A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação no Distrito Federal para cumprir dois mandados de busca e apreensão relacionados a crimes contra a ordem econômica. O alvo é um esquema de compra e venda de ouro de procedência incerta, prática frequentemente associada ao garimpo ilegal na Amazônia.
Durante a ação, três homens foram flagrados com uma grande quantidade de ouro em uma aeronave particular de pequeno porte, na última terça-feira (2), no Aeroporto Internacional de Boa Vista (RR). Eles são um sargento aposentado do Exército Brasileiro, um piloto e um empresário — e foram presos pela PF.
De acordo com o Metrópoles, durante a fiscalização foram encontradas 54 barras, totalizando 51,49 kg de ouro, além de uma arma de fogo e munições. A ação integrada contou com a participação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Os presos foram identificados como:
O piloto Armando Palla Junior, de 57 anos (à direita da imagem em destaque)
João Heriberto Ferreira dos Santos, sargento aposentado do Exército, de 55 anos (à esquerda da imagem em destaque)
O empresário Rychael Castro Gonçalves, de 33 anos (ao centro da imagem em destaque)
Além dos três adultos, um adolescente de 17 anos, irmão do empresário, foi apreendido. A Polícia Federal (PF) acredita que os envolvidos atuavam em um esquema de transporte irregular do metal precioso. Caso não tivesse sido interceptada, a aeronave pousaria em uma pista legalizada que fica na Fazenda Timbó, em Boa Vista.
Segundo a PF, a aeronave era proveniente do Pará e foi apreendida. Além disso, a Anac suspendeu a licença do piloto. Os presos podem responder por crimes como usurpação de bem da União, extração ilegal de recursos minerais, associação criminosa e corrupção de menores
Nenhum comentário:
Postar um comentário