sexta-feira, 7 de abril de 2017

Ministério Público insiste na cassação do prefeito de Orobó




O Ministério Público Eleitoral ajuizou recurso no TSE contra acórdão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, que validou a reeleição de Cléber Chaparral (PSB) para a prefeitura de Orobó, cidade do Agreste pernambucano.


Chaparral teve o registro de sua candidatura indeferido na primeira instância, mas recorreu da decisão e venceu a parada no TRE, que considerou frágil a acusação de abuso de poder político e econômico.

A acusação foi feita pelo Ministério Público Eleitoral alegando “promoção pessoal” em inauguração de obras públicas.

“O então prefeito e candidato à reeleição promovia, com recursos públicos e em ano eleitoral, eventos para fazer doação de peixes, enxovais para recém-nascidos, linhas para artesãs e presentes no dia das mães”, diz o Ministério Público.

No recurso, a Procuradoria Regional Eleitoral pede ao TSE que restabeleça a sentença de primeira instância e que Cleber Chaparral seja condenado à inelegibilidade e tenha seu diploma de prefeito cassado

Juiz bloqueia 46,8 milhões do ex-deputado Pedro Corrêa



O juiz federal Friedmann Anderson determinou nesta sexta-feira (7) o bloqueio de R$ 9,88 milhões do caixa do PP e as contas bancárias de 10 políticos do partido, entre eles o ex-deputado Pedro Corrêa Neto, que foi condenado no Mensalão e na Lava Jato e ora cumpre pena num presídio da capital paranaense.


Corrêa teve bloqueados R$ 46,8 milhões, embora já tenha posto à venda uma parte do patrimônio que herdou do pai para pagar despesas com seus advogados.

Na ação ajuizada na Justiça Federal do Paraná, o Ministério Público Federal pede que o PP e os 10 políticos a ele filiados sejam condenados a ressarcir ao erário o montante de R$ 2.303.182, 588,00.

Veja, abaixo, quanto foi bloqueado de cada integrante do PP:

* Pedro Corrêa Neto – R$ 46.800.000,00 (quarenta e seis milhões oitocentos mil reais);

* Pedro Henry Neto – R$ 800.000,00

* João Alberto Pizzolatti Júnior – R$ 124.055.758,32

* Mário Negromonte – R$ 166.921.262,16

* Mário Negromonte Júnior – R$ 2.733.000,00

* Nélson Muerer – R$ 78.800.000,00

* João Cláudio Genu – R$ 12.800.000,00

* José Otávio Germano – R$ 10.040.000,00

* Luiz Fernando Ramos Faria – R$ 8.160.000,00

* Roberto Pereira Brito – R$ 8.160.000,00

* Arthur César Pereira de Lira – R$ 7.767.776,96

* Partido Progressista – R$ 9.880.000,00

Triunfo: chuva forte aumenta volume de água em açude



Magno Martins




Por Adriano Roberto


Na noite de ontem, os triunfenses puderam desfrutar de uma forte chuva que trouxe junto com ela muitos trovões e sem dúvidas a esperança de volta aos agricultores da região. Muitas cisternas foram reabastecidas com a água da chuva. Poços e cacimbas armazenaram o suficiente para um bom tempo, segundo agricultores do município. A chuva, que durou por várias horas, também aumentou o volume de água no Lago João Barbosa, o que alegrou ainda mais a população, devolvendo aos poucos a beleza do 'Açude',  principal cartão postal da cidade.


Segundo o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), choveu 47 milímetros. Somados aos outros dias, Triunfo registrou um total de 89,2 milímetros de chuva só neste mês de abril. Já segundo os sites de metereologia ClimaTempo e INMET, os próximos dias na cidade serão de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva isolada. Com uma temperatura que pode variar entre a mínima de 18° e a máxima de 33°. Com informações do blog Triunfo Hoje


Médico de Pesqueira e Arcoverde precisa de doação de sangue urgente


O médico neurologista José de Ribamar Coutinho, que atende em Arcoverde e Pesqueira, está internado no Hospital Memorial São José, em Recife, para se curar de uma leucemia. Para que o tratamento tenha êxito, ele necessita urgente de doação de sangue.

Quem puder doar, o endereço é Avenida Lins Petiti, 264, bairro Boa Vista, na área Central do Recife. O atendimento é das 7h às 18h. Para outras informações, os telefones de contato são (81) 3038-6992 / 3038-6122.

Por Zalxijone Lins.
Foto: Blog Motiva Gente, de Belo Jardim.

Em depoimento, suspeito de abusar sexualmente da filha em PE disse que 'a conquistou aos nove anos



Homem foi preso em Santa Cruz do Capibaribe e cometeu o crime por 22 anos. A vítima, hoje com 31 anos, teve três filhos do pai.

Por G1 Caruaru



Homem foi preso em Santa Cruz do Capibaribe suspeito de abusar da filha por 22 anos (Foto: Divulgação/Ney Lima)

O homem que foi preso suspeito de abusar sexualmente da filha dele por 22 anos prestou depoimento na quarta-feira (5) em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. "Ele confessou [o crime] e disse que a conquistou aos nove anos", afirmou o delegado Victor Leite ao G1 nesta quinta (6).


De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorria desde que a vítima tinha nove anos - hoje ela está com 31. A mulher teve três filhos do pai e decidiu fazer a denúncia após a mãe dela morrer, conforme informou o delegado.


Atualmente, os filhos da vítima têm 10, 12 e 14 anos. "O primeiro filho ela teve aos 16 anos", acrescentou Victor Leite.


Entenda o caso
Um homem de 58 foi preso suspeito de abusar sexualmente da filha por 22 anos. Segundo a PM, o suspeito foi encontrado próximo ao sítio onde morava e tentou fugir. A vítima informou que ela, os filhos e a mãe dela eram ameaçados de morte pelo suposto criminoso.


A Polícia Civil solicitou exames de DNA para comprovar ou não a paternidade dos filhos. O suspeito foi encaminhado para o presídio de Santa Cruz do Capibaribe.


Líder de quadrilha tinha vida de luxo no presídio



Jorge Luiz Vilela Farias foi um dos 23 presos na Operação Tarrafa, deflagrada nesta sexta-feira (7) pela Polícia Civil




Presos foram levados ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri)Damares Romão/LeiaJáImagens/Arquivo


Televisão, ar condicionado e poder sair e voltar quando quisesse eram algumas das regalias que Jorge Luiz Vilela Farias, de 36 anos, vulgo Dodi, possuía no Penitenciária Agroindustrial São João, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Ele foi um dos alvos da Operação Tarrafa, deflagrada na manhã desta sexta-feira (7) em Olinda pela Polícia Civil.

Ao todo, 23 pessoas foram presas e 20 mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos, resultando no recolhimento de maconha, crack e armas. São 34 homicídios com envolvimento de integrantes da quadrilha, sendo 19 só no bairro de Peixinhos, em Olinda. 

PUBLICIDADE


Além de Jorge Luiz, foram presos outros alvos considerados importantes, como o braço direito Luiz Carlos da Silva Ramiro, de 30 anos, e José Jeferson Morais, 33. Cinco mulheres também foram capturadas nesta manhã. 

Segundo o gestor da Polícia Civil, Joselito Kehrle, Jorge Luiz estava em regime semiaberto, o que lhe dava o direito de sair do presídio. Entretanto, "saía no momento que queria e cometia os crimes nesses momentos", comentou Joselito. 

Na manhã de hoje, o líder da organização foi preso após sair do presídio com o objetivo de matar um casal na comunidade V8 e assumir o controle do tráfico da região. "O Dodi queria exercer o domínio total [do tráfico] na cidade de Olinda", continuou o gestor da polícia. 

O comportamento dos agentes penitenciários do presídio em Itamaracá será investigado. A Polícia Civil cogita enviar Jorge Luiz para o presídio de Catanduvas, no Paraná, devido a sua aparente relação com funcionários do sistema prisional. Ele deverá também regredir ao regime fechado

A cada 17 minutos, uma mulher é vítima de violência doméstica em Pernambuco


Raphael Guerra

Cerca de 2,7 mil casos de violência doméstica contra mulheres foram registrados em janeiro. Foto: Divulgação

Estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS) revelam que, em média, quase 90 mulheres são vítimas de violência doméstica e familiar em Pernambuco por dia. Isso significa que a cada 17 minutos há um caso de agressão ao sexo feminino.

Os dados, referentes ao mês de janeiro deste ano, foram divulgados no site oficial da SDS. No total, em 31 dias, foram contabilizadas 2.743 ocorrências envolvendo mulheres vítimas de agressão.

Apesar de serem dados consolidados, sabe-se que o número pode ser bem maior, já que, ainda hoje, muitas mulheres vítimas da violência dentro de casa não procuram à polícia para denunciar seus agressores.

A maior parte dos 2.743 registros está no Interior de Pernambuco. Foram 1.149 casos contabilizados pela SDS. Já entre os municípios de todo o Estado, quem liderou o número de casos de violência doméstica foi o Recife. No total, 805 casos.

Ainda segundo estatísticas da SDS, 31.081 casos de violência doméstica e familiares cujas vítimas são mulheres foram registrados em 2016. Quase 1 mil ocorrências a mais que em 2015.

Municípios com maior número de registros*:

1 – Recife – 805

2 – Jaboatão dos Guararapes – 205

3 – Olinda – 176

4 – Paulista – 123

5 – Caruaru – 124

6 – Petrolina – 107

7 – Cabo de Santo Agostinho – 63

*janeiro de 2017

Ex-prefeito do Cabo acionado por MMPE




Por Marcelo Montanini


Da Folha de Pernambuco


O Ministério Público do Estado de Pernambuco propôs uma ação pública por improbidade administrativa contra o ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia (sem partido) e do ex-secretário municipal de Educação, Adelson Moura. Segundo o MPPE, por terem desrespeitado uma recomendação do órgão e uma cautelar do Tribunal de Contas do Estado para fazer pagamentos de R$ 1,7 milhão a uma editora contratada sem licitação para livros paradidáticos no último mês de gestão.


No documento, o MPPE lista diversas aquisições de livros paradidáticos, por inexigibilidade, inclusive, uma delas no meio do ano letivo, no último ano de mandato, sem a devida fundamentação para tal. Diante disso, foi instaurado inquérito civil para investigar a aquisição de 184.080 livros paradidáticos, no valor de R$ 4.419.084,00, sendo o último pagamento no valor de R$ 1,7 milhão sendo efetuado após o MPPE e o TCE recomendarem expressamente a abstenção de quaisquer atos administrativos que visassem dar continuidade à execução.


Segundo a ação, Vado e Moura estavam cientes “ das vedações à prática de atos de execução e pagamentos referentes aos referidos contratos; bem como das investigações em curso em ambos os órgãos de fiscalização; eles não só deixaram de adotar medidas que assegurassem o cumprimento da recomendação e medida cautelar expedidas; como deixaram de praticar atos que visassem a correção das irregularidades apontadas; mas, o que é mais grave, autorizaram pagamentos em clara afronta a tais deliberações e, por conseguinte, agindo como dolo e má-fé”, diz o processo