terça-feira, 4 de abril de 2017

Dia D - Entenda como será o julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Amanda Miranda

 

 

 

 

Agência Brasil – O julgamento do pedido de cassação da chapa Dilma-Temer começa nesta terça-feira (4), às 9h. O presidente Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, marcou quatro sessões para analisar o processo. Na ação, o PSDB pede a cassação da chapa que disputou e venceu as eleições presidenciais de 2014, alegando que há irregularidades na prestação de contas.

Independentemente da decisão do TSE, cabem embargos de declaração no próprio tribunal eleitoral e recurso extraordinário ao Supremo Tribunal Federal (STF). É o que explica o professor de direito eleitoral da Universidade de Brasília (UnB) Bruno Rangel Avelino. “Com o recurso ao STF, pode ser concedida liminar suspendendo os efeitos de uma possível cassação. Quem vai dar a última palavra sobre o assunto será o Supremo”, adianta. “Trata-se de recursos para casos em que a decisão tem erro, omissão, contradição ou obscuridade.”

Na última semana, o ministro Gilmar Mendes afirmou não ser possível prever a duração do julgamento da chapa. “Não sabemos quantos incidentes vamos ter.” Mendes confirmou que, logo na abertura dos trabalhos, o plenário terá que examinar questões preliminares interpostas pelos advogados de Dilma Rousseff e de Michel Temer. Uma das questões que permeiam o julgamento é a separação, ou não, dos membros da chapa.

Os questionamentos

Em dezembro de 2014, as contas de campanha de Dilma Rousseff e Michel Temer foram aprovadas com ressalvas, por unanimidade, no TSE. No entanto, o processo foi reaberto após o PSDB apontar irregularidades nas prestações de contas apresentadas por Dilma, que teria recebido recursos do esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato.

Tanto Dilma quanto Temer apresentaram defesa ao TSE. A campanha de Dilma Rousseff nega qualquer irregularidade e sustenta que todo o processo de contratação das empresas e de distribuição dos produtos foi documentado e monitorado.

Já a defesa do presidente Michel Temer sustenta que a campanha eleitoral do PMDB não tem relação com os pagamentos suspeitos. De acordo com os advogados, não há qualquer irregularidade no pagamento dos serviços.

Na ação, apresentada à Justiça Eleitoral em dezembro de 2014, o PSDB pede que, caso a chapa seja cassada, o TSE emposse como presidente e vice os senadores tucanos Aécio Neves (MG) e Aloysio Nunes Ferreira (SP), atual ministro dasRelações Exteriores, derrotados na eleição presidencial.

O que está sendo julgado?

O pedido de cassação da chapa Dilma-Temer começou com uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije), com o objetivo de investigar fatos ilícitos ocorridos durante a campanha. Após a diplomação de Dilma Rousseff como presidenta da República, foi proposta uma ação de impugnação de mandato eletivo (Aime). As duas ações tratam do mesmo assunto e serão julgadas em conjunto nas mesmas sessões no TSE.

Esta é a primeira vez que a corte abre uma ação do tipo contra uma chapa empossada. A Aime está prevista na Constituição Federal e tem por objetivo impugnar o mandato obtido “com vícios e ilicitudes”.

Segundo a legislação, a ação deve ser proposta quando o mandato tiver indícios de ter sido obtido com abuso de poder econômico, corrupção ou fraude. Mesmo com o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, a ação prosseguiu porque os dois integrantes da chapa podem ficar inelegíveis por oito anos se o TSE entender pela cassação do resultado da eleição de 2014.

Como funciona o rito do julgamento?

A última etapa do processo foi concluída em 28 de março pelo relator, o ministro Herman Benjamin, que enviou aos demais integrantes do TSE o relatório final. Ao concluir o processo, Herman pediu a Gilmar Mendes a inclusão do processo na pauta, de acordo com a Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar 64/1990).

Foram investigados por Benjamin desvios na contratação de gráficas e o recebimento de recursos não declarados durante a campanha. O ministro investigou também repasses possivelmente ilegais feitos pela empreiteira Odebrecht, cujos indícios foram revelados pela Operação Lava Jato.

O voto de Herman Benjamin será conhecido somente no dia do julgamento.

O presidente do TSE marcou para esta terça-feira, às 9h, o início do julgamento da ação. No mesmo dia haverá outra sessão, às 19h, horário em que tradicionalmente ocorrem os julgamentos.

De acordo com o cronograma anunciado por Gilmar Mendes, haverá ainda uma sessão extraordinária na noite de quarta-feira (5) para dar sequência ao julgamento. Os ministros também poderão dar continuidade à análise da ação na sessão semanal de quinta-feira (6) de manhã.

Fases

O presidente do TSE concederá a palavra, da tribuna, aos advogados de acusação e de defesa de Dilma e Temer. Logo após, será facultada pelo presidente a palavra ao representante do Ministério Público Eleitoral (MPE) para suas ponderações. De acordo com o regimento da Corte, cada uma das partes poderá falar pelo prazo improrrogável de 10 minutos.

Na condição de relator, de acordo com o regimento interno do TSE, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Herman Benjamin, deverá começar o julgamento com a leitura do relatório da ação, que traz um resumo das diligências feitas, dos depoimentos e provas coletados, das perícias e das providências solicitadas por ele durante a fase de instrução processual.

Encerradas essas etapas, o ministro Herman Benjamin apresentará o seu voto. Na sequência votam os ministros Napoleão Nunes Maia, Henrique Neves, Luciana Lóssio, Luiz Fux (vice-presidente do TSE),Rosa Weber e, por último, Gilmar Mendes.

O tribunal examinará uma série de questões preliminares interpostas pelos defensores de Dilma e Temer na primeira sessão. Além disso, os advogados de ambos solicitaram mais prazo para análise de provas, em especial as relacionadas aos depoimentos de ex-executivos da Odebrecht, que prestaram esclarecimentos a Benjamin somente no estágio final da fase de instrução. Gilmar Mendes confirmou que, independentemente do resultado do julgamento, o STF deve receber recursos da ação.

Composição do TSE

O tribunal é formado por sete ministros: três fazem parte do STF (Gilmar Mendes, Rosa Weber e Luiz Fux), dois do STJ (Herman Benjamin e Napoleão Nunes) e dois vêm da advocacia (Henrique Neves e Luciana Lóssio). Esses últimos são nomeados pelo presidente da República, a partir de uma lista tríplice enviada pelo Supremo.

Estão prestes a ser concluídos os mandatos de Henrique Neves (16 de abril) e de Luciana Lóssio (5 de maio). Porém, com o processo se iniciando nesta terça-feira, eles ainda poderão votar.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Com time da base, Sport mostra esquema moderno, promessas e empata com Salgueiro



Placar justo de 2 a 2 levou Leão para segunda posição do Pernambucano 2017


   

Sport levou gol logo com um minuto de jogo, mas conseguiu se recuperar na partida da Ilha do Retiro


O jogo de testes para o Sport diante do Salgueiro, nesta quinta-feira, na Ilha do Retiro, mostrou a força da base do clube. Diante do já assegurado líder do hexagonal final do Campeonato Pernambucano, o Leão mostrou um sistema tático moderno e com atletas que podem gerar bons frutos. Em campo a pedido de Ney Franco, Fábio se destacou no segundo tempo, mas, assim como o resto do time, teve o fim do jogo comprometido com a expulsão polêmica de Wallace, aos 26 minutos. No fim, o placar de 2 a 2 acabou sendo justo - mesmo com os dois tentos do Carcará sendo frutos de infelicidades da defesa rubro-negra.

Com o resultado, o Sport passa a somar 14 pontos e assume a segunda posição do Estadual. Já o Carcará, que voltou a fazer mais um jogo pragmático, mas que, no fim, garante o resultado, ampliou a liderança na competição e soma 20 pontos. Na próxima quinta-feira, o Rubro-negro mergulha em outra competição e inicia a disputa da Copa Sul-Americana diante do Danubio, na Ilha do Retiro.

Primeiro tempo

Além das caras novas, o Sport recheado de atletas da base tem uma proposta de jogo diferente do time principal. Formado no 3-4-3 quando está com a bola, a equipe do técnico Junior Câmara incorpora um estilo moderno, que está em alta na Europa. Mas, apesar da proposta interessante, os primeiros minutos em campo foram ruins. Logo no primeiro deles, por sinal, o volante João Victor não conseguiu reagir a tempo após Ranieri cabecear, a bola bateu nele e acabou indo contra a própria meta.

Sair atrás do placar tão cedo provocou nervosismo nos jovens rubro-negros. Principalmente no setor defensivo, o Sport passou a apresentar falhas pontuais na marcação, deixando atletas do Salgueiro livres. Autor do gol contra, por exemplo, João Victor pareceu ter acusado o golpe. Mostrou-se  inseguro nos botes e na saída de jogo. 

Fotos: Sport 2 x 2 Salgueiro























Ricardo Fernandes/DP



Ricardo Fernandes/DP



Ricardo Fernandes/DP



Ricardo Fernandes/DP



Ricardo Fernandes/DP



Ricardo Fernandes/DP



Ricardo Fernandes/DP



Ricardo Fernandes/DP



Ricardo Fernandes/DP



Ricardo Fernandes/DP



Ricardo Fernandes/DP



Na penúltima rodada do hexagonal do título no Pernambucano, Leão escalou a equipe sub-20 para a partida, enquanto o Salgueiro, já garantido como líder da fase, entrou em campo com o time principal.

Além dele, os meias Fábio e Juninho - esse último atuou como referência no ataque - tiveram atuação discreta apesar do pedido do técnico Ney Franco para estarem em campo. Ainda assim, aos 27, o Sport conseguiu empatar o jogo com um chute preciso de Índio. Depois disso, mais tranquilo, o Leão passou a mostrar uma proposta tática interessante. Teve trocas de posição no ataque, mas poucas chances foram criadas.

Segundo tempo

Após mostrar boa organização tática no primeiro tempo, o Sport passou a ter o talento individual na etapa final. Antes apagada, a dupla Juninho e Fábio apareceu com destaque. O primeiro deu assistência para o meia acertar um lindo chute de fora da área e virar o placar a favor do Leão, aos 13 minutos.

A vantagem deu a tranquilidade que o Sport queria. Com isso, foi possível detectar atletas que melhor aproveitaram a oportunidade. Na defesa, Chico mostrou segurança. No meio, João Victor se redimiu. No ataque, Juninho e Fábio justificam estar no elenco profissional. Porém, quando estava no seu melhor momento, um golpe de azar para os leoninos voltou a deixar o placar igual. Aos 24, Álvaro chutou cruzado, a bola desviou em Adryelson e entrou no gol.

Pouco depois, Wallace acabou se envolvendo em um lance polêmico. Ao correr para tentar recuperar a bola, seu joelho esquerdo acabou acertando o pé de Levi, que caiu ao chão. Em seguida, o atacante rubro-negro levou cartão vermelho apesar das reclamações. 

Ficha do jogo

Sport 2

Mailson; Adryelson, Chico e Dayvid (J. Erick); Elias, João Victor, Caio (Pedro Vitor), Alison (Wallace), Fábio e Índio; Juninho. Técnico: Junior Câmara

Salgueiro 2

Mondragon; Marcos Tamandaré (Jean), Ranieri, Luiz Eduardo e Daniel; Rodolfo Potiguar, Moreilândia (Álvaro), Toti e Valdeir; Willian Lira e Levi (Alexon). Técnico: Evandro Guimarães

Local: Ilha do Retiro (Recife). Gols: João Victor (contra, ao 1min do 1ºT), Índio (27min do 1ºT), Fábio (13min do 2°T), Álvaro (24min do 2ºT). Cartões amarelos: João Victor, Alison, Pedro Vitor, Fábio (SPO); Daniel, Ranieri (SAL). Cartão vermelho: Wallace (SPO). Árbitro: Gilberto Castro Júnior (PE). Assistentes: Albino de Andrade Albert Junior e Ricardo Bezerra Chianca (PE). Público: 4902 pessoas. Renda: R$ 3.085,00

Chuvas: Agreste de PE começa a mudar a cor da vegetação para o verde



Pernambuco Informado 

 A algumas semanas a chuva chegou no Agreste Setentrional do estado. Já está ficando tudo verdinho, alegrando assim os agricultores e moradores das cidades que já estavam sofrendo com a seca e o calor que estava muito grande.

  A época do milho vai chegar e os moradores da zona rural se preparam para começar a arar a terra e plantar os grãos que é fonte de economia local nas regiões de interior. A região Agreste Setentrional está passando pelas obras da ligação da barragem de Palmeirinha(Bom Jardim) com a Sirigi(Vicência) para amenizar a seca na cidade de Surubim, Bom Jardim, João Alfredo e Orobó.
 Nas cidades serranas e de Brejos o tempo mais ameno começa a predominar. Em João Alfredo por exemplo os termometros estão marcando 27 graus no dia e 23 graus a noite. Em Taquaritinga do Norte um pouco mais frio chegando a 18 graus pela noite.



Mirante - João Alfredo / Foto: Alice Lima


Prestação de Contas: maioria dos gestores cumpre prazo



A maior parte dos prefeitos de municípios e gestores de órgãos públicos estaduais e municipais cumpriu, este ano, o calendário estabelecido pelo TCE para entrega das prestações de contas 2016. Das 931 prestações esperadas, 901 foram entregues na data limite (31 de março), o que corresponde a 96,7% do total. Outras 17 (1,8%) foram enviadas um dia após o prazo, e 13 não foram ainda remetidas (1,4%).


Para o gerente do sistema responsável pelo recebimento eletrônico dos documentos, Fábio Buchmann, o balanço da prestação de contas é positivo. "A tempestividade deste ano foi um pouco menor que a de 2016, e creditamos isso principalmente à mudança de gestão municipal que ocorreu em janeiro, com a posse de novos prefeitos, mas está tudo dentro da normalidade", afirmou.


RETIFICAÇÃO – A partir do encerramento do prazo de entrega, os gestores têm 10 dias corridos para solicitar a retificação de documentos e/ou informações enviados na prestação de contas. Para isto, devem entrar em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone 0800 2817717, ou pelo e-mail atendimento@tce.pe.gov.br, para se informar sobre o procedimento a ser adotado.


Os gestores que não apresentaram a prestação de contas dentro do prazo estabelecido ou que deixaram de enviar as informações exigidas, podem ser punidos, conforme determina a Lei Orgânica do TCE. A multa prevista chega a 74 mil reais. No caso do não envio da prestação, o Tribunal determinará às autoridades competentes, instauração de Tomada de Contas Especial para garantir a disponibilidade das informações, nos termos do art. 36 da Lei Orgânica do TCE-PE.


Todas as informações e documentos contábeis e financeiros serão disponibilizados para consulta no site do TCE.


Unidades Gestoras que ainda não entregaram as Prestações de Contas:


- Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Belém do São Francisco


- Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Santa Cruz da Baixa Verde


- Consorcio Intermunicipal do Submedio São Francisco


- Prefeitura Municipal de Terezinha - contas de governo


- Prefeitura Municipal de Terezinha - contas de gestão


- Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional de Pernambuco


- Fundo Municipal de Previdência de Santa Maria da Boa Vista


- Prefeitura Municipal de Ilha de Itamaracá


- Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Pombos


- Prefeitura Municipal de Quipapá


- Prefeitura Municipal de Quixaba


- Prefeitura Municipal de Brejão


- Prefeitura Municipal do Paudalho


Caruaru: Uma das cidades mais perigosas do mundo

Magno Martins


A revista britânica The Economist, uma das mais conceituadas do mundo, publicou, na última sexta-feira, uma matéria com o título “The world’s most dangerous cities” (As cidades mais perigosas do mundo), onde apontou que a América Latina é região mais violenta do mundo. Caruaru conhecida mundialmente como um dos Maiores São João do Mundo, agora “ganha um novo título mundial”, um que não agradou a população do município. Segundo a revista, Caruaru é uma das cidades mais perigosas do mundo.


No dia 22 de março, publicamos em nosso site uma matéria com o título “CARUARU: A cidade mais violenta do interior do estado“, onde analisamos atual situação de nosso estado, onde a cidade de Caruaru aparece com índices alarmantes, mostrando a fragilidade das políticas de segurança pública de nosso estado.


Os dados apresentado pela The Economist mostram que o Brasil se destaca. Em um gráfico usado na matéria, quatro cidades brasileiras são citadas. Porto Alegre, Manaus, Marabá e Caruaru. A capital do Agreste registrou 229 homicídios em 2016, ano no qual a reportagem faz a análise dos números. Um grande percentual desses crimes tem relação direta com o tráfico de drogas.



Chove no Agreste, mas Garanhuns o racionamento e a falta de chuva continua

Chove no Agreste, mas Garanhuns continua com racionamento de água


Apesar das chuvas em cidades como São João e Venturosa, período de estiagem e racionamento de água continua em Garanhuns


Rádio Jornal

Foto: Reprodução

Algumas cidades do Agreste do Estado registraram fortes chuvas durante o fim de semana. Foi o caso de São João, Paranatama e Venturosa, mas não de Garanhuns. O município continua passando por um período de racionamento de água por causa da falta de chuvas.

Um novo cronograma de abastecimento na cidade foi divulgado nesse fim de semana. A cidade continua com distribuição dividida em três dias com água e oito dias sem. A garantia dada pela Compesa é de que esse cronograma continue oficialmente até o dia 15 de abril.

Perspectivas

A expectativa é de que, a partir do dia 15, o número de dias sem água na distribuição passe de oito para 12. Segundo o coordenador regional da Compesa, Igor Galindo, o nível atual das barragens do Agreste consegue manter a cidade abastecida até o mês de dezembro caso não chova o suficiente para regularizar a situação.

Chuva alegra moradores de Brejo da Madre de Deus


Resultado das chuvas deste domingo em Brejo da Madre de Deus. Foto enviada via Whatsapp.

Neste domingo (02) a população de vários municípios do Agreste de Pernambuco ficaram muito felizes com a chegada das chuvas.

Resultado das chuvas deste domingo em Brejo da Madre de Deus. Foto enviada via Whatsapp.

No município de Brejo da Madre de Deus, a quantidade de chuva foi boa e animou moradores que viram as águas escoando pelos riachos da região.

Além do município de Brejo, em outros municípios da região como Toritama e Taquaritinga do Norte também choveu.

Em Santa Cruz do Capibaribe a expectativa da população pela chegada das chuvas continua. Neste domingo foi registrada muito pouca chuva no município, apenas pequenas pancadas.

Merece Destaque

Homicídio em Águas Belas

HOMICÍDIO REGISTRADO NA ZONA RURAL DE ÁGUAS BELAS




Na noite de ontem (02.04.17), foi registrado um homicídio no Sítio Beldroega, Zona Rural de Águas Belas-PE.


A vítima JOSÉ WIRLEY BEZERRA DA SILVA, 27 anos, que residia na Rua das Palmeiras, Centro de Águas Belas-PE, conduzia um veículo, quando foi assassinado com vários disparos de arma de fogo, que o atingiram a cabeça.

Familiares da vítima compareceram ao local do crime, mas ninguém deu informações quanto à motivação ou autoria do homicídio.
O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) - Caruaru, após levantamento cadavérico realizado pela Polícia Civil

Arlete Santos