segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Vice-presidente critica excesso de partidos no Brasil

Da Agência Estado

Na semana em que o Tribunal Superior Eleitoral legalizou o PROS e o Solidariedade, o vice-presidente Michel Temer considerou "politicamente inadequada" a criação de mais dois partidos e admitiu que até o seu PMDB perdeu "um pouco" a identidade. "Há muitas siglas partidárias no Brasil e esse número excessivo não é útil para o País", afirmou o vice.

Presidente licenciado do PMDB, Temer minimizou os embates com o PT nos Estados e disse que a parceria está "consolidada" para 2014. Embora o PSB de Eduardo Campos tenha anunciado a entrega dos cargos no governo Dilma, Temer torce para que o governador de Pernambuco não entre na disputa. "Se todos nós pudermos trabalhar para que ele não deixe a base governamental e eleitoral será muito útil para a aliança PT-PMDB", insistiu.

Leitor voraz e autor de poemas escritos em guardanapos de avião, Temer recorreu a uma analogia ao garantir que não tem receio de perder a vaga de vice. "Já andei em tantas estradas que, a essa altura, a vice não é coisa de vida ou morte." Com o PMDB prestes a ganhar o Ministério da Integração, ele disse que o partido está "preparado" para ter mais espaço em eventual segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.

Sobre a legalização de dois novos partidos, o PROS e o Solidariedade, no momento em que o PSB desembarca do governo, Temer comentou: "No plano legal, é perfeitamente legítima a criação de novos partidos. Embora seja legal, politicamente é inadequado". Segundo o vice-presidente, "há muitas siglas partidárias no Brasil e esse número excessivo não é útil para o País". "Aqui, os partidos perderam substância. Na época do autoritarismo, você tinha a Arena, a favor do status quo, e o MDB, contra. Quem aderia a um deles sabia o que estava fazendo. Hoje, com 32 partidos, eles perderam sua identidade", acrescentou.

Questionado se o PMDB perdeu sua identidade, Temer disse que "um pouco". "O que ele não perdeu foi a função de assegurar a governabilidade. Agora, nesses movimentos de rua, o que o povo queria? O povo passou a exigir uma democracia eficiente e o PMDB está trabalhando por isso", comentou.

Dilma quer conversar com Eduardo nesta semana, antes de falar com os Gomes

Na coluna Painel da Folha de São Paulo
Uns vão...

Dilma Rousseff quer conversar com Eduardo Campos nesta semana, mesmo considerando irreversível a saída do PSB do governo. O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) deve ser nomeado para o lugar de Fernando Bezerra (Integração).

... outros ficam

Após falar com Campos, a presidente deve chamar Cid Gomes e acertar com ele como seu grupo será representado no governo. O ex-pessebista tem dito que não quer cargos

Zeca Camargo é confirmado no novo "Vídeo Show"; "Fantástico" deve mudar

Os bastidores da Globo continuam movimentados por conta das iminentes mudanças em dois de seus programas.
"Vídeo Show":
O "Vídeo Show", até então comandado por Ana Furtado e André Marques, terá sua reformulação totalmente concluída em pouco mais de um mês. Zeca Camargo, nome que vinha sendo cogitado, foi confirmado e ele assumirá o comando da atração diária a partir do dia 4 de novembro.
Desta forma, Zeca também seguirá o caminho de Fátima Bernardes ao trocar o departamento de jornalismo para o artístico. 
Outra novidade no "Vídeo Show" é o incremento da equipe com novos profissionais. Alguns produtores que eram da MTV, que deixa o Grupo Abril e vai para a TV paga sob comando da Viacom, acertaram o ingresso na Globo.
"Fantástico":
As mudanças da Globo se estenderão ao "Fantástico". A saída de Zeca Camargo não será a única. Renata Ceribelli e Tadeu Schmidt também estão de saída. Renata Vasconcelos, atual âncora do "Bom Dia Brasil", é uma das cotadas para o posto de Ceribelli. Já em relação a Zeca e Tadeu, não há informações quanto aos possíveis substitutos.
Com informações do jornalista Flávio Ricco.

Antes de sair, FBC deve concluir sistemas de controle da distribuição de água no Nordeste

No sábado (28), durante a vistoria das obras de contenção do avanço do mar da praia de Pau Amarelo, em Paulista, o quase ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB) afirmou que havia entregue à presidente Dilma Rousseff (PT) o sistema de monitoramento eletrônico de toda a obra da Transposição do Rio São Francisco. Maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Transposição foi totalmente destravada pelo ministro durante a gestão a frente da Integração Nacional, com o último contrato firmado agora na última semana.
Já neste domingo, a coluna do jornalista Fernando Castilho no Jornal do Commercio diz que FBC deve concluir ainda um sistema que utiliza o serviço de posicionamento global (GPS) para monitorar a distribuição de água, via carros-pipa, realizada durante a Operação Seca. A ideia do ministro, nas duas ações, é garantir o abastecimento hídrico no Nordeste. Leia a coluna JC Negócios:
GPS e controle de carro-pipa

O ministro Fernando Bezerra Coelho deve revelar, antes de sair do Ministério da Integração, a conclusão da implantação de um sistema de controle da água captada e distribuída na Operação Seca que visa saber efetivamente quem está recebendo, quem está entregando e de onde se está retirando a água às famílias atingidas pela seca.

O projeto foi desenvolvido por uma empresa de TI de Pernambuco, a pedido da Secretaria Nacional de Defesa Civil, inicialmente para o Exército Brasileiro (que opera a distribuição), que desejava informatizar o pagamento dos caminhões (pipeiros) cadastrados na Operação Seca. Mas o modelo evoluiu para um sistema de monitoramento da logística de entrega da água por carros-pipa ancorado em GPS, que consegue captar cada ponto onde a água é entregue (cisterna ou caixa d’água) na zona rural a partir de equipamento colocado nos caminhões e identificado, via satélite, com contato por celular com o motorista na região.

O sistema já permite o mapeamento de todos os pontos de captação d’água medidos localmente bem como a identificação de todas as cisternas distribuídas. A proposta é ter, além do controle dos custos dos pipeiros e da oferta d’água que está sendo distribuída, o nívelreal de reservas. O projeto objetiva ter, por consequência, a disponibilidade real de água ainda existente durante os períodos de seca.

Lula se revezará com Dilma nos palanques em 2014

A cúpula do PT só aguarda a definição do quadro partidário, nesta semana, para montar uma agenda de viagens para Lula
Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da Republica


Depois de dizer que está “no jogo”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou que será um caixeiro viajante para reeleger sua sucessora, Dilma Rousseff. “Quero ser a metamorfose ambulante da Dilma”, afirmou ele, em entrevista aos jornais do Grupo Diários Associados, que circulam na capital federal.

A cúpula do PT só aguarda a definição do quadro partidário, nesta semana, para montar uma agenda de viagens para Lula. Pela lei, o prazo de filiação para quem quiser disputar a eleição do ano que vem termina no sábado, 5. Lula não ficará na coordenação da campanha de Dilma, mas deixou claro o que todos já sabiam no meio político: pedirá votos para a presidente, muitas vezes se revezando com ela nos palanques.

“Eu vou percorrer o Brasil como se eu fosse candidato”, afirmou Lula. “Se ela não puder ir para o comício num determinado dia, eu vou no lugar dela. Se ela for para o Sul, eu vou para o Norte. Se ela for para o Nordeste, eu vou para o Sudeste. A única coisa que eu não vou fazer é cantar, porque sou desafinado mas, no resto, ela pode contar comigo.”

A estratégia do “revezamento” já foi usada por Lula no fim da campanha de 2010, quando ele lançou Dilma à Presidência. Essa “divisão de tarefas” sempre foi defendida pelo marqueteiro João Santana como forma de multiplicar a propaganda petista.

Na entrevista, o ex-presidente também avisou que não aceitará divisões no PT em relação a Dilma, enterrando de vez o “Volta Lula”, entoado por setores do partido. “Se houver alguém que se diz lulista, e não dilmista, eu o dispenso de ser lulista”, insistiu. “Eu não estou pedindo que as pessoas gostem dela. Eu quero que as pessoas a respeitem na função institucional e saibam que o PT está lá para apoiá-la.”

CAMPOS E AÉCIO - Na avaliação de Lula, o PT e integrantes do governo erraram ao empurrar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), para fora da base aliada. “Foi um prejuízo para a gente ter o PSB, e sobretudo o Eduardo, do outro lado”, disse o ex-presidente. Mesmo assim, ele afirmou não dar “de barato” que Campos - presidente do PSB - dispute o Palácio do Planalto com Dilma, no ano que vem.

“Eu não dou de barato que as coisas estão definidas na eleição. Nem para o Eduardo Campos ser candidato nem para o Aécio (Neves) ser candidato. Sabe-se lá o que o (José) Serra vai tramar contra o Aécio?”, argumentou Lula.

O senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, é o pré-candidato tucano à sucessão de Dilma, mas dirigentes petistas acham que o ex-governador José Serra (PSDB) poderá desbancá-lo do posto. O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (PE), ainda nutre esperanças na saída de Serra do PSDB. Freire quer dar legenda a Serra para que ele possa novamente concorrer ao Planalto.

Para Lula, a ex-senadora Marina Silva tem o direito de criar um partido, mas precisa assumir que está entrando nesse jogo. “Tem de ter coragem de dizer que é partido, não tem de inventar outro nome, dizer que não é partido, é uma rede. É partido e vai ter deputado, como todo partido”, provocou o ex-presidente, numa referência à Rede Sustentabilidade, como Marina batizou a sigla que pretende criar.

Marina foi ministra do Meio Ambiente do governo Lula e deixou o cargo em maio de 2008, após desentendimentos com Dilma, que então era chefe da Casa Civil.
Fonte: Agência Estado

Jovem de 18 anos é eleita Miss Prostituta 2013 em Belo Horizonte

Em sua segunda edição, o concurso Miss Prostituta aconteceu em neste sábado (28) em Belo Horizonte (MG).
No mesmo momento na cidade acontecia a escolha do Miss Brasil.
Marcelina Gomes Teixeira, 18 anos e seis meses de profissão, levou o título deste ano e os prêmios deste ano: R$ 1.200 em dinheiro, além de R$ 350 em vales-compras, e presentes de uma loja do centro da cidade. Ela venceu outras nove candidatas.
"Não anuncio em jornal. Tenho os meus contatos", diz a miss, e revela um pouco mais sobre si mesma: mora com a avó, não gosta de música, não vê cinema, nem costuma navegar na internet --"Não ligo muito para essas coisas, não", afirmou em entrevista ao UOL.
Apresentado por Elke Maravilha, a disputa tem como lema "Por dignidade, autonomia e cidadania. Um mundo sem violência e preconceito para as prostitutas é a nossa luta!"
O concurso é organizado pela Associação das Prostitutas de Minas Gerais e segundo a presidente, Maria Aparecida Vieira, ele tem um caráter político, "para chamar a atenção para a regulamentação da profissão".
"O Miss Prostituta é para denunciar a violência. Na hora de trabalhar, a prostituta não é mulher. A lei Maria da Penha não protege a prostituta na hora do trabalho. Isso não existe. A lei só existe quando somos mulheres", disse ao UOL.



Ceará: Lula segura Luizianne para disputar o governo

Enquanto o governador do Ceará, Cid Gomes cai fora do PSB, anunciando amanhã seu ingresso provavelmente no PROS ou PDT, após atrito com o governador Eduardo Campos, sua maior adversária no Estado, ex-prefeita Luizianne Lins se prepara para disputar o governo do Estado pelo PT, com apoio do presidente Lula. Isto é o que publica a revista Época, em nota do colunista Felipe Patury. De acordo com o jornalista, Luizianne Lins, caso permaneça no PT, seria contemplada com sua candidatura na eleição majoritária no Ceará em 2014 e com o apoio de Lula.
“Desprezada no PT, a ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins chegou a ameaçar vestir a camisa do PSB e se candidatar por esse partido ao governo do Ceará. Só desistiu porque o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que ela ficasse. O prêmio veio agora. O presidente do PT, Rui Falcão, avisou a seus aliados cearenses que Luizianne terá a vaga majoritária que couber ao partido no Estado. Ela quer disputar o Senado ou o governo estadual”, diz o colunista.

Via Mangue é boa na ida, mas falha na volta

O futuro corredor, que promete aliviar o trânsito da Zona Sul, já tem gargalos viários mesmo sem estar concluído

Ela é polêmica desde a sua concepção e deverá gerar controvérsias mesmo depois de pronta. A Via Mangue, promessa de solução viária para a Zona Sul do Recife, defendida pelos gestores públicos há pelo menos dez anos, corre sérios riscos de nascer ultrapassada. Peca por não prever qualquer prioridade ao transporte coletivo, recomendação de bom senso em tempos de pura imobilidade, e por não atender à insaciável demanda por espaço dos automóveis, devido a equívocos de projeção que criaram gargalos viários. O projeto previu um amplo acesso de chegada à futura via, no sentido Centro-Boa Viagem, mas esqueceu das opções de retorno. Ou seja, do jeito que está, a Via Mangue é hoje uma via que vai, mas não volta.
Um dos principais gargalos do futuro corredor, percebido atualmente e que se prolongará caso intervenções físicas não sejam realizadas rapidamente para resolver o problema, é o encontro do túnel da Rua Manoel de Brito, que fica sob a Avenida Herculano Bandeira, no Pina, com a Avenida Antônio de Góes, principal saída da Zona Sul em direção à área central da capital. Construído na segunda gestão do prefeito João Paulo e símbolo da primeira etapa do projeto viário, a passagem subterrânea, que deveria eliminar os conflitos de trânsito, está sendo vítima deles. Engarrafa diariamente não só pelo tráfego intenso que atrai - o RioMar Shopping, inaugurado há 11 meses, é a razão atual -, mas principalmente pelo erro grosseiro de encontrar-se com um corredor de tráfego pesado, que deveria ter sido evitado desde sempre: a Avenida Antônio de Góes. Com o agravante de que essa interseção é feita com um semáforo. O resultado tem sido ruim e, quando a Via Mangue ficar pronta, deverá ficar caótico porque os 30 mil veículos que deverão utilizar a via diariamente passarão por aquele ponto.
Os técnicos confirmam esse raciocínio. “Não acredito que o túnel esteja completo. É óbvio que aquela obra não está concluída. Não é uma questão de engenharia, apenas de bom senso. É uma solução inacabada. O túnel deveria seguir sob a Avenida Antônio de Góes e acomodar o tráfego nessa mesma via através de uma alça. Do jeito que está, apenas sob a Avenida Herculano Bandeira, joga todo o tráfego na confluência com a Antônio de Góes, chocando-se com os veículos que saem da Zona Sul. Não tem lógica. Está faltando algo. A presença do RioMar Shopping, de fato, antecipou o problema, mas ele existiria de qualquer forma mais na frente”, atesta o professor do departamento de engenharia civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Fernando Jordão, que está fazendo doutorado em transportes.
Em reserva, um ex-integrante das gestões do PT à frente da prefeitura e profundo conhecedor da Via Mangue confessa que o gargalo criado pela falta de continuação do túnel foi percebido e alertado desde os projetos iniciais da futura via, ainda na primeira gestão de João Paulo. A solução não foi dada por falta de recursos. Ou seja, aquele velho hábito dos gestores públicos de fazer o que dá, mesmo que não seja o ideal. “Sabíamos que o túnel precisava ser prolongado até a Avenida Antônio de Góes, mas o custo, na época, era mais do que o dobro do valor gasto. Além do custo, havia dificuldades com o licenciamento ambiental e a necessidade de negociar desapropriações. Sabíamos que não podíamos jogar o tráfego na Antônio de Góes. Mas era o que dava para fazer. Era melhor do que não executar nada”, afirma.
Uma solução para substituir o prolongamento do túnel, também apontada antes do início da execução da Via Mangue, seria a construção de um elevado na Antônio de Góes. “Era uma outra opção. Com o elevado, o tráfego que sairia do túnel passaria por baixo, entraria numa alça e retornaria à avenida, enquanto os veículos que trafegavam na Antônio de Góes passariam por cima, no elevado. Dessa forma não haveria o conflito. Mas o custo também era alto e se deixou para o futuro”, relata.
Pois o futuro chegou e o momento de encontrar a solução adiada no passado é agora. Todos os dias são registrados congestionamentos no túnel da Via Mangue. À tarde e à noite, eles são certos. As retenções se estendem por mais de 500 metros e os motoristas ainda têm que ficar presos numa rampa, o que é desafio para muitos. Quando a Via Mangue estiver pronta, o volume de tráfego será bem maior, o que ampliará os problemas.
Diante desse cenário, o professor Fernando Jordão faz um alerta, lembrando que os gestores públicos enganam-se com a justificativa de que não previram ao menos uma faixa para o transporte coletivo na Via Mangue porque corredores estão prometidos para as Avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar. “As pessoas não vão deixar o carro em casa sabendo que têm uma via expressa para andar. Você precisa rivalizar o transporte individual e o coletivo, torná-los concorrentes. Caso contrário, o automóvel vai levar sempre vantagem. Qualquer benefício ao carro faz com que a pessoa não hesite em usá-lo. E a Via Mangue será um benefício ao automóvel, o que é um erro”, avalia.