quinta-feira, 6 de abril de 2017

Jogadores do Central jogam com fome e sede no Recife

"Só almoçamos", desabafa jogador do Central após equipe jogar com fome


Sanny Rodrigues, titular na derrota para o Náutico por 5 a 0, afirmou após o duelo que atletas jogaram com fome e que última refeição feita pelos jogadores foi às 12h



Por GloboEsporte.com


Recife

A crise do Central parece não ter fim. Dívidas trabalhistas, más condições do gramado e da estrutura do estádio Lacerdão, salários atrasados e péssima campanha no Estadual. Mas, para piorar ainda mais a situação, o zagueiro Sanny Rodrigues afirmou nesta quarta-feira à noite, após a oitava derrota no hexagonal do Título do Campeonato Pernambucano, que o time jogou com fome contra o Náutico, na Arena de Pernambuco.

Sanny Rodrigues afirmou que time jogou com fome (Foto: Dayvson Roberto/Arquivo Pessoal)


De acordo com Sanny, um dos jogadores passou mal e teve dor de cabeça porque estava sem comer desde as 12h.

- Tem muitas coisa erradas aí, é difícil falar. Nós almoçamos era meio-dia e depois não teve mais nada. Nem lanche, nem nada. É complicado demais. Conseguimos até onde deu, depois as pernas pesaram. Isso fez a diferença, mas vamos batalhar. Só almoçamos para o jogo.

Adversário do Central na noite desta quarta-feira, o técnico Milton Cruz, do Náutico, também se pronunciou sobre os problemas relatados pelos jogadores da Patativa. E agravou ainda mais o problema para a equipe de Caruaru. 

- Isso que aconteceu hoje é uma coisa que nos deixa tristes. Até no intervalo ali eles (os jogadores do Central) pediram água para nós... É muito triste. Mesmo assim, quero parabenizá-los por terem jogado com honra, levaram cinco gols e não apelaram, não deram pontapés e se portaram muito bem dentro de campo. Merecem os parabéns por tudo o que suportaram hoje, que não foi fácil.

Central foi goleado por 5 a 0 (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)


GloboEsporte.com tentou entrar em contato com a diretoria do clube para obter uma resposta, mas não obteve êxito. Com três pontos conquistados de 27 disputados, a Patativa é a lanterna do Estadual e amarga o título de pior defesa: 25 gols sofridos.

Supremo Tribunal Federal proíbe greves para todas as carreiras policiais



Fabiano Costa


G1 Brasília

7 votos a 3, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) declararam nesta quarta-feira (5) inconstitucional o direito de greve de servidores públicos de órgãos de segurança e decidiram proibir qualquer forma de paralisação nas carreiras policiais.

Embora tenha proibido as greves de policiais, a Suprema Corte também decidiu, por maioria, que o poder público terá, a partir de agora, a obrigação de participar de mediações criadas por entidades que representam servidores das carreiras de segurança pública para negociar interesses da categoria.

A decisão da Suprema Corte terá a chamada repercussão geral, ou seja, deverá ser seguida, a partir de agora, por todas as instâncias da Justiça.

A inconstitucionalidade das greves de policiais foi declarada no julgamento de um recurso apresentado pelo governo de Goiás contra uma decisão do Tribunal de Justiça do estado que havia considerado legal umaparalisação feita, em 2012, por policiais civis goianos.

No processo, diversas entidades se manifestaram contra a possibilidade de greve por agentes de segurança, com base no artigo 142 da Constituição, que proíbe sindicalização e greve de integrantes das Forças Armadas.

Desde 2009, diversas decisões de ministros do STF consideraram ilegais as greves de policiais militares, civis e federais, sob o argumento de que representam risco para a segurança pública e para a manutenção da ordem.

A advogada-geral da União, Grace Mendonça, defendeu no julgamento desta quarta-feira o recurso que pedia a inconstitucionalidade das greves de policiais civis.

“A paralisação de policiais civis atinge na essência a própria razão de ser do Estado, que é assegurar efetivamente à população a segurança. E mais, segurança essa que a Constituição Federal preserva e insere como valor mais elevado”, defendeu na tribuna do STF a chefe da Advocacia-Geral da União.

Representante do Ministério Público na sessão, o vice-procurador-geral da União, José Bonifácio de Andrada, também se manifestou contra as paralisações de policiais civis.

"Não é cabível, compatível algum tipo de paralisação nessa atividade, como também não é admissível paralisação nos serviços do Judiciário, do Ministério Público. Algumas atividades do Estado não podem parar de forma alguma. E a atividade policial é uma delas", ponderou Bonifácio de Andrada.

No julgamento desta quarta-feira, votaram para proibir as greves de policiais os ministros Alexandre de Moraes, Luis Roberto Barroso, Luiz Fux, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia.

Por outro lado, o relator do caso, ministro Edson Fachin, e os ministros Rosa Weber e Marco Aurélio Mello se manifestaram pela constitucionalidade das paralisações de policiais, desde que fossem impostos limites às greves. O ministro Celso de Mello não participou do julgamento.

Votos dos ministros

Relator do recurso, o ministro Edson Fachin foi o primeiro magistrado a se manifestar no julgamento desta quarta. Ressaltando que o direito de greve estava diretamente relacionado à “liberdade de reunião e de expressão” prevista na Constituição, ele se posicionou favorável à legalidade dos movimentos grevistas de policiais civis, mas sugeriu que o tribunal determinasse limites e critérios às paralisações.

Entre as regras defendidas por Fachin para que os policiais tivessem assegurado o direito à greve estavam a prévia comunicação do movimento ao Judiciário, a definição de um percentual mínimo de servidores que deveriam ser mantidos em suas funções e o corte de ponto, desde que a motivação da greve não fosse o atraso no pagamento dos vencimentos.

“Com o devida vênia do entendimento esboçado nesses precedentes, em meu modo de ver, a solução para o presente caso pode e deve ser diversa. Embora a restrição do direito de greve a policiais civis possa ser medida necessária adequada à proteção do devido interesse público, na garantia da segurança pública, a proibição completa do exercício do direito de greve acaba por inviabilizar o gozo de um direito fundamental”, defendeu o relator.

Ao votar na sequência de Fachin, o ministro Alexandre de Moraes - que já atuou como ministro da Justiça e secretário de Segurança Pública de São Paulo - discordou da recomendação do relator pela legalidade dos movimentos de policiais civis e abriu uma divergência.

O mais novo magistrado do Supremo defendeu que o tribunal declarasse a inconstitucionalidade de todas as paralisações de servidores públicos de órgãos de segurança, conforme está previsto no artigo 144 da Constituição.

A carta constitucional classifica como integrantes dessas carreiras, além dos policiais civis e militares, os policiais federais, policiais rodoviários federais e bombeiros militares.

Em meio a sua fala, Moraes comparou um Estado em que a polícia está em greve a um Estado anárquico.

“Não é possível que braço armado do Estado queira fazer greve. Ninguém obriga alguém a entrar no serviço público. Ninguém obriga a ficar”, ressaltou o ministro.

“É o braço armado do Estado. E o Estado não faz greve. O Estado em greve é um Estado anárquico. A Constituição não permite”, complementou Moraes.

'Homem lobo do homem'

Luis Roberto Barroso foi o primeiro ministro a acompanhar a divergência aberta por Alexandre de Moraes. Ao votar, Barroso afirmou aos colegas do tribunal que seu voto a favor da proibição das greves de policiais foi influenciado pela recente paralisação de PMs no Espírito Santo.

Em fevereiro, o estado ficou sem policiais militares nas ruas por sete dias por causa do protesto de familiares na porta dos quartéis. Nas ocupações, as mulheres dos policiais alegavam que eram elas que estavam no comando da paralisação. Para as autoridades, entretanto, essa era uma tentativa de encobrir o que, supostamente, seria um motim dos PMs.

Durante a paralisação dos policiais capixabas, aumentaram os índices de mortes violentas no estado e houve dias em que o comércio deixou de funcionar com medo da insegurança.

Também em fevereiro, parentes de policiais militares no Rio de Janeiro iniciaram um movimento como o do Espírito Santo. A Polícia Civil e os bombeiros do estado também fizeram paralisações no período.

Segundo Barroso, esses recentes episódios demonstram que não é possível garantir um “caráter absoluto” do direito de greve para policiais. Ele, então, afirmou que acompanharia o voto de Moraes, que proibia irrestritamente as paralisações de servidores diretamente ligados à segurança pública, mas sugeriu que o poder público passasse a ser obrigado a participar de eventuais negociações com representantes da categoria policial.

“Nós testemunhamos os fatos ocorridos no Espírito Santo, em que, em última análise, para forçar uma negociação com o governador, se produziu um quadro hobbesiano, estado da natureza, com homicídios, saques. O homem lobo do homem. Vida breve, curta e violenta para quem estava passando pelo caminho”, enfatizou

Vizinho de fisioterapeuta se contradiz em conversa com a polícia

Para os investigadores, ele ainda não é considerado suspeito, mas o homem não soube dizer onde estava no momento do crime


Tássia Mirella foi encontrada morta na sala do apartamento, sem roupas e ferida à faca no pescoço. Foto: Facebook/Reprodução
Apesar de não ser considerado, oficialmente, um suspeito da morte da fisioterapeuta Tássia Mirella Sena de Araújo, de 28 anos, o vizinho da vítima foi levado para a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa para ser ouvido horas depois do crime e passará a noite no DHPP. De acordo com o gestor da especializada, delegado Ivaldo Pereira, o homem - que não teve a identidade divulgada - conversou informalmente com a polícia e apresentou contradições sobre onde estava no momento do crime. Nesta noite, acompanhado de dois advogados, ele prestou depoimento até 21h, mas usou seu direito de só se pronunciar na Justiça. Peritos voltaram ao hotel, nesta noite, para novas análises. O enterro de Tássia Mirella será nesta quinta-feira, às 11h, no Cemitério de Santo Amaro. 

Segundo Ivaldo Pereira, o vizinho, que mora no apartamento em frente ao da vítima, só foi encaminhado para o DHPP porque se recusou a abrir a porta pela manhã. Os policiais conseguiram entrar no apartamento dele - que tinha manchas de sangue na porta - com o auxílio de um chaveiro. "Ele foi o único morador a impedir o acesso da polícia e tinha arranhões no braço. Trouxemos ele para conversar e fazer o exame de corpo de delito", detalhou o delegado. Ao entrar no flat, ele foi encontrado deitado em seu quarto.

A polícia tem até as 13h desta quinta-feira para decidir se o homem é suspeito do crime e entrar com um pedido de prisão. O gestor do DHPP aguarda o resultado das perícias no apartamento da vítima e o laudo do corpo de delito para definir o envolvimento do homem no crime. Enquanto isso, o vizinho permanece no DHPP.

Durante as conversas desta quarta, no entanto, o homem já entrou em contradição. Disse que estava em um bar no horário do crime, mas depois mudou a história e disse que estaria em um posto de gasolina. Antes do depoimento oficial, ele foi encaminhado - algemado e com uma touca ninja (balaclava) - ao Instituto de Medicina Legal para fazer o exame de corpo de delito. 

Na tarde dessa terça, Tássia Mirella postou em seu perfil no Facebook hashtags contra o machismo repercutindo a acusação de assédio contra o ator José Mayer. Foto: Facebook/Reprodução

O vizinho da vítima disse que os arranhões foram causados em uma briga que ele teve com um transeunte e por isso estava com as escoriações. O delegado Francisco Océlio é o responsável pelo caso. Às 11h da quinta, haverá uma coletiva de imprensa onde a polícia adiantou que vai detalhar a dinâmica do crime. 

Através das redes sociais, familiares e amigos de Tássia Mirella agendaram uma mobilização, na tarde desta quinta-feira, às 13h, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, em Joana Bezerra. O ato foi programado para impedir a soltura do vizinho. Mais informações através da página do evento no Facebook.

O caso
A fisioterapeuta Tássia Mirella Sena de Araújo foi encontrada morta, na manhã desta quarta-feira, sem roupa, na sala do flat em que morava, no 12º andar do edifício Golden Shopping Home Service, na Rua Ribeiro de Brito, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Vizinhos disseram que, por volta das 7h, ouviram gritos e acionaram o funcionário do prédio, que chamou a polícia. O corpo da vítima foi encontrado na sala do imóvel sem roupas e com ferimento à faca no pescoço, além de cortes nas mãos. Mirella, que é de Vitória de Santo Antão, formou-se em fisioterapia pela Unicap e trabalhava como vendedora produtos hospitalares.

Ordem dos Adgovados do Brasil
O advogado Abraão Nascimento entrou com uma representação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE)  denunciando obstrução da polícia no contato dele com o cliente. Segundo o advogado, somente por volta das 20h ele conseguiu falar com o homem, que estava detido desde as 13h.


Noite de terror em Serrita

Criminosos explodem agência bancária em Serrita


De acordo com a polícia, os suspeitos atiraram contra delegacia, casas e até uma igreja durante a ação


JC Online


A ação contra Banco do Brasil aconteceu por volta de 1h
Foto: Cortesia

Mais uma agência bancária foi atacada em Pernambuco. Desta vez, o Banco do Brasil de Serrita, no Sertão de Pernambuco, foi o alvo, na madrugada desta quinta-feira (6). De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos explodiram o cofre do banco, por volta de 1h. Um homem foi feito refém e liberado após a ação, ainda na cidade.


A ação durou aproximadamente 40 minutos e muitos tiros foram ouvidos. Os disparos teriam atingido a Delegacia da cidade e duas viaturas, além de casas e até uma igreja. Ninguém ficou ferido.

Para impedir a chegada de reforço policial, o grupo queimou dois carros na entrada de Serrita. Durante a fuga, sentido Ceará, eles espalharam grampos pela estrada. A agência bancária está isolada para passar por perícia

Mais um banco vira pó em Pernambuco

Parece brincadeira, mais não é, a cidade premiada e Serrita.

Mais uma agência do Banco do Brasil no interior foi explodida na madrugada de hoje, desta feita em Serrita, a capital do vaqueiro, no Sertão Central, onde se realiza, anualmente, a Missa do Vaqueiro. A população viveu uma noite de terror, medo e pânico, com muitos tiros disparados por bandidos, provavelmente integrantes da mesma quadrilha responsável pela explosão de bancos e caixas eletrônicos no Estado nos últimos dias. Leitores do blog em Serrita enviaram imagens do rastro de destruição deixado pelos bandidos na agência bancária. 

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Rotina - Mais duas agências bancárias explodidas em Pernambuco, e com reféns

Quadrilha arromba duas agências e faz reféns em João Alfredo

Cerca de 20 homens fortemente armados, chegaram à cidade em seis carros, atirando para o alto. Reféns foram liberados

Por: Diario de Pernambuco

A agência do Bradesco ficou destruída, com pedaços do teto espalhados pelo chão. Foto: Reprodução/ FacebookDuas agências bancárias foram invadidas na madrugada desta quarta-feira no centro da cidade de João Alfredo, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, os bandidos tentaram, sem sucesso, explodir o cofre do Banco do Brasil, mas conseguiram explodir os caixas eletrônicos do Bradesco.

Testemunhas contaram que, por volta das 3h, cerca de 20 homens fortemente armados, chegaram à cidade em seis carros, atirando para o alto. Alguns carros que estavam estacionados nas imediações das agências ficaram com marcas de tiros.
Os bandidos tentaram, sem sucesso, explodir o cofre do Banco do Brasil. Foto: Reprodução/ Facebook
O 22º Batalhão de Polícia Militar foi informado de que alguns moradores chegaram a ser feitos reféns, mas liberados durante a fuga da quadrilha. Para dificultar a perseguição policial, os bandidos espalharam grampos pelas rodovias que dão acesso a Surubim e Limoeiro.

 
As duas agências, localizadas na mesma rua, estão isoladas para a realização da perícia do Instituto de Criminalística (IC). A agência do Bradesco ficou destruída, com pedaços do teto espalhados pelo chão. Ainda não se sabe se os bandidos conseguiram levar dinheiro dos equipamentos explodidos.

Deputado Alvaro Porto faz graves acusações a Governo do Estado

PORTO ACUSA GOVERNO DE FAZER USO ELEITORAL DA ÁGUA




O deputado estadual Álvaro Porto (PSD) alertou, na tarde desta terça-feira (04.04) para a possibilidade de uso eleitoral da perfuração de poços do Água Para Todos, programa do Ministério da Integração Nacional, tocado em Pernambuco pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara). Também chamou a atenção para a suspeita de superfaturamento na instalação de sistemas simplificados de abastecimento, serviço executado pela mesma pasta.

Diante de indícios que apresentou em discurso na Assembleia, anunciou ter protocolado pedidos de investigação no Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União, Ministério Público e de Pernambuco e Tribunal de Contas do Estado.

De acordo com o deputado, levantamento feito por sua assessoria, a partir de dados de 2015 e 2016 fornecidos pela própria secretaria estadual, evidencia a existência de desequilíbrio no atendimento às regiões. “Nos dois primeiros anos do Governo Paulo Câmara, 30% dos 147 poços perfurados em Pernambuco estão no Agreste Setentrional. Nada menos que 45 deles estão naquela área. Destes, 24 foram perfurados em Vertentes e 19 em Surubim”, afirmou. 

Porto destacou que é exatamente nesta região - nos dois municípios, especificamente, - onde estão as bases eleitorais do deputado licenciado e secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota. Na base governista, os bastidores apontam que o secretário-deputado é potencial candidato à reeleição em 2018.

As necessidades dos municípios beneficiados não foram questionadas. “Certamente apresentam carências decorrentes da longa estiagem que assola Pernambuco”. Todavia, diz Porto, é preciso ficar claro por que algumas localidades têm direito a uma quantidade considerável e outras simplesmente são excluídas e esquecidas. 

“Se os efeitos da seca prejudicam a todos igualmente, por que, então, alguns municípios têm prioridade? É privilégio? Quais são os critérios que levam a secretaria a perfurar 24 poços numa localidade e nenhum em outra? No Agreste Meridional, onde a mesma seca castiga produtores rurais e rebanhos, apenas seis poços foram perfurados. E apenas dois municípios foram contemplados”, detalhou. “Após cinco anos consecutivos de seca e de acúmulo de perdas e danos em grande parte dos municípios, nos deparamos com uma situação preocupante, que exige investigação dos órgãos competentes”. 

No que se refere à possibilidade de superfaturamento na instalação dos sistemas simplificados de abastecimento, a suspeita surgiu a partir do total gasto na montagem de um sistema do gênero no Sítio Luz, em Canhotinho, no Agreste Meridional para atender a 113 famílias.

“A Secretaria informou ter empregado R$ 753 mil e 847 reais para instalar referido sistema. Todavia, levantamento feito pelo nosso gabinete a partir de tabelas de custos utilizadas pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), à Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e consultas a estabelecimentos que comercializam canos e bombas concluiu que o serviço poderia ter saído por R$ 404 mil e 455 reais. O valor do sistema de Sítio Luz indica, portanto, um possível sobrepreço de R$ 349 mil e 392 reais”. 

SELETIVIDADE E RESPALDO - De acordo com o deputado, tanto o indício de superfaturamento quanto a possível seletividade na perfuração de poços precisam investigados e esclarecidos. “Do contrário, pode se concluir que há dinheiro público sendo mal empregado e que interesses eleitorais estariam definindo a atuação do secretário e da secretaria. Que se investigue e que os responsáveis pelas possíveis irregularidades e privilégios sejam penalizados”.

Álvaro Porto foi aparteado e teve seus argumentos e pedidos de investigação endossados pelos deputados de oposição Augusto César (PTB), Socorro Pimentel (PSL), Priscila Krause (DEM), Julio Cavalcanti (PTB) e Sílvio Costa Filho (PRB), líder da bancada oposicionista. Dr Valdir (PP), da base do governo, também aparteou e reforçou as denúncias e a necessidade de ação dos órgãos competentes.  

*Da Assessoria do Parlamentar via Roberto Almeida

Foto: Jarbas Araújo/Alepe

Governador fará seu seminário em Garanhuns sem a presença das principais lideranças da cidade

Governador estará em Garanhuns na próxima quinta-feira, dia 6


Vinda de Paulo, ocorre em razão do desembarque, na terra das Flores, do Seminário Pernambuco em Ação.


Prefeito Izaías não poderá comparecer ao seminário, já que cumpre agenda administrativa em Recife.



O Governador do Estado de Pernambuco Paulo Câmara estará em Garanhuns na próxima quinta-feira, dia (6). A vinda de Paulo a cidade, ocorre em razão do desembarque na terra das Flores, do Seminário "Pernambuco em Ação" - programa em que Paulo irá visitar cidades do Estado para justificar o que não foi feito até agora – como dizem os adversários; - e para repactuar os projetos - como dizem os governistas.

       Antes do seminário, porém, pela manhã, as sete horas, Câmara concederá entrevista a Rádio Marano FM. As oito horas, o chefe do executivo estadual inaugura o novo prédio da Universidade de Pernambuco (UPE), no bairro Magano. As 9, Paulo visita o terreno que abrigará a nova Escola Técnica Estadual de Garanhuns, Ariano Vilar Suassuna, localizado no mesmo espaço onde atualmente são abrigadas as instalações do Parque de Exposições Senador Paulo Guerra; em frente a Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

As 10 horas, o gestor do executivo estadual segue para a cidade de Brejão, onde na ocasião irá inaugurar 3 sistemas simplificados de abastecimento de água. Ao lado da prefeita Beta Cadengue, do PSB, do ex-prefeito Sandoval Cadengue e de políticos da região, o Socialista também fará a entrega de títulos de propriedade a trabalhadores rurais do município. A ação, segundo a assessoria da Prefeita, beneficiará pequenos agricultores, que terão acesso a políticas públicas rurais e benefícios sociais.

Paulo retorna a Garanhuns, por volta das 11:50, para visitar a estação de Tratamento de Esgoto da cidade. Em seguida, as 12:20, ele concede entrevista a rádio Sete Colinas FM. Já no início da tarde, as 14 horas, será dado inicio ao seminário "Pernambuco em Ação", na instalações da Associação Garanhuense de Atletismo (AGA). Lá o Governador deve anunciar o início e previsão para término das obras da Escola Técnica Estadual de Garanhuns, Ariano Vilar Suassuna. Também no seminário, o Governador deve prestar constas das ações executadas pelo Governo do Estado aqui em Garanhuns.

O Prefeito Izaías não poderá comparecer ao seminário, já que cumpre agenda administrativa na capital pernambucana, Recife. Representando o Governo Municipal no evento, estarão o vice Prefeito Haroldo Vicente, o Secretário de Governo, Articulações Políticas e Ouvidoria, Méwitton Araújo e o Controlador Geral do Município, Glauco Brasileiro. O Prefeito, que já está em recife, busca uma parceria público-privada, que deve ser anunciada em breve; no caso dela ser fechada.

.


Gidi Santos