terça-feira, 19 de julho de 2022

Na Lupa🔍 Terça 19/07/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY


NA LUPA 🔎



UMA BUSCA INDEFINIDA PELO SEGUNDO TURNO NA ELEIÇÃO ESTADUAL EM PERNAMBUCO


2º TURNO- Já se sabe que a eleição em nosso estado dificilmente e diria até que é praticamente impossível que seja definida no primeiro turno. O que se tem consolidado hoje em termos reais está exatamente na cabeça da liderança das pesquisas de opinião de voto. A deputada federal Marília Arraes lidera as pesquisas e parece ter consolidado o voto como um passaporte carimbado para o segundo escrutínio. Ocorre que um eventual segundo turno como apontam todos os analistas ouvidos pelo blog leva a crer que a presença da neta do ex-governador Miguel Arraes de Alencar é certa nessa segunda fase. Daí vem no automático a pergunta quem ida digladiar nessa etapa posterior com a Marília Arraes?


A BRIGA NA TV - O mestre Antônio Lavareda, em um importante artigo publicado nos jornais nos alerta que essa eleição será a mais imprevisível da história política pernambucana. Daí passamos a analisar as demais postulações a fim de termos uma análise mínima sobre quem estará com Marília Arraes brigando pela Palácio do Campo das Princesas. Em tempo, queremos registrar que o guia eleitoral de rádio e televisão serão um diferencial grande para a análise do eleitor. Danilo sai na frente com mais de 4 minutos de tempo nessas lidarias além dos chamados “comerciais” de alguns segundos na programação normal das emissoras. Isso vai contar muito dependendo do foco elencado pelo marketing. Na sequência Miguel Coelho terá um pouco mais de 2 minutos o dobro do Solidariedade 77 que vêm em seguida com Marília Arraes que terá pouco mais de 1 minuto do tempo de televisão no guia. Isso mesmo, um mísero 1 minuto. Raquel Lyra não terá sequer 1 minuto de guia eleitoral. E Anderson Ferreira algo em torno de 40 segundos.
 

CONSOLIDAÇÃO- Quem mais está ansioso pelo começo do guia na televisão é o pré-candidato do União Brasil 44, Miguel Coelho. Possuidor de um tempo considerável de TV ele quer encantar Pernambuco para isso vai investir milhões nessa tribuna eletrônica com o objetivo de tornar-se uma espécie de “um novo Eduardo Campos” porém com a visão do momento atual uma vez que muitos anos se passaram da eleição de 2006. Ele vai apostar todas as fichas ao se apresentar ao eleitorado pernambucano. Anderson Ferreira vai colar a pauta Bolsonarista e seguir em frente na busca do espaço. Já Raquel Lyra está numa situação difícil mas vem mantendo aos trancos e barrancos o segundo lugar em mais de 10 pesquisas até agora. Vamos aguardar as cenas futuras.


PASSANDO A LUPA 🔎


LULA ENTRE NÓS- Dia 20 lula vai está em Garanhuns na Arena 177 e visitará a réplica da sua casa em Caetés. O evento tem uma simbologia mas na prática é uma forçada de barra para alavancar Danilo Cabral nas pesquisas em que figura com 5% em média das intenções de voto. Logo após embarca para Serra Talhada para ato na Antiga Estação Ferroviária onde mostrará também Danilo Cabral no mesmo objetivo. Tanto em Garanhuns como em Serra Talhada o objetivo central que é tirar o pó e o mofo da campanha do PSB poderá encontrar um revés alto. Isso levando-se em conta o exemplo da Bahia onde o PT governa o estado também há 16 anos e o candidato a governador do próprio PT não passa de 11% nas pesquisas enquanto ACM Neto tem mais 60% das intenções de voto.

LULA NO RECIFE - No estado, Danilo Cabral (PSB) vem apresentando dificuldades para crescer nas pesquisas eleitorais. Nesse sentido, aliados da Frente Popular consideram a visita de Lula crucial para viabilizar a pré-candidatura do socialista ao Governo de Pernambuco. Na Capital as 10:30 do dia 20/7 Luiz Inácio Lula da Silva(PT) vai ao evento entitulado de Ato da Cultura e as 17 horas estará na Praça do Carmo, no centro do Recife, um lugar simbólico para os petistas e para a esquerda pernambucana. No Recife a ideia é mobilizar a imensa base de vereadores que apoiam João Campos para turbinar a presença de pessoas e ainda devem usar o evento para fazer imagens para o futuro guia eleitoral do PSB. Na teoria está tudo pronto, vamos ver os resultados práticos das pesquisas após essa passagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo estado, o que deverá ocorrer logo após a decolagem do mesmo rumo a São Paulo. Os institutos estão “lambendo os beiços” para atestar o resultado dessa empreitada política.
 

TROPA REUNIDA- O pré-candidato a governador Miguel Coelho participou no último domingo (17), no Recife, de um encontro com os postulantes a deputados federais e estaduais do União Brasil. O partido deve lançar cerca de 70 candidatos nas eleições deste ano para a disputa por vagas na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional.
Durante o encontro, Miguel lembrou que, hoje, o União Brasil é uma das maiores forças políticas do país. A legenda tem mais de 50 deputados federais, sendo dois pernambucanos – Luciano Bivar e Fernando Filho. Já na Assembleia Legislativa, o partido conta com quatro estaduais: Alessandra Vieira, Antônio Coelho, Romero Albuquerque e Romero Sales Filho. Reunido com os cerca de 70 pré-candidatos de todas as regiões ficou claro que a meta e eleger 3 três deputados federais e cerca de 8 para à Assembleia Legislativa de Pernambuco.
 

IZAÍAS- o ex-prefeito e ex-deputado Izaías Regis está livre, leve e solto no Festival de Inverno de Garanhuns. Andando no meio da multidão, sendo paparicado para fotos e selfs e ainda bastante cumprimentado pelo povo em todos os lugares em que aparece, o ex-prefeito que vai carimbar o seu quarto mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco esbanja felicidade e alegria e está de bem com a vida e afinado com um novo estilo de fazer campanha política. Investe com força máxima no contato pessoal com o eleitor e tem feito política “olho no olho”. Sem dúvidas está caminhando bem no seu projeto que muito ajudará também a Garanhuns que deverá sair dessa eleição com pelo menos dois deputados estaduais e a manutenção da cadeira de Federal que hoje é ocupada por Fernando Rodolfo.


KEKO APOIA DANILO - Filiado ao PL de Anderson Ferreira, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, declarou voto em Danilo Cabral para governador, nesta segunda-feira (18). O socialista reuniu-se com o gestor e com os pré-candidatos que ele apoia na cidade: Lula da Fonte (federal) e Jeferson Timóteo (estadual).
Keko elogiou o trabalho de Danilo em prol dos pernambucanos. “Eu, que acredito na política como forma de transformar a vida das pessoas, estou com Danilo. Quando ele passou pela Secretaria de Educação, ele fez um trabalho importante, que mudou a vida dos pernambucanos”, destacou.
Danilo comemorou o apoio de peso vindo de uma das maiores cidades do estado. “Muito feliz com essa declaração de apoio. Prefeito Keko, saiba que você terá um governador amigo no Palácio do Campo das Princesas. Vamos fazer muitas parcerias para assegurar esse reencontro do Cabo e de Pernambuco com o Brasil”, pontuou.


COM MARILIA - A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, continua fortalecendo sua chapa para as eleições deste ano. Nesta segunda-feira (18), Marília recebeu o apoio de Maria Sebastiana, ex-prefeita de João Alfredo. O vereador Ricardo do Imbé e várias lideranças política da região também caminharão ao lado da pré-candidata.
“Tenho muito orgulho em caminhar ao lado de Marília Arraes. Como mulher, me sinto representada pela coragem de Marília”, afirma a ex-prefeita. “Marília está trazendo de volta a esperança ao povo de Pernambuco”, ressalta o vereador Ricardo do Imbé.


MULHERES PELA CÂMARA- Não é só na disputa pelo Governo do Estado que pré-candidaturas femininas se apresentam com competitividade. Na concorrência por vagas na Câmara Federal cenário semelhante tem se desenhado. Nomes como Maria Arraes e Fabíola Cabral, ambas do Solidariedade, além de Andreza Romero (Podemos), Missionária Michele Collins (PP) e Iza Arruda (MDB) despontam com grande chance de ocupar o Salão Verde do Congresso Nacional. Em toda a sua história Pernambuco só mandou para a Câmara Federal cinco mulheres. Foram elas: Cristina Tavares, Ana Arraes, Luciana Santos Marília Arraes e Creusa Pereira, esta última assumiu mandato na condição de suplente. Agora, com Maria, Fabíola, Andreza, Michele Collins e Iza, existem uma real possibilidade desse número aumentar de forma significativa.


PPP- O governo de PE e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) assinaram hoje (18) uma Parceria Público-Privada (PPP) para Autoprodução de Energia por parte da Compesa.
A iniciativa, inédita entre as empresas de saneamento do país, prevê a implantação de usina solar em Pernambuco com capacidade de 135 MW

Nenhum comentário: