NA LUPA 🔎
SEBASTIÃO OLIVEIRA VAI ANUNCIAR AMANHÃ ÀS 17 HORAS EM COLETIVA QUE SERÁ VICE DE MARÍLIA ARRAES
CONFIRMAÇÃO- Amanhã as 17 horas em Serra Talhada haverá uma entrevista coletiva com a chapa completa de Marília Arraes governadora, Sebastião Oliveira vice-governador e André de Paula senador. É a primeira chapa a ser realmente fechada em Pernambuco para as eleições 2022. Marília Arraes que parte na frente nas pesquisas de opinião chegando a 44% das intenções de votos válidos agora tem seus companheiros de chapa definidos para o embate que se avizinha. O local escolhido por Sebastião Oliveira foi sua Terra amada Serra Talhada, de onde provém a sua base inicial na política e a tradição de sua Familia.
HOTEL SÃO CRISTÓVÃO- Os partidos Solidariedade, PSD e AVANTE divulgaram nota convidando a imprensa e avisando que haverá transmissão do anúncio da chegada do deputado federal Sebastião Oliveira pra ser o vice-governador de Marília Arraes. O evento será no Hotel São Cristóvão, que fica na Rua João Gomes de Lucena, 3478 no bairro São Cristóvão na cidade sertaneja de Serra Talhada. Será domingo dia 19/06 a partir das 17h. Neste mesmo dia o deputado federal Sebastião Oliveira promove um evento Arraiá da Juventude Solidário na Estação do Forró onde também subirá ao palco para cantar junto das atrações que se apresentarão no evento. Filipe, Léo Magalhães e Vicente Neri são algumas das atrações da noite.
PASSANDO A LUPA 🔎
MAGDA ALVES- Vereadora que exerce o seu primeiro mandato na Casa Raimundo de Moraes, Magda Alves(PP) também tem sido uma grata surpresa na política garanhuense. Cumpre o seu papel de maneira correta e se pauta sempre pela qualidade em suas proposições, propostas e ações fiscalizadoras que empreende como integrante do campo de oposição. Faz um mandato sem radicalismos porém firme em defesa dos princípios municipalistas. São de sua autoria diversas proposições importantes que vão diretamente ao encontro dos anseios da população. Sua meta na Câmara de Vereadores de Garanhuns é ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas, sobretudo as que mais precisam da ação parlamentar.
EUDSON CATÃO- Prefeito de Palmeirina por dois mandatos e tendo sido eleito para um terceiro mandato, Eudson Catão tem sido um dos grandes executoras de articulações importantes no Agreste Meridional. Com sua experiência e diálogo fácil, ele que é muito comunicativo e agradável sabe bem o caminho das pedras. Suas articulações possuem o condão de ampliar ainda mais os apoios que a neta de Miguel Arraes de Alencar possui na região. Eudson não para. Ele é incansável e tem encontrado muita receptividade nos bastidores dessa pré-candidatura da deputada federal Marília Arraes ao Governo de Pernambuco.
AUDALIO RAMOS- O ex-vereador Audalio Ramos que foi vice de Zaqueu Naum Lins nas eleições de 2020 é outro nome bastante respeitado em nossa cidade. Apesar de não estar exercendo mandato eletivo, Audalio é um interlocutor bastante importante nos bastidores políticos. Sua opinião sempre lúcida e que retrata a realidade de forma bastante lúcida é indispensável para quem quer fazer política de qualidade e nível. É sem dúvida um dos grandes quadros da Cidade das Flores e pela experiência e por ser ainda jovem tem muito a dar a nossa Garanhuns. Deverá apoiar pra deputado federal Raul Henry de quem se aproximou bastante nos últimos tempos. É isso aí.
EDUARDO DA FONTE- Conforme a coluna noticiou ainda em Maio, o deputado federal Eduardo da Fonte só vai anunciar a posição política do Progressistas em Julho. Não adianta a imprensa especular e os pitaqueiros de “plantão” soltar pérolas que não irão jamais mudar o cronograma traçado pelo brilhante deputado federal pernambucano. Defensor assíduo da população mais carente quando entra no embate da redução da conta de energia, uma bandeira antiga do parlamentar que já deu muitos frutos a todos os pernambucanos. Eduardo da Fonte não é amador e não entra em bola dividida. Suas decisões são sempre lúcidas e a base da razão. Porém, logicamente que o deputado vai analisar cada ponto daquilo que pode contribuir para o crescimento do seu partido a nível estadual. É aguardado com tapete vermelho pelos correligionários de Marília Arraes e também não é pra menos pois possui lastro e credibilidade. Porém a sua decisão ao que será mesmo tomada em julho. É isso aí.
MAL ASSESSORADO- O governador Paulo Câmara entrou numa tremenda saia justa em sua passagem pelo Agreste Meridional, que causou danos a pré-campanha de Danilo Cabral(PSB) candidato à sucessão apoiado pro Palácio do Campo das Princesas, uma vez que uma descortesia a um importante e histórico aliado levou a o rompimento do ex-prefeito de Paranatama, Zé Teixeira e de todo o seu grupo político. Como se não bastasse um locutor atrapalhado chamava a cidade de Paranatama no microfone de Macaparana (que fica na mata norte, do outro lado do estado). Isso sem falar em Saloá onde mais trapalhadas aconteceram desta vez envolvendo o nome do prefeito Júnior de Rivaldo. É verdade caro leitor que quando uma coisa é pra dar errado não tem quem segure. O PSB ultimamente vem numa sucessão de erros que só favorecem a oposição. Talvez seja a fadiga de material.
IVAN JÚNIOR - O empresário Ivan Júnior tem uma disposição muito grande para encarar desafios e sempre defende com entusiasmo o desenvolvimento de nossa cidade. O seu nome não está descartado de figurar na lista dos postulantes ao Palácio Celso Galvão em 2024. Muita gente do meio empresarial reconhece que ele possui atributos e poderia se destacar como uma opção de bom gestor pra a cidade de Garanhuns. Essa geração que deve ascender na política terá que trazer nomes diferentes mas que tenham ampla identidade com a nossa cidade. Nesse contexto surge o nome do empresário Ivan Júnior que além de ser articulado, conhece os bastidores do processo político, onde vem atuando já há alguns anos.
CHAPA DE RAQUEL LYRA- Priscila Krause deverá ser confirmada como a vice da pré-candidata a governadora Raquel Lyra, que reservou a vaga para alguma composição e como o campo se estreitou não há mais tempo pra manter o espaço aberto o que levará a perda de tempo. Não há mais possibilidades de formação de palanques com desistência de candidaturas na oposição. as conversas com Miguel Coelho (União) não avançaram até o momento, Raquel Lyra(PSDB) quer fechar a chapa e como não há mais caminhos pra uma composição, a única saída é fechar com a deputada estadual Priscila Krause na vice e com Armando Monteiro (PSDB) para a única vaga do Senado. Ao se confirmar essa conjuntura o jogo estará quase que completamente definido faltando apenas Miguel Coelho definir com quem irá entrar no jogo político. A especulação e que a deputada estadual Alessandra Vieira desistiria da reeleição pra ser a vice de Miguel. Vamos aguardar !
CAYO ALBINO- No dia de ontem quem esteve em Bonito ao lado do prefeito Gustavo Adolfo e do ex-prefeito Dr. Rui, foi Cayo Albino(PSB) acompanhado do deputado Clodoaldo Magalhães que disputa uma vaga de deputado federal e faz dobradinha com Cayo Albino na cidade. Eles participaram da edição do Plano Retomada do Governo de Pernambuco que tem levado obras e liberado recursos pra todos os municípios pernambucanos num esforço descomunal do governador Paulo Câmara em reta final de mandato, para encerrar seu ciclo a frente do Palácio do Campo das Princesas em alto estilo. O evento foi bastante concorrido e Cayo Albino bastante assediado na cidade. Em tempo ele que concorre a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco possui o apoio do prefeito de Bonito e de todo o seu grupo político.
PERUA- a coisa está seria no palanque da Frente Popular de Pernambuco. Loucos para criar fatos novos espalharam na imprensa que um prefeito ligado a Marília Arraes havia “pulado” para Danilo Cabral. A assessoria de Marília Arraes emitiu uma nota: “O prefeito de Camocim de São Félix nunca esteve com Marília Arraes. A nossa pré-candidata ainda não tem o apoio desse gestor. Mas se ele quiser nos apoiar, será muito bem-vindo”, assinou a nota a coordenação política da pré-candidata. É incrível a sucessão de erros que estão sendo cometidos pelo PSB nessa pré-campanha de Danilo Cabral que estacionou na casa de 5% e parece que não sai mais do lugar. Factoides feito esse só aumenta mais ainda o ibope da neta de Miguel Arraes de Alencar. É isso aí.
A Secretaria de Saúde de Garanhuns informa que o horário de funcionamento do Centro de Testagem para Enfrentamento à Covid-19 será ampliado a partir da próxima segunda-feira (20). O serviço estará disponível de segunda a sexta, das 08h às 16h; e aos sábados das 08h às 12, para receber pessoas com sintomas de síndrome gripal.
O Centro de Testagem para Enfrentamento à Covid-19 está localizado na avenida Gonçalves Maia, nº 398, no bairro Heliópolis.
A Secretaria de Saúde reforça ainda que os testes também estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns
A pré-candidata a governadora Raquel Lyra participou nesta sexta (17), de um encontro do Movimento Ética e Democracia, que reúne intelectuais para promover debates sobre a vida e a gestão pública em Pernambuco. A reunião ocorreu no bairro do Derby, no Recife, e contou com a presença de atores de diversas áreas: professores, economistas, advogados, consultores e cientistas políticos.
Os presentes reforçaram seu apoio à pré-candidatura de Raquel Lyra e debateram sobre educação, tecnologia e inovação, qualificação profissional, geração de empregos, além de políticas públicas para a infraestrutura e mobilidade urbana.
“Não podemos perder a oportunidade de debater a vida real de Pernambuco e apresentar as soluções que transformem a vida das pessoas. Política se faz conversando com as pessoas e é assim que será a nossa pré-campanha e a nossa trajetória”, afirmou Raquel Lyra.
“Só acredito numa mudança com a participação da sociedade e esse movimento tem demonstrado que quer o melhor para Pernambuco. Temos todas as condições de reestabelecer a dignidade e a qualidade de vida dos pernambucanos”, declarou o ex-governador João Lyra.
A deputada estadual Priscila Krause destacou os resultados da gestão de Raquel em Caruaru. “O que Raquel fez em Caruaru foi um grande avanço na primeira infância, na infraestrutura e na educação”, relembrou. “A eleição deste ano, mais do que nunca, é sobre democracia. E Raquel está pronta para debater Pernambuco”, ressaltou o deputado federal Daniel Coelho.
“A ideia desse encontro é costurar as ideias do Plano de Governo. Esse é um movimento político suprapartidário”, explicou o sociólogo José Arlindo. “É chegada a hora de mudança, mas uma mudança de verdade. Esse é o momento de Raquel”, concluiu o ex-deputado Sérgio Longman.
Fotos: Tiago CALAZANS
PREFEITURA AMPLIA HORÁRIO DOS TESTES DE COVID
Nota informativa – Ampliação de horário no Centro de Testagem para Enfrentamento à Covid-19
A Secretaria de Saúde de Garanhuns informa que o horário de funcionamento do Centro de Testagem para Enfrentamento à Covid-19 será ampliado a partir da próxima segunda-feira (20). O serviço estará disponível de segunda a sexta, das 08h às 16h; e aos sábados das 08h às 12, para receber pessoas com sintomas de síndrome gripal.
O Centro de Testagem para Enfrentamento à Covid-19 está localizado na avenida Gonçalves Maia, nº 398, no bairro Heliópolis.
A Secretaria de Saúde reforça ainda que os testes também estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns
RAQUEL PARTICIPA DE DEBATE COM INTELECTUAIS DO RECIFE
Raquel Lyra participa de debate com intelectuais do Recife
A pré-candidata a governadora Raquel Lyra participou nesta sexta (17), de um encontro do Movimento Ética e Democracia, que reúne intelectuais para promover debates sobre a vida e a gestão pública em Pernambuco. A reunião ocorreu no bairro do Derby, no Recife, e contou com a presença de atores de diversas áreas: professores, economistas, advogados, consultores e cientistas políticos.
Os presentes reforçaram seu apoio à pré-candidatura de Raquel Lyra e debateram sobre educação, tecnologia e inovação, qualificação profissional, geração de empregos, além de políticas públicas para a infraestrutura e mobilidade urbana.
“Não podemos perder a oportunidade de debater a vida real de Pernambuco e apresentar as soluções que transformem a vida das pessoas. Política se faz conversando com as pessoas e é assim que será a nossa pré-campanha e a nossa trajetória”, afirmou Raquel Lyra.
“Só acredito numa mudança com a participação da sociedade e esse movimento tem demonstrado que quer o melhor para Pernambuco. Temos todas as condições de reestabelecer a dignidade e a qualidade de vida dos pernambucanos”, declarou o ex-governador João Lyra.
A deputada estadual Priscila Krause destacou os resultados da gestão de Raquel em Caruaru. “O que Raquel fez em Caruaru foi um grande avanço na primeira infância, na infraestrutura e na educação”, relembrou. “A eleição deste ano, mais do que nunca, é sobre democracia. E Raquel está pronta para debater Pernambuco”, ressaltou o deputado federal Daniel Coelho.
“A ideia desse encontro é costurar as ideias do Plano de Governo. Esse é um movimento político suprapartidário”, explicou o sociólogo José Arlindo. “É chegada a hora de mudança, mas uma mudança de verdade. Esse é o momento de Raquel”, concluiu o ex-deputado Sérgio Longman.
Fotos: Tiago CALAZANS
JERÔNIMO GADELHA ADERE A CAMPANHA DE MARILIA
Marília Arraes recebe apoio de Jerônimo Gadelha, ex-prefeito de Abreu e Lima por três mandatos
A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, continua recebendo importantes apoios políticos Pernambuco afora. Hoje, declararam apoio à Marília o ex-prefeito de Abreu e Lima, Jerônimo Gadelha, e Katiana Gadelha, que foi candidata a prefeita da cidade em 2020. "Marília Arraes representa o futuro de Pernambuco. Ela será eleita a primeira mulher governadora do estado", afirma Jerônimo.
É importante frisar que Jerônimo e Katiana estiveram juntos com Eduardo Campos em 2006, na primeira vitória do ex-governador para o Palácio do Campo das Princesas.
Também participaram do encontro o prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, Jorge Carreiro, pré-candidato a deputado estadual, e André Souza, presidente estadual do Solidariedade.
RÁDIO LAJES NEWS DE ALAGOINHA RECEBE DEBORA ALMEIDA
Rádio Lages News de Alagoinha recebe novamente pré-candidata Débora Almeida
A emissora, estrategicamente localizada em um setor rural do município, tem grande audiência e seu conteúdo, com entretenimento, espaço para a cultura e jornalismo, é escutado também na internet
A caminho de agenda no sertão central nesta sexta-feira (17), passando no município de Alagoinha, a pré -candidata a deputada estadual Débora Almeida (PSDB) concedeu entrevista a Rádio Lages News FM, em 90,5 MHz. Conversando com o radialista Tony Caldas, Débora falou sobre o crescimento da pré-candidatura de Raquel Lyra (PSDB) nas pesquisas, enfatizando o sentimento de mudança que predomina entre os eleitores de todas as regiões do estado.
Enfatizando seus investimentos na educação, quando gestora de São Bento, Débora reafirmou seus compromissos com o fortalecimento e valorização dos professores no interior, de atividades para a juventude dentre estas o incentivo aos desportos. Ao final da entrevista, a pré-candidata interagiu com jovens desportistas locais.
O ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), pré-candidato ao Governo de Pernambuco, tem cumprido, desde a última quarta-feira (15), extensa agenda em cidades do Agreste. Após ter passado por Taquaritinga do Norte e Santa Cruz do Capibaribe, acompanhado pelo ex-ministro do Turismo e pré-candidato ao Senado, Gilson Machado (PL), Anderson visitou os municípios de Cachoeirinha, Venturosa, Pedra e Buíque, onde participou de diversos atos ao lado de lideranças políticas da região e intensificou as conversas com a população para entender as prioridades de cada localidade.
A agenda da quinta-feira (16) teve início na Feira do Couro e do Aço de Cachoeirinha, uma das mais tradicionais do estado e responsável pela exposição de produtos e serviços que movimentam o comércio da região. Após entrevista nos estúdios da Rádio Venturosa FM, Anderson e Gilson almoçaram com lideranças históricas da região e do setor comercial no município de Pedra. À noite, em Buíque, os pré-candidatos reuniram a população e apoiadores em mais um ato do Simbora Mudar Pernambuco.
A dupla tem defendido os investimentos do Governo Federal em Pernambuco e lembrado que a gratidão é uma característica inerente ao povo pernambucano, “que sabe muito bem separar passado, presente e futuro”. A afinidade entre o presidente Jair Bolsonaro (PL), Anderson Ferreira e Gilson Machado tem sido observada como um diferencial entre as pré-candidaturas. Durante ato no município de Taquaritinga do Norte, o presidente surpreendeu ao público ao participar do evento por meio de videochamada.
“Quantos presidentes fizeram questão de participar ao vivo de atos de pré-campanha? Bolsonaro tem criado conexões com Pernambuco e mostrado sensibilidade para com nosso estado por meio dos investimentos feitos pelo Governo Federal, a exemplo dos recursos liberados pela Codevasf, a conclusão das obras da Transposição do São Francisco e o reconhecimento do forró como patrimônio cultural e imaterial do Brasil”, elencou Anderson Ferreira. “Não acredito que o ex-presidente Lula (PT) tenha a mesma coragem de Bolsonaro de ir ao São João de Caruaru, ainda mais acompanhado do governador Paulo Câmara (PSB)”, alfinetou
A emissora, estrategicamente localizada em um setor rural do município, tem grande audiência e seu conteúdo, com entretenimento, espaço para a cultura e jornalismo, é escutado também na internet
A caminho de agenda no sertão central nesta sexta-feira (17), passando no município de Alagoinha, a pré -candidata a deputada estadual Débora Almeida (PSDB) concedeu entrevista a Rádio Lages News FM, em 90,5 MHz. Conversando com o radialista Tony Caldas, Débora falou sobre o crescimento da pré-candidatura de Raquel Lyra (PSDB) nas pesquisas, enfatizando o sentimento de mudança que predomina entre os eleitores de todas as regiões do estado.
Enfatizando seus investimentos na educação, quando gestora de São Bento, Débora reafirmou seus compromissos com o fortalecimento e valorização dos professores no interior, de atividades para a juventude dentre estas o incentivo aos desportos. Ao final da entrevista, a pré-candidata interagiu com jovens desportistas locais.
ANDERSON INTENCIFICA AGENDA NO AGRESTE
O ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), pré-candidato ao Governo de Pernambuco, tem cumprido, desde a última quarta-feira (15), extensa agenda em cidades do Agreste. Após ter passado por Taquaritinga do Norte e Santa Cruz do Capibaribe, acompanhado pelo ex-ministro do Turismo e pré-candidato ao Senado, Gilson Machado (PL), Anderson visitou os municípios de Cachoeirinha, Venturosa, Pedra e Buíque, onde participou de diversos atos ao lado de lideranças políticas da região e intensificou as conversas com a população para entender as prioridades de cada localidade.
A agenda da quinta-feira (16) teve início na Feira do Couro e do Aço de Cachoeirinha, uma das mais tradicionais do estado e responsável pela exposição de produtos e serviços que movimentam o comércio da região. Após entrevista nos estúdios da Rádio Venturosa FM, Anderson e Gilson almoçaram com lideranças históricas da região e do setor comercial no município de Pedra. À noite, em Buíque, os pré-candidatos reuniram a população e apoiadores em mais um ato do Simbora Mudar Pernambuco.
A dupla tem defendido os investimentos do Governo Federal em Pernambuco e lembrado que a gratidão é uma característica inerente ao povo pernambucano, “que sabe muito bem separar passado, presente e futuro”. A afinidade entre o presidente Jair Bolsonaro (PL), Anderson Ferreira e Gilson Machado tem sido observada como um diferencial entre as pré-candidaturas. Durante ato no município de Taquaritinga do Norte, o presidente surpreendeu ao público ao participar do evento por meio de videochamada.
“Quantos presidentes fizeram questão de participar ao vivo de atos de pré-campanha? Bolsonaro tem criado conexões com Pernambuco e mostrado sensibilidade para com nosso estado por meio dos investimentos feitos pelo Governo Federal, a exemplo dos recursos liberados pela Codevasf, a conclusão das obras da Transposição do São Francisco e o reconhecimento do forró como patrimônio cultural e imaterial do Brasil”, elencou Anderson Ferreira. “Não acredito que o ex-presidente Lula (PT) tenha a mesma coragem de Bolsonaro de ir ao São João de Caruaru, ainda mais acompanhado do governador Paulo Câmara (PSB)”, alfinetou
SILENO DIZ QUE VAI EXPULSAR INFIÉIS DO PSB
O PSB de Pernambuco vai expulsar do partido filiados que manifestarem apoio a outras pré-candidaturas que não sejam a do deputado federal Danilo Cabral (PSB) para o Governo de Pernambuco e a da deputada estadual Teresa Leitão (PT) para o Senado. A decisão, anunciada nesta sexta-feira (17) pelo presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, tem o objetivo de preservar a unidade histórica da Frente Popular de Pernambuco ao redor dos nomes escolhidos pelo grupo para disputar as eleições majoritárias de outubro deste ano. A previsão é de que, na segunda-feira (20), sejam assinadas as primeiras resoluções excluindo da lista de filiados pessoas que se enquadram nesses casos.“No PSB, todas as decisões são construídas com amplo diálogo. Em dezembro do ano passado, no Congresso Estadual do partido, a militância deliberou que o PSB apresentaria um nome para disputar o Palácio do Campo das Princesas. Após um intenso processo de escuta conduzido pelo governador Paulo Câmara (PSB), tanto dentro do partido como junto a partidos aliados, chegamos ao nome de Danilo Cabral, que tem percorrido este estado e sido legitimado pela população, pelos correligionários e pela Frente Popular. E em unidade com o PT, endossamos a escolha de Teresa Leitão para compor a chapa na vaga ao Senado. É um projeto sólido, construído sob um princípio fundamental que Arraes e Eduardo nos ensinaram, que é a lealdade. Quem quer seguir uma aventura que não propõe nada de concreto para Pernambuco deve procurar outro partido para militar”, declarou Sileno.
Para as eleições de 2022, o PSB vai apresentar chapas competitivas tanto na disputa majoritária como nas proporcionais. Com o objetivo de conquistar mais um mandato à frente do Governo do Estado e dar continuidade aos avanços implantados pelas gestões de Eduardo Campos e Paulo Câmara, o partido conta com o apoio do ex-presidente Lula (PT), que já declarou publicamente que seu único candidato em Pernambuco será Danilo Cabral, associado à deputada estadual Teresa Leitão na disputa pelo Senado. Já no Legislativo, a intenção é renovar os mandatos de todos os deputados federais e estaduais do PSB e conquistar novos espaços, considerando que a legenda foi a que mais cresceu, a nível estadual, durante a janela partidária de março deste ano, mantendo quadros orgânicos e atraindo políticos com mandato que estavam em outros partidos.
Com o novo crescimento de casos de covid-19, depois de um longo período de queda, ressurgiram dúvidas de trabalhadores sobre o tempo adequado para afastamento e as medidas necessárias em relação às atividades presenciais. De acordo com o advogado trabalhista João Galamba, do escritório Galamba Félix Advogados, o tempo mínimo de isolamento social para a pessoa que testou positivo é de sete dias, sem desconto no salário.
O atual protocolo do Governo de Pernambuco destaca que é essencial observar a ausência de sintomas nas últimas 24 horas, principalmente os respiratórios e a febre. Até o fim de janeiro, o Estado sugeria 10 dias para os sintomáticos e sete aos assintomáticos.
“Caso esse trabalhador infectado com o coronavírus precise de mais tempo de isolamento, já que o mínimo são sete dias, de acordo com os atuais protocolos, ele vai precisar de atestado médico para justificar a ausência na empresa. Os sete dias não terão descontos no salário. Porém, se o funcionário seguir com sintomas a partir do oitavo dia, é preciso ir ao médico para que seja diagnosticado e ele faça o atestado para que a pessoa permaneça mais tempo isolado. Esse atestado precisa ser entregue na empresa, para que o funcionário não fique prejudicado”, explicou João Galamba.
A Secretaria de Saúde de Pernambuco reforça a importância de deixar todos atentos à necessidade do cumprimento desse protocolo para proteção dos contatos próximos. “Os trabalhadores que tiverem contatos com pessoas que testaram positivo devem permanecer em isolamento também. Mas é preciso fazer o teste para comprovar se há ou não a contaminação. Caso teste negativo, ele precisa retomar às atividades presenciais. Se positivo, fica em isolamento”, acrescentou Galamba.
O Ministério Público do Trabalho pode atuar em caso de descumprimento desse direito. A queixa pode ser feita diretamente no link peticionamento.prt6.mpt.mp.br/denuncia.
FRASE DO DIA-“Bolsonaro não confia no voto popular porque sabe que não tem merecimento, não merece o segundo mandato pelo desastre que levou o Brasil”. O Brasil precisa do Lula para salvar a democracia, voltar a crescer. No último ano do presidente Lula, o País cresceu 7,5”. (Geraldo Alckmin)
Para as eleições de 2022, o PSB vai apresentar chapas competitivas tanto na disputa majoritária como nas proporcionais. Com o objetivo de conquistar mais um mandato à frente do Governo do Estado e dar continuidade aos avanços implantados pelas gestões de Eduardo Campos e Paulo Câmara, o partido conta com o apoio do ex-presidente Lula (PT), que já declarou publicamente que seu único candidato em Pernambuco será Danilo Cabral, associado à deputada estadual Teresa Leitão na disputa pelo Senado. Já no Legislativo, a intenção é renovar os mandatos de todos os deputados federais e estaduais do PSB e conquistar novos espaços, considerando que a legenda foi a que mais cresceu, a nível estadual, durante a janela partidária de março deste ano, mantendo quadros orgânicos e atraindo políticos com mandato que estavam em outros partidos.
TRABALHADORES POSITIVOS COM COVID DEVEM SER ISOLADOS 7 DIAS
Advogado trabalhista João Galamba explica que, caso o prazo necessite de ampliação, o funcionário precisa de um atestado médico
Com o novo crescimento de casos de covid-19, depois de um longo período de queda, ressurgiram dúvidas de trabalhadores sobre o tempo adequado para afastamento e as medidas necessárias em relação às atividades presenciais. De acordo com o advogado trabalhista João Galamba, do escritório Galamba Félix Advogados, o tempo mínimo de isolamento social para a pessoa que testou positivo é de sete dias, sem desconto no salário.
O atual protocolo do Governo de Pernambuco destaca que é essencial observar a ausência de sintomas nas últimas 24 horas, principalmente os respiratórios e a febre. Até o fim de janeiro, o Estado sugeria 10 dias para os sintomáticos e sete aos assintomáticos.
“Caso esse trabalhador infectado com o coronavírus precise de mais tempo de isolamento, já que o mínimo são sete dias, de acordo com os atuais protocolos, ele vai precisar de atestado médico para justificar a ausência na empresa. Os sete dias não terão descontos no salário. Porém, se o funcionário seguir com sintomas a partir do oitavo dia, é preciso ir ao médico para que seja diagnosticado e ele faça o atestado para que a pessoa permaneça mais tempo isolado. Esse atestado precisa ser entregue na empresa, para que o funcionário não fique prejudicado”, explicou João Galamba.
A Secretaria de Saúde de Pernambuco reforça a importância de deixar todos atentos à necessidade do cumprimento desse protocolo para proteção dos contatos próximos. “Os trabalhadores que tiverem contatos com pessoas que testaram positivo devem permanecer em isolamento também. Mas é preciso fazer o teste para comprovar se há ou não a contaminação. Caso teste negativo, ele precisa retomar às atividades presenciais. Se positivo, fica em isolamento”, acrescentou Galamba.
O Ministério Público do Trabalho pode atuar em caso de descumprimento desse direito. A queixa pode ser feita diretamente no link peticionamento.prt6.mpt.mp.br/denuncia.
FRASE DO DIA-“Bolsonaro não confia no voto popular porque sabe que não tem merecimento, não merece o segundo mandato pelo desastre que levou o Brasil”. O Brasil precisa do Lula para salvar a democracia, voltar a crescer. No último ano do presidente Lula, o País cresceu 7,5”. (Geraldo Alckmin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário