quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Carro de acidente de Paul Walker estaria com defeito mecânico, diz site

Paul Walker (foto de arquivo) (Foto: Filipe Carvalho/Reuters)
O automóvel dirigido por Roger Rodas, amigo de Paul Walker, no dia do acidente que matou o ator estaria com um defeito mecânico, que de acordo com informações do “TMZ”, seria um vazamento de fluido de direção. Segundo fontes do site, foram vistas evidências de um fluido queimado e um rastro de óleo pouco antes do acidente acontecer.
Eles ainda apontam para o fato de que não há marcas de derrapagem até pouco antes do ponto de impacto. Especialistas consultados pela Always Evolving – empresa especializada em carros de luxo da qual Rodas era CEO – disseram que se ele tivesse perdido o controle haveria marcas de pneu mostrando o desvio, mas no lugar delas há uma linha reta. Isto seria a confirmação de que Rodas não perdeu o controle do carro.
Além disso, outro ponto importante é o fogo que se espalhou rapidamente na frente do veículo. Fontes disseram que a chama poderia ser esperada na parte traseira onde está o motor, mas o fogo reforça a ideia de que houve um vazamento de fluido.
O acidente
Paul Walker estava em um Porsche quando o motorista, seu amigo Roger Rodas, perdeu o controle, bateu em um poste de luz e o veículo pegou fogo. Momentos antes, no Instagram da empresa Always Evolving, uma imagem do carro usado pelo ator foi postada.
A polícia divulgou um comunicado sobre o acidente, informando que, quando chegou, encontrou o veículo pegando fogo. Os bombeiros apagaram as chamas. O comunicado declara também que os dois ocupantes do carro morreram no local.
Uma testemunha do acidente contou ao jornal “The Santa Clarita Signal”, que tentou apagar as chamas do Porsche e reconheceu Walker dentro do carro. Antonio Holmes, amigo do ator, declarou ao jornal que usou um extintor para diminuir o fogo. “Nós tentamos, nós tentamos”, disse emocionado para a publicação local.
O ator participava de um evento para a organização “Reach Out Worldwide” que visava arrecadar fundos para as vítimas do tufão que atingiu as Filipinas recentemente.
Cena caótica
Segundo relatos de testemunhas, o acidente ocorreu perto de onde acontecia o evento e assim que os presentes ouviram o barulho correram até o local onde o carro estava em chamas. Ainda segundo Jim Torp, que era amigo de Roger, a cena do acidente era caótica: “Tinha provavelmente uns 20 funcionários e amigos gritando e chorando, que tinham pego extintores e tentavam fazer o que podiam para salvar os dois. O carro foi engolido pelas chamas.”
Autópsia adiada
A autópsia do ator e de Rodas foi adiada porque seus corpos não podem ser identificados. Segundo o “TMZ”, o legista pediu os registros dentários do ator e do amigo, que dirigia o veículo, porque o corpo de ambos estava carbonizado e assim impossíveis de serem identificados. Ainda segundo o site, o exame deverá ser feito ainda durante a semana.

BRASIL - Motoristas demoram até 5h para percorrer 100 quilômetros na BR-319

Apenas carros traçados conseguem passar pela rodovia (Foto: Taísa Arruda/G1)

Para quem gosta de aventura com muita lama, atoleiros e pontes improvisadas a BR-319, que liga os estados de Rondônia e Amazonas, é uma boa alternativa. Construída na década de 70, a rodovia federal, desde então, nunca passou por restauração, apenas por reformas paliativas. Para quem precisa se deslocar até Manaus, por exemplo, deve recorrer ao transporte aéreo ou embarcações.
A equipe do G1 cruzou os 877 quilômetros da BR junto com uma diligência de 20 carros e cerca de 70 pessoas da Comissão de Agricultura do Senado Federal e registrou reclamações de pessoas que vivem em comunidades o longo da rodovia e de alguns poucos motoristas que insistem em trafegar pela via que se encontra em situação precária.
A rodovia 319 está localizada entre os rios Madeira (RO) e Solimões (AM). Para quem começa a viagem por Porto Velho é preciso pegar balsa para atravessar o Rio Madeira, apesar da ponte quase concluída. A obra está 97% pronta faltando apenas o término de uma das cabeceiras, que depende da retirada de famílias que vivem no local.
Após cerca de meia hora, a viagem começa, via terrestre, por asfalto sinalizado até o município de Humaitá (AM). São 200 quilômetros de rodovia em boas condições de trafegabilidade.
A viagem começa a apresentar dificuldades a partir de Humaitá. Até a comunidade de Realidade, percurso de cerca de 100 quilômetros, os motoristas gastam até 5h para conseguir atravessar o trecho escorregadio.
Carro saiu da estrada durante percurso (Foto: Taísa Arruda/G1)
Carro saiu da estrada durante percurso
(Foto: Taísa Arruda/G1)
A partir da comunidade de Realidade começa o trecho chamado ‘meião’ até a comunidade São Sebastião do Rio Igapó Açu. São quase 400 quilômetros de rodovia quase intransitáveis. Quando faz sol a poeira e os buracos tomam conta, mas quando chove o perigo está nos atoleiros e trechos escorregadios. Em alguns momentos não há acostamento na BR e por isso a atenção deve ser redobrada.
No quilômetro 255, na comunidade São Sebastião, é necessário a travessia, através de balsa, sob o Rio Igapó Açu, para chegar do outro lado da rodovia. São mais 150 quilômetros de estrada ruim até o município de Careiro.
Durante o trajeto encontramos o mototaxista Juzembergue Medeiros, de Porto Velho, que enfrentava a rodovia encima de uma moto pequena cheia de lama. Perguntado sobre a coragem em passar pela 319, o mototaxista afirmou ser necessário. “To indo pra Manaus com objetivo de ganhar concessão de mototáxi na capital do Amazonas, mas isso aqui está num total abandono. É um descaso”, lamenta Juzembergue.
De acordo com moradores da rodovia, são contabilizadas mais de 100 pontes ao longo dos 877 quilômetros entre Rondônia e Amazonas. Algumas precisaram de conserto emergencial para poder dar passagem aos carros. O Exército ajudou a diligência durante todo o trajeto de ida e volta.
Do município Careiro Castanho até Careiro da Várzea, onde é necessário pegar balsa para chegar até a capital do Amazonas, são percorridos mais 100 quilômetros de asfalto bom, salvo alguns trechos em obras pelo Dnit-AM/RR.
O motorista de veículo pequeno gasta em média R$ 25 para atravessar e se maravilhar com o encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões até chegar em Manaus. O trajeto dura em média uma hora e é recompensador após horas de atoleiros e buracos na rodovia 319.
Exército teve que fazer conserto emergenciais em pontes quebradas (Foto: Taísa Arruda/G1)
Exército teve que fazer consertos emergenciais em pontes quebradas (Foto: Taísa Arruda/G1
Rodovia 319
A BR-319 foi inaugurada em 1973, época do regime militar, se tornando a principal via de acesso terrestre entre o Amazonasx a outros estados brasileiros, mas por falta de manutenção nos quase 900 quilômetros, o acesso se tornou quase intrafegável.
Em 2005, o Governo Federal anunciou o início da obra que só começou em 2008, sendo embargada pouco depois pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) que anunciou falhas no estudo de impacto ambiental.
Em 2010 o Dnit-AM/RR apresentou um estudo de impacto ambiental ao Ibama/AM. Uma análise foi realizada e entregue e novas exigências foram apresentadas para complementação. De acordo com o superintendente do Ibama do AM Mário Lúcio, até o momento, essas complementações não foram apresentadas.
A competência do licenciamento ambiental é do governo federal por meio do Ibama, mas os trechos que não estão inseridos em áreas de unidades de conservação obtiveram as autorizações para as manutenções, ou seja, não se pode alargar ou pavimentar a rodovia.
G1

Deputado comemora início de recuperação da PE 280

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Atendendo a uma solicitação do deputado estadual Ângelo Ferreira, o Governo do Estado iniciou a restauração da rodovia PE 280, no trecho que liga Sertânia a BR 232 sentido Custódia, que tem 35,6 Km de extensão.
A obra custará cerca de R$ 14 milhões e será executada realizada pela Contek Engenharia, através da Secretaria de Transportes.
No último domingo (01), Ferreira vistoriou o andamento da obra acompanhado do vereador Antônio Henrique (Fiapo).

FOTOS - Cris Andrade, do São Paulo, levou título de ‘Musa do Brasileirão 2013′


Musa do Brasileirão é um evento realizado pelo Globo Esporte desde 2006, onde cada um dos vinte clubes da Série A do Campeonato Brasileiro elege uma musa (os critérios variam de cada time), que depois disputarão o título de Representante da Beleza Feminina nos Estádios Brasileiros do ano corrente.
A musa do São Paulo, Cris Andrade, se manifestou na rede social Facebook, declarando seu apoio e amor ao tricolor paulista. A gata conquistou o título de Musa do Brasileirão 2013 em votação apertada e desbancou as outras candidatas.
Em sua oitava edição, a primeira fase foi até dia 16 de julho, onde 40 finalistas – duas de cada equipe – disputam o voto dos internautas no site oficial. Depois disso, o público teve até o dia 2 dezembro para escolher uma das 20 finalistas do concurso Musa do Brasileirão 2013.
A morena já atuou como atriz sedutora do Teste de Fidelidade ao lado da flamenguista Cris Lopes. Clique aqui e assista o programa.
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Ainda em ritmo de conquista de título, presidente do Santa Cruz é homenageado em Jaboatão

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Ainda comemorando a conquista do título na série C do Campeonato Brasileiro de Futebol, obtida no último domingo, o Presidente do Santa Cruz Futebol Clube e vereador do Recife, Antônio Luiz da Silva Neto, será homenageado na próxima quinta-feira (05), na Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes.
Na ocasião, ele receberá a Medalha de Mérito André Vidal de Negreiros. A homenagem acontece às 11h, no plenário da Casa.
A iniciativa é do vereador Sargento Sampaio (Pros), através do requerimento nº 1990/2013. Pesquisa realizada no município indica que aproximadamente 47% da população local torce pelo tricolor.
O presidente da Casa, vereador Ricardo Valois (PT) – ex-presidente do Náutico – se posicionou favorável a escolha do homenageado.
“Quero parabenizar o parlamentar Sargento Sampaio por essa Medalha Vidal de Negreiros que será ofertada ao Presidente do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto. Não só por ele ser Presidente do Santa Cruz, mas pela alegria que ele deu ao povo pernambucano e principalmente aos jaboatonenses” disse.

Transposição produz vilas produtivas “fantasmas”

As três vilas produtivas localizadas em São José de Piranhas e Cajazeiras serão as últimas a serem construídas.
Vila Fazenda do Salão, construída em Sertânia (PE) está abandonada; em São José de Piranhas e Cajazeiras famílias aguardam pelos assentamentos.
A Folha de São Paulo publicou uma reportagem falando sobre o andamento e modo de vida das pessoas que estão morando em Vilas Produtivas depois que foram obrigadas a saírem de suas casas devido a construção de barragens pelo projeto da transposição do Rio São Francisco. A reportagem visitou Pernambuco e Ceará, mas não esteve em terras paraibanas.
Isso porque das 17 vilas que serão construídas em todo o Projeto São Francisco três vilas ficarão em São José de Piranhas e uma em Cajazeiras. Mas o problema, de acordo com levantamento feito pelo Radar Sertanejo, é que até agora esses assentamentos rurais ainda não foram se quer iniciados nesses dois municípios por onde passarão as águas do Velho Chico na Meta 3 Norte, antigo eixo norte da transposição.
Veja abaixo a matéria da Folha de São Paulo:
Casinhas coloridas erguidas para famílias que tiveram que dar lugar a canais e barragens da transposição do rio São Francisco estão vazias e degradadas em ao menos duas cidades do Nordeste.
O projeto da transposição prevê 800 unidades em 17 vilas produtivas rurais. O governo federal promete concluir as casas em dezembro deste ano e transferir as famílias até o mês de maio do ano que vem.
Em Sertânia (PE), no núcleo habitacional da Fazenda Salão, as casas estão prontas, mas com rachaduras e infiltrações. Faltam telhas.
O acesso aos imóveis é restrito: corrente e cadeado fecham o portão de entrada.
A vila de 20 casas lembra uma cidade fantasma. O mato toma conta do terreno, e só um vigia permanece por ali.
A alguns quilômetros, o agricultor Francisco da Silva, 68, passa os dias sozinho na casa que era da mãe. Sua família fica na sede do município e só irá para lá quando a vila puder ser ocupada.
“Só pode ir quando eles [governo] mandarem. Dizem que só quando água passar [pelos canais] é que a gente vai para lá”, disse Silva.
Mas os canais da transposição do rio São Francisco só devem receber água do rio no final de 2015.
Pela previsão inicial, as obras iniciadas em 2007 deveriam ter sido concluídas em 2012, mas problemas de projeto exigiram novas licitações, renegociação de contratos e interrupção do serviço por empreiteiras. Apenas os dois lotes tocados pelo Exército estão prontos.
Quando todos os 16 lotes forem concluídos, os canais levarão água a quatro Estados: Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
OBRAS LENTAS
Reportagem da Folha da semana passada mostrou que as obras, após meses de paralisação, estão sendo retomadas lentamente. No trajeto dos canais, há concreto rachado, remendos e mato alto.
Em Mauriti, no interior do Ceará, as casas parecem prontas, mas também já mostram sinais de infiltração. As unidades do núcleo habitacional da fazenda do Descanso também não dispõem de energia elétrica.
EXÉRCITO
Segundo o Ministério da Integração Nacional, a execução e fiscalização das obras das vilas são de responsabilidade do Exército.
“Todas as inconformidades já estão sendo sanadas pela empresa contratada pelo Exército”, disse o ministério, em nota. “As famílias receberão as casas com todas as inconformidades sanadas”, acrescenta a pasta.
De acordo com o governo federal, cinco vilas já foram implantadas no Estado de Pernambuco em Salgueiro e em Cabrobó, com 196 famílias contempladas.
Radar Sertanejo com Folha de S. Paulo

Nordeste: vítimas da seca recebem água contaminada em caminhões-pipa

Segundo reportagem que foi exibida no Fantástico deste domingo, vítimas da seca no Nordeste recebem água contaminada em caminhões-pipa.
São 835 cidades, em nove Estados, totalizando quase quatro milhões de pessoas que recebem água por este meio e sofrem com o problema. O principal responsável pela distribuição de água no semi-árido brasileiro é o Exército, que coordena a “Operação carro-pipa”.
Este ano, o governo federal já gastou mais de meio bilhão de reais no programa, que conta com cerca de seis mil “pipeiros”, como são chamados os caminhoneiros que distribuem a água. Em alguns casos, os caminhões-pipa utilizam tanques que eram utilizados para estocar combustíveis. A lei manda que quando se esgota a vida útil desses tanques, ele seja incinerado e destruído.
Os caminhoneiros recebem do Exército um pagamento de até R$15 mil por mês. Segundo a reportagem, números da Polícia Rodoviária Federal apontam que nos últimos dois anos já foram identificados 70 caminhões-pipa suspeitos de transportar água em tanques que já armazenaram combustível. Esses veículos prestavam serviço para o Exército e também para Estados e prefeituras.
Com Terra

IBGE abre seleção para 7.825 vagas temporárias

A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (3) o edital do processo seletivo simplificado para 7.825 vagas temporárias em cargos de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 765 a R$ 4.000.
No site do Diário Oficial da União, é possível ver o edital (acesse o edital).
São 7.600 vagas para agente de pesquisa e mapeamento (nível médio), para atuar nos 26 estados e no Distrito Federal, 27 para analista censitário de geoprocessamento (nível superior), para o Rio de Janeiro, 180 para agente de pesquisa por telefone (nível médio), para o Rio de Janeiro, e 18 para supervisor de pesquisa (nível superior), para o Rio de Janeiro.
As oportunidades de supervisor de pesquisa são para candidatos com nível superior em qualquer área, estatística, administração e tecnologia da informação e comunicação.
Entre as funções do cargo de agente de pesquisas e mapeamento estão visitar domicílios e estabelecimentos de qualquer natureza, tais como comerciais, industriais, agropecuários, de serviços e órgãos públicos, em locais selecionados de acordo com o tema a ser pesquisado, para a coleta de dados visando a realização de pesquisas de natureza estatística. O salário é de R$ 1.020. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.
O agente de pesquisas por telefone será responsável por coletar informações, via telefone, com segurança, presteza e atenção garantindo fidedignidade das informações e realizar a coleta utilizando roteiros e scripts planejados, assistidos por sistema computacional, visando captar e dirimir dúvidas quanto aos dados fornecidos. O salário é de R$ 765. A jornada de trabalho será de 30 horas semanais.
Já entre as funções do agente censitário de geoprocessamento estão executar tarefas voltadas à implementação de sistemas computacionais para aquisição, tratamento, gerenciamento e reprodução de informações espaciais, utilizando técnicas de geoprocessamento, que permita a coleta de informações espaciais. O salário é de R$ 4 mil. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.
Já o supervisor de pesquisa vai auxiliar no planejamento e execução dos trabalhos de definição metodológica da pesquisa, inclusive o detalhamento de âmbito, a elaboração do questionário e manuais e realizar pesquisa piloto, entre outras atividades. O salário é de R$ 4 mil. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.
Os profissionais ainda vão receber auxílio-alimentação de R$ 373.
As inscrições podem ser feitas no período de 5 de dezembro a 6 de janeiro de 2014 pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa varia de R$ 19 a R$ 80.
As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 23 de fevereiro de 2014. Os locais e horários ainda serão divulgados.
A validade do processo seletivo será de 2 anos.