quarta-feira, 13 de novembro de 2013

DER desliga lombadas eletrônicas no feriadão

Durante o feriadão da Proclamação da República, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai desligar as lombadas eletrônicas instaladas nas rodovias PE-60, PE-35 e PE-27. Os equipamentos ficaram desativados das 22h da quinta-feira, dia 14 de novembro, até às 13h da segunda-feira, 18 de novembro.
A medida, anunciada nesta quarta-feira, tem o objetivo de aumentar a fluidez nas estradas, diante do grande fluxo de veículos com destino às praias do litoral sul e norte do estado.
Confira a localização e horário de desligamento e religamento dos equipamentos:

Rodovia PE-060(Cabo de Santo Agostinho) Km’s 0,1 e 2,5
Desliga: quinta – 14 de novembro, às 22h
Kiga: segunda – 18 de novembro, às 13h
    
Rodovia PE-060 (Ipojuca) Km’s 16,63
Desliga: quinta - 14 de novembro, às 22h
Liga: segunda – 18 de novembro, às 13h
    
Rodovia PE-035 (Itapissuma)Km’s 7,3 e 7,9
Desliga: quinta– 14 de novembro, às 22h
liga: segunda – 18 de novembro, às 13h

Morre o maestro Zé Menezes, aos 90 anos

Do NE10


Com uma história dedicada ao frevo, o maestro Zé Menezes faleceu no início da manhã desta quarta (13), aos 90 anos, no Recife. O músico José Xavier de Menezes estava internado no Hospital Memorial São José, na região central do Recife. Com câncer, ele teve falência múltipla dos órgãos.

O velório e o enterro do maestro devem ser no cemitério Parque das Flores, no bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife - os horários ainda não foram definidos.

Natural de Nazaré da Mata, Interior de Pernambuco, o bacharel em direito dedicou sua vida à música: foi instrumentista, arranjador, compositor e regente de frevos. Entre frevos de rua, canção e de bloco, ele possui quase 120 gravações. 

No ano 2000, o maestro Zé Menezes foi o homenageado do Carnaval do Recife, em comemoração aos 50 anos de sua primeira composição de sucesso, o frevoFreio a óleo. Ele foi um dos fundadores da Academia Pernambucana de Música.
O maestro conviveu com outros grandes nomes do frevo pernambucano, como Nelson Ferreira. A partir de 1960, ele montou sua própria orquestra, que durou 45 anos. "A orquestra acabou em 2006. Não tinha mais sentido. Neste modelo de Carnaval não tem espaço para o frevo-canção, que é uma música para o povo cantar junto. Nos carnavais de clubes, muitas e muitas vezes a orquestra tocava e o folião dançava e cantava. Agora com essa música alienígena que colocam no Carnaval, não tem vez para frevo-cançã", afirmou o músico no início deste ano em entrevista ao crítico musical do Jornal do Commercio, José Teles.

Comoção no sepultamento de Joseíldo (Joia), em Carpina

Foi sepultado na tarde desta terça-feira (12), no Cemitério São Sebastião, no centro de Carpina, o corpo do Joseíldo Dias Araújo (49 anos), vítima de um acidente automobilístico na tarde de ontem (11), na BR-408 em Paudalho.
O velório foi realizado no Salão Paroquial da Matriz de São José. Centenas de pessoas acompanharam o cortejo fúnebre, rezando e cantando.

Imagem1354Imagem1358

AGORA - Juíza cassa prefeito José Patriota e sua vice em um processo e os absorve em outro

A Dra. Maria da Conceição (foto), Juíza Eleitoral, julgou procedente Ação da pasta vermelha e cassou o prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota e sua vice prefeita Lúcia Moura e o Presidente da Câmara de Vereadores Augusto Martins, já na ação movida pelo PT a Juíza julgo improcedente e absolveu-os. Em instantes maiores detalhes da decisão que cabe recurso.

Violência: Adolescente é atingido com um disparo de arma de fogo no olho em Nazaré da Mata

Um adolescente de 17 anos de idade foi atingido com um disparo de arma de fogo, que atingiu o olho direito, na tarde desta terça-feira (12), no Centro de Nazaré da Mata.
A tentativa ocorreu na Praça Pascoal Calábria, próximo a antiga faculdade do município. A vítima Severino Horácio Feliciano, de 17 anos de idade, conhecido por “Bibiu”, residente no Loteamento Eugênio Bandeira, em Nazaré da Mata, foi abordado por dois homens em uma motocicleta, onde o garupa realizou os disparos contra a vítima.
A vítima foi socorrida ao Hospital Regional Ermírio Coutinho(HEC), em Nazaré da Mata, e posteriormente foi encaminhado ao Hospital da Restauração (HR), em Recife.
Na fuga, policiais militares da ROCAM (Sd J. Albuquerque e Sd. Márcio) conseguiram prender o autor do crime, enquanto o motociclista, que conduzia a moto que transportava o autor dos disparos, fugiu.
O acusado Ianderson Venâncio Martins, de 19 anos de idade, residente no Alto da Boa Vista, foi preso com a arma que foi utilizada no crime, um revólver 38, com 4 munições intactas, 1 pinada e uma deflagrada.
Rocam 1ª CPM 002
O acusado foi apresentado da 50ª DP, em Nazaré da Mata, onde foi autuado por tentativa de homicídio.

Giro da Mata Norte

Pai e filho são executados por traficantes na porta de casa em Maceió

Um crime chocou os moradores do bairro do Rio Novo, em Maceió, na noite desta terça-feira (12). Pai e filho foram executados na porta de casa por quatro homens armados. A principal suspeita da polícia é que o crime tenha sido motivado por briga entre grupos de traficantes rivais.
Regivan Lins da Silva, de 20 anos, e o pai, Regivaldo Correia da Silva, estavam na porta de casa quando foram abordados por quatro homens armados. Um deles sacou uma arma e abriu fogo contra as vítimas. Regivan não reagiu e morreu na hora. O pai dele ainda tentou correr, mas foi perseguido e atingido pelos tiros e também morreu no local.
A reportagem do Fique Alerta esteve no local e apurou que pai e filho eram usuários de drogas. Regivaldo cumpria pena no regime semi-aberto há pouco mais de um ano por tráfico de drogas. Uma viatura da Força Nacional esteve no local e vai investigar as causas do crime. Os militares não localizaram nenhum dos assassinos. 
Fique Alerta vai ao diariamente ao meio-dia.

Corpo do ator Antonio Firmino será enterrado em MG; polícia não descarta a hipótese de overdose

O corpo do ator Antonio Sérgio Firmino, 34, será transferido do Rio de Janeiro para sua cidade natal, Minas Gerais, onde será enterrado. A cerimônia está prevista para acontecer no cemitério Belo Vale, a partir das 17 horas desta quarta-feira (13). A informação foi confirmada pelo cunhado de Antonio, Lindiomar Gomes ao UOL.
O Instituto Médico Legal já liberou o corpo do artista, que está previsto para chegar em Minas, às 15h30. 
Antonio, que interpretou os personagens Evandro na novela "Sangue Bom" e Apolo, em "Duas Caras", foi encontrado morto em seu apartamento no bairro de Gardênia Azul, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, na noite de terça-feira, pela namorada Débora Maria, que está grávida de sete meses do ator.
De acordo com a perícia policial feita no imóvel, foi encontrado material para consumo de drogas e uma possível overdose como causa da morte não está descartada. A polícia aguarda resultado do laudo pericial. 
Segundo os familiares, Antonio "teve uma morte súbita". 
Além do bebê que está para nascer, Antonio também deixa uma filha de seis anos.
Carreira
Na Rede Globo, o ator participou das novelas "Passione", "Viver a Vida", "Pé na Jaca" e "Malhação", além das séries "Os Caras de Pau" e "Toma Lá, Dá, Cá".
Recentemente, Antonio gravou o seriado "Homens querem casar e mulheres querem sexo", que participa nesta quarta do Festival Internacional de Televisão, no Rio.

Bol

Cigarro eletrônico pode salvar milhões de vidas, dizem especialistas

Equipamento tem perdido rótulo de sofisticado e para se tornar forma relativamente eficaz de parar de fumar
Foto: AFP

O cigarro eletrônico pode salvar as vidas de milhões de fumantes, afirmaram nesta terça-feira (12) os participantes de uma conferência sobre a rápida expansão deste dispositivo da qual participaram especialistas, políticos e empresários. No entanto, outros participantes destacaram que, por enquanto, não há informações sobre os efeitos nocivos do dispositivo, particularmente a longo prazo.

O cigarro eletrônico tem perdido a aura de artigo sofisticado e está ganhando adeptos como uma forma relativamente eficaz de parar de fumar, com o apoio de um número crescente de estudos favoráveis. As vendas dobraram e estima-se que sete milhões de pessoas fumem cigarros eletrônicos. "Os cigarros matam 5,4 milhões de pessoas por ano no mundo", avaliou Robert West, professor de saúde mental e diretor de estudos sobre o tabaco na Escola Universitária de Londres (UCL).

Segundo ele, o uso de cigarros eletrônicos pode salvar milhões de vidas, mas seria preciso saber "se é possível alcançar esse objetivo e como atingi-lo da melhor forma" possível. Jacques Le Houezec, consultor em saúde pública e dependência do tabaco, afirmou aos presentes que os cigarros eletrônicos contêm algumas substâncias nocivas, mas seus níveis de toxicidade são de 9 a 450 vezes inferiores aos dos cigarros de tabaco.

Já Deborah Arnott, diretora executiva do grupo de pressão antitabaco ASH, considerou que os cigarros eletrônicos podem permitir avanços no campo da saúde pública, mas advertiu que ainda não há informações suficientes acerca dos seus efeitos, reforçando que a indústria do tabaco está começando a controlar a fabricação de cigarros eletrônicos. "Muitas das maiores companhias de cigarros eletrônicos já foram absorvidas", acrescentou.

"A ASH acredita que os cigarros eletrônicos têm um potencial significativo. São muito menos prejudiciais que o tabaco", afirmou Arnott à AFP. No entanto, "sem regulamentação, sua segurança e eficácia não estão garantidas". Além disso, segundo Arnott, "se chegam a ter agentes cancerígenos, não veremos seus efeitos imediatamente, mas 10, 15 ou 20 anos depois as pessoas vão morrer disso", acrescentou.

As autoridades sanitárias dos países ocidentais afirmam que ainda é prematuro para avaliar os impactos a médio e longo prazo de um fenômeno recente como o do cigarro eletrônico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) sustenta que a segurança dos cigarros eletrônicos não foi verificada cientificamente. Mas os relatórios científicos e médicos destacam cada vez mais que sua periculosidade é muito inferior à dos cigarros verdadeiros.

A OMS adverte que "também não foi provada cientificamente" a eficiência dos sistemas eletrônicos de administração de nicotina para parar de fumar. Um estudo neozelandês publicado em setembro pela respeitada revista científica The Lancet sustentou que o novo dispositivo é "pelo menos igual em eficácia aos adesivos de nicotina" para ajudar um fumante a abandonar o vício.

A principal crítica ao cigarro eletrônico é que, embora possa ajudar a abandonar o tabaco, também pode incentivar o fumo em muitos jovens que nunca o fizeram, criando dependência em nicotina e, por fim, levando-os ao tabagismo.
Fonte: AFP