segunda-feira, 3 de abril de 2017

Pernambuco ultrapassa 1500 homicídios em 2017



No último final de semana, o Estado contabilizou 56 homicídios, sendo 31 no interior e mais 25 no Grande Recife


Rádio Jornal

Foto: Agência Brasil

No último fim de semana, 56 homicídios foram registrados em Pernambuco. Deste total, 25 aconteceram no Grande Recife e mais 31 no interior do Estado. 2017 já contabiliza 1508 mortes violentas, sendo 834 no interior e mais 674 na Região Metropolitana do Recife. 

Abuso sexual no Centro de Garanhuns

TENTATIVA DE ESTUPRO NO CENTRO DE GARANHUNS ATERRORIZA MULHERES


            




            A Polícia Civil de Garanhuns investiga um possível estupro de uma jovem de 18 anos. A vítima teria sido abordada no início da noite de sábado (01/4) na Rua Dom José, centro da cidade, quando saía do trabalho e ia para casa.

          Em depoimento à Polícia Civil, ela informou que foi abordada nas proximidades de uma lanchonete por um homem desconhecido que anunciou um assalto pedindo seu aparelho de celular, nesse momento, ela percebeu que havia outro indivíduo em sua companhia. O suspeito colocou a mão em seus olhos e lhe levou para uma rua próxima onde eles abusaram sexualmente, obrigando-a a mesma a fazer sexo oral. Em seguida eles teriam levado ela ao mesmo local onde lhe abordaram.

            O caso foi registrado no plantão da Delegacia Regional de Garanhuns. Durante as primeiras investigações, os Agentes visualizaram que o local onde aconteceu o possível abuso sexual é bastante monitorado por câmeras de segurança das lojas e que de posse dessas imagens possam chegar até os possíveis delinquentes.

Blog Sinaculo

Empresário desabafa sobre abandono do Centro Cultural de Garanhuns

O empresário Givaldo Calado, ex Secretario de cultura e vereador de nosso Município, ultilizou de uma rede social para demonstrar sua indignação com o estado em que se encontra o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante em Garanhuns. Confira...
COMO TODO BRASILEIRO, TAMBÉM ESTOU DECEPCIONADO E TRISTE

Estou decepcionado e triste! Também pudera. São tantos os problemas. O maior deles vejo nos nossos dias a dia. Nos jornais. Nas revistas. Na televisão. Escândalos e mais escândalos. Roubalheiras e mais roubalheiras. E tudo sem limites.

Os números são estratosféricos. Inimagináveis. Fora do alcance de nós mortais. A fata de honestidade se implantou em nosso país, justamente por aqueles que deviam dar o exemplo, enquanto nossos representantes.

Hoje, já não se sabe que político é honesto. A gente quer apostar em um ou outro, e, de repente, eles aparecem por ai nos noticiários. Nas páginas dos jornais..., pesando contra ele ou eles sérias acusações. E, o pior, é que na ponta quem vai pagar a conta é povo brasileiro.

Essa semana um amigo me apresentou farto material - reportagens e inúmeras fotos - dando conta da situação do nosso Centro Cultural e Teatro Municipal. Confesso que fiquei estarrecido com o que vi e li.

Disse ao amigo: Isso não é possível. É muito para mim. Que já vivo decepcionado e triste com o que acontece com nosso pais. Agora você me traz mais essa do nosso Centro Cultural e Teatro Municipal. Você sabe que aqueles monumentos são e sempre serão a menina de meus olhos e de tantos. Desde nossos tempos de pre-adolescentes e adolescentes. Você sabe o quanto nos custou as nossas travessuras com o acidente que envolveu Geraldo Paixão. Que chegou a perder uma perna nos trilhos do trem que chegava a nossa cidade.

Agora, posso assegurar-lhe que no meu tempo de Secretário de Cultura da Cidade não era assim. O Centro vivia em estado de novo. Porque em permanente manutenção. Os artistas que o digam. E penso que eles nos fariam justiça.

Conosco o Centro abria nos três expedientes: pela manhã, à tarde e à noite. Edmar, cuidava dele, e dele tinha muito ciúme. Talvez mais do que a sua própria casa. "Vamos receber o turista como ele merece" - dizia-me sempre. Cansei de fragar Edmar, de mangueira na mão, ajudando a lavar as escadarias de acesso ao seu interior. Confesso: tenho saudade dele. Grande amigo! Ajudou-nos muito na gestão da Cultura de Garanhuns.

Instalamos a Secretaria de Cultura no interior daquele monumento, e o fizemos com a ideia fixa e a determinação de adequar as suas instalações às exigências do hoje, sobretudo no que diz respeito ao seu Teatro. Mas sabia que a ideia só poderia ser exitosa se contássemos  com um laudo, emitido por especialista do Ministério da Cultura. E foi o que fizemos. Ficamos a pedir àquele Ministério a presença de um especialista a Garanhuns, o que ocorreu com o deslocamento do arquiteto Robson Jorge Gonçalves a Garanhuns para conhecer e emitir laudo sobre o nosso Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante e o nosso Teatro Luiz Souto Dourado.

Ainda, hoje, tenho, em meu poder, cópia do laudo sobre o nosso Centro e nosso Teatro. Que contempla todas as suas necessidades. Já, na época, todas, para providências urgentes. O laudo data de 06 de maio de 2008.
Apresentei-o a muitos, na época. Que ficaram admirados com a iniciativa. Que não foi fácil consumar. Devemos-lhe a um trabalho de muita persistência e perseverança.

Marcos Freitas acompanhava nossa luta. E estimulava aos que faziam a Secretaria na época.

Fiquei muito triste com o material que amigo trouxe às minhas mãos nessa última semana. Aliás, mais triste. Muito triste!

Garanhuns não merece o abandono a que está mergulhado a sua antiga Estação Ferroviária. Hoje Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante e Teatro Luiz Souto Dourado. Que vem do Império. Dos tempos de Dom Pedro II e da Princesa Izabel.

Givaldo Calado de Freitas


Lula é o preferido do pernambucano para a presidência da República



Ex-presidente, filiado ao PT, tem a melhor intenção de votos em todas as regiões do Estado; no Sertão do São Francisco a preferência por ele é de 90%


Franco Benites



Lula é o preferido do eleitor pernambucano para disputar a presidência da República em 2018
Helia Scheppa/Acervo JC Imagem

Presidente da República de 2003 a 2010, Lula (PT) terá direito a um terceiro mandato no que depender dos pernambucanos. De acordo o Instituto de Pesquisa Uninassau, ele tem 65% das intenções de voto no Estado. Jair Bolsonaro (PSC) e Marina Silva (Rede) aparecem com 6% e Geraldo Alckmin (PSDB), Aécio Neves (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) têm 1%. O presidente Michel Temer (PMDB) possui 0% da preferência (veja arte ao lado). O levantamento foi feito nos dias 23 e 24 de março, com 2.014 entrevistas em todo o Estado. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,2%.


Lula mantém o favoritismo na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são citados pelos entrevistadores. O petista tem 58,8% das intenções de voto e é seguido por Bolsonaro (5,1%), Marina (3,3%) e a ex-presidente Dilma Rousseff, do PT, (1,5%). O número de pessoas que apontaram outros candidatos soma 3,2% e 1,1% não escolheu ninguém. O índice de pessoas que não responderam ou não souberam responder foi de 27%.

O ex-presidente tem a preferência de 90% do eleitorado no Sertão do São Francisco. O favoritismo segue em outras áreas do Sertão (72%), Agreste (71%), Zona da Mata (65%), Região Metropolitana (58%) e Recife (53%).

“Pernambuco é uma terra lulista. Quanto mais (a pesquisa) se aproxima do interior, mais Lula aumenta a intenção de votos”, atesta Adriano Oliveira, professor da UFPE e um dos coordenadores da pesquisa.

O levantamento indica que Lula ganha em todas as classes sociais e é apontado como o melhor presidente que o Braisl já teve.

“A tendência é que a classe média volte para Lula. A Reforma da Previdência e a terceirização dão temas que fazem o funcionalismo público reagir. Dilma saiu e os problemas foram para o colo de Temer. Lula pode disputar uma eleição dizendo que não tem nada a ver com a crise”, destaca Adriano Oliveira.

Para o pesquisador, Lula pode ser o mais cobiçado na eleição estadual, repetindo 2006. Naquele ano, Eduardo Campos e Humberto Costa (PT) disputaram para usar a imagem de Lula.

“Ele pode ser o fiel da balança e a salvação de Paulo ou de Armando Monteiro (PTB)”, diz.

Para Lula estar no palanque de Paulo, o PT e o PSB precisariam se reaproximar. Se isso ocorrer - e um pedido da família de Eduardo ao ex-presidente pode ajudar na recomposição devido à relação entre o ex-presidente e os Campos - a pergunta que fica é para onde marcharia o PMDB do deputado federal Jarbas Vasconcelos e do vice-governador Raul Henry. Antes rivais dos socialistas, os peemedebistas são os principais aliados de Paulo hoje em dia e querem distância do PT.

AVALIAÇÃO GOVERNO TEMER

A gestão Temer é reprovada por 91% dos pernambucanos e aprovada por apenas 5%. O peemedebista também é visto como o pior presidente do Brasil, à frente de Dilma e de Fernando Collor (PTC).

Semana começa com um gostinho amargo para Governador

Mata Sul 360°




Semana começa com gosto de derrota para o PSB

Duas coisas contribuíram para que a semana do PSB de Paulo Câmara começasse péssima. A primeira: A pesquisa do Instituto Maurício de Nassau mostra que o governador é rejeitado por 74% da população, e que apenas 6% votariam em Paulo Câmara para reeleição. A segunda: A vitória de Célia Sales (PTB) em Ipojuca, vencendo nada mais, nada menos que o sogro de João Campos, filho de Eduardo, o até então Carlinhos. Não adiantou mudar o nome, o povo derrotou o PSDB junto com o PSB em Ipojuca. 

Lógico e claro que Carlos Santana tem mais a ver com PSB que com o PSDB. A sua esposa mesmo, é deputada estadual pelo PSB na Assembleia. No entanto, a derrotada deles em Ipojuca é mal pressentimento para o Palácio que de todas as grandes cidades de Pernambuco, só pode comemorar apenas em Recife, e no segundo turno. Lamentável!

Mas, o que falta para Paulo e o PSB? "Nascer de novo" pode ser a grande resposta. Paulo está num péssimo momento, em que sequer tem o direito de ir em uma cidade pedir votos para um candidato seu. Alguém viu Paulo Câmara em Caruaru? O viu em Jaboatão? Em Ipojuca? Não! Ele apenas foi em Recife e Olinda. Muitos candidatos a prefeito sequer colocaram suas imagens atreladas ao do Governador tamanha é a sua rejeição no estado.

Isso porém, ainda não nos dá o direito de dizer quem ganha e quem perde. Mas, no  momento atual, a água corre para o Senador Armando Monteiro, líder do PTB. Recall eleitoral de 2014? Sim; tanto que apareceu liderando a pesquisa do Instituto Maurício de Nassau com 22%. Entretanto, deve-se tirar o chapéu para o senador! Ele está impecável nas alianças eleitorais no estado. Tanto, que chegou a ser chamado por um repórter em Ipojuca de "dedo mágico".

Ainda temos muito chão para 2018, e muita coisa tende a acontecer daqui para lá. E se Armando Monteiro souber fazer uma aliança firme e forte no estado, não tem prefeitos, políticos, ou força humana que o impeça de um grande sucesso eleitoral


Comerciante desaparecido em Garanhuns encontrado desorientado em Angelim

COMERCIANTE DE GARANHUNS QUE ESTAVA DESAPARECIDO É LOCALIZADO EM ANGELIM



Após intensa procura e divulgação, na manhã de hoje (03.04.17) foi localizado na PE 177 em Angelim , o senhor GERALDO ALVES DE ARAÚJO (CONHECIDO POR GEL), residente no Parque Fênix em Garanhuns.

De acordo com a família um morador da região após ouvir  o apelo feito pelos familiares através de uma rádio e ver a foto do mesmo através das redes sociais,  ao passar de carro pela rodovia, visualizou o comerciante deitado  à margem da pista, de imediato parou o carro e ao reconhecê-lo acionou o SAMU, entrou em contato com a Policia Militar e com os familiares. 


O mesmo Geraldo aparentemente está desorientado, mas bem fisicamente, recebeu os primeiros cuidados por parte da equipe do SAMU no local e foi conduzido ao Hospital Municipal de Angelim, para uma melhor avaliação médica. 

ENTENDA O CASO:

Por volta das 04h50 do último sábado (01.04.17), o senhor Geraldo saiu  de casa e deslocou-se até uma padaria de propriedade do mesmo localizada no Parque Fênix, abriu os cadeados do estabelecimento, em seguida retornou à residência  onde deixou carteira porta cédulas com os documentos pessoais e o telefone celular, novamente saiu de casa e desde então ninguém teve mais noticias do seu paradeiro.

A família está desesperada,   comunicou o fato as autoridades competentes e iniciou uma intensa procura  pelo senhor Geraldo,  realizando buscas e espalhando cartazes em toda a região.  

Arlete Santos

GUERRA FRIA: ‘Quem não ouve, erra sozinho’, diz Renan Calheiros sobre governo Temer

 


O líder do PMDB no Senado e ex-presidente da Casa, Renan Calheiros (AL), voltou a atacar o governo neste domingo por meio de suas redes sociais. Em vídeo postado em sua conta no Twitter, Renan diz que o governo “continua errático” e sentencia, em tom de ameaça: “Quem não ouve, erra sozinho”.


Os ataques do líder têm sido interpretados por auxiliares do Palácio do Planalto como reação de Renan ao fato de o governo tê-lo contrariado em ao menos duas ocasiões, ao sancionar rapidamente o projeto da terceirização, aprovado pela Câmara dos Deputados, e ter indicado Leonardo Henrique de Cavalcante para o TRF (5ª Região) — apadrinhado pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) — em detrimento de um nome escolhido por Renan. A falta de disposição do governo em recriar o Ministério dos Portos, onde poderia ser abrigado um indicado de Renan, também incomoda o peemedebista.


“A sanção presidencial da terceirização irrestrita e a insistência do governo em fazer a reforma da Previdência, que pune trabalhadores e o Nordeste, significa dizer que o governo continua errático. E quem não ouve, erra sozinho”, diz Renan na mensagem em seu Twitter.


Na quinta-feira, um dia após comandar uma mobilização contra o projeto da terceirização, Renan Calheiros postou em seu Twitter vídeo no qual criticava o governo pelas medidas anunciadas na área econômica, como o contingenciamento de R$ 42 bilhões e o fim do programa de desoneração da folha de pagamentos.


“Corte de investimento público, reoneração da folha, aumento de imposto, terceirização geral, tudo isso junto só vai drenar as energias de uma economia que não consegue se levantar. O governo precisa conversar antes”, pontuou o peemedebista.


Fonte: O Globo


Com apoio de Lula e Armando Monteiro, Célia Sales vence na cidade da Refinaria Abreu e Lima




jamildo
Os prognósticos de bastidores se confirmaram.

A candidata do PTB em Ipojuca, Célia Sales, venceu a disputa contra o ex-prefeito Carlos Santana, do PSDB.

Com mais de 31.010 votos, Célia teve 55, 20% do total dos votos.

Carlos Santana teve 23.925 mil votos, correspondentes a 42,58% do total de votos.

A prefeita eleita teve o apoio do senador Armando Monteiro Neto e também de Lula, que gravou vídeo de São Paulo.

A eleição marca uma mudança no quadro político local porque, nos últimos anos, se revezavam no poder os grupos de Carlos Santana e Pedro Serafim. Nestas eleições, os dois grupos se uniram.

Na conta da política, a derrota de Carlos Santana será creditada nas costas do governador Paulo Câmara, aliado do tucano. Com popularidade em baixa, nem na cidade o governador apareceu para ajudar o aliado.

De manhã, antes mesmo do resultado das urnas, Carlos Santana disse que o seu principal adversário era o desemprego elevado na região.

Ipojuca é onde está encravada a polêmica Refinaria Abreu e Lima, da Petrobras, que até hoje não funciona na sua capacidade total. Há uma investigação de superfaturamento na obra, que foi anunciada por US$ 2,4 bilhões em 2005 e chegou a custar U$S 18,5 bilhões até outubro de 2014.

A eleição foi marcada no fim de janeiro, após protestos por mais celeridade do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para agendar o novo pleito. A prefeitura chegou a ser ocupada em uma das manifestações, que acabou em confusão. A estratégia nos últimos meses foi do porta a porta, principalmente nos distritos de Ipojuca e na zona rural. Foi uma campanha menos midiática e mais focada na aproximação com os eleitores.

Desde janeiro, Ipojuca tem um prefeito interino, Irmão Ricardo (PTC), presidente da Câmara Municipal e aliado de Carlos Santana. Ele chegou a ser alvo de recomendações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para não gerar despesas e também por suposto favorecimento do vice de Carlos Santana, Danda Positivo (PP).

A eleição de outubro

Sales foi considerado inelegível pela condenação por improbidade administrativa em 2012, referente a uma viagem feita para Foz do Iguaçu no ano de 2008, quando era vereador do município. O então vereador viajou ao lado de outros sete parlamentares, cinco assessores e três servidores da Câmara Municipal para Foz do Iguaçu para participar do 39º Encontro Nacional de Agentes Públicos. No entanto, a viagem bancada pela Câmara teve finalidade turística, e não de capacitação. O dano total causado ao erário foi de R$ 69.657,86.

Em outubro, ele teve 32.496 votos, enquanto o tucano recebeu 23.765. Em 2012, Carlos Santana saiu vencedor por pouco mais de 200 votos.

Sem conseguir se candidatar, Romero Sales colocou a esposa na disputa e passou a fazer campanha com ela. Até esta tarde, porém, o resultado era imprevisível.

O ex-presidente Lula (PT) chegou a ir a Ipojuca no ano passado pedir votos para Romero, junto ao senador Armando Monteiro Neto (PTB). No evento, o petista definiu os tucanos como uma “coisa predatória”. Para Célia, ex-presidente gravou um vídeo nos últimos dias de campanha. Apontado como o nome da oposição com maior intenção de votos para 2018 na pesquisa do Instituto Uninassau publicada pelo voto, Armando também pode ter sido um cabo eleitoral eficiente. O que é certo é que ele ganha um importante município para as próximas eleições