Nesta sexta-feira (5), o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, o vice-prefeito Rogério Novaes, a deputada estadual Rosa Amorim, além de José Cláudio da Silva – Superintendente Regional do Médio São Francisco do INCRA, Clebson Gomes – Dirigente Estadual do MST, secretários municipais, representantes da Polícia Civil de Pernambuco, comunidade local e autoridades políticas participaram da solenidade realizada no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na Quadra 01, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.
O evento contou com apresentações culturais e marcou oficialmente a chegada do Mutirão de Documentação das Trabalhadoras Rurais, uma importante iniciativa de acesso à cidadania e fortalecimento de direitos.
De 04 a 06 de dezembro, o Incra do Médio São Francisco, em parceria com o MDA, prefeituras e movimentos sociais, realiza o mutirão no SCFV (Av. Prefeito José Gomes de Avelar, Quadra 01 – Petrolândia/PE).
Todos os serviços são totalmente gratuitos.
A ação oferece atendimentos fundamentais que asseguram direitos, organizam a vida documental das agricultoras e facilitam o acesso às políticas públicas. Trabalhadoras de Petrolândia, Tacaratu, Inajá e Jatobá estão sendo atendidas ao longo dos três dias.
Serviços do Incra disponíveis:
Regularização de Ocupantes (PGT): atualização cadastral, anexação de documentos e orientações;
Atualização e desbloqueio no SIPRA;
Emissão de Certidão de Assentado, CCU e outras declarações;
Informações sobre Regularização Fundiária, Terra da Gente e Terra Juventude;
Desenrola Rural – negociação de dívidas e emissão de guias.
Serviços parceiros no mutirão:
IPA – emissão do CAF;
ITB – RG Nacional;
INSS – CNIS e extratos previdenciários;
CadÚnico/CRAS/CREAS – atendimentos e atualizações;
Saúde – aferição de pressão, glicose e vacinação;
Turismo & Cultura – exposição de artesanato e apresentação de rotas turísticas.
Importante: As participantes devem levar documento oficial com foto e os comprovantes necessários para cada serviço.
A solenidade reforça o compromisso do município e de seus parceiros em garantir mais dignidade, inclusão e oportunidades para as trabalhadoras rurais do Sertão. (Via: Petrolândia Notícias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário