segunda-feira, 10 de abril de 2017

Deputada quer que Polícia Civil registre casos de feminicídio em PE



Segundo a OMS, o Brasil é o quinto país do mundo com a maior taxa de feminicídio


Paulo Veras e Mariana Araújo




'O feminicídio paira sobre a vida de todas as mulheres brasileiras como um fantasma. Estamos morrendo todos os dias', discursou Simone Santana (PSB), presidente da Comissão da Mulher da Alepe
Foto: Roberto Soares/Alepe

Cinco dias após a fisioterapeuta Mirella Sena ser violentada e morta pelo vizinho Edvan Luiz da Silva, a deputada Simone Santana (PSB), presidente da Comissão dos Direitos da Mulheres da Alepe, enviou uma pedido formal ao governador Paulo Câmara (PSB) para que a Polícia Civil passe a registrar nas ocorrências como feminicídio os homicídios praticados contra mulheres por causa da condição de gênero, dando mais visibilidade aos casos.


“O feminicídio paira sobre a vida de todas as mulheres brasileiras como um fantasma. Estamos morrendo todos os dias em decorrência de uma cultura machista que segrega, reprime, exclui e mata”, afirmou a deputada. Simone também ressaltou que Edvan não é um monstro, como tem sido dito, mas alguém que levou às últimas consequências um comportamento que se manifesta de forma comum na sociedade.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil tem a quinta maior taxa de feminicídio do mundo, com 4,8 assassinatos em cada 100 mil mulheres. O crime foi definido em lei desde março de 2015, e Simone chegou a preparar a minuta de um projeto criando a tipificação no Estado, mas a consultoria da Alepe brecou a proposta porque a iniciativa cabe ao Executivo.


O discurso de Simone durou quase 40 minutos e mobilizou outros dez deputados a defenderem medidas para proteger as mulheres e combater o machismo; incluindo a realização de uma audiência pública para debater o problema.

'CADEIRA ELÉTRICA'

Criticando o sentimento de impunidade, o deputado Joel da Harpa (PTN) fez a fala mais chocante. “Para mim, um elemento como este, no mínimo, deveria pegar prisão perpétua. Se estivéssemos num país sério, talvez fosse para a cadeira elétrica”, declarou. Evangélico, Odacy Amorim (PT) disse que a legislação brasileira é muito benevolente e defendeu que as leis brasileiras sigam a “justiça de Deus”.

Na Câmara do Recife, a vereadora Ana Lúcia (PRB) lembrou do assassinato da fisioterapeuta e levou para o plenário um cartaz com a frase #SomosTodosMirella, que ganhou força nas redes sociais. Michele Collins (PP) citou uma pesquisa do Datafolha sobre dados de violência contra a mulher que apontou que uma em cada três brasileiras disse ter sofrido violência no último ano. A vereadora cobrou união da bancada feminina formada por seis vereadoras para trabalhar em prol de políticas que combatam a violência contra a mulher independente de bandeiras partidárias ou religiosas.

Ipem reprova balanças comerciais durante fiscalização em Garanhuns




O Ipem-PE realizou na cidade de Garanhuns (PE), como parte da Operação "Semana Santa", fiscalização com foco nas balanças comerciais. A ação ocorreu nas feiras livres do município, supermercados e frigoríficos. Na operação​ que foi realizada nos dias 5 e 6 de abril, ao todo foram verificadas 191 balanças, sendo que 7 foram reprovadas e uma notificada em razão do lacre rompido. Os estabelecimentos nos quais foram encontradas irregularidades terão até dez dias para apresentar defesa ao Instituto e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei.Os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Ipem-PE pelo telefone 0800 081 1526 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.pe.gov.br.


V&c Garanhuns


Marcos é expulso do BBB 17




Extra

Marcos é expulso do “Big Brother Brasil 17”. O médico foi chamado ao confessionário na noite desta segunda-feira e comunicado da decisão da direção do programa. Do confessionário, o participante saiu da casa, assim como aconteceu com Ana Paula no momento da sua expulsão, na edição passada do reality show. Marcos já está no hotel e ficará por lá sem contato com ninguém, por enquanto. A família dele foi avisada.

Mais cedo a delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Jacarepaguá, Viviane da Costa, esteve nos Estúdios Globo para pedir as imagens das discussões entre Marcos e Emilly. Foi instaurado inquérito.

A estudante foi submetida a um exame clínico, por um médico da Globo, para avaliar a possibilidade de lesão corporal. No início da noite foram chamados ao confessionário separadamente. Para Emilly ficou claro seus direitos, garantidos pela Lei Maria da Penha, inclusive o de ficar distante de Marcos.

Em comunicado, a Globo reafirmou seu repúdio a toda e qualquer forma de violência, tendo evidenciado isso em todas as suas atitudes

Policial é assassinado ao reagir a assalto em barbearia de Paulista




TV Jornal


Reprodução/TV Jornal

Um policial militar foi morto a tiros, na tarde desta segunda-feira (10), após reagir a um assalto em uma barbearia, em Maranguape I, Paulista. A vítima, identificada por Paulo Gomes da Silva, de 56 anos, era sargento reformado.

Segundo a polícia, o militar estava esperando atendimento no local quando dois suspeitos armados anunciaram o assalto. O PM reagiu, mas a pistola dele travou. Os criminosos efetuaram vários disparos contra a vítima. Um dos tiros atingiu outro cliente da barbearia, um adolescente de 15 anos. O jovem foi socorrido, em estado grave, para o Hospital Miguel Arraes, também em Paulista.



Segundo testemunhas, os assaltantes ainda pegaram os celulares das vítimas antes de fugir. O corpo do policial foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife.

Caso Mirella: esposa de suspeito presta depoimento à polícia

Raphael Guerra

Comerciante suspeito de assassinar a fisioterapeuta Tássia Mirella negou crime à polícia. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Em depoimento à polícia, na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na manhã desta segunda-feira (10), a esposa do comerciante Edvan Luiz da Silva, de 32 anos, deu detalhes da rotina do casal. Aparentando estar bastante tranquila, a mulher, cujo nome será preservado, prestou depoimento por cerca de duas horas e meia. Ela estava acompanhada de um advogado.


Na saída, a esposa do suspeito não quis falar com a imprensa. Fontes ouvidas pelo blog informaram que ela demostrou durante todo o depoimento acreditar na inocência do companheiro. Inclusive destacou que ele mantinha uma rotina normal e que nunca suspeitou de nenhum comportamento estranho dele.

Edvan é suspeito de assassinar a fisioterapeuta Tássia Mirella Sena de Araújo, 28, em um flat em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A faca usada para cometer o crime ainda não foi encontrada. A polícia investiga se alguém pode ter ajudado o suspeito a escondê-la.

O delegado Francisco Océlio, responsável pelo caso, disse que só deve se pronunciar novamente na quarta-feira (12), quando está prevista a conclusão do inquérito.

Perícias

Fisioterapeuta Tássia Mirella foi assassinada em flat no bairro de Boa Viagem. Para a polícia, crime foi premeditado. Foto: TV Jornal/Reprodução

Peritos do Instituto de Criminalística de Pernambuco devem entregar ainda nesta semana um laudo com detalhes sobre o material encontrado no celular de Edvan. A polícia quer saber se no aparelho havia imagens, como fotos e vídeos, de vizinhas ou de outras mulheres. Isso porque pelo menos duas testemunhas revelaram aos investigadores que o comerciante assediava mulheres do flat onde vivia.

Uma das vizinhas ouvidas no DHPP afirmou que teria flagrado o suspeito fazendo imagens dela. A mulher teria, inclusive, reconhecido o modelo do celular de Edvan. Consta ainda no inquérito, um relato de uma testemunha que afirma que o suspeito já abordou vizinhas e, além de assediar, ofereceu drogas. A informação ainda está sendo apurada pela polícia.

Museu da Merda ou a arte de transformar fezes



Na Itália, uma fazenda de gado leiteiro aproveita excrementos dos animais para os mais diversos fins


Céline Cornu



Vasos feitos com Merdacotta, a cerâmica desenvolvida a partir de fezes e outros elementos
Miguel Medina AFP

A ideia de um "Museu da Merda" pode soar nojenta. Mas em Castelbosco, nos campos italianos, o projeto não tem nada de repugnante, visto que se trata de transformar as fezes em algo de muito valor. 
Tudo nasceu em uma grande granja no sul de Milão (norte), a partir das suas centenas de vacas que produziam montanhas de bosta.


"Tínhamos que tirar proveito desses excrementos dos animais, e de forma ecológica. Ao final conseguimos transformá-los em algo útil", conta à AFP o proprietário da fazenda, Gianantonio Locatelli, de 61 anos. 
Seus 3.500 bovinos produzem diariamente 55 toneladas de leite para a fabricação do tradicional queijo Grana Padano, um dos mais apreciados da Itália.

Menos nobre, os animais produzem também 150 toneladas de esterco, uma verdadeira dor de cabeça. 
Locatelli resolveu o desafio com um sistema engenhoso: as fezes são coletadas e introduzidas em biodigestores, enormes tanques onde as bactérias transformam tudo que é orgânico em gás metano. O cheiro do laboratório é realmente desagradável.
Este metano serve para alimentar motores e gerar eletricidade, que a granja aproveita para vender a particulares. Atualmente, produz o equivalente ao consumido por um povoado de entre 3.000 e 4.000 habitantes.

"Merdacotta", uma argila secreta

A água utilizada para arrefecer os motores do tratamento, que sai a uma temperatura de 100 graus, permite garantir calefação a toda a fazenda no inverno e manter os 40 graus necessários para o funcionamento dos biodigestores.
Uma parte do estrume vai ser comercializada como fertilizante nos supermercados, adiantou Locatelli, que não quis revelar os custos de toda a operação.



Outra parte do esterco restante é utilizada para criar uma série de objetos, como louças e outras peças de uso cotidiano. 
O "Merdacotta" (literalmente "merda cozida") vem de uma mistura de esterco com argila da Toscana, com um toque "secreto". Tijolos, telhas, vasos, pratos e jarras.... os objetos são rústicos e elegantes.
"Trata-se de um produto revolucionário, entre o plástico e a terracota", aponta Locatelli, que utiliza como símbolo um besouro, inseto imprescindível para a natureza por adubar a terra e controlar os parasitas.
A coleção assinada Merdacotta foi premiada no ano passado pelo Salão do Design de Milão, por sua ideia louca de "transformar a merda em algo divertido"

Um museu original

Fundado em 2005, o museu dedicado à merda exibe várias obras de arte que se inspiram no tema ou que foram realizadas com pinturas fabricadas com merda líquida.

O local presta homenagem, entre outros, ao filme "O fantasma da liberdade" de Luis Buñuel, onde a escala de valores entre alimentos e banheiros é invertida.

Projetado com o arquiteto Luca Cipelletti, o museu reflete a personalidade de Locatelli, que estudou agronomia no Canadá, conheceu Andy Warhol em Nova York e é um colecionador de arte conceitual.
"É a minha forma de agradecer à merda", diz Locatelli

PL que trata de explosão de caixas eletrônicos avança na Câmara



Esta e outra matéria, que trata da criação de multa para estabelecimentos que praticarem preços diferentes no mesmo produto, são de autoria de Severino Ninho

Por: FolhaPe

Deputado Severino Ninho (PSB)Foto: Divulgação


Dois projetos de lei foram aprovados em comissões da Câmara Federal e estão próximos de virarem lei. A primeira, de número 5989/2016, aumenta as penas para crimes de explosão de caixas eletrônicos e passou pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Já o projeto 7391/2014 foi chancelado na Comissão de Defesa do Consumidor. A matéria estipula multa para os estabelecimentos comerciais que cobrarem preços diferentes para o mesmo produto na gôndola e no caixa. 

Relatado na comissão pelo deputado Pastor Eurico (PHS), o PL 5989/2016 altera o Código Penal tornando mais severas as penas quando da utilização de explosivos no delito. No caso de crime de furto sem explosivo, a punição é de um a quatro anos de prisão. Em uso de explosivo, vai de quatro a dez anos. Roubo sem explosivo a pena é de quatro a dez. Utilizou explosivo, vai de oito a 15 anos de reclusão. Extorsão, hoje, sem explosivo, tem pena de quatro a dez. Seguindo a matéria, ela passa a ser de seis a 12 anos.

“Antigamente se assaltava banco; hoje se explodem bancos. Há cidades que estão há seis meses sem banco nenhum. Isso já virou moda, profissão. Explodem as agências e deixam o povo sem receber o Bolsa Família; sem receber as aposentadorias, as pensões. E as cidades entram em colapso porque a economia gira em torno dessas rendas populares. Tem casos de pessoas terem de se deslocar até 100 quilômetros; pessoas com 70 anos, 80 anos”, explicou Severino Ninho (PSB), autor das duas propostas.

Segundo o parlamentar, a Câmara precisar dar respostas o quanto antes à população. O projeto já seguiu para Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). E, sendo aprovado lá, seguirá para votação em plenário. 

A outra matéria estipula multa para estabelecimentos comerciais que ludibriarem o consumidor praticando preços diferentes no mesmo produto. “Isso é muito comum no Brasil. Não é obrigação do consumidor anotar o preço gôndola e conferir no caixa. Se não estiver atento, ele pode ser lesado e acabar pagando mais caro pelo produto. Nosso PL cria esse dispositivo da multa para os órgãos competentes aplicarem se for o caso”, destacou Severino Ninho.

Polícia colhe depoimentos no BBB



A briga entre o casal Marcos e Emily virou caso de polícia

Por: Bruno Brandão

Emily e Marcos brigaram feio no sábadoFoto: Divulgação


Apesar de Thiago Leifert ter colocado panos frios, o caso da briga entre Marcos e Emily virou caso de polícia. A polícia do Rio informou que vai até a casa do Big Brother Brasil (BBB) para colher depoimentos do casal queridinho do público. A investigação irá determinar se realmente houve agressão por parte do participante Marcos. Em caso de lesão corporal confirmada, a polícia pode registrar ocorrência sem autorização da vítima. Além de falar com os dois participantes, a polícia também irá solicitar o vídeo na integra à TV Globo. As informações são do Estadão