quarta-feira, 25 de maio de 2022

Na Lupa 🔍 Quarta 25/05/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY


NA LUPA
🔎


BARTOLOMEU QUIDUTE E O FESTIVAL DE INVERNO 


A Coluna NA LUPA mostra hoje uma importante colocação sobre um evento que chega a sua edição 30 Anos. Não se pode falar em Festival sem falar também e muito principalmente no nome do então prefeito Bartolomeu Quidute, o dinamizador e homem responsável pelo perfil estrutural e profissional que a gestão 1993-1996 deixou como legado para o mesmo. O médico Bartolomeu Quidute é merecedor de todas as homenagens, sobretudo quando o evento chegou a sua trigésima edição. São três décadas. Trinta anos depois. Bartolomeu é merecedor do reconhecimento público por tudo aquilo que ele deixou de legado para o FIG. Vamos lá:
 

IMPORTANTE- Antes de mais nada, para que não venham com interpretações erradas quero deixar claro que reconhecemos o papel fundamental de Ivo Amaral, na fundação e criação do evento. Tenho profundo respeito pelo ex-deputado Ivo Amaral. Porém quero colocar aqui algumas coisas de extrema importância sobre o FIG. Vamos lá:


BARTOLOMEU QUIDUTE FOI QUEM DEU AO FIG A CARA QUE O EVENTO POSSUI HOJE


INEGÁVEL- É inegável que a contribuição de Bartolomeu Quidute para que o Festival de Inverno de Garanhuns, o FIG fosse profissionalizado e tenha tomado a dimensão que tem hoje. E por uma questão de justiça seria adequado que o Governo do Estado e o Governo Municipal nessa trigésima edição homenageasse o homem que deu impulso, cartaz e fama ao FIG a nível nacional. Ele tem nome, sobrenome e muita história, chama-se Bartolomeu Magno Souto Quidute, que ao lado de Fernando Luna, que foi o primeiro secretário de turismo da gestão 1993-1996 e Marcílio Reinaux o segundo a assumir a pasta do turismo e que mais tempo passou a frente do evento ao lado de Bartolomeu Quidute. Eles fizeram do Festival o que ele é e representa hoje para Garanhuns e para o estado a nível de Brasil. Na política de nossa cidade um vai acabando o que o outro fez mais atrás. Se Dr. Bartolomeu Quidute quisesse teria dado por encerrado o FIG logo ao assumir, mas ele pensou e enxergou longe, assim como foi toda a sua gestão à frente da Prefeitura de Garanhuns. A expansão do Festival a cargo do então prefeito de nossa cidade foi delegada a um conjunto de serviços que houve a cada secretário fazer a sua parte na busca da consolidação do evento. Muitos eventos em Garanhuns se acabaram a exemplo da Garanheta, Festival do Jazz,  October Fest, Jovem Guarda entre outros.


PENSOU GRANDE - Porém, Bartolomeu Quidute bateu na mesa e disse: nosso Festival de inverno vai para frente e será melhor e profissional, será uma indústria de geração de emprego e renda e entretenimento no Estado de Pernambuco. Foi Quidute que deu status que temos hoje no nosso FIG. Naquele momento ele contribuiu de modo decisivo para o sucesso desse patrimônio imaterial de nossa cidade.

EVOLUÇÃO- Nós sabemos que tudo na vida passa por evolução , faz parte da lei natural do homem na terra, porém existem coisas que precisam de homens de visão e de coragem. É muito fácil iniciar algo e quando esse algo chega em um ponto a gente deixa fluir e as vezes esse algo evapora. Porém na glória dos grandes feitos sempre há os que levam adiante a jornada. Foi o que fez Bartolomeu Quidute ao lançar uma nova estrutura física e conceitual sobre o evento. Foram muitas mudanças positivas que só fizeram Garanhuns seguir e avançar e ter de fato um equipamento turístico compatível com a sua vocação.


FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS O FIG SE DIVIDE EM ANTES DE BARTOLOMEU E APÓS A GESTÃO DE BARTOLOMEU


INFRAESTRUTURA- Sem economizar na infraestrutura física e geral do FIG, o prefeito Bartolomeu Quidute fez história e está registrado como um gestor que transformou um evento que poderia ter acabado a partir da sua posse como prefeito de Garanhuns, como tantos eventos que só duram até o mandato daqueles que iniciam. Os exemplos são muitos e vários por aí afora e até aqui na cidade mesmo. Porém, a sorte de Garanhuns foi que estávamos diante de um visionário e ousado jovem prefeito determinado e aguerrido a colocar o Turismo de Garanhuns em destaque no Brasil por inteiro. Essa foi a sorte de Garanhuns ao eleger o médico para governar o município, descartando duas candidaturas de políticos tradicionais na época e apostar na cara nova da política que muito faria pela nossa cidade e isso seria de domínio público alguns anos depois.

FESTIVAL EM VÁRIOS PALCOS E ABRANGENDO DIVERSAS ÁREAS DA CULTURA


DESCENTRALIZAÇÃO- Na gestão do então prefeito Bartolomeu Quidute o FIG ganhou palcos que se espalharam pela cidade ampliando a opção de consumo cultural por parte dos turistas e visitantes de nossa cidade. Uma decisão ousada para os padrões da década de 90, mas que foi determinante pra a grande expansão que tomou o Festival se equiparando desde logo aos festivais importantes do Brasil como Campos do Jordão em São Paulo e Gramado, no Rio Grande do Sul, só pra citar alguns deles.

CAMAROTES- A montagem de uma mega-estrutura de camarotes foi outra inovação desenhada pela equipe de Dr. Bartolomeu Quidute para que o evento pudesse ter também essa geração de renda e empregos temporários a partir do uso de um equipamento que praticamente era desconhecido por parte da população garanhuense. Os camarotes cumpriram uma função social muito além de disponibilizar um espaço exclusivo. O foco central de sua instalação no Festival de Inverno de Garanhuns a partir da gestão de Quidute foi gerar renda temporária para dezenas de pessoas em troca de uma prestação de serviço diferenciada. Diversos profissionais como seguranças, auxiliares de serviços gerais, garçons, copeiras, pessoal de gráfica, bares e comércio de bebidas, foram beneficiários diretos dessa inovação.

TAXISTAS - Outra categoria que também foi beneficiada pela expansão do Festival de Inverno foram os taxistas que passaram a deslocar os turistas entre um polo e outro, fazendo circular divisas e aumentar a renda tanto dos profissionais de transportes como dos empresários que tiveram aumentos expressivos na venda de combustível e insumos nos postos de gasolina da cidade.


SETOR HOTELEIRO- O setor de hotelaria, refeições e todo uma cadeia produtiva foi pra cima aquecendo praticamente a totalidade do comércio, incluindo aí farmácia, bares, restaurantes, mercadinhos de bairros, grandes supermercados, feira livre, sem falar no setor lojista através do aumento de vendas de vestuários e calçados , perfumes e outros que se formos enumerar não daria em uma simples coluna.


É IMPORTANTE QUE SE ANALISE O CONTEXTO DA ÉPOCA EM QUE BARTOLOMEU QUIDUTE DEU UM NOVO PATAMAR AO FESTIVAL


OS ANOS 90- Os anos 90 iniciaram com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, sendo esses seguidos pela consolidação da democracia, globalização e capitalismo global. Fatos marcantes para a década foram a Guerra do Golfo e a popularização do computador pessoal e da Internet. A economia brasileira nos anos 90 teve seu marco inicial ao final do ano de 1989. Alguns anos antes, em 85, a política do País tinha passado por um processo de redemocratização, que foi consolidado em 89 com as primeiras eleições diretas para a Presidência da República em mais de três décadas. Narramos aqui um pouco dos fatos históricos para que você caro leitor possa ter uma real dimensão de como era o ambiente mundial enquanto o jovem prefeito Bartolomeu Quidute empreendia nossa cidade uma revolução cultural.
 

A CULTURA DA ÉPOCA- Nos anos 90 o entretenimento televisivo rendeu séries que garantiam para as emissoras algo muito valioso na época: a audiência. Acredite, criar conteúdo televisivo e não ter audiência era tão decepcionante quanto criar um canal de Youtube e contar com pouquíssimas visualizações, curtidas e comentários. Um Festival de Inverno como foi formatado e executado pelo médico Bartolomeu Quidute nesse contexto trouxe os nomes da música nacional pra Garanhuns deslocando do eixo Rio-São Paulo nomes que só se via na televisão e somente se ouvia no rádio. Era a época de ouro da MPB (Música Popular Brasileira) e um Festival em praça pública que ofertava ao público ouvir e ver esses talentos, muitos elevados à categoria de mitos foi sem dúvida uma vitória da grandeza de um prefeito ousado que teve coragem e espírito público de criar a famosa “indústria sem chaminé” em nossa cidade, porém na prática.


AS REDES SOCIAIS ANOS 90- Não haviam as opções tal qual conhecemos hoje em dia para os jovens da época. Mandar depoimento, chamar atenção, usar gifs e o clássico: ficar saindo e entrando para os seus amigos notarem você online não existia eram apenas algumas possibilidades mínimas disponíveis a nível de computação. Nessa época não havia nada do que entendemos hoje por Instagram, Facebook, Twitter e os smartphones tal como temos hoje não existiam. É num contexto que precisa ser analisado a luz dessa época que tivemos a expansão e o profissionalismo do evento chamado de FIG (Festival de Inverno de Garanhuns) com a coordenação e direção geral do prefeito Bartolomeu Quidute.


PAULO CÂMARA FARÁ AMPLA REFORMA DO HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO FALTANDO 6 MESES PARA DEIXAR O CARGO DE GOVERNADOR


REFORMA A JATO- A licitação para a reforma do Hospital da Restauração, pelo governo Paulo Câmara, foi revelada pela ex-deputada Laura Gomes, em informe ao blog, mais cedo, em uma resposta política a candidata Raquel Lyra. 

EM TRAMITAÇÃO- A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que já está finalizando os trâmites para lançar, em breve, possivelmente já me junho, edital de licitação para reforma do Hospital da Restauração. As obras, no valor de R$ 9,1 milhões, contemplarão, entre outros serviços, a revisão e recuperação de toda a rede elétrica e hidráulica do HR.
LAURA GOMES- A licitação para a reforma do Hospital da Restauração foi revelada pela ex-deputada Laura Gomes, em informe ao blog, mais cedo, em uma resposta política a candidata Raquel Lyra.
"Candidata, quanto ao Hospital da Restauração, o Governo de Pernambuco vai investir R$ 8 milhões na sua requalificação completa. O edital de licitação será publicado no mês de junho. Já a maternidade que não faz parto, que a senhora inaugurou, gostaríamos de saber quando começa a atender a população caruaruense", afirmou Luara Gomes, sempre escalada para rebater Raquel Lyra por ser de Caruaru também e mulher.
CAOS NO HOSPITAL- Nesta segunda, o Hospital da Restauração (HR) registrou um transbordamento de calha por conta das fortes chuvas registradas e o grande volume de água acumulada.
PORTA VOZ DA SECRETARIA:
"A água extravasada atingiu uma área não assistencial, em um corredor próximo ao estar médico do setor de trauma, sem atingir pacientes, funcionários, ou prejudicar o atendimento. O reparo e a higienização do local já foram realizados de imediato pela equipe de manutenção e limpeza da unidade", disse a SES-PE.
CRISE - A crise tem sido objeto de crítica da oposição nestas eleições. Os aliancistas rebatem.
Maior hospital de Pernambuco
Fundado em 1969, o Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra é a maior unidade da rede de saúde pública de Pernambuco


FERNANDO RODOLFO DISPUTA HOJE 1° VICE PRESIDÊNCIA DA CÂMARA


NA BRIGA - O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) lançou candidatura avulsa para a vaga da 1ª vice-presidência da Câmara Federal. A eleição para complementar a Mesa Diretora acontece nesta quarta-feira (25). A vaga para a 1ª vice-presidência pertence ao PL; também serão escolhidos um nome do PT para a 2ª secretaria e do PSDB para ocupar a 3ª secretaria.
O Partido Liberal realizou na tarde desta terça (24), uma reunião para definir o nome indicado pela bancada para concorrer à 1ª vice-presidência. O eleito foi o deputado federal Lincoln Portela, que teve 21 votos, contra 19 do Major Vitor Hugo. O parlamentar representa o estado de Minas Gerais e é presidente da Igreja Batista Solidária. Após a disputa interna, Capitão Augusto, de São Paulo, e o pernambucano Fernando Rodolfo, anunciaram que vão se candidatar de forma avulsa.
A nova eleição foi definida ontem, pelo deputado presidente Arthur Lira (PP), após a destituição de Marcelo Ramos, que deixou o PL pelo PSD; Marília Arraes, que saiu do PT para o Solidariedade; e Rose Modesto, que trocou o PSDB pelo União Brasil. Eles ocupavam a 1ª vice-presidência, 2ª e 3ª secretarias, respectivamente.
A escolha será realizada presencialmente, a partir de 13h55. Para isso, cabines de votação foram instaladas no Plenário. Os eleitos vão cumprir o que falta para o biênio de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2023.


RAQUEL EMITE NOTA ACERCA DA MORTE DE DOIS BEBÊS DIANTE DA CRISE DAS UTIs PEDIÁTRICAS DE PERNAMBUCO

Raquel Lyra fala sobre crise nas UTIs pediátricas e mortes de dois bebês em Pernambuco

Confira, na íntegra, nota divulgada, hoje (24), pela pré-candidata ao Governo do Estado:


“A falta de leitos nas UTis pediátricas e a morte de dois bebês, infelizmente, são reflexos de uma questão crônica, fruto da total ineficiência deste governo que não prioriza a saúde infantil. Faltam gestão da rede, estrutura adequada e condições de trabalho para médicos e profissionais de saúde, o que dificulta a interiorização da assistência especializada em pediatria em todo o estado, reduzindo o acesso ao atendimento e superlotando as unidades do Recife. O que se vê nas UTIs pediátricas pode ser estendido para outras áreas da saúde. Pernambuco não cuida ou protege sua gente como é dever do estado. Essa situação não é tolerável, mas, sim, revoltante.”


VEREADOR THIAGO PAES QUER PAVIMENTAÇÃO E ESGOTAMENTO SANITÁRIO PARA A RUA PEDRO DE GÓES CAVALCANTE


NAS COMUNIDADES - O Vereador Thiago Paes (PL) vem se notabilizando na Câmara de Garanhuns por buscar garantir ações de infraestrutura nos bairros da Cidade. Desde o início do seu Mandato, o Parlamentar vem lutando para garantir obras de pavimentação e de esgotamento sanitário para diversas vias e durante a última sessão legislativa, apresentou proposição visando levar essas ações para a rua Pedro de Góes Cavalcante, que fica localizada entre as ruas Dr. Luiz da Silva Lessa e Tomé Cavalcante, no bairro de Aloísio Pinto.
 

FALA VEREADOR THIAGO PAES:
“Sem a pavimentação, as famílias que residem naquele trecho convivem com a lama e os buracos durante o inverno, bem como com a poeira no verão. Garantir a pavimentação e o esgotamento sanitário da rua Pedro de Góes Cavalcante, bem como de outras em seu entorno é fundamental, por isso cobramos essa ação”, chamou a atenção o vereador Thiago Paes.

VEREADOR JUCA VIANA QUER PROJETO COM BICICLETAS ADAPTADAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS OU MOBILIDADE REDUZIDA


EQUIPAMENTO- Com a intenção de ajudar na acessibilidade das pessoas para com o quesito do lazer e da prática do ciclismo o vereador Juca Viana(PTB) quer um projeto integrando pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida ao Projeto Vem pra Avenida, desenvolvido pela Prefeitura de Garanhuns, na Avenida Rui Barbosa aos domingos. Existem alguns tipos desse equipamento, pro menos três se destacam. O primeiro, a bike dupla, possibilita o passeio por deficientes visuais acompanhados por um guia ou familiar. Já o triciclo, pode ser guiado com as mãos e usado por pessoas com mobilidade reduzida ou algum tipo de deficiência motora. O terceiro, a a bicicleta The Duet , é indicado para cadeirantes e suporta até 120 Kg. São equipamentos que de fato farão a diferencia pra levar o lazer a todos de forma geral. Está portanto no rumo certo o vereador Juca Viana.
 

FOCO- Segundo o parlamentar Juca Viana (PTB) que reivindicou a implantação do programa “Bike sem Fronteiras”, através da Casa Raimundo de Moraes, em Garanhuns, a aquisição e disponibilidade de ofertar esses equipamentos vai trazer ganhos significativos para as pessoas que necessitam dessas adaptações.
 

FALA JUCA VIANA:
“Através de Bicicletas Adaptadas para pessoas com deficiência visual, física, mental ou múltipla, queremos integrar as pessoas com Deficiências ou Mobilidade Reduzida no Vem Pra Avenida, que vem sendo desenvolvido aos domingos na Avenida Rui Barbosa. O Bike sem Fronteiras consiste na oferta de três diferentes tipos de bicicletas adaptadas. Com a realização do Bike sem Fronteiras queremos, de forma gratuita, despertar nas pessoas com baixa ou nenhuma mobilidade o prazer em participar de uma atividade de lazer, se configurando assim, como uma valiosa ação de inclusão social em Garanhuns”, destacou Juca Viana.
PREFEITURA - A reivindicação do Parlamentar, após aprovada na Câmara de Vereadores de Garanhuns, foi encaminhada para apreciação do Prefeito Sivaldo Albino e da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, que darão a palavra final sobre a aquisição dos equipamentos. Por se tratar de tema importante acreditamos que terá sua viabilidade aprovada e colocada em funcionamento.


FRASE DO DIA
- “Serenamente, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito esta realidade com a cabeça erguida. Sou um homem que respeita o bom senso, o diálogo e o equilíbrio. Sempre busquei e seguirei buscando o consenso, mesmo que ele seja contrário à minha vontade pessoal. Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve” (João Doria, ex-governador de São Paulo, ao desistir da candidatura à presidência pelo PSDB. O político venceu democraticamente as prévias do partido, mas acabou traído sistematicamente pelo “novo” tucanato, o mesmo grupo que nem lembra de nomes como os de Franco Montoro e de Mario Covas)

Nenhum comentário: