NA LUPA 🔎
Por Edney Souto
RAQUEL LYRA ESTÁ PRESSIONADA PELO PL E PSB NAS PESQUISAS
RAQUEL LYRA- A ex-prefeita de Caruaru e ex-deputada Raquel Lyra está enfrentando uma turbulência altíssima na sua pré-campanha. Quadro político de alta envergadura começou uma campanha praticamente como favorita. Muito bem avaliada por suas duas gestões à frente da prefeitura da cidade de Caruaru, Raquel começou a enfrentar problemas sérios quando a deputada federal Marília Arraes lançou-se na disputa e o que seria seu candidato a Senador tornou-se o representante do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e também passou a disputar contra Raquel o governo do estado. Foram fatos inesperados e impensáveis de acontecer, mas que aconteceram e deixaram danos na campanha tucana.
TURBULÊNCIA- o PSDB alinda alimentou a possibilidade de uma composição com Miguel Coelho mas não avançou porque os projetos são conflitantes. Está numa luta para fechar a chapa que ao que tudo leva a crer será composta por Priscila Krause e Armando Monteiro, para vice e senador respectivamente. Raquel é um nome novo na política, possui capacidade técnica e administrativa para governar Pernambuco e fazer uma grande gestão. Lamentavelmente está praticamente empatada com Anderson Ferreira e Danilo Cabral vem logo atrás com o farol alto ligado.
REFORÇAR A CHAPA - O Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB 45 de Pernambuco confirmou que Ricardo Bombeiro e Olavo Morais, lideranças da Região Metropolitana do Recife (RMR), serão pré-candidatos a deputado estadual e federal, respectivamente, pelo partido. A pré-candidata a governadora e presidente estadual do PSDB, Raquel Lyra, recebeu os pré-candidatos que vão se filiar até as convenções partidárias, conforme permite a legislação eleitoral. Dessa maneira Raquel Lyra tenta firmar sua chapa de deputado federal e estadual para o pleito que se aproxima. A questão circula basicamente no fato de que as chapas não ficaram tão expressivas como se esperava quando ela liderava em 1º lugar as pesquisas de opinião. A chegada de Marília Arraes e Anderson Ferreira ao jogo foram cruciais para apagar a impressão que Raquel montaria uma super chapa proporcional. A situação é de complexidade.
PASSANDO A LUPA 🔎
FALECEU - O Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo. Hummes morreu na manhã de ontem segunda-feira (4) em São Paulo, aos 87 anos.
“Dom Cláudio", como era conhecido, era um dos arcebispos mais influentes na Santa Sé. Em 2013, no Conclave que escolheu o Papa Francisco, Cláudio estava sentado ao seu lado. Ele também ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). Em 2019, no Sínodo da Amazônia, em Roma, Dom Cláudio defendeu a demarcação de terras indígenas.
ARCEBISPO- Na década de 70, quando esteve em Santo André, região metropolitana de São Paulo, como símbolo de solidariedade e apoio a luta dos movimentos e organizações populares do campo e da cidade, oferecia a igreja aos sindicais para fazerem seus encontros na época da ditadura, o que era proibido. Também esteve junto do MST e também de Lula na defesa da terra e dos direitos dos trabalhadores.
#SolidariedadeSemTerra
ARMANDO - A pesquisa IPESPE/Folha de Pernambuco mostrou mais uma vez o cenário extremamente positivo para o ex-senador Armando Monteiro quando se trata da corrida ao Senado. Mesmo sem ter se apresentado oficialmente como candidato, em todas as pesquisas Armando vem ocupando as primeiras posições na preferência dos pernambucanos.
Na pesquisa divulgada hoje pelo IPESPE, ele está isolado na liderança, com 22% das intenções de voto, enquanto o segundo lugar, André de Paula (PSD), pontua 9%. Teresa Leitão (PT) tem 8%, Gilson Machado (PL) marca 5% e Douglas Cintra (Podemos) aparece com 1%.
PESQUISA PARANÁ - Registrada essa semana a pesquisa do instituto Paraná tem o visível desafio de tentar mostrar que Miguel coelho ainda está vivo de alguma forma na disputa eleitoral. Estranhamente quer analisar quadros de chapas Governador/ senador, mas não faz o cruzamento de apoios com os candidatos a presidente, justamente na eleição mais nacionalizada da história. Outro ponto que chama a atenção é que Miguel Coelho aparece em chapa com Mendonça Filho para o senado, que já confirmou que não vai disputar o cargo. Vale destacar que todas as pesquisas divulgadas já apresentam uma situação difícil para a candidatura de Miguel e aliados já esperam a debandada de seus apoiadores, a começar por Bivar que assiste a família Coelho pedir votos para Lula, Bolsonaro e para o próprio Bivar. A próximos de Mendonça Filho diz que não é boia para tentar salvar a candidatura de Miguel Coelho e terminar afundando junto.
FRANÇA SENADOR DE HADDAD - O ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) admitiu, na noite de ontem, desistir de sua candidatura ao governo paulista para apoiar o ex-prefeito Fernando Haddad (PT). O discurso, por ora, é de que essa desistência está condicionada a uma composição com o PSD de Gilberto Kassab. As informações são da coluna Radar Online.
A possível aliança entre os três foi discutida durante um almoço entre França e Haddad, no domingo, na casa do pessebista, em São Paulo. O ex-presidente Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) também participaram do encontro.
Pelo acordo costurado, Márcio França desistiria de concorrer ao governo de São Paulo em troca da vaga ao Senado na chapa de Haddad. Já o PSD teria o direito de indicar a 1ª suplência de França, que poderia ficar com o próprio Kassab, ou o candidato a vice-governador do petista.
PRTB VER ANTECIPAÇÃO- O presidente estadual do PRTB, Edinázio Silva, criticou nessa segunda-feira os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco por estarem “fazendo campanha” antes do período eleitoral. Estrategista político, ele afirmou estar cumprindo todas as leis e pediu para que a Justiça Eleitoral pare de ficar “assistindo de camarote”, alertando que os adversários “cometem crime”, quando antecipam a campanha.
“Quem está no poder já teve tempo suficiente para mostrar suas qualidades. Não sei por que eles tentam fazer promessas agora“, completou Edinázio.
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) tem o cantor Esteves Jacinto como pré-candidato ao governo. Uma de suas ideias é o Projeto ‘Barriga Cheia’, que visa a reduzir a desigualdade social no Estado, gerando oportunidades aos pernambucanos.
REJEITADA - A Câmara Municipal do Recife votou contra a cessão de homenagem à primeira-dama Michelle Bolsonaro. Por 16 votos a 9 a medalha Olegária Mariano proposta em Decreto Legislativo pela vereadora Michele Collins (PP) foi derrotada em votação aberta em plenário na manhã desta terça-feira (5). A vereadora Dani Portela (PSOL) foi uma das parlamentares que se colocou contrária à proposta, que mobilizou setores da sociedade civil.
“Não se trata de simplesmente votar contra a primeira-dama. A questão é sobre o mérito da Medalha, que leva o nome de uma mulher abolicionista. Não há registros de feitos de Michelle Bolsonaro que justifiquem a honraria. Na justificativa do projeto, inclusive, foi citado o programa Pátria Voluntária, que não teve resultados significativos em todo o país. Não podemos permitir que uma mulher que representa um governo racista e capacitista seja homenageada em nossa cidade, que tem um histórico de luta revolucionária”, afirmou Dani Portela em seu discurso.
EXONERADO- Membro do núcleo duro do governo Raquel Lyra (PSDB) desde a sua chegada a prefeitura de Caruaru, Rubens Júnior foi comunicado, hoje, pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), que não é mais presidente da Fundação de Cultura de Caruaru. As informações são do Blog Cenário.O anúncio foi feito logo após a apresentação do balanço do São João 2022, que aconteceu na Acic. O ato de exoneração será publicado no Diário Oficial desta terça-feira.
REALITY - Rodrigo Novaes pretende mostrar na prática como funciona o dia a dia de um parlamentar.
O deputado estadual Rodrigo Novaes anunciou a criação de um reality show em suas redes sociais. O projeto tem por objetivo incentivar a população a fiscalizar e acompanhar a sua atuação como parlamentar. Os selecionados para o programa poderão acompanhar Rodrigo Novaes na sua rotina de viagens pelo estado, participando de forma ativa e entendendo melhor os ofícios da profissão.
Novaes, que é ex-secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, é conhecido pela sua atuação intensa e por percorrer o estado constantemente, além de ter fomentado o turismo no interior de Pernambuco.
O “Bora nessa com Rodrigo” será transmitido pelas redes sociais do participante e por canal no YouTube.
XISTO COM LULA DA FONTE – O prefeito de Aliança, Xisto Freitas, apoiará a pré-candidatura de Lula da Fonte a deputado federal. O acerto foi confirmado num encontro na última segunda-feira entre o presidente estadual do PP, deputado federal Eduardo da Fonte, e o pré-candidato ao Senado, deputado federal André de Paula, presidente estadual do PSD
FRASE DO DIA - “Houve um crime claro de obstrução à Justiça e de utilização de informações sigilosas tipificados no código penal, mas, mais do que isso, [Bolsonaro] estava avisando que o esquema que ele também fazia parte estava prestes a ser descoberto. A CPI não pode convocar o presidente da República, mas eu tenho certeza que no curso da investigação nós chegaremos até ele” (Randolfe Rodrigues, senador da oposição, em entrevista à Folha. O política da Rede respondia se, na avaliação dele, Bolsonaro interferiu na investigação em curso no Ministério da Educação, avisou o ex-ministro Milton Ribeiro sobre a apuração e se ele, o presidente, deve ser um dos investigados pela Comissão que pode ser iniciada hoje)













Nenhum comentário:
Postar um comentário