quinta-feira, 6 de abril de 2017

Polícia confirma que vizinho foi autuado em flagrante por matar fisioterapeuta



Edvan Luiz da Silva praticava artes marciais e arrancou a roupa de Tássia Mirella, de 28 anos

Por: Júlia Montenegro, com informações de Luiz Filipe Freire 


Edvan Luiz da Silva é o suspeito de assassinar brutalmente fisioterapeutaFoto: Reprodução/Facebook


O empresário do ramo de cosméticos Edvan Luiz da Silva foi autuado em flagrante por assassinar a fisioterapeuta Tássia Mirella Sena Araújo, de 28 anos. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (6), durante coletiva de imprensa realizada pela Polícia Civil de Pernambuco. Segundo o delegado Francisco Océlio, que comanda as investigações, a mulher foi morta por esgorjamento (corte na parte da frente do pescoço).

Segundo o delegado Edvan, que é casado e pratica artes marciais, usou a força para arrancar a roupa da vítima. No chão do apartamento, calcinha, short e absorvente estavam espalhados. Para Océlio, este foi o primeiro indício de que ela teria sido vítima de uma tentativa frustrada ou consumada de violência sexual.

O investigador informou que o crime se trata de feminicídio, já que os dois não tinham relação afetiva. "Ele mesmo disse, em entrevista preliminar, que cruzou com a vítima apenas duas vezes", comentou Océlio

Suspeito de matar fisioterapeuta é autuado por homicídio triplamente qualificado

O comerciante Edvan Luiz, 29 anos, foi autuado em flagrante por homicídio triplamente qualificado pela morte de Tássia Mirella Sena de Araújo, 28J

JCOnline

Com informações da TV Jornal

De acordo com delegado, comerciante nega participação no crime
Foto: Reprodução/TV Jornal

comerciante Edvan Luiz, 29 anos, foi autuado em flagrante por homicídio triplamente qualificado pela morte da fisioterapeuta Tássia Mirella Sena de Araújo, 28, dentro de um flat em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, nessa quarta-feira (5).


A polícia chegou ao homem, que era vizinho da vítima, após identificar marcas de sangue próximo à porta do apartamento dele. Os peritos do Instituto de Criminalística (IC) visualizaram vestígios na maçaneta e no corredor do edifício.

Na tarde de quarta-feira (5), Edvan Luiz foi levado para a sede do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). Após prestar depoimento, ele foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), onde fez exame de corpo de delito.

Segundo o gestor do DHPP, o delegado Ivaldo Pereira, o comerciante nega participação no crime, mas entrou em contradição ao responder algumas perguntas feitas pelos agentes.

Morte de fisioterapeuta em Boa Viagem

Segundo informações, por volta das 7h, vizinhos ouviram gritos. Mirella, natural de Vitória de Santo Antão, morava em um dos oito apartamentos do 12º andar do prédio desde dezembro do ano passado. Foi o vizinho da porta ao lado que conseguiu ver, pela janela, o corpo da jovem ensanguentado na sala. Ele chamou o síndico e a polícia foi acionada.

As autoridades teriam chegado rapidamente ao local e isolado as entradas. Mirella foi encontrada no chão, sem roupas, com um corte profundo na garganta e ferimentos nas mãos. A perícia constatou sinais de relação sexual, mas não se sabe se ela foi vítima de estupro.

A polícia chegou ao suspeito ao encontrar manchas de sangue na porta do flat. Após várias tentativas de contatá-lo e com a constatação de que ele não havia deixado o prédio, a polícia invadiu o apartamento e encontrou o homem dormindo no quarto. O suspeito é casado e mora no mesmo andar de Mirella. Ele negou envolvimento no crime, afirmando ter cruzado poucas vezes com a vítima no elevador.

De acordo com os peritos, ele estava com arranhões e hematomas pelo corpo. O homem, que trabalha como comerciante da área de cosméticos, justificou dizendo que teria passado a noite fora e se envolvido em briga com um flanelinha, mas caiu em contradição.

De acordo com informações não oficiais, a camisa usada pelo comerciante nas imagens gravadas foi encontrada ensanguentada no prédio ao lado da cena do crime, como se tivesse sido jogada pela janela. Às 21h30, peritos o Instituto de Criminalística (IC) estiveram novamente no flat para uma vistoria complementar.

Autoridades, amigos e familiares desconhecem qualquer relação entre o suspeito e Mirella. "Ela não tinha namorado, era muito focada no trabalho", contou a tia Sílvia Cordeiro. A fisioterapeuta trabalhava como representante de produtos farmacêuticos. O delegado responsável pelo caso é Francisco Océlio, do DHPP. 

''Deus não queria isso para mim'', diz mãe de Tássia Mirella

O velório da fisioterapeuta Tássia Mirella de Sena Araújo, 28 anos, morta na quarta-feira (5) dentro de um flat em Boa Viagem, acontece sob forte comoção no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, na manhã desta quinta-feira (6). Ainda sem acreditar no assassinato brutal, a mãe da vítima, Isabel Araújo, pede justiça. "Eu não aceito a morte da minha filha desse jeito, Deus não queria isso para mim, eu quero justiça. Mirella era uma guerreira e lutava contra a violência contra a mulher. É uma dor muito grande, estou sem forças", afirmou.

Foto: Maria Luísa Ferro/JC

Os amigos da fisioterapeuta escreveram uma carta em homenagem a ela. "O que não podemos esquecer é que queremos justiça. O assassinato de Mirella não pode ficar impune. Precisamos de forma veemente evitar que mais uma Mirella, Maria ou Ana seja morta de forma tão brutal", diz um trecho do texto lido durante o velório

Humberto Costa denuncia fechamento de farmácias populares



Líder da Oposição no Senado afirma que o Governo deverá fechar cerca de 400 farmácias
Humberto Costa (PT), líder da Oposição no SenadoFoto: Alessandro Dantas/Agência Senado

O líder de Oposição no Senado, Humberto Costa (PT), denunciou que o Governo Michel Temer está para fechar cerca de 400 farmácias da União, que fazem parte do programa Farmácia Popular.
Ao discursar no plenário da Casa, o senador lamentou “profundamente” a decisão do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), de reduzir a quantidade de farmácias, o que pode prejudicar diretamente “os mais vulneráveis, principalmente os idosos”.
Segundo ele, o desmonte promovido pelo governo já resultou no encerramento das atividades de mais de 6,3 mil pontos de farmácia popular, incluindo aí os convênios com os estabelecimentos privados, em todo o território nacional. Os dados, disponíveis no próprio Ministério da Saúde, mostram que havia mais drogarias da rede no ano passado do que em 2017.
“Um programa que chegou a atender quase 10 milhões de pessoas por mês está sendo completamente destruído por um governo que dá as costas à população mais pobre e a entrega aos próprios infortúnios”, afirmou.
O Farmácia Popular foi criado em 2004 por Humberto, então ministro da Saúde do primeiro Governo Lula, para possibilitar o acesso da população mais carente a medicamentos essenciais com baixo custo. Desde então, a política foi expandida ano a ano, em benefício de milhões de brasileiros.
Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma, o programa oferece mais 11 itens, gratuitos ou com preços até 90% mais baratos, utilizados no tratamento de dislipidemia, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, bem como contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária

Taxistas preparam carreata para receber Silvio Costa, após aprovação de projeto



Sindicato da categoria organiza uma festa no aeroporto para saudar o parlamentar, na volta de Brasília. Emendas ao projeto praticamente inviabilizam o Uber

Deputado Silvio Costa é um dos articuladores da candidatura de André Figueiredo (PDT)Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


A aprovação pela Câmara dos Deputados do projeto de lei que regulamenta os aplicativos de transporte individual privado pago, como o Uber, terá uma manifestação inusitada no Recife, nesta quinta-feira (6). O Sindicato dos Taxistas (Sinditáxi-PE) está preparando uma grande festa e uma carreata para receber no aeroporto o deputado federal Silvio Costa (PTdoB), que fez crítica inflamada contra o Uber, chegando a bradar que o aplicativo é um “serviço pirata”.

De acordo com o presidente do Sinditáxi, Everaldo Menezes, Silvio acolheu parte da categoria “em seu gabinete (em Brasília)” e fez uma “brilhante defesa dos taxistas no plenário”.

“Amanhã (quinta, 6), às 13h, quando o deputado chegar de Brasília, vamos fazer uma homenagem no Aeroporto. Já falei com a CTTU avisando sobre a carreata. Esperamos muita gente participando”, afirmou Menezes.

Se pra Silvio Costa eles fazem festa, na outra ponta eles condenam a postura do também deputado federal Daniel Coelho. Relator da proposta na Câmara, Daniel defendeu a regulamentação dos aplicativos e condenou as emendas feitas à proposta.

“A crítica ao projeto partiu de Daniel (Coelho), que não é de hoje que apoia os aplicativos. Mas entendemos que o projeto vai, sim, beneficiar os taxistas porque vai trazer uma regulamentação para os aplicativos. Era o que estava faltando”, completou Everaldo Menezes, do Sinditáxi.

Após a votação, Daniel Coelho disse esperar que o Senado reveja as emendas que praticamente inviabiliza o Uber.

“Acho que tem condição sim de reverter. Não acredito que o Senado vá dar prosseguimento à aberração em que se tornou o texto. Nós tínhamos feito o relatório criando a regulamentação e repassando para os municípios os municípios os detalhes. O movimento que foi feito pelo PT ontem de tentar inviabilizar o funcionamento dos aplicativos transforma o texto numa coisa impossível de ser sancionada. Então, esperamos que o Senado modifique e o projeto retorne à Câmara”.

Se Daniel é criticado pelos taxistas, os motoristas do aplicativo aplaudiram a postura do parlamentar.

Nas eleições do ano passado, Daniel teve o apoio de associações de motoristas dos aplicativos, entre elas, a Associação dos Motoristas Autônomos de Transporte Individual Privado de Passageiros (Amatipe). “O pessoal (a categoria) ficou muito preocupado, mas a gente tem uma esperança de que isso seja revertido”, declarou o presidente da Amatipe, Júnior Carvalho

TCE abre para consulta prestação de contas do Estado e municípios



Estão disponíveis os documentos de prestação de contas enviados pelo governador do Estado e prefeitos das cidades, bem como gestores de órgãos municipais e estaduais

Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE)Foto: Reprodução/Google Maps


Encerrado o prazo para a prestação de dados financeiros e contábeis dos órgãos públicos de Pernambuco, referentes ao ano de 2016, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) abriu para a consulta, na sua página na internet, a consulta às informações.

Na aba Consulta de Prestação de Contas estão disponíveis os documentos de prestação de contas enviados pelo governador do Estado e prefeitos das cidades, bem como gestores de órgãos municipais e estaduais.

Os dados são referentes a despesas, receitas, contratos e convênios celebrados, processos licitatórios, entre outras informações. É possível também consultar o valor dos recursos aplicados nas áreas de educação e saúde pelas prefeituras municipais.

Apenas as prestações de contas das Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista ainda não estão todas disponíveis, pois o prazo de entrega se encerra no dia 15 de maio.

"A transparência é uma preocupação do Tribunal de Contas e uma das diretrizes do sistema eletrônico de prestação de contas. Ao ter acesso a esses dados, a população estará exercendo o controle social e fiscalizando o bom uso do dinheiro público", afirmou Fábio Buchmann, gerente do sistema responsável pelo recebimento dos documentos.

Este ano a maior parte dos gestores de órgãos públicos e prefeitos de municípios cumpriu o calendário estabelecido pelo TCE para entrega das prestações de contas 2016.

Das 932 prestações esperadas até o momento, 901 foram entregues no prazo (15 de fevereiro, 30 e 31 de março, e 3 de abril), o que corresponde a 96,7 % do total. Outras 21 (2,2%) foram enviadas com atraso, e 10 não foram ainda remetidas (1,1%). Além disso, das 31 prestações esperadas no prazo de 15 de maio, 12 (38,7%) já foram entregues antecipadamente.

Todos os dados recebidos serão analisados pelos técnicos do TCE ao longo do ano de 2017

Precárias, delegacias do Recife são alvos de investigação do MPPE

Falta d’água e sujeira são alguns dos problemas que os policiais enfrentam na Central de Plantões. Foto: JC Imagem/Arquivo

Sem estrutura e com falta de efetivo policial suficiente para atender a alta demanda, duas delegacias do Recife são alvos de investigação no Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A Central de Plantões da Capital, no bairro de Campo Grande, é uma delas. Criada em 2014 para desafogar outras delegacias e concentrar os casos de prisões em flagrante, a unidade policial soma problemas de estrutura física e falta de equipes de investigação. Nessa quarta-feira (5), o blog publicou o depoimento de uma jornalista que reforça o descaso: em pleno fim de semana, não havia um policial no horário de almoço para registrar um boletim de ocorrência.


A Delegacia do Meio Ambiente, na Ilha do Leite, também está sob investigação. Com uma média diária de 10 a 12 denúncias de maus-tratos a animais, a especializada está sem delegado titular e também acumula inquéritos. Apesar da alta demanda, a delegacia ainda terá a frente a nova responsabilidade de investigar homicídios no Estado para tentar barrar o aumento das estatísticas de violência.

O promotor de Justiça Maxwell Vignoli, que está a frente do inquérito civil sobre a Central de Plantões da Capital, afirmou nesta quinta-feira (6) ao Ronda JC que fará uma inspeção na delegacia para comprovar as denúncias. “Ainda não sabemos quando, mas iremos ao local”, disse. Questionado sobre a possibilidade de pedido de uma interdição, o promotor informou que isso vai depender do que for constatado ao longo da investigação.

O inquérito aberto tem como base a denúncia do Mecanismo Estadual de Proteção e Combate à Tortura. Entre os problemas encontrados na Central há paredes com mofo e sujas, aparelhos de ar condicionado quebrados, ausência de colchões e camas em quantitativo equivalente ao número de policiais, além de carceragem sem iluminação nem ventilação.

A situação há anos na especializada é tão precária que por algum tempo policiais chegaram a fazer “cota” para comprar tinta de impressora para imprimir boletins de ocorrência. A denúncia foi publicada neste blog.

Meio Ambiente

O promotor de Justiça Ricardo Coelho está a frente das investigações sobre a Delegacia de Meio Ambiente. Ele é mais enfático falar sobre a falta de estrutura na especializada. O promotor afirma que pode pedir a interdição do local. Pode ainda denunciar à Justiça o gestor responsável pelo crime de improbidade administrativa. Neste caso, o alvo pode ser o titular da Secretaria de Defesa Social ou da Polícia Civil.

“Atualmente, a delegacia não cumpre com a sua missão institucional. Ela existe apenas no papel. Precisamos mudar essa realidade”, afirmou Coelho. “A delegacia está sem delegado, esvaziada e ainda faltam equipamentos, por isso a necessidade de uma intervenção”, completou.

Outro Lado

Procurada, a Polícia Civil de Pernambuco deve se pronunciar ainda nesta manhã sobre as investigações

Central afasta zagueiro que disse ter jogado com fome



Sanny disse que atletas entraram em campo contra o Náutico sem receberem alimentação


ALEXANDRE ARDITTI


Twitter: @alearditti




Presidente do Central, Licius Cavalcanti, afirmou que dívida do Central gira em torno dos R$ 3,5 milhões
Divulgação

O zagueiro Sanny não veste mais a camisa do Central. Além de afastá-lo, o clube decidiu que vai entrar com uma ação na Justiça Comum contra ele por calúnia e difamação. A diretoria da Patativa contesta a declaração dada pelo defensor após a derrota para o Náutico por 5x0, na Arena de Pernambuco, de que os atletas caruaruenses entraram em campo na noite desta quarta-feira (5) sem se alimentarem. De acordo com o camisa 3, a única refeição feita no dia foi o almoço.


“Ele (Sanny) foi extremamente infeliz em suas declarações. Acredito que estava de cabeça quente após uma derrota em que teve uma atuação ruim. Realmente, o Central passa por problemas financeiros, mas não deixamos de oferecer alimentação aos atletas. Assim que o time chegou à Arena de Pernambuco, disponibilizamos frutas, isotônico, suplementos alimentares e água. É assim antes de todas as partidas”, disse o presidente do Central, Licius Cavalcanti. “Por ter falado uma inverdade, Sanny será acionado pelo Central na Justiça por calúnia e difamação. Ele não veste mais a camisa do clube”, completou.


O presidente da Patativa reconheceu que o momento financeiro do clube é complicado. De acordo com ele, a dívida do Central gira em torno dos R$ 3,5 milhões. Com o elenco, apenas a folha de março está em aberto – o atraso com os demais funcionários é de sete meses. “No caso específico do Sanny, a nossa dívida é de R$ 1 mil. Não mais do que isso”, disse Licius Cavalcanti

Estudantes hostilizam governador em Garanhuns

Magno Martins


  Cláudia Ferreira, especial para o blog


Cumprindo agenda em Garanhuns, no Agreste Meridional, o governador Paulo Câmara (PSB) foi recebido, há pouco, com vaias por estudantes na inauguração do prédio da Universidade de Pernambuco (UPE). Exibindo cartazes e gritando palavras de ordem, os alunos do campus e também de escolas de ensino fundamental da rede estadual cobraram melhorias na infraestrutura das instalações.


Ao discursar, após assinatura de um termo autorizando a realização de concurso público para contratação de servdiores para a instituição de ensino, Câmara defendeu seu Governo. “Enquanto no Rio de Janeiro,  na rede estadual de ensino o ano letivo sequer foi iniciado, em Pernambuco continuamos trabalhando e investindo fortemente na educação”, desabou