segunda-feira, 25 de abril de 2022

Na Lupa 🔍 Terça 26/04/22, Blog do Edney




BLOG DO EDNEY 


NA LUPA 🔎


EDUARDO DA FONTE É UMA LIDERANÇA CONSOLIDADA EM PERNAMBUCO E O SEU APOIO É DECISIVO NO CONTEXTO ELEITORAL


Diante de uma entrevista bombástica concedida pelo deputado federal Eduardo da Fonte a Rádio Folha a coluna NA LUPA traz hoje para você caro leitor um pouco da importância do apoio do deputado e do seu partido o PP 11, que inclusive dependendo de reuniões internas poderá deixar a Frente Popular de Pernambuco, o que seria um terremoto na política pernambucana. Vamos conhecer esse importante apoio desejado por todos os pré-candidatos de oposição ao governo do estado.


Eduardo Henrique da Fonte de Albuquerque Silva, nasceu em Recife em 17 de outubro de 1972, é empresário e político brasileiro. É deputado federal por Pernambuco pelo Progressistas (PP).

Eleito em 2006 pela coligação Frente Popular de Pernambuco com 110.061 votos.
Reeleito em 2010 pela coligação Frente Popular de Pernambuco com 330.520 votos.
Assumiu o cargo de Segundo Vice-presidente da Câmara dos Deputados em 2010 até 2012.
Eleito por unanimidade Presidente da Comissão de Minas e Energia em 2013.
Em outubro de 2013 eleito Líder do Partido Progressista (PP) na Câmara Federal.
Foi candidato a Deputado Federal por Pernambuco pelo Partido Progressista em 2014 sendo eleito com 283.567 votos, alcançando sua 3ª Legislatura. Em 2018 se reelegeu novamente pra mais um mandato de deputado federal.
O deputado foi autor em 2010 de um projeto de lei que visa a proibir o anonimato na internet, que exigiria a divulgação do endereço e nome do blogueiro, além da existência de uma jornalista responsável que poderia causar a muitos blogueiros que vivem por esse meio de comunicação.

Já durante o Governo Michel Temer, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos. Em abril de 2017 foi contrário à Reforma Trabalhista


O PP NO ESTADO DE PERNAMBUCO SEMPRE ESTEVE COM A FRENTE POPULAR


DEDICAÇÃO- Aliado desde a primeira hora em Pernambuco, o PP liderado pelo deputado federal Eduardo da Fonte foi avalista de todas as eleições em que o PSB ganhou no Estado de Pernambuco desde 2006. O deputado Eduardo da Fonte sempre construiu sua história e suas bases de forma independente, porém numa harmonia e no respeito pleno as forças que sempre integraram o seu leque de apoios. Portanto o PP e o seu presente estadual possuem legitimidade ativa para cobrar do PSB aquilo que lhe cabe por direito em troca de toda lealdade, renúncia e colaboração que sempre esteve alocada para com a Frente Popular de Pernambuco.


SEGUNDA MAIOR BANCADA NA CÂMARA DE VEREADORES DO RECIFE E NA ALEPE


ATENÇÃO- O partido Progressistas possui a segunda maior bancada na Assembleia Legislativa de Pernambuco e na Câmara de Vereadores do Recife. Esse patrimônio político e eleitoral deveria conferir ao partido uma maior representação nos governos que avalisa. É como se o partido fosse o “patinho feio” da Frente Popular de Pernambuco, porém nada justifica tal conduta e por isso mesmo que Eduardo da Fonte(PP) foi duro, direto e contundente em sua entrevista à Rádio Folha no dia de ontem.

RECONHECIMENTO- Nós já colocamos aqui e repetimos mais uma vez que o Líder do segundo maior partido de Pernambuco, Eduardo da Fonte e o seu vasto grupo político estão insatisfeitos com o tratamento destinado a sigla tanto na Prefeitura do Recife como por parte do Governo do Estado. Uma grande reviravolta pode acontecer na política pernambucana. Um impasse descomunal do fechamento dessa chapa majoritária da Frente Popular de Pernambuco vai levar a sequelas graves no campo político para o PSB. Não há como agradar a todos, isso humanamente é impossível.


SE O PP DE EDUARDO DA FONTE DEIXAR A FRENTE POPULAR O PREJUÍZO SERÁ INCALCULÁVEL


MEIO POLITICO
- Todo o meio político pernambucano comenta desde ontem a questão que envolve o deputado federal Eduardo da Fonte a nível de reconhecimento e participação nos governos que apoia na Capital e no Estado. Tornou-se público uma insatisfação que já vem se desenhando há muito tempo e antecede até as eleições de 2020. Portanto não é uma coisa recente, muito menos barganha de nada. Está claro que trata-se de uma reclamação endossada pelas suas bancadas municipal e estadual. Se houver deslocamento do apoio do PP para outro candidato a governador o prejuízo será alto, porém pra onde o PP for o ganho também será imensurável, pois dará musculatura gigante em uma nova base, sem falar que Eduardo da Fonte pode ser o Senador de outra chapa ou indicar o vice da majoritária. Seria um estrago terrível para o PSB.


PALÁCIO SE REÚNE AS PRESSAS COM EDUARDO DA FONTE




FORÇA TAREFA- Tão logo se tornou público na imprensa o conteúdo da entrevista de Eduardo da Fonte a Rádio Folha, o Palácio do Campo das Princesas montou uma força tarefa para “segurar” o deputado federal “Eduardo da Fonte” na Frente Popular. O governador Paulo Câmara e o deputado federal e atual pré-candidato a governador pela Frente Popular de Pernambuco cancelaram toda a agenda e correram para uma conversa com Eduardo da Fonte. O conteúdo não foi externado até o fechamento dessa edição, mais isso só mostra o que foi colocado aqui sobre a importância do deputado federal e do seu partido o PP 11.


O PP PARTIDO PROGRESSISTA DE EDUARDO DA FONTE A NÍVEL NACIONAL


O Progressistas (PP) é um partido político brasileiro de alinhamento entre a centro-direita e a direita. Fundado e registrado definitivamente em 1995, surgiu a partir de fusões entre grupos que tiveram ligação com a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), o partido governista da ditadura militar (1964-1985). Desde sua fundação até 2003 foi denominado Partido Progressista Brasileiro (PPB) e entre 2003 e 2017 foi denominado Partido Progressista (PP). Em fevereiro de 2022 o partido possuía 1.321.621 filiados, sendo o quarto maior do país. Atualmente também é o quarto com mais senadores (junto com o PSDB), o quarto com mais deputados federais, o segundo com mais prefeitos e o segundo com mais vereadores. Ao longo da história, o PP deu apoio aos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer. Durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, o PP apresentou alinhamento de 93% com o mesmo nas votações da câmara (até junho de 2021).


O PP PASSOU POR VÁRIAS FUSÕES PARTIDÁRIAS ATÉ CHEGAR AO MOMENTO ATUAL


FUSÕES- O partido remonta a uma série de processos de fusão que resultam no partido atual, cujo pedido de renomeação foi deferido na sessão do dia 29 de maio de 2003. O Partido Progressista Brasileiro (PPB) foi um partido político brasileiro formado em 14 de setembro de 1995, com a fusão entre o Partido Progressista (1993–1995) e o Partido Progressista Reformador.
Nas eleições presidenciais de 1998, não lançou candidato à presidência da República, apoiando formalmente a pré candidatura de Fernando Henrique Cardoso à reeleição, tendo como apoiadores Paulo Maluf, Epitácio Cafeteira e Esperidião Amin.

O PARTIDO PROGRESSISTA NAS ELEIÇÕES NACIONAIS


DISPUTAS- Em 2002, não lançou candidato à presidência da República, apoiando informalmente a pré-candidatura de Ciro Gomes à presidência. No segundo turno, o partido apoiou formalmente José Serra.
Findo o governo FHC e completado mais um ciclo na vida política do país, a Convenção Nacional do PPB, buscando inspiração nas transformações políticas internacionais, decidiu, em 4 de abril de 2003, alterar sua denominação para Partido Progressista (PP). Com a eleição do presidente Lula em 2002, o PP passou a integrar a base de apoio ao novo presidente no Congresso Nacional.
Nas eleições de 2010, as alianças entre os partidos moderados e de tendências pela esquerda acontecem em vários lugares, como na Bahia, onde o PP fez parte da coligação do candidato petista, tendo inclusive indicado o seu vice.

O PP ALIADO AO PARTIDO DOS TRABALHADORES


ALIADO DO PT- A partir de 2010 o PP começou a fazer parte da base aliada do governo Dilma Rousseff, tendo seus filiados Mário Negromonte pelo período de 1 de janeiro de 2011 até 2 de fevereiro de 2012 e Aguinaldo Ribeiro pelo período de 7 de fevereiro de 2012 até 17 de março de 2014 que assumiram o Ministério das Cidades, sendo este último substituído por Gilberto Occhi.
Assim como muitos grandes partidos em 2012, o PP perdeu prefeituras, caiu de 551 em 2008 para 467 em 2012 e saiu das eleições como quinto partido com maior número de prefeituras. Nas capitais, o partido conseguiu eleger os prefeitos de Palmas e Campo Grande. Em São Paulo apoiou Haddad, do PT.

O ROMPIMENTO DO PP NACIONAL COM DILMA ROUSSEFF


ROMPEU COM DILMA- Em Abril de 2016, o PP rompeu oficialmente com o governo Dilma Rousseff e declarou o seu posicionamento a favor do impeachment da mesma. Após o impeachment, o PP apoiou o governo Michel Temer, tendo dois ministérios: o senador Blairo Maggi no Ministério da Agricultura e o deputado Ricardo Barros no Ministério da Saúde.
Em 16 de agosto de 2017, a sigla anunciou que seria rebatizada de Progressistas, em meio a uma tentativa de atrair novos eleitores devido ao desgaste provocado pela crise político-econômica de 2014. O pedido de renomeação foi deferido em 11 de setembro de 2018 por Edson Fachin.
Em 2020 nas eleições municipais deste ano o partido elegeu dois prefeitos em capitais: Tião Bocalon em Rio Branco e Cícero Lucena em João Pessoa.


RAQUEL DISPARA: “EU NÃO TENHO PROBLEMA COM PAULO CÂMARA, ELE QUE TEM COM PERNAMBUCO”


BATE PAPO- A candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), participou, na noite desta segunda-feira (24), do podcast PE Na Porta. O bate-papo, que durou cerca de 1h, abordou vários temas, partindo da história de Raquel, desde a infância até os dias atuais, com críticas severas ao governo de Paulo Câmara.

FALA RAQUEL LYRA
"Hoje, o pré-candidato do PSB veio falar do Pacto pela Água. É um desaforo com o povo de Pernambuco. A essa altura do campeonato, depois de tantos anos no poder, e não encarar esse problema como prioridade. A gente debate um tema do século passado nos dias atuais. É preciso poder de decisão para melhorar a vida das pessoas. Eu não tenho problema com Paulo Câmara, ele que tem problema com Pernambuco", ressaltou.

OPORTUNIDADES- Raquel também defendeu que Pernambuco é terra de oportunidades, mas, com o governo atual, o estado virou um pesadelo para quem quer empreender.

CONTINUA RAQUEL LYRA:
“Somos o pior estado para investir no Brasil, segundo o Banco Mundial. E isso se revela na infraestrutura. Temos as três piores estradas do país e isso reflete, diretamente, no desenvolvimento da região. É uma verdadeira via-crúcis andar em Pernambuco. Temos belezas naturais, espaços para gerar energia limpa. A história do Brasil passa pelo Estado, falta liderança e um projeto de desenvolvimento para o estado", lamentou.


MUDANÇA EM CARUARU- No decorrer da conversa, a pré-candidata também contou da transformação que Caruaru passou ao longo do tempo e ainda mais durante a sua gestão à frente do município. A geração de emprego e renda é destacada por Raquel:


CONTINUA RAQUEL:
“Um simples exemplo é que, no passado, a cidade teve o maior crescimento no número de carteiras assinadas dos últimos 20 anos. Vamos na contramão de Pernambuco, pois somos o estado que tem mais Auxílio Brasil que carteira assinada", colocou Raquel.


MATERNIDADES- O direito de nascer no estado também foi um dos assuntos abordados. "Já andamos mais de 100 municípios e têm muitos pernambucanos que estão nascendo em outras regiões ou em outros estados. É um direito básico da mulher ter um lugar seguro para ter o seu filho e nao deveria ser longe de casa", reforçou Raquel, que também defendeu a construção de cinco grandes maternidades em pontos estratégicos de Pernambuco.
Fotos: Tiago Calazans

IZAIAS REGIS É ENTREVISTADO NA RÁDIO CBN/CARUARU

ENTREVISTA- Como vem fazendo sempre que possível diante de sua agenda, o pré candidato a deputado estadual Izaías Regis tem usado o rádio de forma constante para dialogar com a população pernambucana. Desta vez esteve na Rádio CBN/Caruaru do Grupo Nordeste de Comunicação, onde discorreu sobre muitos temas importantes apresentados pelos entrevistadores, falou sobre sua gestão à frente da municipalidade, também mostrou que possui alto preparo parlamentar, uma vez que conhece todo o sistema de funcionamento do mandato de deputado, bem como colocou temas que são importantes para Pernambuco e para o Agreste. Avaliou a importância da eleição de Raquel Lyra como governadora do estado e a importância da mudança que o Estado precisa pra interromper o ciclo de 16 anos no poder do PSB, para apresentar ao estado um desenvolvendo verdadeiro. “Raquel Lyra está preparada para esse novo ciclo e será com certeza eleita pra fazermos juntos as transformações que todos os pernambucanos esperam de uma governadora”, colocou Izaías.
PRONTO PARA VENCER - Percorrendo diversos municípios e fazendo um trabalho estratégico e profissional o ex-prefeito de Garanhuns e ex-deputado estadual por três legislaturas caminha a passos largos para o seu quarto mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Izaías Regis vai executando todo o planejamento que fez pra o seu retorno a Casa de José Mariano, a ALEPE. Tranquilo, cauteloso e hábil Izaías Regis transmite uma segurança muito forte a quem tem a oportunidade de conversar ou de entrevista-lo.   Uma eleição proporcional a nível estadual é completamente diferente de uma eleição de prefeito ou vereador. A eleição de deputado estadual é feita com extrema habilidade e principalmente com conhecimento das forças políticas de cada localidade em que são formados as parcerias.
MAJORITÁRIO- Lideranças ligadas ao ex-prefeito Ízaias Regis não possuem a mínima dúvida de que ele será o deputado estadual majoritário em Garanhuns. O reforço recente da chegada de Zaqueu Naum Lins, que retirou o seu nome para apoiar Izaías veio consolidar a matemática eleitoral que levará a confirmar a previsão feita por vários especialistas do meio político de que a votação de Izaías Regis será surpreendente. Com a sua história e o legado dos seus mandatos Izaías está caminhando pra uma eleição que ficará marcada no cenário político de Garanhuns, pela expressividade de sua aceitação popular. É isso aí.


SECRETÁRIA DE PAULO CÂMARA DEIXA GOVERNO PARA ADERIR A PALANQUE DE MARILIA

Então secretária de Paulo Câmara deixa o cargo para apoiar Marília Arraes (SD), pré-candidata ao Governo de Pernambuco e adversária de Danilo Cabral (PSB)
 Até então ocupando o cargo de secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e a Violência em Pernambuco, Edna Gomes (PP) não está mais entre o secretariado do governador Paulo Câmara (PSB). Ela deixa o cargo para apoiar Marília Arraes (SD), pré-candidata ao Governo de Pernambuco e adversária de Danilo Cabral (PSB) na eleição deste ano.
Edna diz que entregou o cargo desde o dia 02 de abril, mas conta que o Governo de Pernambuco não aceita a situação e, até a presente data, não publicou ato de exoneração no Diário Oficial do Estado. Ela exerce o cargo de Secretária Executiva desde março de 2021.
Ligada ao grupo de Lula Cabral, do Cabo de Santo Agostinho, ela já foi vereadora por dois mandatos e vice prefeita do Cabo município, além de Secretária Municipal de Programas Sociais, por 12 anos. Gomes também é presidente do PP na cidade.
Edna Gomes (PP) ao lado de Marilia Arraes (SD) e Lula Cabral - Divulgação
Deixando o cargo no Governo de Pernambuco, Edna Gomes vai coordenar o seguimento das Mulheres na Campanha de Marília Arraes(SD). Ela diz não acredita no projeto da Frente Popular, que tem Danilo Cabral como candidato de situação ao Governo de Pernambuco.
"É chegada a hora de Pernambuco ser governada por uma mulher. Marília Arraes será a primeira mulher a governar esse Estado e, eu, como sempre defendi um protagonismo maior da mulher, não poderia está de fora desse momento histórico", declarou Edna Gomes


BRUNO DOS SANTOS QUER JARDIM SENSORIAL E IMPLEMENTAÇÃO DE FRALDÁRIO NO PARQUE EUCLIDES DOURADO

INOVAÇÃO- O jovem Vereador sempre procura apresentar ações inovadoras e criativas desta vez sugerem a criação de um Jardim Sensorial e ainda a implantação de um Fraldário no Parque Euclides Dourado. Essas são as metas do Vereador Bruno dos Santos (sem partido), que apresentou seu projeto na na Câmara de Vereadores de Garanhuns reivindicando às ações junto ao prefeito Sivaldo Albino(PSB)

IMPORTANTE EQUIPAMENTO- De acordo com Bruno, a criação de um Jardim Sensorial no Euclides Dourado garantiria o estímulo de sentidos, como a visão, o tato, o olfato, o paladar e até a audição dos seus frequentadores, uma vez que “espaços com plantas estimulam nossos sentidos, sobretudo das pessoas com necessidades especiais, promovendo, através do contato com a natureza, bem-estar, e proporcionando um novo atrativo naquele Parque”, registra o Parlamentar.

REIVINDICAÇÃO ANTIGA- Já em relação a implementação do Fraldário, Bruno dos Santos destaca a importância, inicialmente, das obras de reforma ou construção de novos sanitários, devidamente projetados para contar com fraldários. “Trata-se de uma antiga reivindicação dos frequentadores do Parque. Uma necessidade que precisa ser atendida pelo Poder Público Municipal”, observou Bruno dos Santos.


CAYO ALBINO RECEBE ADESÃO DE QUATRO VEREADORES DE SÃO JOÃO

Os vereadores da cidade de São João, vizinho a Garanhuns, no Agreste Meridional, Renato Virgolino, Heleno Dantas, Maguila e Tonho Feio juntamente com os seus aliados declararam apoio formal a pré-candidatura de Cayo Albino(PSB) rumo à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Cayo tem feito importantes avanços em várias cidades não só da região mas também na zona da mata e no sertão de Pernambuco. O projeto político do grupo que ele representa, estando a frente o seu pai, o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino(PSB) tem montado uma base de apoio externo muito forte para garantir a presença de Cayo na ALEPE a partir de 2023.
A meta do grupo e ultrapassar no geral a votação de 40 mil votos, fazendo com que a eleição seja tranquila. Todos os esforços estão sendo feito nessa direção e contam com
Vários parceiros e deputados federais, a exemplo de Felipe Carreiras(PSB) que tem reforçado de maneira substancial o projeto do grupo. Também seguem firmes com Danilo Cabral rumo ao governo de Pernambuco na eleições deste ano.

CÂMARA DE GARANHUNS APRECIA AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE BOLSAS DE ESTUDOS NA AESGA PARA 220 ESTUDANTES


REUNIÃO IMPORTANTE- A Câmara de Garanhuns estará reunida na manhã desta quarta-feira, dia 20, por ocasião da 13ª Reunião Ordinária, do 1º Período Legislativo. Em Pauta, diversos Projetos de Lei (PL) e de Resolução (PR), além de 17 requerimentos.
BOLSAS ACADÊMICAS -Destaque para o Projeto de Lei nº 008/2022, de autoria do Chefe do Poder Executivo, enviado pelo prefeito Sivaldo Albino(PSB) que versa sobre a alteração de legislação referente a concessão de Bolsas de Estudos na AESGA, via Programa Garanhuns Universitário (PROGUS). Entre outros aspectos, a matéria versa sobre a ampliação do número de Bolsas, que passará das atuais 160 para 220, de forma a contemplar todos os Cursos de Graduação mantidos pela Autarquia.

FRASE DO DIA- “A democracia se encontra sob pressão. A desinformação é um problema com o qual precisamos lidar com seriedade e as instituições têm resistido, mas, parodiando o Legião Urbana, não tenho medo do escuro, mas deixe as luzes acesas”. (Luís Roberto Barroso, ministro do STF)



ÓTIMA TERÇA-FEIRA
Blog do Edney
87991469000 FoneZap
edneysouto.es@gmail.com
Instagram Siga @edneype
Facebook:
https://www.facebook.com/blogdoedney
Twitter @soutoedney
* A reprodução parcial ou total do conteudo desse blog, está autorizada, desde que citada a fonte.
WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FhGrVOoCl7OEdv3yZ0xaoN. Copie e cole no seu navegador
👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIARIO NO WHATSAPP - Esse grupo não é para interação e sim para o envio diário do link da coluna do blog. Os que desejarem receber nosso conteúdo todos os dias sejam muito bem vindos.
Equipe Blog do Edney - Coluna Diária Na Lupa

Nenhum comentário: