terça-feira, 11 de abril de 2017

Quatro cidades de Pernambuco na briga por um presídio federal



Itaquitinga, Araçoiaba, Serra Talhada e Petrolina são as escolhidas


JC Online


Pernambuco tem um dos piores sistema carcerários do País
JC Imagem

Quatro municípios pernambucanos são candidatos a receber um dos cinco presídios federais anunciados em janeiro pela União: Araçoiaba, no Grande Recife, Itaquitinga, na Zona da Mata Norte, além de Serra Talhada e Petrolina, ambos no Sertão do Estado. Nesta segunda-feira (10), técnicos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) fizeram visitas a Araçoiaba e Itaquitinga, onde o governo do Estado constrói duas unidades, com um total de 5,2 mil vagas. A ideia é que sejam aproveitados os terrenos onde acontecem as obras.

O caso de Araçoiaba é o mais simples. O terreno adquirido pelo governo tem 250 hectares, dos quais apenas 30 estão sendo utilizados para construir um presídio com vaga para 2,7 mil detentos. No caso das cidades sertanejas, está sendo levada em conta a proximidade com aeroportos que abriguem voos de carreira, para facilitar o transporte dos presos.

Antes de seguir para vistoriar os terrenos, os técnicos do Depen se reuniram com o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. “É uma vontade nossa ter essa unidade federal. O governador Paulo Câmara levou esse pleito diretamente ao presidente Michel Temer. Falta apenas o sinal verde por parte da União”, explicou.


BENEFÍCIOS

Segundo Eurico, um dos maiores benefícios da construção de uma penitenciária federal no Estado é a desarticulação dos grande grupos criminosos. “Os líderes de facções responsáveis por roubos a bancos, sequestros e tráfico de drogas ficam isolados do convívio com outros presos, coisa que não acontece no sistema normal”. Os presídios federais possibilitam a aplicação do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), onde o detento é colocado em uma cela individual e só tem direito a duas horas diárias de banho de sol. A medida foi criada como forma de segregar os grandes líderes de organizações criminosas.

Ainda de acordo com Pedro Eurico, uma vez autorizada pelo governo federal, a construção da unidade penitenciária deve durar um ano, a um custo médio de R$ 45 milhões. O secretário explicou que, no segundo semestre deste ano, a primeira etapa do presídio de Itaquitinga estará pronta, abrindo mil vagas no sistema prisional do Estado. As obras de Araçoiaba, também segundo o secretário, devem ser concluídas em junho de 2018, com recursos próprios do Estado.

Pernambuco tem um dos piores sistemas carcerários do Brasil, de acordo com dados do próprio Ministério da Justiça. No último Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), realizado em 2015, o Estado consta como campeão em superlotação, com 300% da capacidade. Segundo dados do estudo, são 3o mil presos para 10 mil vagas. Cerca de 50% da população carcerária é de presos provisórios (que ainda não tiveram julgamento), de acordo com o estudo.


Carpina se encontra polarizada entre Delegado Vereador e Prefeito

Cidade acorda polarizada entre Resende x Botafogo após 100 dias




Na manhã de hoje dia 11 de abril, a cidade amanheceu com diversos outdoor, a matéria contida neles informava a prestação de contas do Delegado Resende com 10 projetos de lei, Fiscalização e 50 Requerimentos!

Em análise durante os 100 dias da Gestão do Prefeito Botafogo, a imagem faz uma boa comparação aos 100 dias de Botafogo com o trabalho de Resende, e aponta dados horríveis de Botafogo como: 100 dias sem médicos, sem remédios, sem segurança, sem luz, sem vídeo monitoramento, ou seja, SEM NADA DE ÚTIL PARA A POPULAÇÃO!

Desde que o Delegado Resende CONQUISTOU o posto de oposição que pertencia antes a Família Lapa,  vem sendo perseguido por Botafogo que tem medo do crescimento de Resende, além de causar um grande incômodo e ciúmes do Clã dos Lapa que não aceita que Resende tenha crescido de forma Fenomenal nas pesquisas!

Resende hoje tem sido a grande promessa para Deputado em 2018 e Prefeito em 2020!

Dia de chuva tem árvore caída e trânsito complicado no Grande Recife




Os mais de 30 milímetros de chuva que caíram na manhã desta terça-feira (11), no Grande Recife, causaram pontos de alagamento e transtornos no trânsito no Grande Recife e na Zona da Mata de Pernambuco. Uma árvore caiu e interditou uma rua na região central, mas ninguém se feriu.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), até as 10h30, o maior volume de chuvas em 24 horas foi registrado no Cabo de Santo Agostinho, com 61 milímetros. O previsto para o mês de abril é 231 mm, ou seja, choveu era esperado para oito dias.

No Recife choveu 59 milímetros, sendo que o previsto para abril é 326mm, ou seja, choveu o esperado para cinco dias. O terceiro município onde mais choveu foi Igarassu, onde foram registrados 50mm. O esperado para o mês é 271 mm.

No centro da capital, uma árvore caiu e interditou completamente a Rua Pedro Afonso, no bairro de Santo Amaro, em frente ao Instituto de Medicina Legal (IML). No local, estavam estacionadas quatro motocicletas, que foram atingidas. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) enviou uma equipe ao local para orientar os motoristas e desobstruir o trânsito.


Durante a manhã, motoristas relataram lentidão e engarrafamentos em vias da Região Metropolitana do Recife. Por volta das 9h, o trânsito ainda era intenso na BR-232 e na Avenida Abdias de Carvalho, no sentido subúrbio-cidade. Também houve relatos de lentidão na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, com pontos de alagamento na altura do Centro da Moda.


Há também registro de pontos de alagamento no Cabanga e na Rua Itacaré, próximo à Avenida Mascarenhas de Morais, na Zona Sul do Recife, com os carros tendo de diminuir a velocidade para acessar o Cais José Estelita. Na Avenida Cruz Cabugá, há alagamento na frente da Compesa e próximo da Vice-governadoria.

No dia anterior, a Apac havia emitido um aviso hidrometeorológico, com a previsão de mais de 30 milímetros de chuvas moderadas a fortes. A Defesa Civil do Recife orienta os moradores de áreas de risco a ficarem alerta e procurarem abrigo em local seguro. A população pode entrar em contato pelo telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

As Defesas Civis das cidades de Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Olinda e Recife enviaram equipes às ruas para reposição de lonas plásticas em regiões de morros e encostas. Houve retenções no trânsito em diversas localidades do Grande Recife, como na saída da Via Mangue, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na BR-232, na Zona Oeste, e na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda.

G1 PERNAMBUCO

Sargento reformado da PM e adolescente são mortos em assalto à barbearia



Pernambuco Informado 

Família do sargento reformado da PM esteve no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife (Foto: Camila Torres/TV Globo)

Um sargento reformado da Polícia Militar, de 56 anos, e um adolescente de 15 anos foram mortos durante um assalto a uma barbearia em Maranguape I, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Polícia Militar, o sargento Paulo Gomes da Silva teria reagido ao assalto, mas a arma falhou.

Ainda segundo a PM, as vítimas estavam esperando serem atendidas quando dois homens armados chegaram no local. Um dos assaltantes entrou no estabelecimento enquanto o outro ficou do lado de fora. Ao todo, havia oito clientes e dois barbeiros no momento do roubo, na segunda-feira (10).

A arma do sargento reformado teria falhado e, então, ele foi baleado. Na ação, o jovem Felipe Ribeiro também foi atingido pelos assaltantes. O ex-PM morreu no local, enquanto o adolescente foi socorrido para o Hospital Miguel Arraes, também em Paulista, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Viúva do sargento reformado, Edna Sandra Borges contou, nesta terça-feira (11), que o marido nunca se envolveu em confusão ou desavença ao longo dos seus 36 anos na Polícia Militar. Ele estava há 2 anos aposentado.

“Ele frequentava essa barbearia há dez anos. Ao sair de casa, ele se despediu de mim, disse que ia cortar o cabelo e avisou que deixaria pago o corte do nosso filho. Ele nunca se envolveu em confusão. Ele andava com a arma como de costume. Ele não andava porque recebia ameaça”, contou a viúva, quando foi ao Instituto de Medicina Legal (IML) para liberar o corpo.

O primo de Felipe, Abel Guaraci, disse que a família ainda está sem acreditar no que aconteceu. Segundo ele, o jovem era um bom rapaz e sua rotina era escola, igreja e casa.

“Meu primo sai para cortar o cabelo e nunca mais volta. Essa foi a primeira vez que foi sozinho cortar o cabelo. Ele ia sempre com o pai. Paulista está largada e não tem policiamento. Só quem vive aqui sabe como está essa situação. É uma sensação de violência e descaso”, lamentou.

O velório de Paulo Gomes da Silva acontecerá no Cemitério de Paulista. O enterro está previsto para acontecer às 16h no mesmo local. Felipe será velado e enterrado no mesmo local, às 15h30.

G1 PE

Secretário de Defesa Social recebeu o deputado Álvaro Porto




O secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, recebeu ontem (11) em audiência um dos maiores críticos da política de segurança do Governo do Estado: o deputado dissidente Álvaro Porto (PSD).


O deputado estava acompanhado do prefeito de Lajedo, Rossine Blesmany (PSD), e dos 13 vereadores do município. Eles entregaram um documento ao secretário pedindo mais segurança para a população.

“Tanto em Lajedo quanto nos municípios vizinhos do Agreste Meridional, o número de assaltos não para de subir e a quantidade de homicídios também. Isso é consequência da insuficiência de pessoal e da inexistência de condições para enfrentar os bandidos”, disse o deputado.

Segundo ele, na semana passada a população saiu às ruas da cidade com faixas e cartazes para cobrar do Governo do Estado mais ações no combate à violência.

Como o prefeito é delegado de polícia licenciado, a conversa com o secretário de Defesa Social fluiu com naturalidade. Gioia prometeu ao prefeito que vai analisar com atenção o pedido dele

Morre jovem baleado por PM em protesto na Mata Norte de PE



Edvaldo Alves, 19 anos, foi atingido por uma bala de borracha durante ato contra a violência em Itambé, em março deste ano. Assessoria de comunicação do Hospital Miguel Arraes confirmou óbito nesta terça-feira (11).

Por G1 PE




Manifestante é baleado durante protesto em Itambé (Foto: Reprodução/WhatsApp)

A assessoria de comunicação do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife, informou, na manhã desta terça-feira (11), a morte do jovem atingido por uma bala de borracha disparada por um policial militar durante um protesto, em Itambé, na Mata Norte de Pernambuco, em março deste ano. Edvaldo Alves, 19 anos, estava na unidade desde o dia 17 do mês passado, quando ocorreu a manifestação. Durante esse período, ele foi submetido a várias intervenções médicas.


De acordo com o hospital, Edvaldo sofreu ferimentos na coxa e passou a respirar com a ajuda de aparelhos. Também teve que se submeter a sessões de hemodiálise. Na segunda-feira (10), o último boletim sobre o estado de saúde informava que ele apresentava febre e um quadro de infecção.


Policial atira em manifestante durante protesto contra violência em Itambé

Às lágrimas, o irmão da vítima, José Roberto Alves, disse que chegou a conversar com o irmão na segunda-feira. “Ele tinha melhorado. Até conversei com ele, só que aí acontece uma coisa dessas”, lamentou, acrescentando que recebeu a notícia de parentes. José Roberto voltou a criticar a polícia e exigiu justiça.


“Tiraram a vida do meu irmão. Acabou a alegria da minha família. Um menino tão bom. Acabou a alegria da minha família. Eu quero ver a cara desses policiais. Eles precisam pagar”, desabafou. Os parentes do jovem ainda não souberam informar horário e local do velório e do enterro.


Entenda o caso

O rapaz levou o tiro durante um ato público contra a violência na cidade. Além do jovem, outros moradores fecharam a rodovia PE-75 por várias horas, pedindo mais segurança. Um vídeo enviado para o WhatsApp da TV Globo mostra o momento em que ele é baleado. (Veja vídeo acima).


As imagens mostram uma discussão entre a vítima e uma mulher, com policiais em volta. Em seguida, é possível ver um policial perguntando: "É esse quem vai levar um tiro primeiro?". O PM chama um colega armado e aponta o rapaz. Um tiro é disparado. Atingido, o homem cambaleia e cai no chão.


Após atirar, os policiais o arrastam pelo asfalto até a viatura da Polícia Militar, batem no rosto dele e o colocam na parte de trás da caminhonete. O veículo então deixa o local, sob gritos dos manifestantes. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), a bala era de borracha.


Na quarta-feira (22), moradores do município realizaram uma passeata para protestar contra a violência no município. Usando camisas brancas, o grupo caminhou pelas ruas da cidade e relembrou o caso do jovem baleado.


Polícia

Após a confusão, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que determinou a abertura de inquérito policial e procedimento administrativo para apurar a ocorrência. Ainda segundo o texto, a delegacia local está acompanhando o caso. A Corregedoria da SDS também instaurou procedimento disciplinar com o objetivo de investigar a conduta dos policiais.


CEAGA vira território do medo em Garanhuns



Nos últimos dias o número de roubos tem crescido de forma assustadora nas imediações da CEAGA de Garanhuns no bairro de São José, segundo denúncias de moradores.

De acordo com a denúncia, os responsáveis pela CEAGA (Centro de Abastecimento de Garanhuns) não estão retirando mais as barracas das ruas usadas pelos feirantes e isto está servindo de esconderijos para bandidos praticarem assaltos e furtos aos estabelecimentos comerciais, deixando os moradores daquela área completamente assustados, principalmente quando chega o período noturno.

Ainda segundo os moradores, várias barracas estão espalhadas por todos os lugares, servindo apenas para esconder bandidos, e com isto ninguém sai mais de casa com medo de assaltos. As portas dos estabelecimentos comerciais estão completamente tapadas com elas, facilitando assim, que elementos se escondam para fazerem uso de entorpecentes e praticarem assaltos e arrombamentos, sem falar na precária iluminação do local e quase não ser ver policiamento na localidade.

Em relato, os moradores informaram que, o responsável pela CEAGA já foi comunicado da falta de segurança no local que tem aumentado com estas barracas, mas não adotou nem uma providência até o momento. Eles esperam que a Prefeitura se solidarize com esta situação e adote alguma atitude em prol de todos.

Agreste Violento

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Náutico vence clássico e enfrenta o Sport; Santa Cruz encara o Salgueiro

Erick comandou o Náutico na partida. Foto: Guga Matos/JC Imagem


Thiago Wagner

Vencedor do clássico contra o Santa Cruz, nesta segunda-feira, no Arruda, o Náutico acaba em segundo na primeira fase do Pernambucano e terá pela frente o Sport, terceiro, nas semifinais do Pernambucano deste ano. O Timbu não quis saber de escolher o “teórico” adversário mais fácil, que seria o Salgueiro, e jogou para vencer o duelo válido pela última rodada do Hexagonal do Título. No entanto, é bom o Leão ficar de olho, afinal os alvirrubros chegam com a confiança não terem perdido clássicos com o técnico Milton Cruz, foram três vitórias e um empate até agora. O duelo desta noite foi mais uma demonstração da força do Náutico com o treinador.

Já o Santa Cruz terá pelo menos o argumento de ter perdido quando poderia. Em quarto colocado, irá encontrar o Salgueiro nas semifinais. O primeiro jogo será no Arruda, enquanto que a volta será no Cornélio de Barros, no Sertão.

MUITA VONTADE E ERROS

Por mais que estivessem com equipes mistas e tivessem a opção de escolher o adversário da próxima fase do Pernambucano, Santa Cruz e Náutico entraram com muita disposição na partida. Ambos buscaram a vitória, independente do que poderia ocorrer com a classificação ou com o adversário que viria pela frente.

O Timbu foi o primeiro a se encontrar na partida. Explorando os lançamentos e a velocidade do garoto Erick, os alvirrubros ditaram o ritmo no começo do jogo, tanto que conseguiu chegar ao gol, justamente com o atacante da base.

O empate coral só saiu no segundo tempo, mas poderia ter saído na primeira etapa. Isso porque o Tricolor reagiu após sofrer o gol. Apostando em William Barbio pela direita, o Santa Cruz começou a ser impor, fazendo com que o adversário só chegasse com perigo com contra-ataques.

A disposição das duas equipes, contudo, estava na mesma proporção dos erros. Até mesmo o Náutico, que estava com um ritmo menos agressivo, errava muito. A bola sofreu em alguns momentos com os passes errados dos dois times. Até mesmo o árbitro entrou na onda e errou ao marcar pênalti em Erick. Dudu não quis saber disso e mandou para as redes, dando números finais a um confronto movimentado, mas sem tanto brilho técnico.

CHAMOU A RESPONSA!

Apesar dos erros, o jovem Erick voltou a se destacar com a camisa do Náutico em um clássico. Chamou a responsabilidade em muitos momentos e acabou recompensado com um gol no primeiro tempo. Ainda fez a jogada que deu origem ao pênalti cobrado por Dudu. Sem dúvidas, o melhor em campo.

FICHA DA PARTIDA – SANTA CRUZ 1X2 NÁUTICO

Santa Cruz: Jacsson; Vítor, Jaime, Bruno Silva e Roberto; Wellington Cézar, Gino e Pereira (Léo Costa); Barbio (André Luís), Pitbull e Everton Santos (Facundo). Técnico: Vinícius Eutrópio.

Tiago, Sueliton, Tiago Alves, Ewerton Páscoa e Manoel; Rodrigo Souza, Giovanni (Maylson), Cal e Dudu; Erick (João Ananias) e Giva (Anselmo). Técnico: Milton Cruz.

Pernambucano (10ª rodada). Local: Arruda, Recife (PE). Árbitro: Péricles Bassols. Auxiliares: Marlon Rafael e Francisco Chaves. Gols: Erick (N) aos 18 minutos do 1º tempo; Everton Santos (SC) aos 6 e Dudu (N) aos 29 do 2º. Cartões amarelos: Manoel (N), Cal (N), Gino (SC) e Dudu (N). Público: 5.055. Renda: 23.710