SESCOOP/PE; da Associação Meio Ambiente Preservar e Educar (Amape) e da coordenação em Pernambuco do Programa de Formação Paul Singer; do Grupo de Mulheres de Luta Ponte do Maduro, do Recife; do Grupo de Mulheres Flor de Camila, de Paudalho. A cidade de Itambé foi representada pela Coordenadoria da Mulher do Município e pela Associação Mulheres de Caricé

Nenhum comentário: