quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Em Petrolina, Júlio Lóssio é afastado da prefeitura

Em decisão monocrática, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador José Fernandes de Lemos, determinou nesta terça-feira (12) o afastamento imediato do prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), da cargo e mandou empossar o segundo colocado nas eleições, o deputado federal Fernando Filho (PSB).

A expectativa é de que a decisão seja comunicada nesta quarta (13) ao Juiz da 83ª Zona Eleitoral de Petrolina, que deve repassar ao presidente da Câmara de Vereadores, Osório Siqueira (PSB). O socialista assumirá a Prefeitura até a convocação de Fernando Filho, que, para ser diplomado, precisa renunciar ao cargo de deputado.

O parlamentar já afirmou que pretende deixar o mandato, mas apenas depois de o peemedebista recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O vice-prefeito, Guilherme Coelho, que também foi afastado, disse ao Blog que já foi avisado da decisão pelos advogados e que respeita, mas vai recorrer tanto do afastamento quanto da cassação. “A decisão não é definitiva. Acredito que o recurso vai reformar a medida”, destacou.

Além da cassação, o TRE-PE deliberou pela punição de oito anos sem direito de disputar eleição e multa no valor de R$ 10 mil. Lossio foi reeleito com 18.294 mil votos de diferença.

Aos 34 anos, ator de 'Sangue Bom' é encontrado morto no Rio

O ator Antônio Firmino, que interpretou o personagem Evandro da novela "Sangue Bom", foi encontrado morto dentro de casa na Gardênia Azul, Zona Oeste do Rio, nesta terça-feira.
Até o início da manhã desta quarta, ainda não havia informações sobre a causa da morte. Também não foram divulgadas informações sobre o velório ou do enterro.
Firmino era natural de Belo Horizonte e tinha 34 anos. Ele também interpretou o Apolo em "Duas Caras"

Sai a calcinha antiestupro e com cadeado de segredo

Calcinha tem tecido impossível de rasgar ou cortar, como um cadeado
O projeto de um novo produto desenvolvido com a pretensão de impedir estupros levantou, nas últimas semanas, milhares de dólares em doações e gerou polêmica entre feministas nos Estados Unidos. Trata-se de uma calcinha. O protótipo da peça, feita de um tecido altamente resistente, cuja trama não pode ser rompida por lâminas e tesouras, inclui uma espécie de cadeado acoplado à cintura.

A roupa íntima dispensa chaves, mas só pode ser retirada do corpo pela própria usuária, por meio de um segredo que precisa ser memorizado. Se a dona esquecê-lo, pode ficar em apuros quando precisar ir ao banheiro. A linha inclui itens de vestuário esportivo e modelos com design que lembra calcinhas comuns. A ideia é dificultar o crime e dar mais tempo para a chegada de socorro.

Chamado de AR Wear (as iniciais são para “anti-estupro” em inglês), o protótipo foi apresentado no Indiegogo, site que lista negócios empreendedores em busca de financiamento coletivo. Já levantou mais de US$ 40 mil (R$ 92 mil) e dezenas de críticas de feministas na mídia local. Segundo os idealizadores, os recursos serão investidos em produção e tecnologia. Os primeiros modelos devem ficar prontos em julho.

O texto de apresentação do projeto diz que a peça transmite ao estuprador a “mensagem clara de que a mulher não está consentindo”. Mas esse conceito desagradou a feministas, que afirmam que os fundadores da ideia “sugerem que a mulher é parcialmente responsável, por não recusar o ato com clareza”. “Estupradores sabem o que não é consentido. O homem não é burro a ponto de não entender quando a mulher não quer”, afirmou a feminista Louise Pennington em artigo no ‘Huffington Post.

A AR Wear responde que não pretende atribuir à mulher a responsabilidade de evitar o crime. “O único responsável pelo estupro é o estuprador. O produto só oferece mais uma ferramenta de defesa”. O item é recomendado em situações como festas, em que a mulher pode se tornar vulnerável por embriaguez, e viagens a países desconhecidos. Evitando emitir sugestões sobre como a vítima deve proceder se o agressor estiver armado, a AR Wear diz estar ciente de que sua ideia não será capaz de atingir uma solução universal para o problema
.

Morte de jovem em tentativa frustrada de assalto causam revolta e comoção nas redes sociais

Na manhã desta terça-feira (12), por volta das 7h, Santa Cruz do Capibaribe registrou o seu 39º homicídio do ano, através do assassinato do jovem Ewerton de Lima Silva (18 anos).

O jovem (foto ao lado) foi morto após uma tentativa frustrada de assalto, praticado no interior de uma residência/facção de roupas localizada na Rua Belo Horizonte, no Bairro Cruz Alta.

De acordo com as informações até o momento, o jovem estava dormindo em seu quarto quando, ao escutar um tiro disparado dentro de casa (que atingiu seu pai na coxa esquerda), abriu a porta para verificar o que estava acontecendo e recebeu um tiro no peito, que o levou a morte antes de chegar ao Hospital Municipal.

De acordo com familiares, o primeiro disparo aconteceu após uma reação brusca de um dos irmãos de Ewerton, que agarrou o capacete de um dos assaltantes e que após os tiros, os dois fugiram em uma moto sem levar nada.

A morte do jovem levanta a questão sobre a sensação de insegurança e os efeitos, até agora pouco sentidos, na mudança da 3ª CIPM para o 24º Batalhão de Polícia Militar, já que tem crescido os índices de residências invadidas por bandidos no município.

O fato causou revolta nas redes sociais, especialmente na página do jovem no Facebook que, a todo o momento, recebe mensagens de descrença na morte do jovem, de momentos vividos com ele através de amigos e de palavras positivas para os familiares, assim como de críticas a insegurança.

Separamos algumas delas que chamam a atenção pelo teor do que foi escrito, simbolizando o pedido de justiça.



Blog do ney lima 

Próximo ao fim do prazo, autoescolas do Estado ainda estão sem os simuladores

O prazo para instalação do Simulador de Direção Veicular para habilitação “B” (automóveis comerciais leves) em todas as autoescolas do País expira no dia 31 de dezembro, conforme determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). No entanto, os donos dos Centros de Formação de Condutores (CFC) ouvidos pela reportagem aguardam ainda a regularização de uma portaria estadual para, enfim, instalar o equipamento com as normas exigidas pelo Conselho.

Este já é o terceiro prazo dado pelo órgão nacional. O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), informou, por meio de nota, que o prazo vigente permanecerá. Ao todo são 279 autoescolas no Estado, porém não há registro do quantitativo de empresas com simulador instalado. Até o fim deste mês, o Detran-PE vai apresentar um sistema com detalhamento das empresas regulamentadas. A partir de janeiro do próximo ano essa nova obrigatoriedade será cobrada pelo órgão.

Segundo o proprietário da Auto Escola Ctran, Ygor Valença, a compra do equipamento só pode ser feita com três empresas credenciadas ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). “O grande problema é que as empresas estão sem saber quais procedimentos devem ser tomados. Para ser ter uma ideia, tem empresa que não dispõe do espaço físico e nem da verba para investir”, comentou Valença. No mercado, o simulador veicular chega a custar R$ 38 mil, preço de um carro popular.

Sobre a compra com fornecedores, o Detran-PE explicou que “os simuladores são produzidos e vendidos por empresas homologadas pelo Denatran e que os Centros de Formação de Condutores já podem adquiri-los, de forma a atender à data específica para a nova implantação da carga horária obrigatória”.

Em relação ao prazo dado pelo departamento, Ygor Valença enfatizou: “As empresas fornecedoras precisam de um prazo médio de 90 dias para entrega. Ou seja, se pedirmos agora, mesmo sem a regulamentação, não haverá tempo hábil para instalação deste serviço”. Para o dono da Auto Escola Torre, Evandro Lins, as exigências são verdadeiros entraves. “Uma delas é o fato de precisar de uma sala de 30 metros quadrados para instalação e nem todas têm”, disse. Evandro possui no espaço físico da empresa apenas uma sala para as aulas teóricas. “Vou ter que providenciar outra”, observou.

Já o dono do grupo Auto Escola, Jorge Viana, contou que a negociação para compra do equipamento já está em andamento com uma empresa paulista. “Queremos ver se há possibilidade de formar uma cooperativa”. Ele disse está aguardando uma posição do Detran para concretizar o investimento de R$ 60 mil, que segundo ele, inclui sala, funcionários e biometria. Em relação ao investimento e o fato de ter que repassar os custos o proprietário foi categórico: “Vamos ter que repassar para alguém e, nesse caso, será para o consumidor”, antecipou.

Da Folha de PE

Aécio: 'Bom que Eduardo cresça, mas vamos ao 2º turno'

O senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, disse, nesta segunda-feira (11), durante evento da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), que espera o crescimento da candidatura do governador Eduardo Campos (PSB) a presidente da República para forçar o segundo turno. Ele fez coro ao que foi dito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em entrevista recente. 
“O que diz o presidente Fernando Henrique é que acha muito bom que cresça a candidatura do governador Eduardo Campos. Nós também esperamos. Mas temos absoluta convicção de que, pela clareza do discurso, pela história do partido, pela estrutura que temos no Brasil inteiro, o PSDB tem todas as condições de ser a principal das alternativas a esse modelo de gestão que aí está”, declarou o senador.
O presidente do PSDB disse ainda “saudar” a “chegada” de Eduardo Campos e da ex-senadora Marina Silva ao 'campo oposicionista”. O presidente do PSDB afirmou que o “ciclo” do atual governo federal “caminha para o seu final'. (Do portal BR247)

FBC: "Nunca escondi meu desejo de disputar o governo estadual"

O ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), assumiu, na tarde de ontem (11), a possibilidade da sua candidatura ao Governo de Pernambuco. Um dos nomes mais cogitados para disputar a sucessão do governador Eduardo Campos (PSB) no Palácio do Campo das Princesas, Fernando Bezerra foi enfático quando questionado sobre seu futuro político: “Nunca escondi o meu desejo de postular ao Governo do Estado”.
A declaração ganha força quando se olha para a movimentação do socialista desde que deixou o primeiro escalão da presidente Dilma Rousseff (PT). Fernando Bezerra tem visitado diversos municípios nas últimas semanas a fim de garantir o máximo de aliados possíveis para construção de um palanque sólido da Frente Popular.
Além de falar sobre as articulações que tem desenvolvido, o ex-ministro, em conversa com a equipe do Portal LeiaJá, parceiro deste blog, discutiu, entre outros temas, a pretensão do governador Eduardo Campos de disputar a Presidência da República e os desafios que serão enfrentados pelo Partido Socialista Brasileiro no próximo ano.
Clique aqui para conferir a entrevista completa com Fernando Bezerra Coelho e sua análise sobre o cenário político a ser desenhado no ano que vem.

Altinho recebe caminhões-caçamba do PAC 2

O município de Altinho, no Agreste do Estado, recebeu, na última segunda-feira (11), dois caminhões-caçamba adquiridos através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A chegada das máquinas vai auxiliar nos trabalhos desempenhados nas áreas urbana e rural da cidade.
“A chegada destes veículos mostra, mais uma vez, o empenho do prefeito em conseguir equipamentos e recursos com o Governo Federal para o município. Os caminhões vai fazer com que aumentemos os trabalhos em prol da cidade”, garantiu o secretário de Agricultura de Altinho, Lourival José da Silva.

Ao todo, 63 cidades pernambucanas foram contempladas com caminhões-caçamba e 18 receberam caminhões-pipa