segunda-feira, 10 de abril de 2017

Polícia prende assassinos de idosa em Petrolina


Josélia Maria



POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO
DINTER 2 – 26 DELEGACIA SECCIONAL DE PETROLINA


NOTA À IMPRENSA

Policiais civis da 25ª  Delegacia de Homicídios , chefiada pela Dra Sara Machado prendem autores do assassinato da idosa ABENIGNA LUCIA DO BONFIM, 67 anos , que foi brutalmente assassinada e o corpo encontrado dentro de sua residência no dia 5 de abril do corrente ano na COHAB VI em Petrolina,PE, com as mãos amarradas e um saco na cabeça . Foram presos ALESSANDRA DE CASTRO SILVA , 42 anos e LEANDRO DOS SANTOS FERREIRA , 20 anos . A coletiva com todos os detalhes da investigação ocorrerá no dia 10 de abril , segunda feira , as 15 horas no auditório do Ministério Público em Petrolina com os Delegados que participaram da investigação 


Isaltino se vendeu ao PSB, diz Izaías


Magno Martins


Classificado, de forma pejorativa, de reizinho do Agreste pelo líder do Governo na Assembleia, Isaltino Nascimento, que o acusou ainda de não ter estatura para o cargo, em discurso no seminário Pernambuco em ação, o prefeito de Garanhuns, Izaías Regis (PTB), devolveu as provocações no mesmo tom. "Eu posso não ter altura, mas estatura quem não tem é Isaltino, que era do PT e se vendeu ao PSB de forma escancarada", afirmou.


Izaías disse que o deputado está mal informado quando afirma que foram calçadas 29 ruas com dinheiro do FEM em Garanhuns. "Na verdade, calçamos e pavimentamos 483 ruas, mas com recursos próprios, sem um vintém do Estado", declarou.


Quanto ao FEM, Izaías disse que dos R$ 8 milhões pactuados, só recebeu metade, ou seja, R$ 4 milhões. "Eu gostaria de saber quando vai sair o resto. Como o líder é serviçal e desinformado, não pode prestar este serviço a Garanhuns", ironizou


Pernambuco oferece área de dois complexos inacabados para virarem presídio federal



Reunião com representantes do Departamento Penitenciário Nacional aconteceu nesta segunda (10), no Recife. Estado vem enfrentando superlotação de presídios.

Por Pedro Alves, G1 PE




Governo de Pernambuco ofereceu área do complexo prisional inacabado em Itaquitinga para receber presídio federal (Foto: Bancada de Oposição Alepe/Divulgação/Arquivo)

O Governo de Pernambuco ofereceu duas áreas onde estão sendo construídos complexos prisionais para a instalação de presídios federais no estado. Uma reunião foi realizada entre o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e representantes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), nesta segunda-feira (10), para iniciar tratativas acerca do tema.


Em janeiro deste ano, o ministro da Defesa Raul Jungmann, afirmou que pediria para Pernambuco receber um dos cinco novos presídios federais anunciados pelo presidente Michel Temer naquele mês. De acordo com levantamento do G1, Pernambuco é o segundo estado do Brasil com a maior superlotação das cadeias, perdendo apenas para o Amazonas.


De acordo com Pedro Eurico, as cidades de Araçoiaba, no Grande Recife, e Itaquitinga, na Mata Norte de Pernambuco, têm em curso obras de construção de centros de ressocialização e, por isso, foram sugeridas pelo governo. Segundo o secretário, há uma decisão do governo federal de instalar o presídio federal no estado, mas outros pontos devem ser analisados antes da implementação.


"Eles vão analisar aspectos como localização, acesso logístico, distribuição de energia elétrica e água encanada e diversos outros. Caso considerem que estes locais não são viáveis, disponibilizaremos qualquer outro local", disse o secretário.


Ainda nesta segunda-feira, os representantes do Depen, junto a uma equipe de inteligência, visitam os dois centros de ressocialização inacabados em Pernambuco. As obras em Itaquitinga estão paradas desde 2012 e foram retomadas em dezembro de 2017, com previsão de finalização de algumas unidades em agosto deste ano. O presídio de Araçoiaba tem previsão de entrega para 2018.


Problemas

Os presídios de Pernambuco vem enfrentando problemas, com histórico de superlotação e até mesmo fuga em massa. O estado responde a um processo na Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA), devido a denúncias de violação de direitos humanos no Complexo Prisonal do Curado, na Zona Oeste do Recife.


Vídeo mostra festa dentro da Colônia Penal Feminina do Recife

No começo do ano, um vídeo, que teve autenticidade confirmada pelo Governo do Estado, mostrou uma festa com direito a álcool e drogas realizada pelas presas da Colônia Penal Feminina do Recife, no Engenho do Meio, na Zona Oeste da cidade.


Nas imagens, é possível ouvir as detentas chamando o evento de "Bonde do Prato", em referência ao consumo de drogas, possivelmente cocaína. Na gravação, presidiárias também aparecem com celulares e tiram fotos, enquanto dançam e ouvem música. A maioria se exibe com copos na mão e o clima é de animação.


Vídeo mostra briga de facões entre dois detentos do Complexo do Curado

Já em outubro de 2016, vídeos mostraram lutas de MMA no estilo UFC sendo promovidas nos pátios das unidades prisionais no Complexo de Presídios do Curado, Zona Oeste do Recife. As imagens são fortes. Uma imensa plateia formada por detentos acompanha e vibra com dois presos irem ao chão trocando socos e pontapés, no meio do pátio. Por perto, nenhum carcereiro ou autoridade do estado para encerrar a briga.


Também no Complexo do Curado, um vídeo divulgado em setembro mostrava uma briga de facões entre dois detentos do presídio Presídio Juiz Antônio Luís Lins de Barros (PJALLB). O caso ocorreu no pavilhão P do PJALLB. Nas imagens, é possível ouvir gritos de incentivo enquanto dois detentos, um só de calção e outro de camisa verde, “duelam”. 


Criança morre eletrocutada em Canhotinho

IRRESPONSABILIDADE ACABOU EM TRAGÉDIA: Agricultor coloca fio energizado em cerca para proteger plantação contra furto e acaba matando criança de seis anos eletrocutada em Canhotinho





Uma menina de seis anos morreu eletrocutada ao tocar em um fio energizado na zona rural de Canhotinho. A fatalidade aconteceu na manhã de ontem, 09 de abril,  no Sítio Jussara, Acampamento dos Sem Terra. De acordo com a PM, a criança foi com a mãe até a casa de Adriano José Francisco, agricultor de 32 anos, que é cunhado da  garotinha.  Ele, irresponsavelmente, havia colocado um fio energizado em volta de uma cerca para proteger uma plantação de frutas contra o furto e a criança inocentemente tocou no fio, recebendo uma forte descarga elétrica. A pequena vitima morreu no local e seu corpo foi encaminhado ao IML em Caruaru. A Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar o fato

V&C Garanhuns

Mulheres roubam cadeira de rodas de Hospital em Garanhuns

APÓS ATENDIMENTO MÉDICO, MULHERES FURTARAM CADEIRA DE RODAS DO HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA EM GARANHUNS




Na madrugada de ontem (09.04.17),  vigilantes de serviço no Hospital Regional Dom Moura – Garanhuns, entraram em contato com  a Central de operações do 9º BPM, solicitando o comparecimento de uma viatura naquela unidade de saúde.

Uma guarnição seguiu até o HRDM, onde encontravam-se detidas uma infratora, residente no Vale do Mundaú – Bairro Boa Vista e uma mulher identificada como RAIANE CRISTINA DA SILVA CORREIA, residente na Rua Luiz Brasil, Bairro Boa Vista – Garanhuns.

De acordo com os vigilantes, as duas chegaram ao hospital bastante agressivas e solicitando atendimento médico, porém no momento em que deixavam as dependências do hospital, furtaram uma cadeira de rodas, utilizada no setor de  emergência do Hospital.

As envolvidas foram conduzidas  à 18ª DESEC, Garanhuns, onde a acusada foi autuada em flagrante e encaminhada a Audiência de Custódia e  contra a infratora, foi lavrado um BOC

Espingarda explode e mata rapaz

ESPINGARDA EXPLODE E MATA CASEIRO EM GARANHUNS



Ontem (09.04.17) por volta das 07h20, a Central de Operações do 9º BPM recebeu ligação telefônica, dando conta de que um popular havia localizado o corpo de um homem, às margens do açude novo, no Sítio Laje, Zona Rural, Garanhuns. A O policiamento seguiu ao local, onde encontrava-se caído na posição de bruços e com sangramento na região da face, o corpo do agricultor CARLOS EDUARDO BARBOSA DE SIQUEIRA, 26 anos, que residia na localidade e junto ao corpo, estavam um martelo  e uma espingarda, provavelmente SOCA/SOCA de fabricação artesanal  que estava totalmente destruída.


Segundo relatos da esposa e de  parentes da vitima, o mesmo na noite do sábado, (08.04),  saiu de casa armado  com a espingarda, para verificar se estavam roubando uma bomba d’água na propriedade onde  trabalhava como ,  caseiro, momentos depois as testemunhas escutaram o barulho de um disparo de arma de fogo, no entanto a vítima não mais retornou a sua residência.

Devido as várias partes da espingarda usada pela vitima, que foram encontradas no local, a policia acredita que a morte se deu em virtude da espingarda ter ter literalmente explodido após seu acionamento, pois a vitima apresentava lesões na face e  caiu com o rosto de encontro ao solo, ficando coberto de areia.

Uma equipe da Policia Civil, compareceu ao local e registrou a ocorrência como MORTE A ESCLARECER.

O corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru.

Arlete Santos

Pedro Eurico: “Governo do Estado quer um presídio federal em PE”



 


A viabilidade da construção de um presídio federal em Pernambuco pautou, na manhã desta segunda-feira (10), uma reunião entre o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e representantes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), no Recife. Pernambuco foi um dos primeiros estados a se habilitar, junto ao Ministério da Justiça, para receber o estabelecimento prisional, após o anúncio do Plano Nacional de Segurança Pública, feito pelo presidente Michel Temer no último mês de janeiro.

 

Para o secretário Pedro Eurico, toda iniciativa que fortaleça o combate e a redução dos padrões de violência é importante. “O Governo do Estado quer um presídio federal em Pernambuco. Nós temos um crescimento vertiginoso da criminalidade em todo o país. E em função disso, a nossa decisão é de trazer esse presídio. O novo espaço permitirá a permuta de presos de alta periculosidade entre estados. Isolando chefes de núcleos criminosos altamente danosos à sociedade” explica.

 

Durante a reunião foram avaliadas as áreas e as formas de implantação da unidade. Em Pernambuco, quatro espaços foram apresentados ao Depen. No interior do estado, Petrolina e Serra Talhada, visto que a prioridade é para os municípios que possuam aeroportos. Já na Região Metropolitana do Recife (RMR), foram apresentadas outras duas cidades: Itaquitinga e Araçoiaba. Ambas contam com a construção – em andamento - de complexos prisionais e possuem áreas extensas e de propriedade do Governo do Estado.

 

Um presídio federal tem em média 400 vagas, possui celas individuais de isolamento e custam cerca de R$ 40 a R$ 45 milhões. Atualmente, todo o Nordeste conta apenas com um presídio federal, localizado em Mossoró, no Rio Grande do Norte. “Na reunião ficou decidida a preferência da União pela instalação de um presídio federal em Pernambuco e o desejo do governador Paulo Câmara do estado ser contemplado” finaliza Eurico.

 

Após o encontro, engenheiros, diretores de presídios federais, membros do serviço de inteligência nacional e representantes do Depen, seguiram para visitar as áreas disponibilizadas pelo Governo do Estado. Os profissionais ficam em Pernambuco até o próximo dia 13, a fim de definir a questão.

Fotos: Fernando Portto/SJDH

Tiro no pé do Governador

Na sua passagem pelo Agreste Meridional, Paulo Câmara anunciou ações na maioria dos municípios, mas a oposição de Brejão fez fotos do governador “inaugurando a instalação de uma caixa de 500 litros na zona rural” e espalhou a imagem no Facebook.